Carlos III não deverá ter compromissos reais durante um mês, naquele que será um “período de recuperação”, segundo avança a Sky News. O Rei está no hospital a recuperar de um tratamento à próstata e, segundo a correspondente real do meio britânico, o soberano continua disponível para assuntos de estado durante o seu internamento e, depois de ter alta,  continuará a atender a “red box”, a caixa vermelha com documentos do governo que recebe.

A rainha Camila visitou Carlos III no hospital este domingo de manhã e também já o tinha feito no sábado de manhã. O Rei recupera de um tratamento à próstata, segundo noticiou o Telegraph e foi visto a chegar ao hospital privado London Clinic esta sexta-feira de manhã acompanhado pela rainha Camila. Trata-se do mesmo hospital onde Kate, a princesa de Gales, está a recuperar de uma cirurgia feita na semana passada, avançou na altura a Sky News. O Palácio de Buckingham confirmou: “O Rei foi admitido esta manhã num hospital de Londres para um procedimento agendado”, cita o mesmo meio britânico.

“Sua Majestade gostaria de agradecer a todos os que enviaram os desejos de melhoras ao longo da última semana e está encantado por saber que o seu diagnóstico está a ter um impacto positivo na consciencialização de saúde pública.”

A rainha deixou o hospital na sexta-feira à tarde pelas 15h00, cerca de seis horas depois de Carlos III ter dado entrada. À saída, Camila disse que o marido estava “bem”.

Na quarta-feira da semana passada o Palácio de Buckingham tinha informado que o Rei iria ser submetido a um tratamento do aumento da próstata. A notícia surgiu pouco depois de também se saber que a princesa de Gales tinha sido internada no dia anterior para a realização de uma “cirurgia abdominal planeada”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Rei e a princesa de Gales de Gales estão neste momento no mesmo hospital e, segundo o jornal Daily Mail, Carlos III terá visitado a nora antes de se preparar para o seu próprio procedimento.

O Rei tem estado em Sandringham e regressou esta quinta-feira a Londres de helicóptero.

Na semana passada o Palácio de Buckingham tinha informado que a condição do Rei é “benigna”e que “os compromissos públicos serão adiados por um curto período de recuperação”. A princesa de Gales, por seu lado, deverá ficar internada cerca de duas semanas e e o regresso “aos deveres públicos” só irá acontecer depois da Páscoa.

Há ainda uma terceira situação de saúde a ser notícia entre os membros da família real britânica. Sarah Ferguson, ex-mulher do príncipe André, foi diagnosticada com um melanoma, um tipo de cancro de pele, segundo informou há poucos dias o porta-voz da duquesa de York. No verão passado a antiga cunhada do Rei teve que lidar com um cancro de mama.

Enquanto Carlos e Camila estavam a dar entrada no London Clinic, a casa real publicava na sua conta de Instagram uma mensagem sobre o Dia da memória do holocausto, que é assinalado este sábado. “Oferece uma valiosa oportunidade para as comunidades ricamente diversas desta nação para se juntarem e se recomprometerem a construir uma sociedade livre de antissemitismo, perseguição e ódio.” A mensagem foi acompanhada por uma fotografia dos reis a acenderem velas na casa de Sandringham, esta semana.