Sábado à noite trará o último eclipse do ano, um eclipse parcial da Lua, mas, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as nuvens, chuva e até trovoada em algumas regiões vão atrapalhar ou impedir a observação. Não se preocupe, pode sempre acompanhar o fenómeno em direto aqui.

A Lua nasce às 18h29 de sábado (hora de Lisboa) e estará cheia. Chegará ao ponto mais alto no céu à 1h33 e só se põe às 7h37 de domingo. O eclipse, por sua vez, será visível em Portugal às primeiras horas da noite de sábado. Na verdade, a sombra escura sobre uma pequena margem da Lua só será visível entre as 20h35 e as 21h53 (hora de Lisboa) — com o máximo às 21h14 –, ainda que o fenómeno possa ser observado entre as 19h02 e as 23h26. Confuso? Vamos por partes.

Diagrama que explica os eclipses da Lua, causados pela Terra que bloqueia a radiação do Sol

Para acontecer um eclipse da Lua, a Terra tem de estar alinhada entre o satélite natural e o Sol. Quando só parte da radiação é bloqueada, a Lua fica na penumbra. Dependendo do ângulo em relação à Terra vai entrar mais profundamente ou não na umbra (sombra total) — CiênciasULisboa/OAL

O eclipse da Lua acontece quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados, com a Terra no meio a bloquear a radiação solar e a fazer sombra sobre o nosso satélite natural. Dependendo da posição e do movimento em torno da Terra, a Lua passará por uma zona de penumbra (quando a Terra só bloqueia parte dos raios solares) e, eventualmente, por uma zona de umbra (quando o bloqueio é completo).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Se a Lua só passar pela zona da penumbra dá-se o nome de eclipse penumbral e é mais difícil de distinguir porque a Lua só fica um pouco mais escura. No caso dos eclipses em que a Lua passa pela umbra, estes podem ser parciais, quando só parte da Lua mostra a sombra da Terra — como será o caso este sábado –, ou totais, quando toda a Lua passa na umbra e é totalmente ensombreada pela Terra, ou seja, “desaparece da vista”.

A animação mostra a Lua a passar pela penumbra (sombra cinzenta) e umbra (sombra preta pequena na parte de baixo da Lua) durante a noite de 28 de outubro de 2023.

Animação mostra os lugares onde o eclipse lunar parcial será visto por completo (Imagem: Reprodução/timeanddate.com)

O eclipse parcial da Lua deste sábado será visível em quase todo o planeta, sobretudo na Europa e a maior parte da África e Ásia, mas deixará quase todo o continente americano de fora. O eclipse só será visto no extremo leste da América, quando a Lua estiver a subir, e ao pôr-se há de ser visto em regiões da Austrália.