Katherine Maher, ex-CEO da Wikipedia, vai ser a nova presidente da Web Summit, substituindo Paddy Cosgrave, anunciou a empresa. Em comunicado, a empresa indica que Katherine Maher traz “à Web Summit a sua capacidade de unir os mundos da tecnologia, humanidade e o diálogo necessário para moldar o futuro”, e que vai liderar a companhia neste período de transição.

Paddy Cosgrave demitiu-se de presidente da Web Summit no seguimento de declarações, na rede X (ex-Twitter), sobre o conflito Israel-Hamas.

O legado de Paddy Cosgrave na Web Summit e os desafios que deixa ao próximo CEO

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A entidade que vai ter o seu evento em Lisboa já este mês de novembro indicou, então, que a escolha da nova presidente iria ser rápida. E agora anuncia Katherine Maher como CEO. A ex-presidente da Wikipedia não é estranha à Web Summit. Já participou enquanto oradora no evento em Lisboa.

“Obrigada e até já”. É em português que Katherine Maher termina uma breve declaração em vídeo, colocada na rede X, sobre a sua nomeação para presidente da Web Summit pedindo a participação no evento em Lisboa que “liga milhares de inovadores” e que traz “vozes e conversas importantes ao palco”.

Numa carta tornada pública, Katherine Maher fala das últimas semanas da Web Summit que esteve “no centro das conversas em vez de ser a anfitriã. O seu propósito foi ensombrado por comentários pessoais do fundador do evento e ex-CEO, Paddy Cosgrave. Paddy pediu desculpas e demitiu-se. Hoje a Web Summit está a entrar numa nova fase”.

E aceitou ser a nova CEO por “acreditar na missão da Web Summit de ligar pessoas e ideias que mudam o mundo”. A missão imediata “é voltar que o foco seja o que fazemos melhor: facilitar debates entre pessoas envolvidas no progresso tecnológico”.

E, por isso, acrescenta, “nas próximas semanas a nossa atenção será concretizar um evento tão motivante como os anteriores. Nos próximos meses, assumiremos a responsabilidade de preparar os nossos eventos globais para um futuro ainda mais brilhante”, garante.

Na edição deste ano da Web Summit em Lisboa, que acontecerá de 13 a 16 de novembro, já houve vários oradores que se afastaram do evento, tendo a Web Summit promovido novos contactos. Katherina Maher mantém a fasquia de participantes nos 70 mil.

Saem gigantes tecnológicas e atores, entra Cristina Ferreira e um robot. Quem são (para já) os oradores esperados na Web Summit?

Katherine Maher liderou a Fundação Wikimedia, a associação não lucrativa que está por trás da Wikipedia, durante cinco anos. Além disso, é presidente não executiva da plataforma de mensagens Signal Messenger e associada não residente na Democracia e Tecnologia no Atlantic Council, tal como membro do Conselho das Relações Externas.

Oiça aqui a História do Dia sobre a Web Summit

Web Summit #vaicorrertudobem?