Está a circular na rede social Facebook uma publicação que destaca uma alegada declaração do ex-bastonário dos médicos, na qual Miguel Guimarães garante que utiliza, há 27 anos, um método para limpar os vasos sanguíneos e, assim, prevenir o AVC e a formação de coágulos sanguíneos. Na imagem, o atual deputado da Aliança Democrática surge a segurar duas metades de um limão, e a imagem apresenta o símbolo da RTP no canto superior direita e numa faixa ao fundo. Mas terá Miguel Guimarães promovido tal método na televisão pública?

Há anos que o consumo de limão é associado à prevenção de coágulos sanguíneos dos AVC. No entanto, a comunidade médica não estabelece uma relação direta entre os dois fatores. Embora o efeito antioxidante do limão possa contribuir para uma melhoria da circulação sanguínea, não se pode afirmar que este fruto previna a formação de coágulos nos vasos sanguíneos e tenha a capacidade de os “limpar”.

Até agora, foi apenas publicado um estudo sobre o tema, conduzido pela Universidade de Ciências Médicas de Isfahan, no Irão. Os investigadores dividiram 112 pessoas em dois grupos: o primeiro grupo consumiu todas as manhãs limão e alho, enquanto o segundo grupo não. Ao fim de dois meses, o estudo mostrou uma queda nos níveis de gordura (e também nos valores da pressão arterial, uma das causas da formação dos coágulos) no primeiro grupo. Foi indicado aos participantes que bebessem uma colher de sopa de limão e 20 gramas de alho (o que equivalente a quatro ou cinco dentes, uma quantidade anormalmente elevada) — pelo que não se pode retirar nenhuma conclusão deste estudo quanto aos benefícios do limão na prevenção dos coágulos e na diminuição da pressão arterial.

Ao Observador, Miguel Guimarães sublinha que a publicação é “totalmente falsa” e refere que a sua imagem é frequentemente utilizada em campanhas de desinformação nas redes sociais. O ex-bastonário da Ordem dos Médicos, eleito deputado nas últimas legislativas, adianta que já apresentou queixa à Comissão Nacional de Proteção de Dados e à Polícia Judiciária.

Conclusão

Não é verdade que Miguel Guimarães tenha promovido qualquer método com limão para prevenir a formação de coágulos sanguíneos. É o próprio ex-bastonário dos médicos e atual deputado na Assembleia da República que confirma que a publicação é falsa.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge