A Porsche divulgou as vendas de 2023, ano em que transaccionou 320.221 unidades, registando um crescimento de apenas 3% face a 2022. Cotada na bolsa de Frankfurt desde Setembro de 2022, a reacção do mercado não se fez esperar, levando o valor dos títulos do construtor alemão a cair para 75,70€ no fecho da passada sexta-feira (12/1), longe dos 82,50€ após a IPO em 2022 e mais ainda dos 118,90€ que alcançou em Abril de 2023, o que representa uma queda do valor das acções de 36,5% nos últimos oito meses, dos quais 6,8% “desapareceram” apenas no último mês.

Cada vez mais um fabricante de SUV, a Porsche vendeu 87.553 unidades do Cayenne e 87.355 Macan, que foram confortavelmente os modelos mais procurados, apesar das vendas estagnadas do segundo e uma quebra de 8% na procura do primeiro. Os modelos que mais cresceram foram o 911 (24%) e o Taycan (17%), comercializando 50.146 e 40.629 unidades, respectivamente. De salientar que o Taycan representa 12,7% das vendas totais da marca, tendo já ultrapassado a família 718 (Cayman e Boxster) e o Panamera, que foram os menos procurados pelos clientes, a berlina com 34.020 veículos e o desportivo de dois lugares com 20.518.

Evolução do valor das acções da Porsche nos últimos 30 dias

O maior mercado da Porsche continua a ser o europeu, que absorveu 102.659 veículos, entre os quais 32.430 foram adquiridos pela Alemanha. No resto do mundo, a desaceleração da economia chinesa fez com que o mercado norte-americano ultrapassasse a China, com 86.059 veículos contra 79.283, registando a China uma queda de 15% face a 2022. Os restantes mercados, incluindo os países emergentes, somaram 52.220 unidades, o que corresponde a um salto positivo de 16%.

Será curioso acompanhar a evolução comercial da Porsche, bem como as preferências dos seus clientes, uma vez que a marca se prepara para (finalmente) lançar em 2024 o Macan eléctrico, com um atraso de dois anos face ao previsto, sendo que este SUV foi, nos últimos anos, o modelo mais vendido da marca. E se os modelos a bateria já representam 12,7% das vendas só com o Taycan, com o Macan eléctrico mais do que deverão duplicar.

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