Deu tudo no fim, mas faltou um bocadinho. 22 segundos. João Almeida venceu o contrarrelógio da oitava e última etapa da Volta à Suíça em bicicleta, mas terminou na segunda posição, atrás do companheiro de equipa Adam Yates, a quem tinha de recuperar 31 segundos. Mas só conseguiu fazer menos nove e ficou aos tais 22 segundos do triunfo.

Dez anos depois de Rui Costa somar o terceiro triunfo consecutivo na prova suíça, Portugal chegou à derradeira tirada na luta por nova vitória. O corredor natural das Caldas da Rainha partiu para o crono com esses 31 segundos de atraso para o britânico, sendo o mais rápido nos 15,7 quilómetros do exercício contra o relógio entre Aigle e Villars-sur-Ollon, em 33.23 minutos, menos oito segundos do que Yates.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois do triunfo na sexta etapa, na sexta-feira, e da chegada a par com Yates, mas em segundo, no sábado, na sétima, João Almeida terminou a corrida helvética a 22 segundos do companheiro de equipa.

Yates sucede no historial da prova ao dinamarquês Mattias Skjelmose (Lidl-Trek), terceiro este domingo no contrarrelógio, a 21 segundos do português, e na classificação final, a 3.02 minutos do vencedor.

João Almeida igualou o registo alcançado em 1984 por Acácio da Silva, que foi terceiro em 1988, numa corrida vencida em três edições seguidas, entre 2012 e 2014, por Rui Costa.