“Desde que começaram as obras aqui, realmente, há muitas vezes supressão dos autocarros.” Quem o diz é Mariana Oliveira. Médica, residente na zona da Boavista e utilizadora de transportes públicos, a quem já aconteceu ficar uma hora à espera de autocarro porque “eles simplesmente não aparecem.”

A partir desta segunda e até quarta-feira, as ruas de Pedro Hispano e Tenente Valadim estão em obras devido aos trabalhos para a nova linha de metrobus. O trânsito está condicionado, sendo possível circularem apenas numa faixa. Também não é possível estacionar no troço da rua Tenente Valadim.

Em comunicado, a Câmara Municipal do Porto informa que este corte é feito “de modo a garantir todas as condições de segurança e mobilidade de pessoas e veículos.

Mariana Oliveira reconhece a relevância da obra para o futuro da cidade mas não nega o transtorno que está a causar no presente. Os motoristas e os comerciantes também consideram a obra importante, mas todos sentem os constrangimentos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Jorge Morgado, diretor de comunicação da Metro do Porto, recomenda que os condutores usem as ruas paralelas, como alternativa para fugir ao trânsito até quarta-feira.

A Avenida Marechal Gomes da Costa também está em obras por causa do metrobus. Jorge Morgado espera que os trabalhos terminem no início deste verão, entre junho e julho. As obras já duram há um ano.

Este novo serviço da Metro do Porto ligará a Casa da Música à Praça do Império em 12 minutos, e à Anémona em 17 minutos.

A Câmara Municipal espera conseguir retirar mais de 4 milhões de carros das ruas por ano com o metrobus.