A Câmara de Coimbra aprovou, esta segunda-feira, a proposta para o Regulamento Municipal do Prémio Empreendedorismo Feminino, colocando-a como a primeira cidade portuguesa a atribuir dois prémios municipais para incentivar a presença de mulheres no mundo dos negócios.

A proposta do executivo liderado por José Manuel Silva, aprovada esta tarde em sessão, por unanimidade, visa “reconhecer e homenagear personalidades de destaque e valorizar e estimular iniciativas inovadoras concebidas, desenvolvidas e implementadas por empreendedoras no concelho de Coimbra”.

De acordo com o documento, o regulamento institui o Prémio Projeto e o Prémio Carreira, com a atribuição de 3.000 e 2.000 euros, respetivamente.

O primeiro visa distinguir um projeto liderado por uma ou mais promotoras que tenha sido implementado no concelho nos últimos cinco anos, com destacado mérito.

O segundo premeia uma personalidade feminina que se tenha distinguido nos últimos 10 anos como catalisadora ou protagonista de ações de empreendedorismo, implementadas e desenvolvidas no concelho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O prémio deverá ser entregue pela primeira vez a 19 de novembro deste ano, Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

As candidaturas, a submeter através do balcão virtual, serão analisadas por um júri constituído por sete membros, liderado pelo presidente da Câmara de Coimbra.

Os restantes jurados serão indicados anualmente pelo executivo municipal entre personalidades de destaque da sociedade civil, maioritariamente mulheres, que estejam associadas diretamente à área do empreendedorismo e da inovação.

As vencedoras terão direito a integrar o júri do ano imediatamente seguinte àquele em que forem distinguidas.

O projeto de regulamento será submetido a consulta pública escrita para recolha de sugestões pelo prazo de 30 dias, a contar da data de publicação do respetivo aviso em Diário da República.