919kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Los Angeles. Dois dos grandes incêndios continuam descontrolados e imagens de satélite revelam destruição

Há cinco incêndios de grandes dimensões em Los Angeles, incluindo dois que estão "totalmente descontrolados". Milhares de casas foram destruídas e mais de 130 mil pessoas tiveram de ser retiradas.

17 fotos

Pelo menos dois dos cinco grandes incêndios que continuam ativos na zona de Los Angeles estão “totalmente descontrolados”, admitem as autoridades locais, que já na quarta-feira indicaram que cinco pessoas terão morrido devido a este desastre natural. Um dos incêndios alastrou-se para as colinas de Hollywood, onde estão os famosos letreiros que simbolizam a indústria cinematográfica californiana.

O LA Times avança que a Sunset Boulevard, a famosa rua que se estende por quilómetros através de Los Angeles, está “em ruínas”, depois de os incêndios terem devastado a área. Os residentes locais descreveram a destruição total de bancos, cafés e supermercados que frequentavam há décadas. O mesmo jornal diz que mais de 2.000 casas, empresas e outros edifícios foram danificados ou destruídos até agora pelos incêndios florestais que estão a atingir o estado norte-americano.

Um vídeo nas redes sociais mostra um centro comercial de luxo completamente destruído e os arredores da zona comercial com dezenas de lojas e restaurantes consumidos pelas chamas.

Imagens aéreas da zona de Palisades mostram, com ainda mais clareza, dezenas de blocos residenciais e comercias ainda a fumegar, só se avistam ruínas e destruição.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Presidente Joe Biden cancelou uma viagem para Itália, evitando sair do país numa altura em que se prevê que o pior pode estar, ainda, para vir. Já arderam cerca de 27 mil hectares de território, mais de 130.000 pessoas foram retiradas das suas casas.

Vários incêndios em Los Angeles fazem cinco mortos e levam milhares de pessoas a abandonar casas. “Parece Marte, está tudo vermelho vivo”

[Já saiu o quarto episódio de “A Caça ao Estripador de Lisboa”, o novo Podcast Plus do Observador que conta a conturbada investigação ao assassino em série que há 30 anos aterrorizou o país e desafiou a PJ. Uma história de pistas falsas, escutas surpreendentes e armadilhas perigosas. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube. E pode ouvir aqui o primeiro episódio, aqui o segundo e aqui o terceiro episódio]

estripador foto link

David Acuña, chefe de batalhão do Corpo de Bombeiros da Califórnia, disse à BBC que o incêndio de Hollywood Hills (colinas de Hollywood) está a “expandir-se rapidamente” e reconheceu que os progressos na contenção dos incêndios “são zero”.

“Na verdade, o vento tornou-se mais forte ontem à noite”, afirmou o responsável, insistindo que a prioridade dos socorristas é salvar pessoas e emitir ordens de evacuação.

Kamala Harris, Mark Hamill ou Mandy Moore: mansões de celebridades em Los Angeles evacuadas devido aos fogos

Esta tempestade de fogo é ‘a grande’ em magnitude”, disse a presidente da câmara de Los Angeles, Karen Bass, depois de os serviços de bombeiros daquele estado (Cal Fire terem indicado que existem cinco incêndios florestais ativos no condado de Los Angeles.

O incêndio de Palisades, que já queimou 17.234 hectares, e o de Eaton, com 10.600 hectares ardidos, são os maiores. O incêndio na zona de Sunset, o mais recente a ser referido pelas autoridades, também já fez arder dezenas de hectares em Hollywood Hills, as colinas onde está o famoso letreiro.

Os fogos estão a ser alimentados pelos ventos fortes e está previsto um novo agravamento para esta quinta-feira e sexta-feira, com rajadas até 100 quilómetros/hora.

Os ventos de Santa Ana, fenómeno meteorológico que ocorre habitualmente nos meses de inverno na região da Califórnia (EUA), estão a contribuir decisivamente para que continuem fora de controlo os fortes incêndios que estão esta semana a afetar a cidade de Los Angeles, naquele estado norte-americano.

Em Pasadena, a ordem para sair foi tão abrupta que os residentes de um lar de idosos abandonaram as instalações descalços, refere a CNN.

Nas últimas horas, as autoridades locais emitiram ordens de evacuação para a zona norte de Santa Monica e expandiram os alertas para Malibu e Calabasas, sinalizando o risco de o incêndio continuar a propagar-se. Em Malibu, é pedido aos residentes que abandonem as casas, mesmo que não estejam numa zona com ordens para evacuação.

“Parece Marte, está tudo vermelho vivo”, contou à BBC a jornalista Amrita Khalid, que vive na cidade de Santa Mónica e que teve de abandonar a casa. O dia começou com normalidade, explicou, “parecia só mais uma manhã bonita de inverno”. “Mas depois, quando estava a caminhar para casa do ginásio, notei uma enorme coluna de fumo negro.” Ainda que reconheça que os fogos florestais “são uma realidade de viver na Califórnia”, desta vez é diferente, porque o incêndio está a lavrar em zonas densamente povoadas.

Uma bombeira de 25 anos ficou ferida com alguma gravidade na cabeça enquanto combatia o incêndio de Palisades, indicou Erik Scott, o porta-voz do Departamento de Incêndios de Los Angeles. O mesmo porta-voz refere que algumas pessoas com queimaduras pediram ajuda num restaurante da cadeia Duke’s, em Malibu, e que foram auxiliados por equipas médicas.

Um inverno seco e os “ventos de Santa Ana”. O que explica os grandes incêndios em Los Angeles?

O Presidente eleito, Donald Trump, responsabilizou Newsom pelo nível da destruição visível na cidade de Los Angeles, apontando a rejeição da “declaração de recuperação de água”, que teria “aproveitado milhões de litros de água” para as áreas atualmente “a queimar de uma forma virtualmente apocalíptica”. Numa publicação na Truth Social, Trump diz que o preço da sua decisão está agora a ser pago e que o governador “é o culpado”.

Imagens de satélite evidenciam a destruição

As imagens de satélite da região de Los Angeles mostram um enorme cenário de destruição, com os incêndios a estenderem-se por milhares de hectares. A última noite devastou dezenas de bairros e gerou uma densa nuvem de fumo que obrigou à evacuação de milhares de casas.

Por agora, o vento diminuiu esta quinta-feira de intensidade, o que abre melhores perspetivas para o combate dos bombeiros às chamas nos diferentes incêndios. A maior preocupação das autoridades locais está centrada nas zonas de Pacific Palisades e Altadena.

NASA - Imagem satélite dos incêndios em Los Angeles, janeiro 2025

O capitão Erik Scott, dos bombeiros de Los Angeles, indicou que conseguiram manter o fogo nas colinas de Sunset. “A ‘mãe natureza’ foi um pouco mais simpática connosco hoje do que ontem [quarta-feira]”, afirmou.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.