O governo sírio reportou, esta quinta-feira, que o país sofreu um apagão em todo o seu território. Este foi o último problema de eletricidade que afetou a Síria. Uma fonte do ministério da eletricidade confirmou à Syrian Arab News Agency que já foram descobertas as causas da falha e que a energia está gradualmente a voltar.

O ministério da eletricidade sírio afirmou, na sua página do Facebook, que um grupo de militares atingiu uma parte de uma estação energética com foguetes, localizada na cidade de Hara. As infraestruturas energéticas da Síria têm sofrido diversos danos desde o início da guerra. O número de pessoas afetadas é desconhecido, porque muitas cidades já não são controladas pelo governo e, como tal, não são abastecidas pelas fontes energéticas do governo.

Segundo habitantes da capital síria, Damasco, a eletricidade está cortada desde as 13h00 locais (11h00 em Lisboa) e as ligações de internet móvel de alguns operadores privados também não funcionam. A operadora estatal disse que o seu serviço de internet tinha sido “parcialmente cortado devido a uma avaria inesperada numa parte da rede”.

Desde o início do conflito na Síria, em março de 2011, várias zonas do país registaram cortes de energia momentâneos devido aos combates e ataques aéreos e muitos sírios dependem regularmente de geradores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR