Fábio Veríssimo tem 41 anos. É natural de Peniche e árbitro profissional da Associação de Futebol de Leiria. Chegou à primeira categoria em 2014 e no ano seguinte tornou-se internacional. No atual campeonato da I Liga já apitou 12 jogos e foi precisamente no jogo deste sábado, o 12.º, que ficou na história.

O árbitro Fábio Veríssimo foi o primeiro da I Liga a explicar, em tempo real, para todo o estádio ouvir, a anulação de um golo ao Braga, após análise pelo vídeoárbitro.

“Após revisão, jogador atacante em posição de fora de jogo interfere com um defensor. Decisão final fora de jogo, cancelar o golo”. Esta foi a explicação de Fábio Veríssimo de viva voz, após análise do lance pelo VAR. E foi a primeira vez que aconteceu na I Liga nacional.

O sistema já tinha sido testado na II Liga. A 3 de fevereiro, o árbitro da AF Bragança, o portuense João Pedro Afonso, foi o primeiro árbitro a explicar em tempo real uma decisão do VAR no jogo entre o Länk Vilaverdense e o Santa Clara, da 20.ª jornada da II Liga.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Agora aconteceu na I Liga e pela voz de Fábio Veríssimo. O que é ouvido no estádio não é a comunicação entre o árbitro e o VAR, mas sim a explicação do árbitro sobre a reversão de uma decisão sua depois de analisada pelo VAR.

A FIFA e o International Football Association Board (IFAB) autorizaram o teste do sistema em Portugal e no futebol português, tendo, segundo foi noticiado, um dos primeiros países a manifestar interesse em testar a tecnologia.

FIFA autoriza Portugal a testar explicações das decisões dos árbitros com recurso ao VAR em tempo real nos estádios

No jogo deste sábado, foi anulado um golo de Banza, atacante do Braga, de pontapé de bicicleta. O Braga jogava contra o Rio Ave em Vila do Conde e o jogo acabou com um empate a zero.