As escolas estão encerradas e os transportes escolares não saíram esta sexta-feira devido à queda de neve, em Montalegre e Boticas, Vila Real e também em Vinhais, concelho de Bragança, segundo o estabelecimento de ensino e os bombeiros. Há diversas estradas nos concelhos com constrangimentos na circulação.

“Já foram encerradas as escolas, foi dada a ordem para não saírem os autocarros e temos já no terreno todos os meios que estavam previstos entrar em funcionamento, nomeadamente os limpa-neves dos bombeiros e do município”, afirmou à agência Lusa o comandante dos bombeiros de Montalegre, Miguel Monteiro. O presidente da Câmara de Boticas afirma que também foram suspensos os transportes escolares provenientes das zonas mais altas.

Fernando Queiroga referiu que nevou com intensidade na parte superior do concelho, estando no terreno desde as 6h os meios da Proteção Civil Municipal, nomeadamente veículos limpa-neve e para espalhar sal. “Circula-se com muita dificuldade e em alguns sítios, por enquanto, ainda não se circula. Portanto, não há transportes dos alunos para o agrupamento de escolas”, afirmou o autarca à agência Lusa.

As zonas mais afetadas encontram-se acima dos 700 metros de altitude, da Carreira da Lebre para as aldeias de montanha do município do norte do distrito de Vila Real. “A circulação só [se faz] com viaturas quatro por quatro e com muito cuidado”, salientou Fernando Queiroga.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em comunicado publicado nas redes sociais, também o Agrupamento de Escolas doutor Bento da Cruz avisou a comunidade educativa que devido às condições meteorológicas adversas esta sexta-feira não haverá atividades letivas nas escolas deste concelho do norte do distrito de Vila Real.

Em Montalegre estudam cerca de 600 alunos nos estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas Doutor Beto da Cruz, secundária do Baixo Barroso e escolas básicas de Montalegre, Salto e Cabril.

Na quinta-feira, devido à queda de neve e por precaução, foi antecipado o regresso a casa dos alunos deste município do norte do distrito de Vila Real.

Montalegre antecipa regresso a casa dos alunos devido à queda de neve

“Continua a nevar, o que nos dificulta também um bocadinho o nosso trabalho, mas vamos fazer todos os esforços no sentido de, pelo menos, ter transitáveis as estradas mais importantes”, salientou Miguel Monteiro. Nas redes sociais há imagens da neve a cair, algumas divulgadas pelo meteorologista Márcio Santos. 

Pelo município estão espalhados cerca de 10 viaturas limpa-neves, entre equipamentos dos bombeiros, do município e das juntas de freguesias do concelho.

A GNR de Vila Real disse que não havia, pelas 7h00, estradas interditas no distrito, mas aconselhou muita precaução a quem tem que viajar.

Uma derrocada ocorrida esta manhã está a causar constrangimentos na Estrada Nacional 2 (EN2), junto ao Peso da Régua.

Em Bragança, a Proteção Civil acionou ao início da manhã desta quinta-feira um plano de operações com vista a minimizar os constrangimentos causados pela queda de neve, de modo a permitir a circulação com segurança de pessoas e viaturas.

As escolas do concelho de Vinhais estão encerradas e os transportes escolares não saíram devido à queda de neve no concelho, o que afetou cerca de 500 alunos, disse à Lusa, o presidente do agrupamento de escolas. Neste vídeo, na rede social X, podemos ver paisagens e estradas cobertas de branco.

“Tendo em conta as indicações da proteção civil municipal, as atividades letivas foram suspensas por motivos de segurança, já que havia condicionalismo de circulação para táxis e autocarros neste concelho”, explicou Rui Correia.

O município de Miranda do Douro está a colocar sal nas estradas que ligam a cidade ao mundo rural para minimizar os efeitos da neve e do gelo que provocam constrangimentos no trânsito, disse fonte da Proteção Civil.

“Estamos a espalhar sal-gema nas aldeias e respetivas ligações, com incidência na zona de fronteira, para minimizar os efeitos da neve e do gelo no quotidiano das populações”, indicou a mesma fonte. As imagens na redes social X também mostram o nevão que caiu sobre o concelho.

Imagens, também retiradas da rede social X, mostram a Auto Estrada Transmontana A4, na zona de Rossas, onde se circula com grandes limitações.

Seis distritos de Portugal continental estão sob aviso laranja devido à queda de neve pelo menos até às 12h00 de sexta-feira, enquanto a chuva, vento forte e agitação marítima afetam até domingo sobretudo o Centro e Norte.