Quatro pescadores foram esta sexta-feira resgatados com vida depois de um naufrágio ao largo de Vila Praia de Âncora, disse à Lusa o capitão do porto de Caminha, Vieira Pereira.

Os quatro tripulantes de uma embarcação de pesca local, com uma média de idades “entre os 40 e os 45 anos”, foram resgatados a “cerca de três milhas (aproximadamente seis quilómetros) da costa de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, distrito de Viana do Castelo”, explicou o capitão.

De acordo com o responsável, os homens estiveram “entre duas a três horas na água, agarrados à proa” do barco naufragado e “apenas um deles apresentava sinais de princípios de hipotermia”, ao passo que os outros três estão “conscientes e bem de saúde”.

O alerta para uma embarcação desaparecida chegou à capitania pelas 3h30, pelo patrão de outra embarcação que “não conseguia contactar o mestre da embarcação naufragada”.

Foram então “ativados os procedimentos” habituais nos casos de “falta de notícia de uma embarcação” e os “mecanismos de busca”, que envolveram também a capitania de Viana do Castelo.

Os homens acabariam por ser retirados da água por uma embarcação de pesca que se voluntariou para sair nas buscas, afirmou o capitão do porto de Caminha.

O barco “não afundou completamente porque tem uma bolsa de ar na proa” e ainda se encontra “à superfície”, pelo que “estão em curso os trabalhos para a sua remoção”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR