“Inteligência Artificial: o motor para a próxima revolução industrial?” é o tema em debate no próximo Encontro Fora da Caixa, que acontece no Espaço Vita, em Braga. A Inteligência Artificial é, sem dúvida, uma das tecnologias mais inovadoras da atualidade e tem a capacidade de transformar vários setores, como a indústria, os serviços, a educação ou a saúde.

Mas quais são, de facto, os riscos e os benefícios da Inteligência Artificial? Como é que as pessoas e as empresas se podem preparar para um futuro cada vez mais digital e automatizado? Estes são apenas alguns dos assuntos que vão estar em destaque no evento que conta com o Observador como media partner.

Online e presencial, o próximo Encontro Fora da Caixa – evento presidido pela Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos (CGD) – acontece no dia 25 de março, a partir das 15h, no Espaço Vita, em Braga. O evento conta com a participação de especialistas e empresários, que vão partilhar a sua visão da inteligência artificial, quer do ponto de vista académico e de investigação, quer na vertente empresarial.

A abertura do Encontro será feita por Paulo Moita de Macedo, Presidente da Comissão Executiva da CGD. Entre os oradores do evento estão Arlindo de Oliveira, professor do Instituto Superior Técnico e Administrador da CGD, que vai falar sobre as tendências e os desafios da inteligência artificial e Rui Lopes, CEO da AgentifAI, que vai apresentar casos de sucesso de aplicação da IA na banca e na saúde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Num painel destinado às empresas, com moderação de José Manuel Fernandes, vão estar presentes Carlos Oliveira, empreendedor, Board Member e Senior Advisor, José Machado, professor da Universidade do Minho, José Mário Fernandes, Administrador Executivo do Grupo Casais, Teresa Martins, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Enermeter e Madalena Talone, Administradora Executiva da Caixa Geral de Depósitos. Entre outros temas, neste painel vai ser debatida a forma como a Caixa já está a usar a analítica e a Inteligência Artificial para melhorar a experiência dos seus clientes.

O encontro termina com um momento cultural a cargo de Nicolau Santos e Manuel Lourenço, do projeto Jazz & Poetry Ensemble.

Os Encontros Fora da Caixa acontecem desde 2017 e são um ponto de convergência da CGD com a sociedade civil, onde se debatem temas de interesse nacional e relevância regional. Em 2024, estes encontros já marcaram presença no Porto e em Évora e, agora, é a vez de Braga.

Junte-se a nós, no dia 25 de março, a partir das 15h, no nosso site, Facebook ou LinkedIn.