As estreias em território nacional da norte-americana Kara Jackson e dos japoneses goat (jp) são alguns dos destaques da programação para a primavera e verão de 2024 do gnration, em Braga, anunciada esta quarta-feira por este espaço da cidade.

Outros destaques são Lætitia Sadier, a vocalista de Stereolab, os norte-americanos Shabazz Palaces, os xullaji e Rafael Toral.

A programação inclui ainda o festival “Julho é de Jazz” e, na área expositiva, haverá para ver peças de artistas emergentes europeus e de estudantes da Universidade do Minho.

Rafael Toral, nome da música experimental feita em Portugal, abre o quadrimestre, a 3 de maio, com “Spectral Evolution”.

A 22 de maio, Shabazz Palaces regressa com Exotic Birds of Prey, disco que será lançado no final de março. Esta será a terceira passagem pelo gnration do projeto encabeçado pelo músico de hip hop Ishmael Butler.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A 25 de maio, será a vez de Ruído Roído apresentar um novo trabalho criado de raiz no âmbito deste programa. O espetáculo contará ainda com uma componente visual orquestrada pelos alunos do Mestrado em Media Arts da Universidade do Minho.

Figura do hip hop lusófono, xullaji, também conhecido como Chullage, apresenta o manifesto pan-africanista de prétu 1 — xei di kor, a 1 de junho. O trabalho junta a herança da música africana, do batuko e quilanpanga à música eletrónica, dub e hip hop.

A líder e vocalista de Stereolab, a francesa Lætitia Sadier, estará no gnration a 2 de junho, com “Rooting for Love”, o seu mais recente trabalho a solo, lançado em fevereiro deste ano.

A 15 de junho, Kara Jackson estreia-se em Portugal, com o seu disco também de estreia “Why does the Earth Give Us People to Love?”.

O ciclo Radiografia voltará a colocar os jovens compositores bracarenses no centro do palco, desta vez com Inês Malheiro e o espetáculo Volatile Poem.

Os goat (jp), banda japonesa liderada por Koshiro Hino, atuam no dia 19 de julho, com o trabalho “Joy in Fear”.

Quanto ao “Julho é de Jazz”, inclui concertos de Carlos Bica, Mário Costa e Bruno Pernadas com Héloïse Lefebvre e Gileno Santana (4 de julho), André Pizarro Pepe (6 de julho), Marie Krüttli Trio (11 de julho) e Hedvig Mollestad Trio (12 de julho).

No programa expositivo, haverá uma segunda edição da EMAP Perspective, uma exposição que reúne obras desenvolvidas em contexto de residência artística em instituições da plataforma europeia de Media Art EMAP.

A exposição poderá ser visitada gratuitamente de 9 de maio a 17 de agosto, e está integrada no programa da bienal de arte e tecnologia INDEX.

Em agosto, há cinema gratuito e ao ar livre, no regresso do Cinema no Pátio.

O ciclo com curadoria do realizador Eduardo Brito exibirá em Braga os filmes “Não sou nada — the Nothingness Club”, de Edgar Pêra (1 de agosto), “Retrato de uma Rapariga em Chamas”, de Céline Sciamma (8 de agosto), “O Paraíso, Provavelmente”, de Elia Suleimane (22 de agosto), e “Fechar os olhos”, de Victor Erice (29 de agosto).

Estabelecendo pontes com a Universidade do Minho, o gnration acolhe a performance de jovens instrumentistas, estudantes da Licenciatura de Música, a 5 de junho.

A exposição da Licenciatura de Artes Visuais toma conta de vários espaços do gnration de 5 a 15 de junho.

O ciclo órbita continuará a levar peças inéditas de artistas nacionais e internacionais para o mundo digital.

A partir do canal de YouTube do gnration, o artista sonoro, produtor e DJ Vanderley Neves, mais conhecido como Van Der, dá a conhecer, a 22 de maio, uma nova peça sonora criada em residência artística no gnration.

O Jogo Cruzado, uma parceria entre gnration, Culturgest e Canal180, também regressa a 26 de junho.

No quarto volume, Luís Sobreiro faz o filme para uma composição musical de Coby Sey e a dupla formada por Mariana Dionísio e Leonor Arnaut musica um filme de Felipe Rios Fuentes.