É preciso recuar até setembro de 2011 para encontrar um número de alunos colocados no Ensino Superior mais alto do que o deste ano. Em 2011 entraram 42.243 logo à primeira, este ano foram 42.068 os que conseguiram um lugar na universidade ou politécnico desejados. Os resultados da primeira fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior já estão disponíveis no site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) e também podem ser consultados no documento anexo.

Face a 2014 registou-se um aumento de 11,4% no número de colocados no final desta fase. É preciso lembrar que este ano concorreram 48.271 alunos, o que corresponde a um aumento de 13,8% em relação ao ano passado. De resto, só em 2010 tinha havido mais candidatos (51.842).

Mas nem todos os números são mais altos do que nos anos anteriores. Feitas as contas, 87,1% dos candidatos ficaram já colocados — nos cinco anos anteriores a percentagem de colocados foi superior –, metade dos quais na primeira opção, segundo os dados globais avançados pela DGES.

A maior procura registou-se nas áreas da saúde (7.968 alunos escolheram um curso de saúde em primeira opção), da engenharia (7.855) e das ciências empresariais (7.818). Precisamente as três áreas onde abriram mais vagas a nível nacional, quase metade do total de vagas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No que diz respeito às instituições de ensino, as mais procuradas foram as do subsistema universitário e mais especificamente a Universidade de Lisboa — 8.702 alunos colocaram um curso desta instituição em primeira opção — e a Universidade do Porto — que teve quase dois alunos a concorrer por cada vaga disponibilizada, num total de 7.825.

A nota mais alta de entrada registou-se na Faculda de Medicina da Universidade do Porto, no curso de medicina. O último candidato entrou com uma média de 186,7 valores (numa escala de 0 a 200), acima dos 182,7 valores registados no ano passado. Aliás, as melhores notas dos últimos candidatos subiram este ano, o que se poderá ter ficado a dever aos melhores resultados nos exames nacionais, nomeadamente a matemática.

8.714 vagas ainda por preencher

Tendo o número de vagas postas a concurso caído, mais uma vez, este ano para as 50.555 e registando-se um número mais alto de candidatos a conseguirem um lugar já nesta primeira fase, é natural que sobrem menos vagas para as fases seguintes do concurso do que nos últimos anos. Na verdade, nos últimos cinco anos.

Ao todo, restam 8.714 lugares: 7.070 em politécnicos e 1.644 em universidades. E é na área das engenharias e das ciências empresariais que há mais vagas para as fases seguintes: 2.342 e 1.299 respetivamente.

Assim, os 6.203 alunos que não conseguiram ainda entrar e todos aqueles outros que não se chegaram a candidatar por não terem reunido todas as condições a tempo da primeira fase poderão fazê-lo já a partir da próxima segunda-feira e até ao dia 18 de setembro. Os resultados serão conhecidos a 24 de setembro. A 3.ª fase decorre já em Outubro, entre os dias 1 e 5.

Para os alunos que tiveram uma boa notícia este domingo, a corrida às matrículas começa também esta segunda-feira e durará toda a próxima semana.

Documentos