Os alunos de Montalegre regressaram esta quinta-feira mais cedo a casa devido à neve que começou a cair esta tarde no concelho do norte do distrito de Vila Real, informou a Proteção Civil Municipal.

Em comunicado, a Proteção Civil disse que devido às previsões de agravamento das condições meteorológicas nas próximas horas, com possibilidade de acumulação de neve na maioria das vias do concelho, considera “prudente a antecipação do transporte escolar”.

No concelho de Montalegre estudam cerca de 600 alunos nos estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas Doutor Beto da Cruz, secundária do Baixo Barroso e escolas básicas de Montalegre, Salto e Cabril.

“A evolução do estado do tempo está a ser acompanhada em permanência pela Proteção Civil Municipal, sendo que as corporações de bombeiros do concelho (Montalegre e Salto), bem como as equipas camarárias, estão no terreno para o mais rapidamente possível ser possível repor as condições de segurança para a normal circulação nas vias, assegurando a mobilidade de todos”, acrescenta o comunicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também em comunicado, a Câmara de Vila Real informa que, devido à previsão de condições climatéricas adversas para os próximos dias, vai encerrar o parque florestal à circulação de trânsito automóvel e circulação de pessoas, por motivo de possível queda de árvores.

O encerramento terá início às 07h00 horas de sexta-feira e durará até sábado, altura em que as condições meteorológicas serão reavaliadas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos para o agravamento do estado do tempo em Portugal continental e as previsões apontam para chuva, vento forte, agitação marítima e queda de neve até domingo.

Vem aí de novo muita chuva e neve a partir de quinta. E o dia de eleições vai ser molhado

Segundo o IPMA, o vento “soprará por vezes forte, com maior incidência na sexta-feira, e com rajadas que podem chegar aos 80 quilómetros/hora (km/h) no litoral e aos 100 km/h nas terras altas do continente”.

Está prevista também a queda de neve significativa nas terras altas das regiões Norte e Centro até domingo.