A ausência de Diogo Ribeiro nos Campeonatos da Europa de natação em Belgrado, por uma mera questão de calendário e preparação para os Jogos Olímpicos (optou por fazer o Open de Espanha, onde confirmou o seu bom momento de forma), acabou por tirar algum peso teórico à representação nacional na competição mas o setor feminino mostrou-se apostado em fazer história. Fez mesmo. Não uma mas agora duas vezes.

Depois de ter garantido a presença na final dos 400 metros livres, Francisca Martins conquistou a medalha de bronze na sessão vespertina. A nadadora portuguesa terminou a corrida decisiva com o tempo de 4.10,84, bem à frente da britânica Fleur Lewis (4.13,16). A húngara Ajna Kesely ganhou o ouro com 4.06,56, ganhando vantagem sobre a checa Barbora Seemanova com 4.06,72. Maya Werner (Alemanha, 4.14,24), Vanna Djakovic (Suíça, 4.15,32), Deniz Ertan (Turquia, 4.17,92) e Iman Avdic (Bósnia, 4.21,95).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda assim, apesar do pódio que foi o segundo melhor resultado de uma nadadora portuguesa em provas dos Europeus absolutos, a atleta do Foca-Felgueiras falhou o outro objetivo paralelo que tinha para a final da competição: fazer o mínimo olímpico, que estava nos 4.07,90, que iria também coincidir com uma marca que estabelecesse com um novo recorde nacional e pessoal nos 400 metros livres (4.08,77).

Francisca Martins quarta classificada na final dos 800 livres dos Europeus de natação

De recordar que, também nesta edição dos Campeonatos da Europa de Belgrado, Camila Rebelo tinha conquistado a medalha de ouro nos 200 metros costas com um novo recorde pessoal e nacional (2.08,95), naquele que foi o melhor resultado de sempre de uma nadadora nacional na competição.

Mais um sucesso na natação portuguesa, o melhor resultado de uma nadadora nacional: Camila Rebelo é campeã europeia dos 200m costas