Pelo menos 97 pessoas morreram e 273 ficaram feridas depois de um sismo de magnitude 6,5 atingir a província indonésia de Aceh, na ilha de Sumatra, indicou um responsável do exército da região num comunicado.

“Morreram 97 pessoas, mas o número vai continuar a aumentar”, declarou Tantang Sulaiman.

O sismo atingiu o bairro de Pidie Jaya, quando muitos dos residentes, a maioria muçulmanos, se preparavam para as orações matinais.

De acordo com declarações do chefe do exército da província de Aceh, citadas pelo The Telegraph, morreram 97 pessoas e quatro foram retiradas dos escombros ainda com vida. A maioria das mortes ocorreu em Pidie Jaya, o distrito mais próximo do epicentro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As operações de resgate estão concentradas em Meureudu, a cidade mais afetada de Pidie Jaya. As autoridades acreditam que há, pelo menos, quatro pessoas enterradas nos escombros e no terreno estão operações de salvamento, que contam com a ajuda de soldados, polícias e aldeões.

O The Telegraph conta ainda que 245 edifícios, situados a cerca de 18km a sudeste do epicentro do sismo, incluindo 14 mesquitas, foram destruídos. Foram também registados danos nas estradas e em postes de eletricidade.

Não foi, no entanto, emitido alerta de tsunami.

Imagens do local mostram casas arrasadas, torres de mesquitas derrubadas e carros esmagados debaixo de destroços.

Meureudu, residente de Hasbi Jaya, de 37 anos, estava a dormir, bem como a sua família, quando o sismo aconteceu. “Corremos imediatamente para fora da casa mas esta desintegrou-se. Tudo, do telhado ao chão, colapsou, e ficou destruído”, disse à AFP.

“Olhei em volta e todas as casas dos meus vizinhos estavam também totalmente destruídas”, contou ainda.

O hospital local está com dificuldade em gerir a quantidade de feridos, com algumas pessoas a serem tratadas no chão, em frente ao edifício hospitalar.

Os pacientes foram também enviados para uma zona vizinha com melhores instalações, de acordo com o vice-chefe distrital Said Mulyadi.

Segundo o responsável, sete crianças estão entre os mortos e muitas mais sofreram fraturas de ossos e outros ferimentos. “Há muitas ‘shophouses’ [casas cujo piso térreo é uma loja que pertence à família] que caíram e muitas pessoas estão vivas mas presas”, disse à AFP.

O sismo foi sentido na província de Aceh, devastada por um tsunami em 2004.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos elevou a magnitude do sismo para 6,5 depois de inicialmente ter indicado 6,4 e emitiu um alerta amarelo devido ao número de mortos esperados e danos.

Na Indonésia costuma haver sismos e atividade vulcânica, devido à sua localização no chamado “Anel de Fogo” no Pacífico, onde as placas tectónicas colidem.