786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

José Sócrates muda de casa para a zona da Expo

Este artigo tem mais de 5 anos

O ex-primeiro-ministro abandonou a casa da ex-mulher Sofia Fava e encontra-se a viver num prédio na zona sul do Parque das Nações. Arrendou a casa a cidadão chinês.

i

LUIS FORRA/LUSA

LUIS FORRA/LUSA

José Sócrates mudou-se em dezembro para a zona sul do Parque das Nações, abandonando assim a moradia na rua Abade Faria onde estava a residir desde que saiu do Estabelecimento Prisional de Évora e onde cumpriu o tempo em que esteve em prisão domiciliária.

Sócrates encontra-se a residir num imóvel que foi adquirido em Julho por Chenfeng Xue. Este cidadão chinês, que tem residência na República Popular da China, terá adquirido o apartamento como investimento, com o objetivo de se candidatar a um processo especial de residência, mais conhecido como visto gold.

Confrontado com estas informações pelo Observador, José Sócrates confirmou-as através da sua assessoria de imprensa:

O eng. José Sócrates alugou o apartamento através de uma agência imobiliária depois de ter vendido a sua casa em Lisboa”.

O Observador questionou ainda José Sócrates sobre o valor da renda mensal acordada com o proprietário e a forma como se encontra a financiar essa renda, mas não obteve qualquer resposta. Registe-se que não são conhecidos, neste momento, rendimentos de trabalho e que José Sócrates afirmou também publicamente que parte do dinheiro da venda do seu anterior apartamento, na rua Braancamp, serviria para abater na dívida ao empresário e amigo Carlos Santos Silva. De acordo com contactos com diversas imobiliárias, a renda deste tipo de apartamentos oscila entre 1.800 a 2.200 euros mensais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Antes de se mudar, José Sócrates solicitou ao juiz Carlos Alexandre que emitisse um novo termo de identidade e residência com a nova morada. O que terá sido automaticamente concedido.

Imóvel adquirido no verão

O apartamento onde José Sócrates mora, situa-se numa das melhores ruas da zona sul do Parque das Nações. Com cerca de 100 m2, localiza-se perto do Oceanário e da Marina da Expo e tem uma vista para o rio Tejo. Não será o caso de Sócrates, mas algumas frações de prédios semelhantes aos do ex-primeiro-ministro têm mesmo piscinas particulares com vista para o rio. Diversas imobiliárias contactadas pelo Observador, classificam o prédio onde Sócrates agora reside como uma casa do segmento superior em termos de mercado imobiliário.

O imóvel habitado por José Sócrates foi comprado a 31 de julho de 2015 por Chenfeng Xue por 530 mil euros, de acordo com a escritura pública de compra e venda consultada pelo Observador. A vendedora foi Maria Nazário e Xue fez-se representar pela sua advogada em Portugal. Segundo o mesmo documento, Xue continuou a morar na República Popular da China, mais concretamente na província de Jiangsu.

Ao que o Observador apurou, este investimento imobilário de Chenfeng Xue teve como objetivo a candidatura a uma Autorização de Residência para Atividade de Investimento – procedimento administrativo que ficou conhecido como visto gold.

O valor mínimo do investimento realizado em Portugal para habilitar um cidadão estrangeiro a ter um visto gold é de 500 mil euros. A aquisição de Chenfeng Xue suplantou esse valor.

Nota: Substituído no lead o termo “alugou” por “arrendou” por se tratar de um bem imóvel.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora