Ganhar não deixava de ser uma opção mas a equipa estava acima de qualquer lugar individual. Depois da vitória na sexta etapa da Volta à Suíça, que permitiu não só reforçar a segunda posição da geral como fazer uma pequena aproximação à liderança do companheiro de equipa Adam Yates, João Almeida mostrava-se satisfeito com o rendimento da equipa mas referia também que não existia nenhuma hierarquia definida pela UAE Team Emirates desde que a vitória caísse para o conjunto do português. E foi assim que se escreveu a sétima e penúltima etapa em Villars-sur-Ollon, que sentenciou de vez esta edição da Volta à Suíça.

A etapa foi encurtada, a ambição nem por isso: João Almeida vence na montanha e reforça segundo lugar na Volta à Suíça

Em mais uma etapa de montanha com várias equipas a tentarem posicionar-se para “enganarem” a UAE Team Emirates no momento da verdade, a dupla que lidera a prova helvética voltou a ser mais forte na parte final, descolou da concorrência e terminou ao mesmo tempo com o tempo de 3.05.41, 14 segundos à frente de Matthew Riccitello, da Israel-Premier Tech, e 16 de Wilco Kelderman (Team Visma), Mattias Skjelmose (Lidl-Trek), Egan Bernal (Ineos), Oscar Onley (Team DSM) e Thomas Piddcock (Ineos).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com este resultado, João Almeida ganhou mais alguma vantagem na defesa do segundo lugar, passando a ter um avanço de 1.51 em relação a Egan Bernal, mas perdeu os quatro segundos de bonificação da etapa para Adam Yates, ficando a 31 segundos do britânico. No entanto, a “batalha” pode não ter chegado ao fim, tendo em conta que este domingo há um contrarrelógio de 15,7 quilómetros a terminar em Villars-sur-Ollon.

“O João é uma boa pessoa. Quando conseguimos sair juntos, perguntou-me como iríamos fazer e quando questionei se poderia ser eu a vencer a etapa, ele disse imediatamente que sim. Isso mostra como ele é uma pessoa ótima e um excelente companheiro de equipa. Ele está numa forma boa, podia ter vencido e por isso dou-lhe todos os créditos. Contrarrelógio? Acho que ele me pode ganhar um minuto, mostrou como tem estado forte e que pode voar. Veremos o que conseguirei fazer”, referiu Adam Yates no final.