P.S. Este texto não pretende misturar religião e futebol. Longe disso. Mas a verdade é que são os dois acontecimentos que conseguem concentrar mais pessoas nas ruas do País e que, por mero acaso, poderão ocorrer no mesmo dia. Algo que nunca aconteceu.

Quis o destino que, no mesmo dia em que todas as atenções estarão centradas na visita do Papa Francisco, o Benfica possa ser campeão. O triunfo dos encarnados em Vila do Conde, por 1-0, colocou a vantagem sobre o FC Porto em cinco pontos, bastando assim uma vitória aos comandados de Rui Vitória para conquistar um inédito tetracampeonato na história do clube. Por um dia, 13, será impossível não falar de Fátima e futebol. E quase se repete a história de 2000, quando o Sporting quebrou um jejum de 18 anos sem títulos no dia seguinte à terceira e última visita de João Paulo II a Fátima. No mesmo dia, poderá ser a primeira vez.

Caso não vença o V. Guimarães, na Luz, o Benfica continuará a depender apenas de si para ser campeão: jogará a última jornada no Bessa, onde aí sim, terá mesmo de vencer ou empatar, caso tenha somado um ponto frente aos minhotos. Ou então esperar por uma escorregadela, mais uma do FC Porto, que nas últimas duas rondas recebe o P. Ferreira e desloca-se a Moreira de Cónegos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A título de curiosidade, aqui fica o resumo das cinco ocasiões em que as visitas do Papa a Fátima cruzaram com as decisões finais do Campeonato, e que conseguiram parar por completo o País.

13 de maio de 1967: a visita de Paulo VI

No ano da primeira visita de um Papa a Fátima o campeonato tinha terminado uma semana antes, com o Benfica a celebrar o título de campeão nacional com uma goleada por 9-0 em Aveiro, frente ao Beira-Mar. Eusébio e Nélson apontaram hat-trick e Raúl, Simões e Yaúca fecharam as contas de uma Primeira Liga que terminou com os encarnados comandados por Fernando Riera a alcançarem 43 pontos, mais três do que a Académica. Nessa altura, mais concretamente no dia 14, Belenenses e FC Porto jogaram a primeira mão da terceira eliminatória da Taça de Portugal, no Restelo, que acabou com o empate a uma bola (golos de Adelino e Nóbrega). O V. Setúbal acabaria por vencer a competição, batendo no prolongamento a Académica por 3-2.

12 a 15 de maio de 1982: a visita de João Paulo II

Um ano depois do atentado na Praça de São Pedro, João Paulo II esteve quatro dias em Portugal, por sinal numa altura em que o Sporting estava em festa: a vitória por 3-0 no Estoril, no dia 9, com golos de Manuel Fernandes (dois) e Jordão, carimbou o título para os leões, que estariam depois 18 anos sem ganhar o Campeonato. Já depois do adeus do Papa, no dia 16, realizou-se a festa, em casa, com uma goleada ao Rio Ave por 7-1 (cinco golos de Jordão e dois de Manuel Fernandes). Ainda em maio, mas no dia 29, o conjunto verde e branco comandado pelo inglês Malcolm Allison ganharia também a Taça de Portugal, batendo o Sp. Braga por 4-0.

10 a 13 de maio de 1991: a segunda visita de João Paulo II

Jogava-se uma cartada fundamental na segunda visita de João Paulo II a Fátima, com Benfica e FC Porto na luta até ao fim pelo título. Nesse fim-de-semana, no dia 12, os encarnados venceram o Farense na Luz por 2-0 (Rui Águas e Pacheco) mas os azuis e brancos não desarmaram, batendo o Beira-Mar por 2-1 com um golo de Vlk no último minuto (Semedo tinha feito o primeiro logo aos 50 segundos). Até final, ambos ganharam os respetivos encontros (Marítimo e Beira-Mar, as águias; Gil Vicente e V. Guimarães, os dragões) e o Benfica foi campeão com dois pontos de avanço, beneficiando o triunfo conseguido nas Antas com bis de César Brito. O FC Porto teve como prémio de consolação a Taça de Portugal, ganhando no prolongamento ao Beira-Mar por 3-1.

12 e 13 de maio de 2000: a terceira visita de João Paulo II

Na última deslocação de Karol Wojtyla no seu pontifício, o Sporting conseguiria quebrar o jejum de 18 anos sem ganhar o Campeonato no dia seguinte à partida do Papa: a 14, domingo, os leões venceram em Vidal Pinheiro o Salgueiros por 4-0 (bis de André Cruz, Ayew e Duscher) e conseguiram o título que tinham falhado uma semana antes, quando perderam em casa com o Benfica por 1-0 (golo de Sabry). Uma semana depois, o conjunto verde e branco disputou a final da Taça de Portugal com o FC Porto, que perderia na finalíssima, no dia 25, por 2-0.

11 a 14 de maio de 2010: a visita de Bento XVI

O Campeonato ficou adiado também até à última jornada, quando o Benfica recebeu e venceu o Rio Ave por 2-1 (bis de Cardozo), conseguindo ser campeão na Luz, no primeiro ano de Jesus no clube, no dia 9 de maio, batendo o surpreendente Sp. Braga, treinado por Domingos Paciência. No fim-de-semana seguinte, dia 16, o FC Porto venceu o Desp. Chaves por 2-1 no Jamor e conquistou a Taça de Portugal.