Primeiro o Estoril, depois o Rangers (com consequente passagem aos quartos da Liga Europa), agora o Casa Pia. Depois da pesada derrota no Dragão frente ao FC Porto e do empate caseiro com os escoceses, o Benfica manteve a senda vitoriosa em Rio Maior diante dos gansos e somou o terceiro triunfo consecutivo, com a particularidade de ter travado uma série de quatro encontros seguidos sempre a sofrer (com um total de dez golos) com dois jogos consecutivos a manter a baliza a zeros, prolongando também os bons registos diante da formação de Pina Manique que tinham sofrido um “revés” na primeira volta com um empate na Luz.

Arthur guardou as palavras para falar em campo (a crónica do Casa Pia-Benfica)

Mais uma vez, a vitória acabou por sair do banco (só o Sp. Braga tem mais golos marcados por jogadores suplentes). David Neres mexeu com o jogo da equipa encarnada mas foi Arthur Cabral que marcou o golo que decidiu a partida perto do último quarto de hora. Há mais de um mês que o avançado não conseguia marcar mas chegou em Rio Maior ao décimo golo da temporada (cinco na Primeira Liga), naquela que foi a sexta época com dez ou mais golos na carreira. No entanto, e apesar de todos esses registos, tudo continuou a girar em torno de Orkun Kökçü, médio turco que ficou de fora da convocatória dos encarnados para o encontro com o Casa Pia depois de uma explosiva entrevista ao jornal neerlandês De Telegraaf este sábado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Se dás uma entrevista como aquela não podes estar na equipa, tive a oportunidade de ler tudo mas ainda não falei com ele. Vou falar com ele quando regressar dos compromissos com a seleção. Não foi bom o que ele fez, toda a gente sabe, foi negativo para a equipa e para todos, mas especialmente para ele. É uma grande pessoa, um grande jogador, mas não sei o que aconteceu para dar uma entrevista destas. Tem tido muitos jogos pelo Benfica, esteve bem, estava tudo equilibrado e agora dar uma entrevista destas que surge basicamente do nada. Tenho de falar com ele mas não estamos contentes com estas palavras e isso é muito claro”, comentou Roger Schmidt na zona de entrevistas rápidas da SportTV após o encontro.

“Era impossível estar na equipa para um jogo importante como este. O foco ontem [sábado] e hoje [domingo] estava neste jogo porque era o mais importante. Esta entrevista não se enquadra no perfil do Orkun porque é uma grande pessoa e um grande jogador. Não sei por que motivo deu esta entrevista. Estava tudo bem, tudo equilibrado. Neste momento não consigo mesmo compreender. Coloca-se numa posição muito complicada. Espero que regresse com a cabeça no sítio e focado porque é um jogador importante para o Benfica”, acrescentou mais tarde o treinador germânico, falando na conferência de imprensa.

“Entrevista do Kökçü? Não me cabe a mim falar. O Orkun é um jovem, um grande ativo do clube. Todos cometemos erros e seguimos todos juntos”, resumiu também João Mário sobre o tema à SportTV.

“É sempre difícil jogar contra o Casa Pia, especialmente se demorarmos a marcar. Precisámos de paciência para marcar, os jogadores estiveram muito bem. Respeito muito o esforço que os jogadores fizeram durante a partida, foi o jogo quarto jogo em dez dias. Entrada de Arthur Cabral? A qualquer momento precisamos de qualidade individual, o Marcos [Leonardo] esteve bem mas a partir de um certo momento precisávamos de outro tipo de jogador na frente, alguém com maior presença física. O Arthur entrou e fez o que tinha a fazer, assim como o David Neres. É sempre bom ter jogadores desta qualidade no banco prontos a entrar”, comentou também Roger Schmidt a propósito do triunfo do Benfica diante do Casa Pia.