240kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Especiais

Música

Alan Vega regressa para nos atormentar /premium

O músico (e muito mais) americano morreu em 1996. Antes, nos Suicide, sozinho ou com outros visionários, esforçou-se para mudar o mundo, do punk à pop. Agora, descobrimos que há mais por revelar.
Coronavírus

Nova variante indiana: um problema a dobrar /premium

Duas mutações perigosas de outras variantes juntaram-se numa e podem estar na origem do caos na Índia. Linhagem pode resistir às vacinas, causar reinfeções e ser mais infecciosa. Mas tem uma fraqueza.
Trabalho

Teletrabalho. Até os talentos será preciso mudar /premium

Pandemia vai provocar "uma mudança sísmica" na forma de trabalhar. O local, os horários, as avaliações e o vínculo, tudo vai mudar. Resultado? Já há empresários a olhar para o talento a nível global.
Vladimir Putin

Putin sobe o tom e testa limites do Ocidente /premium

Putin procura clareza nas relações com os EUA e está a testar a reação do Ocidente, com quem quer falar numa posição de força. É o momento de maior tensão desde a anexação da Crimeia em 2014.
Crime

Valentina. Morta pelo pai e ignorada pela madrasta /premium

Une-os o crime que cometeram, mas separa-os o papel que tiveram. Sandro provocou a morte da filha, Márcia nada fez para a evitar. "Resta esperar que aproveitem o tempo para refletir", disse o juiz.
Elétricos

O planeta está a mudar e a mobilidade também

As alterações climáticas já estão a acontecer. Na tentativa de limitar os seus efeitos, as pessoas têm vindo a adotar hábitos mais amigos do ambiente. E a forma como se deslocam não é exceção.
Música

O romance português é um disco de David & Miguel /premium

"Palavras Cruzadas" é o primeiro álbum que junta, do princípio ao fim, David Bruno e Mike El Nite. Do hip hop ao tom latino, dos samples aos solos de guitarra, tudo explicado nesta entrevista.
Futebol

Como Florentino se quis salvar e caiu em desgraça /premium

222
Florentino atropela e manda atropelar. Agora, Florentino acabou atropelado. O plano global com um só homem de confiança, 14 mil milhões via Key Capital e a capitulação do líder de Real e Superliga.
Apple

Os iMac coloridos voltaram (e mais 4 novidades) /premium

No primeiro evento de 2021, a Apple apresentou novos iMac com um total de sete cores, um iPad Pro com um processador de computador, uma Apple TV 4k e uns Airtags para não perder nada.
Alemanha

Laschet ou Baerbock. Quem vai suceder a Merkel? /premium

Dividida, a CDU escolheu um político experiente, mas pouco carismático. Unidos e em crescimento, Verdes optaram por candidata sem experiência executiva, mas consensual. Um deles vai suceder a Merkel.
Liberdade Religiosa

20 grupos extremistas operam em rede em África /premium

Mais de metade da população mundial vive em países onde liberdade religiosa é violada. África é o continente que inspira maiores preocupações e a situação deteriorou-se nos últimos dois anos.
Tecnologia

Sete coisas que aprendemos com Jeff Bezos /premium

Em "Inventar & Criar", editado esta terça feira pela Planeta de Livros, Jeff Bezos conta-nos qual é a fórmula que o faz ser bem sucedido. Lemos o livro e reunimos sete conselhos do líder da Amazon.
Música

Laurie Anderson. "Big Science" ainda é o futuro /premium

Em 1982, Isilda Sanches comprou o seu primeiro disco, um álbum profético, tecnológico, arrojado e feminista que agora é reeditado em vinil. Era "Big Science", de Laurie Anderson.
Entrevista

Adeus ao palco: entrevista com Eunice Muñoz /premium

1354
Aos 92 anos, a dama da teatro despede-se da representação com a estreia esta terça-feira da peça "A Margem do Tempo". É a passagem de testemunho à neta Lídia, momento para recordar 80 anos cheios.
Liga dos Campeões

A Superliga que promete alargar o fosso no futebol /premium

Os milhões prometidos pela Superliga já estão a gerar turbulência no futebol europeu. A iniciativa de (alguns) clubes ricos deixa incertezas sobre o futuro da indústria e assusta todos os outros.
Coronavírus

Covid. Que síndrome é esta que afeta as crianças? /premium

Para a maior parte das crianças, a Covid provoca poucos ou nenhuns sintomas. Mas a síndrome inflamatória multissistémica tem manifestações muito graves e pode causar a morte. O que sabemos sobre ela?
Centros Comerciais

Regresso ao shopping com filas, mas sem confusão /premium

Longe da enchente no primeiro desconfinamento, na reabertura do NorteShopping houve filas à porta de lojas, mais seguranças e mais funcionários da limpeza. Sete relatos na primeira pessoa.
Cultura

20 anos depois, o Maus Hábitos mudou o Porto /premium

814
Em dia de reabertura e com um aniversário redondo para celebrar, Daniel Pires, fundador de uma das casas culturais mais carismáticas da cidade, diz-nos que não há nada mais a fazer se não crescer.
Relatório Costa Pinto

Banco de Portugal não foi o único a falhar no BES /premium

137
Relatório Costa Pinto não poupou críticas ao supervisor português. Mas outras entidades esconderam dados, atrasaram respostas ou falharam nos seus deveres. O regulador CMVM é especialmente visado.
Coronavírus

Covid. "As pessoas sabiam que isto ia acontecer" /premium

Carl Zimmer diz que era possível ter prevenido a pandemia e explica que os vírus são o maior motor da evolução. Sem eles, nem os embriões existiam e lutar contra o SARS-CoV-2 seria ainda mais difícil.
Encriptação

NFT. Sete negócios de arte digital milionários /premium

A moda dos NFT não acabou e estão a ser vendidos por valores milionários na moeda comum e em criptomoedas. Há obras vendidas a dezenas de milhões de euros. Alguns negócios têm fins solidários.
Casa da Música

Como a Casa da Música prepara a reabertura /premium

Três meses depois do fecho, a Casa da Música prepara-se para receber um concerto com 52 músicos em palco esta segunda-feira. Da segurança à bilheteira são muitas as mudanças que a pandemia obrigou.
Coronavírus

Vacinação. Câmaras gastam milhões em enfermeiros /premium

Enfermeiros disponíveis são insuficientes. Protocolos com ARS exigem que municípios "complementem dotações de enfermeiros". Autarquias recorrem ao privado para colmatar insuficiências do SNS.
Coronavírus

Fim das zaragatoas? Os novos testes à Covid-19 /premium

118
Testámos um teste PCR à Covid-19 que não precisa de zaragatoa, basta um bochecho, e uma autocolheita que recorre apenas a uma app. O Infarmed diz que estão ambas autorizadas, mas faz ressalvas.
Livros

"Otelo teve muito mais apoiantes do que Sócrates" /premium

260
Na altura em que publica um livro sobre as FP-25, Nuno Gonçalo Poças, em entrevista, faz um paralelismo entre este caso e o Marquês: tanto Sócrates como Otelo dizem-se vítimas de julgamento político.
História

O golpe que nunca existiu mas fez tremer Salazar /premium

327
O golpe de Botelho Moniz não existiu porque foi na verdade um pronunciamento. Mas também quase não existe na nossa memória porque Salazar quis ocultar a Abrilada de 1961. Ensaio de Bruno Cardoso Reis.
Família Real Britânica

A emocionante despedida de Filipe /premium

987
Limitado a 30 convidados e vedado a multidões curiosas, o funeral do príncipe Filipe ficou marcado pelo reencontro de William e Harry e por uma rainha enlutada que se sentou sozinha durante a missa.
Tecnologia

"Museus e tecnologia ainda se estão a entender" /premium

Dá voz ao podcast "A Internet Deu Ruim", é investigador e coordenador do Google Arts & Culture by Vaco. Thiago Carrapatoso diz que o problema dos museus é acreditarem que a tecnologia é de nicho.
Desporto

Joana, a campeã com nome alemão e sotaque algarvio /premium

Filha de alemães, cresceu em Sagres e escolheu bodyboard porque era o que "os fixes" faziam. Vegetariana desde os dez anos, foi campeã mundial e condecorada por Marcelo. Entrevista a Joana Schenker.
Igreja Católica

Pode a Alemanha levar Igreja ao cisma do séc. XXI? /premium

183
Progressistas alemães querem avançar em temas fraturantes como a moral sexual, o celibato e a ordenação de mulheres mais rápido do que a Igreja de Francisco consegue suportar. Pode resultar num cisma?
Coliseu do Porto

"Dignificar o trabalho em cultura depende de nós" /premium

Mónica Guerreiro, à frente da maior sala de espetáculos da região norte, fala do processo de concessão do Coliseu, dos desafios da pandemia na cultura e da programação que assinala os 80 anos.
Séries

O que faz um ex-agente do FBI por uma série de TV? /premium

Em entrevista, Scott Garriola, ex-membro da agência americana, explica o trabalho de consultor que que faz na série "Clarice", que se estreia dia 19 na FOX Crime.
Coronavírus

Fabricar a vacina em Portugal? Só com fábrica nova /premium

Empresa de Sintra diz conseguir fazer boa parte da produção da Sputnik. Apifarma diz que nenhum dos seus associados tem capacidade. Uma nova fábrica custaria mais de 500 milhões e demoraria 10 anos.
Crise em Moçambique

Cabo Delgado. A saga dos miúdos que fogem sozinhos /premium

206
Alguns têm apenas 6 anos. Depois de correrem para escapar aos tiros, ficam semanas num lar sem saberem se algum dos pais está vivo. E desenham helicópteros de resgate. O Observador em Cabo Delgado.
Coronavírus

Coágulos? Têm nome e são menos prováveis que raios /premium

A síndrome extremamente rara pode resultar de uma resposta imunitária que os cientistas não conseguiram explicar porque acontece. EUA suspenderam para já a vacina da J&J e na Europa o uso foi adiado.
Vichyssoise

"Sócrates não tem condições para qualquer cargo" /premium

219
Deputado do PS não tem dúvidas: caso "envergonha e preocupa o PS", mas o partido não se pode "transformar no Supremo Tribunal de Justiça". Próximo Orçamento deve incluir BE, defende.
Empresas

Empresas inviáveis não são prioridade para Governo /premium

A pressão aumenta para que as empresas "zombie" conheçam um veredicto. Deve o Governo salvá-las? É das próximas dores de cabeça da economia portuguesa, mas não está nas prioridades do executivo.
Economia

"EUA injetam dinheiro como se não houvesse amanhã" /premium

419
Economia dos EUA volta ao pré-pandemia este trimestre. Europa (talvez) daqui a um ano. A diferença? "EUA estão a injetar dinheiro como se não houvesse amanhã, os europeus são obcecados com a dívida".
Podemos

É possível imaginar o Podemos sem Pablo Iglesias?  /premium

Iglesias joga tudo em Madrid enquanto começa a sair de cena e a abrir caminho para Yolanda Díaz. Sem vozes dissidentes, mas também sem figuras carismáticas, Podemos enfrenta incerteza quanto ao futuro
França

Os separatismos que opõem Macron a um sindicato /premium

Emenda à "lei dos separatismos" de Macron prevê a dissolução de organizações que excluam com base na cor da pele ou género. Em causa, reuniões não mistas da UNEF onde minorias discutem discriminação.
Autárquicas 2021

O tudo ou nada para Rio e Rodrigues dos Santos /premium

O rioísmo pesa todos os cenários, incluindo o fim da linha e a ascensão de Moedas, o favorito. Rodrigues dos Santos tem a cabeça a prémio e vai tentar enganar o destino. Sobreviverão mais fortes?
Teatro

Presos ou torturados, nunca desistiram do amor /premium

Gravada no Museu do Aljube, para ver online, uma peça de teatro documental sobre os amores que nasceram em segredo e os filhos que tiveram de ser separados dos pais. André Amálio apresenta-a.
Música

Minta: há 15 anos a aconchegar-nos o coração /premium

Há 15 anos, Francisca Cortesão colocou umas canções no MySpace. Agora edita o 4º álbum com o nome artístico que há muito virou banda. "Demolition Derby" são oito cantigas-calmantes. Falámos com ela.
Judo

"Temos algo a mostrar com uma equipa de ouro" /premium

Selecionadora Ana Hormigo lança Europeu de judo que arranca esta sexta-feira no Altice Arena e acredita que, mesmo sem público, é possível Portugal ter uma das melhores participações de sempre.
Macroeconomia

Um Programa de Estabilidade com fé na "bazuca" /premium

A carga fiscal deverá atingir o valor mais baixo desde 2012. E as medidas Covid vão custar, só este ano, 3,5 mil milhões de euros. Programa de Estabilidade não informa sobre garantias do Estado.
Coronavírus

Já posso ir para a faculdade? E ao cinema? /premium

Governo arranca com terceira fase de desconfinamento e decreta o regresso às aulas presenciais para alunos do secundário e do ensino superior. País não avança todo ao mesmo ritmo e até há quem recue.
Nostalgia

1981. Como vestia (e vivia) Lisboa há 40 anos? /premium

112
Variações aparecia pela primeira vez na televisão, nasciam os Heróis do Mar e o Bairro Alto assumia-se como o centro da boémia e das artes. Estas são as histórias de Lisboa, há 40 anos.
Relatório Costa Pinto

BES. O braço de ferro pela garantia angolana /premium

Como o relatório secreto do Banco de Portugal conta a história dos avanços, recuos e desconfianças do Banco de Portugal, que nunca aceitou uma garantia angolana para cobrir o risco do BES Angola.
Coronavírus

Vacina de Carreiras causa mal-estar no Governo /premium

302
Autarca diz que, “em estreita colaboração com o Governo”, garantiu a cedência da patente de uma vacina para produzir na área de Lisboa. Processo envolverá o Ministério da Economia — e não o da Saúde.
OCDE

OCDE recomenda taxar mais o consumo /premium

319
Diretor de estudos da OCDE defende que, na fase da retoma, Portugal suba a tributação sobre o consumo em vez de taxar mais o rendimento (mesmo o dos mais ricos). Apoio no desemprego deve ser alargado.
Polícia Judiciária

PJ/Doyen. MP só ouviu duas testemunhas e arquivou /premium

Investigação a queixa de Ana Gomes durou mais de um ano, mas foi arquivada. Mesmo depois de, no julgamento de Rui Pinto, terem sido levantadas novas suspeitas sobre as ligações de um inspetor à Doyen.
Ambiente

Importações portuguesas matam 7.200 ha de floresta /premium

768
Relatório do WWF mostra que a UE é o segundo maior importador de desflorestação do planeta. Soja e óleo de palma são principais responsáveis. Entrevista ao especialista português da WWF Rui Barreira.
Banco de Portugal

6 anos, 5 negas. Relatório era secreto até no BdP /premium

Foi concluído há seis anos. Pedido em todos os inquéritos parlamentares à banca, mas sempre recusado até este ano. O relatório Costa Pinto era "secreto" até dentro do Banco de Portugal.
Relatório Costa Pinto

BES. O relatório secreto do Banco de Portugal /premium

220
O Observador revela em exclusivo o conteúdo do "Relatório Costa Pinto", escrito pela comissão que apontou as falhas no BES. Documento defende que o Banco de Portugal podia ter feito mais e melhor.
Coronavírus

Desconfinamento. Pausar, parar ou retroceder? /premium

140
Carregar no travão ou seguir em frente? Especialistas defendem que é preciso elasticidade na tomada de decisões. O mais provável é continuar a desconfinar, mas a uma velocidade moderada.
Coronavírus

Os problemas e as vantagens da vacina da Janssen /premium

Vacina da Johnson & Johnson chegaria a Portugal esta semana, mas, por causa de uma investigação nos EUA, a empresa decidiu atrasar a distribuição da vacina na União Europeia. 10 perguntas e respostas
Crise em Moçambique

Cabo Delgado. “Quem é que pode não ter medo?” /premium

157
Os traumas de quem viu as decapitações. Os homens que fazem planos para lidar com a eventual chegada de terroristas a Pemba. E o professor polígamo que fugiu de Palma com as suas duas famílias. 
Coronavírus

Costa já está preocupado com o plano para o verão  /premium

292
No Infarmed, primeiro-ministro quis saber mais sobre riscos da população flutuante, a pensar no verão no Algarve e sobre regras mais circunscritas. DGS prepara novas orientações para visitas a lares.
Chefs

"A pastelaria é para dar prazer, não mata a fome"

102
Queria ser astronauta mas acabou como um dos mais promissores talentos da pastelaria nacional. Aos 29 anos e com um longo currículo cheio de estrelas Michelin, Carlos prepara-se para a estreia na TV.
Operação Marquês

As duas fragilidades da decisão-bomba de Ivo Rosa  /premium

603
Ivo Rosa fundamentou prescrição dos crimes de corrupção com um polémico acórdão do Constitucional que a Relação de Lisboa não é obrigada a seguir. Fiscalistas em choque com definição de fraude fiscal.
Coronavírus

Covid-19. Será preciso tomar outra dose da vacina? /premium

Com vários países a aproximarem-se da imunidade de grupo mas com novas variantes a surgir, os especialistas e as farmacêuticas antecipam uma nova dose da vacina. Será mesmo preciso? Daqui a um ano?
Ensaios do Observador

Os efeitos económicos da pandemia

Não existem atalhos milagrosos para sair de uma crise tão grave como aquela que foi provocada pela Covid-19. Mas qual deveria ser o papel do Estado e das empresas? Ensaio de Jesús Huerta de Soto
Programa de Estabilidade

8 incertezas atrapalham o Programa de Estabilidade /premium

O ministro das Finanças está a preparar o Programa de Estabilidade rodeado de indefinições. Mas tem uma certeza — Bruxelas não vai "cobrar" para já as derrapagens orçamentais.
Operação Marquês

Como Ricardo Salgado sai (quase) limpo do processo /premium

444
Ivo Rosa acreditou em Salgado, Bava e Granadeiro e crimes de corrupção do caso PT caíram. Salgado só vai a julgamento por abuso de confiança por alegada apropriação de 10 milhões do saco azul do GES.
História

Como os portugueses reagiram ao apocalipse /premium

170
Houve vários momentos em que o fim do mundo foi anunciado em Portugal — por causa de epidemias, invasões marcianas ou pelas visões de pseudo-profetas. Joaquim Fernandes revisitou-os no seu novo livro.
Ensino Superior

Escola de Dança. Diretor acusado de assédio moral /premium

286
Alunos, funcionária e professor apontam atitudes e comentários impróprios a Edgard Fortes, que diz que sempre sentiu ostracismo "por não ser homossexual". Presidente do Politécnico não comenta.
Exploração Espacial

Como chegou Yuri Gagarin ao espaço? /premium

110
Há 60 anos, Yuri Gagarin tornou-se o primeiro homem a chegar ao espaço. Fê-lo à boleia de foguetes herdados da Alemanha nazi e com tecnologia simples. E porque, nos Estados Unidos, dormia-se.
Cinema

Ernesto de Sousa, o homem que queria o futuro /premium

Figura determinante na cena artística portuguesa do século XX, contribuiu do novo cinema em Portugal. A sua única longa-metragem, "Dom Roberto", conquistou dois prémios em Cannes, em 1963.
Música

"Blue Lines": 30 anos de revolução /premium

100
Os Massive Attack colocaram Bristol no mapa da pop mundial. E lideraram o movimento a que chamaríamos "trip hop". Marcaram a história da música urbana, tudo a partir de um clássico de 1991.
Ensaios do Observador

Que problemas restam na polémica da vacinação? /premium

Com a campanha de vacinação nos EUA e no Reino Unido muita avançada e o problema da fabricação quase resolvido sobram dois problemas. O das exportações da UE e os de cada país. Ensaio de Abel Mateus.
Estilo de Vida

“O Instagram levou-me a um momento de loucura" /premium

No novo livro, sobre amor-próprio e também validação social, Paula Cordeiro relata como sobreviver à era digital. Esta é a história da professora universitária que tentou e conseguiu ser influencer.
Direitos de Autor

Facebook também vai cortar notícias em Portugal? /premium

O Ministério da Cultura está a ultimar a proposta para a transposição da diretiva de direitos de autor e fala com empresas como a Google. Porém, o Facebook ainda não se pronunciou.
Fado

Como foi gravado o último disco de Carlos do Carmo /premium

Dia 16 sai o último álbum que Carlos do Carmo deixou gravado. Dois músicos e o filho (produtor) do fadista descrevem na primeira pessoa as gravações e levam-nos aos bastidores de "E Ainda...".
Música

Stravinsky: Um irrequieto em 12 obras essenciais /premium

Igor Stravinsky morreu há meio século – a 6 de Abril de 1971 – mas a sua obra continua a soar audaciosa e desafiadora a muitos ouvintes de hoje.
PS

PS em silêncio mantém cerca sanitária a Sócrates /premium

429
No PS admite-se que Sócrates regresse para "ajustar contas", mas não ao partido de onde saiu por falta de apoio. Essa linha da direção é para manter. Caso foi referido numa reunião da bancada.
Operação Marquês

Como caíram todas as acusações de corrupção /premium

Ivo Rosa arquivou todos os crimes de corrupção imputados pelo Ministério Público a José Sócrates. Juiz diz que não há favorecimento dos grupos Lena, Espírito Santo e Vale do Lobo. Saiba porquê.
Operação Marquês

As críticas de Ivo Rosa a uma acusação "delirante" /premium

174
A "fantasia" de que Sócrates recebeu dinheiro de Salgado ou o rigor "insuficiente" para provar o crime de corrupção. Juiz Ivo Rosa destruiu a acusação do MP. Estas são as 7 críticas mais devastadoras.
Operação Marquês

Como Sócrates "mercadejou" com o cargo de PM /premium

269
Ivo Rosa acredita que Sócrates aceitou receber mais de 1,7 milhões de euros para estar à disposição do amigo Carlos Santos Silva. O juiz diz mesmo que o ex-primeiro-ministro fez negócio com o cargo.
Coronavírus

Brasil: uma fábrica de variantes para o mundo /premium

507
A ausência de confinamento, a falta de medidas de prevenção e uma campanha de vacinação muito lenta potenciam o aparecimento de variantes e de preocupação que facilmente se espalham por outros países.
Vichyssoise

"Suzana Garcia é a candidata perfeita" /premium

126
O líder da distrital do PSD/Lisboa acredita que Suzana Garcia tem condições para vencer as eleições na Amadora, desvalorizando todas as polémicas. E não tem dúvidas: Isaltino é a escolha certa.
Família Real Britânica

Uma vida ao lado da rainha: a história de Filipe /premium

837
Com apenas 18 meses, fugiu do país de origem numa caixa de laranjas. Viveu longe dos pais e cresceu sem nação. Filipe morre aos 99 anos, para trás fica a história do longevo príncipe consorte.
Caso José Sócrates

O que pode decidir Ivo Rosa? Os 3 cenários   /premium

115
Ivo Rosa pode decidir a nulidade dos autos? Deixar cair só os crimes de corrupção? Ou até aceitar toda a acusação do MP? E há ainda a hipótese da decisão provocar a separação do processo. Saiba como.
Coronavírus

Há autarcas não vacinados, task force não sabia /premium

Ainda há presidentes de câmara que não foram contactados para serem vacinados contra a Covid-19 (Medina é um deles), mas task force acha que já foram todos e diz que responsabilidade é das ARS.
Autárquicas 2021

PS e PCP preparam-se para luta autárquica "feroz" /premium

Comunistas apostam em autarcas experientes, PS quer Setúbal e tenta agarrar maioria das câmaras no distrito. Consequências a nível nacional são afastadas pelos dois, mas pode haver um "irritante".
Restaurantes

27 esplanadas para desconfinar em Lisboa e Porto /premium

O confinamento português finalmente aligeirou e voltou a ser possível aproveitar a primavera à mesa com comida, bebida, boa companhia e segurança. Aqui estão algumas sugestões para aproveitar.
Música Portuguesa

Samuel: um violino contra o pânico e a ansiedade /premium

235
Quando os ataques de pânico e ansiedade se agudizaram, foi buscar o velho violino e fez o que antes receava ("achava que não era digno"). Esta 6ª, mostra-nos a sua "Cura" num disco de auto-descoberta.
Coronavírus

Podemos ou não confiar na vacina da AstraZeneca? /premium

684
Casos de coagulação são muito raros. O vírus da Covid-19 também provoca estes problemas, que são fatais mais vezes do que os da vacina da AstraZeneca. Tomá-la continua a ser melhor do que recusá-la.
Obituário

Coelho, a alma do PS que tratava a política por tu /premium

115
O homem do aparelho do PS criou um referencial de ética quando se demitiu após a queda da ponte de Entre-os-Rios. Mesmo após sair da vida política nunca deixou de ser dos políticos mais influentes.
Coronavírus

Foi em Lisboa que mais se ficou em casa /premium

Em Portugal, no final de março, as maiores mudanças no tempo passado em casa (e no trabalho) foram em Lisboa e Setúbal. Na Europa, foi em Malta que o confinamento mais se sentiu.
Conflito na Ucrânia

O que é que Putin quer da Ucrânia? /premium

Putin enviou milhares de soldados para a fronteira, fazendo soar os alarmes no Ocidente. Intervenção militar iminente ou demonstração de força para dissuadir aproximação de Kiev à NATO?
Agricultura

Pesticidas matam cultura a agricultores biológicos /premium

995
Dois jovens apostaram na agricultura biológica em Reguengos de Monsaraz, rodeados de vinha tradicional. Pesticidas estragaram-lhes produção. Queixam-se de inoperância, que a UE reconhece em Portugal.
Amnistia Internacional

Pandemia agravou violações de direitos humanos /premium

144
Relatório anual diz que pandemia exacerbou desigualdades e discriminação em todo o mundo. Profissionais de saúde e trabalhadores essenciais foram os "heróis" de 2020, mas também os mais desprotegidos.
Operação Marquês

Os argumentos que podem ter convencido Ivo Rosa /premium

217
A maioria dos principais arguidos optaram por atacar a acusação com alegadas irregularidades formais. Zeinal Bava foi um dos arguidos que tentou desmontar os factos da Operação Marquês.
Coronavírus

"Muitas empresas vão fechar porta e abrir ao lado" /premium

402
Paulo Soares Pinho, professor da Nova SBE, diz que o Estado está a falhar na sua função essencial e são "algumas bolsas de privados" que estão a pagar a crise. Bazuca é "voltar à política do passado".
Ensaios do Observador

Vacinas. O sucesso dos EUA e o falhanço da UE /premium

Comparando a forma como Estados Unidos e União Europeia anteciparam, programaram e investiram nas vacinas, as conclusões não deixam dúvidas. Agora é preciso retirar lições. Ensaio de Abel Mateus.
Tecnologia

"O que pode salvar a vida de uma startup é parar" /premium

A crise criada pela pandemia da Covid-19 criou "oportunidades" para as startups, defende em entrevista Sofia Benjuema, da Google. "Provaram que conseguem enfrentar a crise e algumas cresceram", diz.
Dívida Pública

A dívida é outra vez um problema, 10 anos depois /premium

561
Faz esta terça-feira 10 anos que Portugal pediu o resgate. Com a dívida pública a atingir um novo máximo, deve o Governo estar preocupado com o pós-pandemia?
Moçambique

Insurgentes, jihadistas ou terroristas?

344
Quais são, afinal, as causas da guerra em Cabo Delgado? Revolta popular contra o governo, o jihadismo islâmico ou os interesses nas riquezas naturais? Ensaio de Fernando Jorge Cardoso.
Estilo de Vida

Seis esplanadas, várias cervejas e um van der Ding /premium

991
Se esperava uma visita guiada pelos museus mais interessantes da cidade, que também reabriram esta segunda-feira, esqueça. Hugo van der Ding correu várias esplanadas e bebeu outros tantos copos.
Resolução do BES

Perguntas sobre BES chegam a Cavaco, 6 anos depois /premium

153
Audição (por escrito) ao ex-Presidente foi chumbada em 2015 no inquérito ao BES. O que queriam os deputados à esquerda (e o que quer o PS) saber de Cavaco? E o que agora podem perguntar?
DGS

O guia da DGS sobre lanches escolares saudáveis /premium

As porções, as idades e sugestões. Como compor um lanche saudável? É a esta pergunta que a DGS responde num guia sobre lanches saudáveis — que conta ainda com atividades para os mais novos.
Operação Marquês

O fim da Operação Marquês? Talvez em 2036 /premium

601
O caso não vai terminar com a decisão do juiz Ivo Rosa, na 6.ª feira. Depois do provável recurso do MP para a Relação, o julgamento e os inevitáveis recursos poderão demorar 15 anos a serem resolvidos
Sono

46% dorme pior na pandemia. Porquê e como evitar? /premium

Um estudo veio revelar que quase metade dos portugueses dormiram pior na pandemia. Sedentarismo e horários de sono desajustados ajudam a explicar. Mas também há dicas para ajudar a adormecer.
Coronavírus

Misturar vacinas diferentes pode ser a solução? /premium

256
Nos EUA, quem reage mal à primeira dose de uma vacina recebe outra na segunda dose. Cá, a decisão cabe ao médico. Investigadores exploram possibilidade de misturar vacinas. Em laboratório correu bem.
Apps

O bacanal de ideias que é o Clubhouse /premium

Vasco Mendonça e Francisco Peres experimentaram a app do momento e dizem que o desfecho vai ser demolidor. Tornou-se num bacanal de ideias do qual a maioria das pessoas se arrepende na manhã seguinte.
Óbito

Almeida Henriques: o homem e o político /premium

1997
Três amigos de Almeida Henriques, autarca de Viseu, lembram o lado pessoal, político e mediático do autarca. Falam de um homem otimista, agregador e apaixonado pela cidade que ajudou a transformar.
Documentários

"Trump é o herói dos QAnoners por ser outsider" /premium

Joseph Uscinski é professor na Universidade de Miami, estuda há anos teorias da conspiração, e este domingo surge nos últimos episódios do documentário “Q: Into the Storm”, sobre o QAnon.
Fact Check

Mitos e verdades da ação da polícia na pandemia

339
Sucessivos estados de exceção acumularam denúncias e indignação pela forma como as forças de segurança foram garantindo o cumprimento das regras. A história terá sido sempre contada por inteiro?
Pré-Publicação

Virginia Hall, a espia mais procurada pela Gestapo /premium

Elemento central da Resistência, a americana que estabeleceu uma rede de espiões em França, foi um enigma durante e após a II Guerra. O Observador pré-publica "Uma Mulher sem Importância".
Holocausto

Museu do Holocausto Porto: "Para ninguém esquecer" /premium

1820
Registos de refugiados que passaram pelo Porto, um mural de homenagem às vítimas e uma espécie de dormitório num campo de concentração. O primeiro Museu do Holocausto na Península Ibérica abre dia 5.
Música

Gisela João: "A mulher desgraçadinha? Nem pensar!" /premium

182
Aguentou as comparações a Amália, fintou pressões e fez um novo disco luminoso, uma "AuRora" na nossa música. Numa longa entrevista, Gisela João fala de tudo: Barcelos, Lisboa, Sr. Vinho, fado, vida.
Coronavírus

O que se passa nos seis concelhos com mais casos? /premium

175
Em Odemira, a apanha da framboesa acelerou os casos. Em Moura, foi uma professora "super-spreader". Em Rio Maior houve um surto na fábrica do famoso pão. E em Ribeira de Pena, a causa vem da barragem.
Fact Check

O que é verdade ou mentira na época pascal? /premium

O Observador verificou a origem da semana pascal, que se celebra esta semana. Vários especialistas no tema, como o bispo Jorge Pina Cabral ou o padre José Maria Brito, ajudam a decifrar a Páscoa.
Moçambique

Cabo Delgado: da falta de esperança à insurgência /premium

147
Jovens marginalizados radicalizaram-se e acabaram a jurar fidelidade ao Daesh, recorrendo ao tráfico para se financiarem. Incapaz de resolver o problema, Maputo resiste a pedir apoio internacional.
Exposições

Um guia de exposições para os próximos meses /premium

Face à "palidez da oferta expositiva" da Direcção-Geral do Património Cultural", "não há Resiliência que aguente", defende Vasco Rosa, que sugere as mostras que existem e persistem em 2021.
Coronavírus

"Com frágeis vacinados, confinar não faz sentido" /premium

378
Em entrevista, o investigador defende que é preciso discutir se as restrições fazem sentido quando os mais velhos e os doentes estiverem vacinados. Governo devia pedir parecer à Ordem dos Médicos.
Roupa

O alfaiate que vestiu a realeza vai ser professor /premium

749
Ayres Gonçalo aprendeu a ser alfaiate com o avô, trabalhou em quatro países e até já vestiu o príncipe Carlos. Em breve, será professor na Escola de Moda no Porto, para não deixar o ofício morrer.
Ativismo

Moçambique. Climáximo usa tragédia contra Galp /premium

300
Ativistas acusaram Galp de ter um "papel" no conflito armado que se vive no norte de Moçambique. Comunicado falso foi enviado às redações e houve cartazes espalhados por Lisboa.
Vichyssoise

Geringonça? "Não ficamos chateados para sempre" /premium

Com dúvidas sobre a "moralidade" e a "ética" do Governo, ainda assim a dirigente do BE não rejeita, em entrevista na Vichyssoise, negociações futuras. Candidatura a Almada? "Decisão está por tomar".
Coronavírus

Quando posso beber na esplanada? E ir ao ginásio? /premium

O Governo decidiu avançar com a segunda fase de desconfinamento e decretou a reabertura das escolas nos 2º e 3º ciclos, dos ginásios e das esplanadas. Prática desportiva volta, mas ainda a meio gás.
Política

Esquerda vai "aumentar confronto" com Governo /premium

PCP é claro: as opções do Governo são “muito relevantes” e levam a um “aumento da instabilidade”. BE vê as críticas ao Orçamento vingadas. Esquerda põe ónus no Governo: está a brincar com o fogo.
Governo

Costa nas entrelinhas. Disparos para todo o lado /premium

318
Em aperto, António Costa optou por saltar para o terreno e disparar a toda a volta. Para Marcelo tentou tiros menos sonoros, mas estiveram todos lá e podem bem fixar uma nova era nesta relação.
Trabalho

Teletrabalho. As linhas vermelhas dos parceiros /premium

Patrões não querem ouvir falar em grandes alterações ao teletrabalho em plena pandemia e pedem "bom senso". Sindicatos querem lei clarificada sobre os custos. O debate do Livro Verde.
Coronavírus

Pfizer tem mais reações adversas que AstraZeneca /premium

762
Base europeia revela que há mais casos de possíveis reações adversas à vacina anti-Covid-19 da Pfizer, que também lidera os casos de problemas no sangue. Mas a AstraZeneca tem mais reações sérias.
Moçambique

Em Palma, "o povo simples continua dentro do mato" /premium

O padre missionário Edegard Silva, que há um ano fugiu para Pemba, lamenta a falta de ação do Governo, diz que os militares pouco podem fazer e garante que o povo de Palma ainda precisa de ajuda.
Crime Organizado

Líder da máfia italiana está em coma /premium

125
PJ localizou-o em S. José, depois de ser transferido de Portimão. Está em coma e ligado à ECMO na UCI, por isso não pode ser detido e levado a um juiz. Notícia obriga a reforçar segurança.
País

Casa do Impacto: futuro desenha-se com a educação

450
As desvantagens da desigualdade são cada vez mais evidentes e é o próprio futuro que exige inovação social. Para a Casa do Impacto, a educação é o melhor motor desta mudança.
Trabalho

Os abusos do teletrabalho (obrigatório até 2022) /premium

Teletrabalho obrigatório foi promulgado antes de a lei ser clarificada. Livro Verde é apresentado na quarta-feira, mas o Governo já disse que não quer fazer grandes alterações legislativas.
Coronavírus

Alunos do 9.º ano estão piores do que os do 3.º /premium

129
Diagnóstico feito a alunos do 3.º, do 6.º e do 9.º ano mostra que todos foram prejudicados pela pandemia. Estudantes mais novos são os que estão melhor a Ciências, Matemática e Leitura.
Auto

Especialistas do setor auto discutem mobilidade

151
O PiscaPisca.pt e o Observador organizaram uma conversa sobre "A mobilidade a partir de 2021 com vista até 2051". Apesar de algumas dúvidas, fica uma certeza: nada voltará a ser como antes.
Música

Dia do piano: o que ouvir e o que o torna único /premium

Esta 2ª celebra-se o dia do piano. Júlio Resende, Filipe Melo, Joana Gama e Filipe Raposo explicam ao Observador porque é um instrumento único, contam como se apaixonaram por ele e deixam sugestões.
Câmara Municipal Lisboa

Lisboa gasta 400 mil por casa para renda acessível /premium

1315
Lisboa gasta quase 400 mil euros por cada casa em prédios para renda acessível. CML alega que "reabilitação é mais cara que construção". Sismos e reconversão de escritórios fazem parte da justificação
Ensaios do Observador

Nos 150 anos da Comuna de Paris /premium

As origens, a brutalidade e as consequências da revolta parisiense vista como o movimento revolucionário anti-burguês de 1871, que inspirou Marx e Engels. Ensaio de José Luís Andrade.
Porto

Guindalense: 45 anos e uma vista sobre o Douro /premium

124
Há 45 anos nasceu uma das coletividades mais carismáticas do Porto: o Guindalense. O clube mantém o espírito bairrista e as atividades culturais, mas quer construir uma nova sede e voltar ao desporto.
Perfumes

Chanel Nº5: 100 anos do perfume à prova do tempo /premium

Rasgo de genialidade ou erro de laboratório? A origem do sucesso continua a ser uma incógnita. O certo é que o perfume sobreviveu à guerra, seduziu as estrelas e ditou o futuro do império Chanel.
Ministério Público

Rosto de Luciana leva a investigar falsos médicos /premium

194
Luciana Félix fez três intervenções estéticas no rosto que correram mal. Descobriu que a pessoa que as fez, que se apresentava como médica dentista, não está inscrita na Ordem. MP e ASAE investigam.
Vinho

20 vinhos para descobrir o mundo sem sair de casa /premium

A pedido do Observador, seis garrafeiras escolheram 20 vinhos internacionais. Da África do Sul ao Líbano e à Síria, nesta viagem precisa apenas de levar o copo e o saca-rolhas.
Coronavírus

10 coisas que aprendemos com a Covid-19 /premium

Ao fim de mais de um ano com o mundo mergulhado na pandemia de Covid-19, já é possível começar a elaborar uma lista de lições que podem ser retiradas desta provação. Ensaio de José Carlos Fernandes.
Educação

Pandemia. Faz sentido repetir o ano letivo? /premium

795
Repetir o ano por causa das aprendizagens perdidas com a pandemia é uma solução a ser estudada noutros países. Por cá, não colhe adeptos e fala-se antes em prolongar o ano ou ter academias de verão.
Séries

"Allen vs Farrow": omissões, revelações e dúvidas /premium

Os quatro episódios sobre o alegado caso de abuso sexual há muito que estão disponíveis, mas as informações continuam a surgir. Afinal, o que ficámos a saber e o que não está no documentário?
Startups

Startups. "O sucesso tem um prazo de validade" /premium

Professor na prestigiada universidade americana MIT, Bill Aulet também dá aulas no The Lisbon MBA Católica | Nova. Ao Observador diz que os bons líderes são aqueles que não se levam demasiado a sério.
Chefs

Airoldi: "Talvez Portugal já seja pequeno demais" /premium

Este filho de pai italiano e mãe portuguesa revolucionou a gastronomia nacional. Em Macau há quase oito anos, diz que regressar para cozinhar não está nos planos. Talvez mais tarde, como professor.
Coronavírus

O dia em que a professora Sara foi vacinada  /premium

682
Apesar da ansiedade que não a deixou dormir e do receio dos efeitos secundários, Sara Dias foi um dos professores vacinados este sábado: “Espero que a partir de agora consiga ter uma vida normal.”
Poesia

“A poesia é o Galeto com o balcão até ao infinito” /premium

Em 2008, Mário Guerra abriu a única livraria de poesia do país. Depois de um interregno, reabriu-a em 2018, na Lapa, onde continua a funcionar em passo lento contra a pressa do mundo que a rodeia.
MotoGP

O ano 0 da fase 2 para o Einstein Miguel ser 1.º /premium

KTM deu um salto gigante em 2020 com Miguel Oliveira, Miguel Oliveira quer dar um salto gigante em 2021 com KTM. E há vida após o Qatar para o português ficar mais perto do sonho de ganhar o MotoGP.
Fórmula 1

O ano que pode tornar o melhor no melhor de sempre /premium

Lewis Hamilton pode conquistar o 8.º título e tornar-se o melhor piloto da história da F1. Mas há mais para ver a partir de domingo: o regresso de Alonso, a aposta em Sainz e o filho de Schumacher.
Coronavírus

Testes nas fronteiras? Nas terrestres não há /premium

283
Ao contrário do que acontece nos aeroportos, quem chega por terra não tem de fazer teste à Covid-19. MAI diz que a decisão é do Ministério da Saúde, Ministério da Saúde remete para o MAI.
Inovação

Dispositivo, com mão portuguesa, ganha prémio /premium

O dispositivo pode ser usado para tratar problemas no esófago ou intestino. É introduzido por endoscopia e a cirurgia acontece depois, quando o doente já está em casa. Numa semana, está resolvido.
Crescimento Económico

Centeno. 4 riscos e uma ideia controversa /premium

O Banco de Portugal e Mário Centeno apontam os caminhos que a economia terá de enfrentar até à retoma. E deixaram uma ideia controversa em tempo de pandemia: a economia ganha com empresas maiores.
Novo Banco

A última (?) injeção no Novo Banco em 10 questões /premium

Banco quer injeção de 600 milhões, mas, pela primeira vez, pode receber menos do que pediu. Fundo de Resolução admite retirar 166 milhões. Governo e partidos ainda terão de esgrimir argumentos.
Canal do Suez

Canal do Suez. As implicações do navio encalhado /premium

201
O porta-contentores MV Ever Given encalhou na quarta-feira no Canal do Suez, que liga a Europa à Ásia, dois dos principais mercados mundiais. Efeitos já se fazem sentir e petróleo já está mais caro.
Vichyssoise

"Nunca deixarei de ser opção para o Porto" /premium

Líder do PS/Porto não vê qualquer impedimento na função de eurodeputado para se lançar a uma candidatura ao Porto. Fala na teoria, mas não sai do plano de candidatáveis, mesmo depois de duas derrotas.
Sporting

O que se passou em Alvalade a 26 de março de 2011? /premium

Bruno de Carvalho esteve como vencedor algumas horas, Godinho Lopes ganhou o sufrágio. Antes, durante e depois, houve de tudo. Factos e mitos das eleições do Sporting que acabaram depois das 6h.
Justiça

Os 25 dias de polémicas do juiz pela verdade /premium

1241
Criou o movimento "Juristas pela Verdade" mas, com o regresso à judicatura, teve de abandoná-lo. Envolvido em várias polémicas ligadas à Covid, foi suspenso pelo Conselho Superior da Magistratura.
Coronavírus

Uma crítica, prudência e as semanas que valem anos /premium

Marcelo promove desconfinamento em três verbos: "Testar, rastrear, vacinar". Diz que é preciso não facilitar na Páscoa. Pedidos de prudência, sensatez e moderação refletem contenção presidencial.
Coronavírus

Reino Unido desconfina com novos casos controlados /premium

Há duas semanas que o Reino Unido abriu as escolas, num desconfinamento gradual e cauteloso. Os números de novos casos permanecem ao nível do início de março. Explicação pode estar na vacinação.
Startups

Feedzai: "Começaram a pingar investidores" /premium

123
Escolheu os investidores e o preço que quis, manteve o controlo do conselho de administração e a empresa em Portugal. "É difícil", mas foi assim que Nuno Sebastião transformou a Feedzai num unicórnio.
Música

Domenico Lancellotti. Uma canção no caminho do bem /premium

Mais do que pensar "Raio", o músico brasileiro encontrou o disco com o instinto. Parceiro de Moreno Veloso e com longa carreira, lança novo álbum já a viver em Lisboa. Só não quer "música agrotóxica".
Impostos

Fisco. Residentes estrangeiros pagaram 200 milhões /premium

Ministra da Suécia diz que os suecos que vivem em Portugal têm direito a bónus fiscal. Mas não só pagam impostos, como em 2018, renderam aos cofres do Estado 200 milhões de euros. Porquê o diferendo?
Coronavírus

Recuos de Merkel: desorientação ou exemplo? /premium

224
Chanceler avançou com paralisação na Páscoa, mas recuou. Dúvidas sobre variante britânica e pressão para desconfinar podem justificar recuo ou ser uma prova da credibilidade de Merkel.
Exportações

Exportações. Os mercados que se aguentaram em 2020 /premium

A pandemia destruiu muita riqueza no ano passado em Portugal, mas nem todos os mercados foram um desastre. O Observador foi espreitar alguns pequenos "milagres" nas exportações nacionais.
Israel

Sucesso na vacinação não bastou para Netanyahu /premium

Netanyahu esperava que imagens de um país a regressar ao normal fossem suficientes para chegar à maioria, mas eleitores não ficaram convencidos. Impasse político pode continuar em Israel.
Abusos na Igreja

"Relação homoafetiva". Cardeal desvalorizou abusos /premium

Investigação interna não acreditou em vítima que disse ter sofrido abusos aos 17 anos. Cardeal dispensou padre abusador por homossexualidade. Agora, uma nova vítima diz ter sofrido abusos em menor.
Livros

Vasco Pulido Valente, entre Sá Carneiro e Soares /premium

A vida do historiador e cronista e a de Portugal. São estes os temas centrais do livro "Uma Longa Viagem com Vasco Pulido Valente", de João Céu e Silva. O Observador faz a pré-publicação.
A página está a demorar muito tempo.