Um navio com 458 pessoas a bordo naufragou esta terça-feira no rio Yangtze na China, segundo a agência noticiosa Xinhua. Até ao momento apenas 15 pessoas foram resgatadas com vida, segundo a BBC. E outros cinco já sem vida, informou a CNN.

Não foi emitido qualquer sinal de SOS e foram as próprias vítimas que conseguiram chegar nadar até à margem do rio que foram avisando da situação. Outro relato indica que foi o barco que resgatou o comandante do barco que emitiu o alerta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo a administração de navegação do rio Yangtze, na província de Hubei, o navio Dongfangzhixing (Estrela do Oriente) naufragou cerca das 21h28 locais (13h28 em Lisboa), perto da secção Damazhou que tem 15 metros de profundidade. O comandante e o engenheiro-chefe, que foram resgatados juntamente com outras seis pessoas, afirmaram que o barco afundou rapidamente depois de ter sido atingido por um ciclone. Ambos os responsáveis pela embarcação encontram-se neste momento detidos para interrogatório, referiu a BBC.

Zhang Zuqiang, alto funcionário da Administração Meteorológica Chinesa, disse ao jornal Beijing News que não estava certo de que tivesse havido nenhum  ciclone ou tornado que justificasse o naufrágio, mas que estava a chover muito na altura, referiu a CNN.

O navio de 76 metros fazia a ligação entre Nanjinh, capital da província de Jiangsu, leste da China, e a cidade de Chongqing, no sudoeste, uma distância de cerca de 1.500 quilómetros. A bordo seguiam 406 passageiros – maioritariamente turistas entre os 50 e os 80 anos, mas com pelo menos uma criança de três anos -, cinco trabalhadores de agências de viagens e 47 tripulantes, segundo a administração do porto. Na altura do naufrágio, a maior parte dos viajantes estaria a dormir.

O trabalho de resgate está a ser dificultado pelo vento e forte chuva, mas a quantidade de água no rio já foi diminuída pelo controlo da barragem a montante. No local estão 50 barcos, três mil operacionais, dos quais mais de 100 mergulhadores, referiu a BBC. O primeiro-ministro chinês também já se encontra no local.

Atualizado às 14h15