Passaram menos de 10 anos desde que Javier Pastore estava a fazer mais de 40 jogos por temporada no PSG. Em Paris, nos primeiros anos da explosão milionária do clube, o médio argentino era regularmente titular e conquistou tudo o que havia para conquistar a nível interno. Menos de 10 anos depois, porém, um autêntico calvário de lesões está prestes a terminar a carreira de Javier Pastore.

Em entrevista à Prime Video, em França, o jogador de 34 anos revelou que será operado à anca em breve e que estabeleceu o verão como data limite para decidir se deixa os relvados definitivamente ou se volta a tentar jogar. “Sinceramente, vou ser operado para ter uma vida melhor e para não ter mais dores. Sinto dor todos os dias, na minha vida normal. Tenho de parar isto, não é agradável”, explicou o internacional argentino.

Formado no Talleres, Pastore deu nas vistas no Huracán antes de viajar para a Europa para representar o Palermo. Em Itália, só precisou de duas temporadas para se tornar um dos jovens jogadores mais interessantes da Serie A: em 2011, numa altura em que já se tinha estreado pela Argentina e somava abordagens de Chelsea, AC Milan ou Manchester United, assinou pelo PSG a troco de quase 40 milhões de euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em França, ao longo de sete anos, conquistou cinco Campeonatos, duas Taças, cinco Taças da Liga e quatro Supertaças, sendo que pelo meio esteve nas finais da Copa América de 2015 e 2016 com a Argentina. Em 2018, com a noção de que o espaço tinha reduzido com a chegada de Mbappé e Neymar, voltou a Itália para representar a Roma e custou mais 25 milhões de euros. Na capital italiana, porém, começou uma autêntica montanha-russa de lesões que nunca lhe permitiu afirmar-se: fez apenas 37 jogos em três temporadas, sendo que no último ano só participou mesmo em cinco partidas.

GettyImages-1417106212

O último clube que o médio argentino representou na Europa foi o Elche, de Espanha

Saiu para o Elche em 2021, com a lógica a manter-se, e em janeiro do ano passado saiu da Europa para assinar pelo Qatar SC. A última vez que pisou um relvado foi mesmo em maio de 2023, acabando por rescindir contrato com os qataris por mútuo acordo durante esse verão. A imprensa argentina tem indicado que Javier Pastore já foi oferecido ao Boca Juniors, ao Flamengo, ao São Paulo e ao Vasco da Gama — sendo que nenhum dos clubes aceitou a contratação do médio devido ao historial de lesões.

“Este verão terei de ver como me sinto, se posso continuar a jogar ou não. Vou tomar uma decisão, neste momento está tudo em stand by. Seria um milagre regressar, voltar ao futebol seria um verdadeiro milagre. A ideia até já me saiu um pouco da cabeça, mas nunca se sabe”, destacou o argentino na mesma entrevista.