Em atualização

Suspeitas da alegada prática dos crimes de prevaricação, abuso de poder e falsificação de documento levaram inspetores da Polícia Judiciária à sede do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), em Lisboa. Estão em causa alegadas violações na contratação pública, como a CNN Portugal avançou, mas também a contratação de funcionários para a entidade que trata dos atos de emergência médica em todo o país.

Além de buscas na sede nacional do INEM, estão ainda a decorrer diligências semelhantes em diversas instalações do INEM no Grande Porto, como no Porto e em Vila Nova de Gaia.

O processo criminal pertence ao Departamento Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional do Porto e os inspetores da PJ da Unidade Nacional de Combate à Corrupção estão a prestar apoio, realizando as buscas na sede do INEM.

O INEM confirmou em comunicado as buscas judiciais que ainda estão a decorrer mas diz que as mesmas apenas estão “relacionadas com um procedimento específico de contratação de Recursos Humanos. “O INEM encontra-se, naturalmente, a colaborar com as Autoridades, disponibilizando toda a documentação solicitada”, lê-se no comunicado enviado para as redações e publicado na rede social X.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR