Ensaios do Observador

Corrupção. Como proteger os denunciantes? /premium

Proteger os denunciantes é uma das formas mais eficazes de melhorar o combate à corrupção. O que é feito lá fora e o que podíamos fazer cá? Ensaio de Nuno Gonçalo Poças
Corrupção

Como Lalanda conseguiu dominar o negócio do sangue /premium

458
Ex-líder da farmacêutica Octapharma foi acusado de alegadamente ter corrompido o ex-líder do INEM, uma médica e uma farmacêutica para ganhar o domínio de um negócio de mais de 120 milhões de euros.
Estados Unidos da América

Impeachment. 3 respostas sobre o que espera Trump /premium

As câmaras de TV ligaram-se e o espetáculo começou com as audiências abertas do processo de destituição de Trump. Quem são as testemunhas? Que diferença podem fazer? 3 respostas sobre o impeachment.
Entrevista

Carlos Moedas: "A geringonça estagnou as reformas" /premium

795
Com o fim do mandato como comissário europeu, Carlos Moedas volta agora a Portugal. Em entrevista a Maria João Avillez, critica a geringonça, defende as virtudes da UE e fala do seu futuro no PSD.
Tecnologia

“Não precisamos de um robô com aparência humana" /premium

Kriti Sharma é uma voz em ascensão na área tecnológica: uma das sub-30 mais promissoras segundo a Forbes, um dos "Jovens Líderes" das Nações Unidas e fundadora da ONG britânica "AI for Good".
Administração Pública

As 5 batalhas da ministra da Função Pública /premium

197
Carreiras por rever, salários por atualizar. Alexandra Leitão estreou-se nas reuniões com os sindicatos da Função Pública e pela frente tem várias batalhas — algumas deixadas pelo anterior Governo.
Espanha

"Pedro Sánchez é responsável pela subida do Vox" /premium

Ao Observador, o conselheiro de Ação Exterior da Catalunha culpa Sánchez pela explosão do Vox. Sobre o Tsunami Democràtic, que cortou a fronteira com França, defende o direito à manifestação.
Montepio

Tavares está a vasculhar passado do Montepio /premium

170
Carlos Tavares mandou fazer auditoria interna a créditos ruinosos à Casa da Sorte (como Félix Morgado também já tinha feito). Tomás Correia não gostou de saber. Relação entre os dois gelou há semanas.
Espanha

A noite eleitoral espanhola numa casa sem acordos /premium

O pai, Carlos, é unionista. O filho, Carles, é independentista. Com a televisão ligada e comida na mesa, discutem Espanha, Catalunha e muito mais. Este é o relato da noite eleitoral na casa dos Saez.
Espanha

7 opiniões rápidas sobre as eleições espanholas /premium

José Manuel Fernandes, Helena Matos, Alexandre Homem Cristo, Manuel Villaverde Cabral, Diana Soller, Diogo Noivo e Filomena Martins analisam a curta vitória do PSOE, a subida do Vox e o novo bloqueio.
Espanha

Os vencedores e os vencidos da noite eleitoral /premium

O Vox duplica e os independentistas crescem. O PP recupera do desastre e assume-se como pivô. Do outro lado, o PSOE arriscou e perdeu, o Podemos não surpreendeu e o Ciudadanos estampou-se.
Livros

Os segredos, os excessos e a glória de Elton John /premium

Como a década de 70 deu tudo e ao mesmo tempo quase tirou tudo a Elton John. O Observador faz a pré-publicação da autobiografia do músico inglês, que é publicada em Portugal a 14 de novembro.
História

Os nomes do que comemos: dos feijões às ervilhas /premium

Os legumes de que nos alimentamos fizeram um longo e, por vezes, retorcido percurso até serem o que hoje são, e os nomes que lhes damos também têm histórias curiosas.
Música

“Tenho desafiado a morte de uma forma louca" /premium

Atua na próxima quinta-feira no Coliseu dos Recreios e em dezembro na Figueira da Foz. Em 2020 chegará aos 70 anos mas está "aí para as curvas". Uma longa entrevista com Jorge Palma, sem tabus.
Literatura

A freira portuguesa que escrevia cartas de amor /premium

166
350 anos depois da publicação em Paris de cinco cartas de amor de uma freira portuguesa, o que se sabe sobre a alegada autora? O Observador visitou, em Beja, os locais associados a Mariana Alcoforado.
Festas

O São Martinho, o Halloween e as castanhas /premium

O Halloween vem do All Hallows’ Eve (Véspera de Todos os Santos) e é muito semelhante à celebração celta do Samhaeen e uma reminiscência do Samhaeen. O magusto também deriva de velhas tradições.
Concertos

Os palcos já não têm o homem da cidade 

259
Carlos do Carmo disse adeus aos palcos. Marcelo chamou-lhe Príncipe Republicano. Costa e Medina homenagearam-no. Guterres aplaudiu. Ele brincou com Centeno. Ficou o obrigado num Coliseu esgotado.
30 anos Muro de Berlim

Como a Stasi vigiou e usou os portugueses até 1989 /premium

127
A polícia política da ex-RDA recrutou informadores portugueses, infiltrou secretárias alemãs na embaixada e acusou um diplomata de transportar pessoas na mala do carro. Era mentira mas iam expulsá-lo.
Catalunha

Pedro Sánchez está nervoso (e tem razão para isso) /premium

O PSOE viu na repetição eleitoral uma hipótese, mas pode estar prestes a perder essa aposta. Após uma campanha difícil, nada é garantido e os apoiantes desesperam: "Está tudo muito complicado…”.
Luxo

Novidades e clássicos do luxo na Madeira  /premium

Fomos de iate às Desertas e vimos um chef preparar uma refeição gourmet para um amigo de quatro patas. Conheça estas e outras ofertas extravagantes para conhecer a tempo do Natal e Reveillón.
30 anos Muro de Berlim

Muro. As histórias mais incríveis de fugas da RDA /premium

257
Escondidos em porta-bagagens, num "comboio para a liberdade" e por um túnel secreto. Entre os que conseguiram sair da RDA, há quem tenha passado para o outro lado do Muro de forma digna de filme.
30 anos Muro de Berlim

O plano secreto para construir o Muro de Berlim /premium

122
O plano foi decidido em segredo, com menos de duas semanas de antecedência e recebeu um nome de código: Operação Rosa. Em poucas horas, mais de 10 mil quilómetros de arame farpado dividiram Berlim.
Crime

Como a PJ encontrou a mãe do bebé deixado no lixo /premium

333
A mulher suspeita de abandonar o filho recém nascido vivia numa tenda junto a Santa Apolónia há cerca de um ano. Justificava a sua barriga com problemas intestinais. A PJ descobriu-a em três dias.
Espanha

O PP está de volta. O problema será o que se segue /premium

Após o pior resultado eleitoral de sempre da história do partido, o PP surge agora reinventado, com um Pablo Casado moderado e presidenciável. As sondagens dizem que está a resultar. Mas até quando?
Espanha

O independentismo fez das vidas deles um pesadelo /premium

Fernando não pôde ir às aulas porque um grupo independentista se barricou na faculdade. Mariajo perdeu grande parte do seu negócio como guia turística — e está farta de que lhe chamem "facha".
Abusos na Igreja

"Uma geração de Papas foi cúmplice dos abusos"  /premium

175
Em entrevista ao Observador, Walter Robinson, o editor que liderou a equipa Spotlight e expôs os abusos sexuais na Igreja Católica dos EUA em 2002, deixa duras críticas à atuação do Papa Francisco.
Web Summit

Os nossos 11 Óscares da Web Summit /premium

Melhor ator, melhor atriz, melhor filme, melhor realizador e até a melhor banda sonora. A Academia Observador reuniu e escolheu os 11 ilustres que, em 2019, levam as estatuetas douradas para casa.
Crime

Como a PJ desvendou cinco casos de bebés mortos /premium

Como é que estas cinco mulheres esconderam a gravidez? Como justificaram que tenham asfixiado os bebés logo a seguir ao parto? E como é que foram apanhadas e condenadas? As sentenças ajudam a explicar
Catalunha

Orgulho e preconceito num comício do Vox /premium

273
O Vox surpreende e já vai em 3.º nas sondagens. Por uma razão: Catalunha. Mas é exatamente ali que o partido de Abascal tem as piores boas-vindas: "Fora, fascistas, dos nossos bairros", ouve-se.
Exposições

Robin Fior: o inglês impaciente /premium

O Museu Gulbenkian inaugura uma exposição dedicada ao designer, activista e agente de propaganda política que com trabalho feito entre Inglaterra e Portugal deixou legado e influência .
Entrevista

"Problemas para o Governo não virão de Belém" /premium

1229
Presidente da AR já meteu papéis para a reforma e quer gozá-la depois deste mandato, diz em entrevista ao Observador. E acredita que não será de Belém que virão os maiores problemas para o Governo.
Cinema

"Não sou famoso, tenho é um apelido conhecido" /premium

Antigo programador e administrador cultural, é o protagonista do filme “Technoboss”. Em entrevista, fala de representação, elogia o mandato de Carrilho e diz que a Cultura é governada por palpites.
Televisão

Judite Sousa. Conquistas, desgostos e polémicas /premium

Anunciou esta quarta-feira a saída da TVI. Os principais episódios da vida e da carreira de Judite Sousa, que chegou à RTP com 18 anos e se habituou a ser notícia, nem sempre pelos melhores motivos.
Espanha

Viagem à aldeia mais independentista da Catalunha /premium

Em L'Esquirol, a unanimidade em torno da independência lembra a Coreia do Norte: 97,4%. "Está no nosso ADN", diz o autarca. Mas também há unionistas — e alguém andou a tirar símbolos independentistas.
Mercado de Trabalho

Paixão no trabalho? Como as empresas põem travão /premium

151
Pode iniciar uma relação com um colega? A empresa pode despedi-lo? Se for a tribunal, ganha? O CEO da McDonald's demitiu-se. Em Portugal, a lei impede restrições, mas há empresas que tentam na mesma.
Espanha

Quiseram tudo e agora podem ficar sem nada /premium

Em 2015, Ciudadanos e Podemos enterraram o bipartidarismo e desde então a política em Espanha nunca mais foi a mesma. Mas, quatro anos depois, estão aquém dos seus maiores sonhos. O que falhou?
Crime

Um BMW, os amigos e o dinheiro do Turismo do Norte /premium

284
A investigação continua, mas com o ex-presidente do Turismo do Norte preso o MP decidiu avançar com a acusação contra 29 arguidos. Todos eram amigos de Melchior Moreira. Ou trabalhavam com ele.
Caso José Sócrates

Sócrates: "O dinheiro da minha mãe vinha do cofre" /premium

11982
O ex-primeiro-ministro teve de esclarecer os mais de 100 mil euros em férias pagos por Carlos Santos Silva e o dinheiro vivo que a mãe guardava num cofre e lhe dava desde sempre.
Web Summit

A Web Summit vai azedar a relação com os EUA? /premium

De um lado, os perigos para as "democracia liberais". Do outro, uma tecnologia mais rápida que a diplomacia. No mesmo palco, as caras da Huawei e dos abusos dos EUA. Como fica Portugal, o anfitrião?
Estados Unidos da América

"Ataram-me, vendaram-me e apontaram-me uma arma" /premium

John Limbert é um dos 52 americanos que estiveram 444 dias sequestrados na Embaixada dos EUA em Teerão. 40 anos depois, recorda tudo sem rancor. "É bom poder olhar para trás", diz ao Observador.
Web Summit

Os 19 oradores que tem mesmo de ver na Web Summit /premium

189
De Snowden ao responsável pela tecnologia da Casa Branca, à CEO da Wikipedia ou à ex-diretora da Cambridge Analytica. Nem o filho de Will Smith escapou à lista que fizemos para a Web Summit.
Entrevista

"Juros baixos são maus para jovens sem pais ricos" /premium

135
David Miles, ex-membro do Banco de Inglaterra, avisa em entrevista que juros baixos podem ser "tóxicos" e colocam umas gerações em vantagem face às outras. E quem não tem pais ricos fica prejudicado.
Web Summit

Dylan, Trump e os CEO que só se "embebedam" /premium

117
As pressões externas, os SMS ameaçadores, as situações mais embaraçosas e os tweets e emails que já enviou por engano. Fizemos 47 perguntas ao fundador da Web Summit, mas nem todas tiveram resposta.
Livros

“Churchill teria votado a favor do Brexit” /premium

158
Nova biografia monumental de Winston Churchill revela documentos e exalta o aristocrata que liderou o Reino Unido. O autor chegou a estar três dias de pijama em casa só para escrever um capítulo.
Escapadinhas

Casa Fortunato. O hotel onde até os donos vivem  /premium

441
Em meados de outubro foi considerado o "melhor hotel de 2019" pela Mr. & Mrs. Smith. Na Casa Fortunato, em Lisboa, há nove quartos onde pernoitar e um labrador de três anos armado em concierge.
Livros

A cadeira e outros grandes inimigos da humanidade /premium

113
Nós não fomos feitos para esta vida, diz-nos Vybarr Cregan-Reid em "Alteração Primata", um livro que mostra como a civilização que criámos e de que tanto nos orgulhamos está a arruinar a nossa saúde.
Saúde

Esquizofrenia. Um avatar para calar as alucinações /premium

252
Terapia ainda está a ser testada. Os doentes enfrentam as suas alucinações auditivas através de uma imagem digital que representa as vozes que os assustam e ameaçam. Alguns deixaram de as ouvir.
Web Summit

Um guia com humor para os novatos da Web Summit /premium

159
Vasco Mendonça e Francisco Peres fizeram o guião possível para que não perca pitada da Web Summit na próxima semana. Dizem que não é tarefa fácil, mas necessária para continuar a sorrir cinicamente.
Livros

Eleitora, banqueira, maquinista. 59 pioneiras /premium

575
Carolina Ângelo foi a primeira mulher a votar. Patrícia Pinto foi a primeira maquinista da CP. "As Primeiras - Pioneiras Portuguesas num Mundo de Homens" reúne as histórias de 59 mulheres precursoras.
Igreja Católica

Cartuxa. A última conversa dos monges silenciosos /premium

1186
Esta sexta-feira, os monges cartuxos voltam a sair de Portugal, agora por serem poucos. Antes de seguirem para Espanha, falaram dos 60 anos em Évora e do que foram vendo do mundo a partir da clausura.
Educação

A escola onde as crianças gerem o seu tempo /premium

392
Turmas com várias idades, liberdade para escolher e partilhar e uma escola que ensina a vida prática. Há quem queira ver o método Montessori em Portugal daqui a dois anos.
Música

Carlos do Carmo: "O meu tempo é agora, estou vivo" /premium

106
Está quase a fazer 80 anos. Antes vai despedir-se dos palcos, com dois concertos nos coliseus do Porto e Lisboa. Em entrevista, explica o porquê deste adeus e recorda histórias, pessoas e políticas.
Operação Marquês

Salário de 12 mil euros "não chegava para Paris" /premium

3219
Entre os 12 mil euros mensais que não chegavam para viver e os "gastos de classe média" em férias de ski na Suíça, as respostas de Sócrates marcaram a 4.ª sessão do interrogatório.
Iniciativa Liberal

"Farei parte da solução de liderança da IL" /premium

204
O deputado único do Iniciativa Liberal falou sobre o seu futuro na liderança do partido, agora que Carlos Guimarães Pinto deixou o cargo. E não exclui uma candidatura. "Não serei um obstáculo".
Brexit

“Order!” John Bercow pelos olhos dos biógrafos /premium

242
O mandato do speaker mais vistoso, irreverente e, para alguns, parcial termina agora. Falámos com os biógrafos de John Bercow para perceber quem é o homem que revolucionou o cargo.
Tribunais

Pedrógão. MP quer Valdemar Alves noutro processo /premium

1028
Procuradora recorreu para a Relação para que o autarca não seja julgado no processo principal, mas considera que há indícios e deverá ser acusado num processo à parte por sete homicídios.
Montepio

O relatório que trama o escolhido para o Montepio /premium

274
Notícia Observador. O escolhido para presidente do Montepio, Pedro Alves, liderou em 2009 uma estratégia para mascarar rácios de crédito vencido e esconder de forma ilícita as dificuldades do banco.
Música

Aldina Duarte: “No fado não se foge da dor" /premium

208
Tem 25 anos de carreira e fez um disco para homenagear a cultura das casas de fado, onde se formou cantora. “Tudo o que é acessório no fado estraga e estraga muito”, diz-nos em entrevista.
Lamborghini

Lamborghini Urus prova que é um “canhão” na Nazaré

102
Não é todos os dias que nos passam para as mãos um “monstro” com 650 cv (só) para ir à praia. A questão é… por que caminhos lá chegaríamos! O Urus resistiu à tortura, sem levantar (grandes) ondas.
Caso José Sócrates

Sócrates. "Carlos Santos Silva é um homem honesto" /premium

1597
Entre duros ataques a Passos Coelho e ao MP, o ex-primeiro-ministro teve dificuldades em explicar os arrendamentos de casas em Paris pagos inicialmente por Santos Silva.
Escolas

Escola. Pais e professores veem missões diferentes /premium

384
Professores acham que alunos passam demasiado tempo na escola, pais acham que é adequado. Depois de ver o estudo "A Missão da Escola", Eduardo Sá vê mais sensatez entre os docentes.
Boxe

Ali, Foreman e 45 anos de "Rumble in the Jungle" /premium

115
A 30 de outubro de 1974, Muhammad Ali destrona o imbatível George Foreman num duelo épico em Kinshasa, reconquista o título que nunca perdeu no ringue, e revalida a sua página de glória.
ADSE

Quatro anos perdidos. ADSE entra em défice em 2020

6170
Tribunal de Contas diz Governo não tomou medidas para garantir sustentabilidade da ADSE. Se nada for feito e não entrarem beneficiários, sistema entra em défice em 2020 e fica sem almofada em 2026.
Corrupção

Ivo Rosa. "Quem se acusa?" /premium

2342
O juiz de instrução criminal não gostou de ver as notícias sobre o primeiro dia do interrogatório a Sócrates e ameaçou advogados com revistas da PSP para apreender telemóveis.
Reino Unido

Chegou a hora da verdade para Jeremy Corbyn /premium

À quarta foi de vez e o Labour, pressionado por SNP e Lib-Dems, aprovou ida às urnas. Mas é um partido dividido e assombrado pelas sondagens. Conseguirá Corbyn surpreender tudo e todos?
Inovação

Por que razão é que o mundo fala inglês? /premium

A edição portuguesa do livro "Loonshots", do físico e executivo Safi Bachall, chega a Portugal. Leia um capítulo de "Lunáticos. Como fomentar ideias loucas que fazem o mundo avançar".
Brexit

“Populismo em esteroides? É só ignorarem o Brexit" /premium

É professor universitário e estuda a vaga que criou Trump e o Brexit, a que chama "nacional-populismo". Goodwin diz que o movimento veio para ficar e que ignorar a vontade do povo só o tornaria pior.
Entrevista

Magnata dos media? "Comigo é para ganhar dinheiro" /premium

Faria negócio com Trump, acha que Costa e Rio se complementariam e não tem "medo de ser o patrão". A primeira grande entrevista de Mário Ferreira depois de se saber da oferta da Cofina pela TVI.
Internet

50 anos depois, e se a internet se desligasse? /premium

311
A Internet nasceu há 50 anos, a 29 de outubro de 1969. O futuro, partilhado entre humanos e cyborgs, será uma distopia ou um paraíso? Ensaio de Miguel Panão
Caso José Sócrates

Sócrates culpa Passos pela captura da PT pelo GES /premium

2859
Chamou "mente delirante" a José Maria Ricciardi, insinuou proximidade de António Costa ao BES e ainda afirmou que, enquanto liderou o Governo, a PT não tinha sido capturada por Salgado.
Igreja Católica

Padres casados, mulheres e uma estátua roubada /premium

O objetivo central era a defesa da Amazónia e a consciência ecológica da Igreja. Mas o Sínodo deste mês ficou marcado pela proposta para permitir padres casados. Tudo depende agora do Papa Francisco.
Caso José Sócrates

Os 5 pontos essenciais da acusação contra Sócrates /premium

105
O juiz Ivo Rosa reservou três dias para interrogar José Sócrates na Operação Marquês. Afinal, qual é a acusação do MP contra o ex-primeiro-ministro?
Escritores

Marina Perezagua, entre o encanto e a solidão /premium

Nasceu em Sevilha, viveu em Itália, Inglaterra e há anos que se estabeleceu nos Estados Unidos. Na vida de Marina Perezagua, há muitos mundos e nos seus livros também. Falámos com a autora em Óbidos.
Justiça

Por que razão Ivo Rosa perde tanto? /premium

1303
Decisões que não respeitam a lei ou a jurisprudência e que impedem o Ministério Público de investigar. É assim que a Relação tem visto o magistrado que tem o destino de José Sócrates nas mãos.
Exposições

A história e as obras de Da Vinci no Louvre /premium

183
Demorou uma década a ser preparada e já abriu portas no museu mais visitado do mundo. É a maior exposição de sempre do mestre renascentista. Que novidades nos reserva?
Biotecnologia

A carne de laboratório ainda custa 90€ meio quilo /premium

471
A carne "limpa" não obriga a matar animais e pode ajudar a combater as alterações climáticas. Mas quem estará disponível para pagar 90 euros por meio quilo de carne de laboratório?
Sociedade

Skinheads mataram pela primeira vez há 30 anos /premium

448
Seis anos antes de Alcindo, José Carvalho foi esfaqueado à porta do PSR, em Lisboa, e a extrema-direita neonazi tornou-se um perigo visível em Portugal. Pedro Grilo, o homicida, fugiu da prisão.
Tomada de Posse

Os avisos de Marcelo a Costa nas entrelinhas /premium

Um discurso que pede prioridades claras, faz avisos, lembra que há outra metade do copo e que essa está vazia. O Presidente deu posse ao segundo Governo de Costa e até o compara a um milagre
Livros

"Nenhuma contrariedade travava Manoel de Oliveira" /premium

Nova biografia diz que o realizador procurava controlar toda a gente durante as filmagens. Só o filho mais velho de Oliveira falou com o biógrafo.
Entrevista

Maria Gambina: "Deixem-me estar no Porto" /premium

O nome Maria Gambina funde-se com a história da moda nacional. No Porto, a criadora fala do passado, do regresso à passerelle e de uma carreira marcada pela experiência e por uma identidade forte.
Entrevista

"Sempre mantive Sócrates à distância de um braço" /premium

374
Do "Soares New Look" à Netflix, com passagem pelo "Bando dos Quatro", pela zanga com Pulido Valente, e por um encontro com o antigo primeiro-ministro num elevador. A última entrevista do Artigo 38.
Teatro

Por onde anda Margarida Vila-Nova? /premium

Em "Reinar Depois de Morrer", em cena no Teatro de Almada, Margarida Vila-Nova é Inês de Castro. Oportunidade ideal para conversar com uma atriz que fala à velocidade da luz e que se ri de si própria.
Montepio

A última "facada" de Tomás foi para Carlos Tavares /premium

Elogios rasgados à CEO interina e, quando Tavares virou costas, o ataque ao banqueiro. Foi assim a reunião da saída de Tomás Correia, reunião que o Padre Melícias descreve como "simpática".
Pediatria

Como pode ser a vida do bebé sem rosto

183
O bebé cujas malformações não foram detetadas pelo médico pode respirar sem nariz e até viver sem os olhos, só ainda não se sabe que impacto terão as malformações do cérebro no desenvolvimento futuro.
Escritores

"A literatura africana vai ser a mais importante" /premium

Há uma mudança em curso na literatura. Geovani Martins, que nasceu e cresceu nas favelas do Rio de Janeiro, faz parte desse movimento de abertura, que acredita que será cada vez maior no futuro.
Aeroporto de Lisboa

Aeroporto no Tejo? Uma boa ideia com pontos fracos /premium

983
Portela e Alverca unidas por comboio automático em 12 minutos num grande aeroporto que prevê pista no Tejo sobre ilha fluvial. Boa ideia no papel, mas difícil de fazer, diz bastonário dos engenheiros.
Brexit

As 5 razões porque Boris quer ir a eleições agora /premium

A conjuntura é mais favorável do que nunca para o primeiro-ministro, que conseguiu um acordo ao mesmo tempo que domesticou os setores pró-Brexit mais radicais. Difícil é convencer os trabalhistas.
Google

Google. Qual a importância do computador quântico? /premium

105
É um marco histórico, afirmam os cientistas ouvidos pelo Observador. O cálculo apresentado não tem aplicação prática, mas no futuro estes computadores podem vir a analisar bases de dados enormes.
PSD

Candidato ao PSD? "Falta o que não depende de mim" /premium

416
Quer disputar as diretas do partido mas, ao Observador, Miguel Morgado admite "não ter conseguido reunir os meios" necessários. E não "esconde" que Montenegro é quem mais se afasta de Rui Rio.
Teatro

Filipa Areosa: "Estive adormecida, mas quero tudo" /premium

153
Desde 2012 que tem feito sobretudo televisão e partir desta sexta está no Teatro Aberto, em “Doença da Juventude”. Em entrevista, Filipa Areosa diz-nos que nunca quis tanto ser atriz como agora.
Migrações

Português levou 10 ilegais no camião (e não sabia) /premium

160
Dentro do camião frigorífico, a temperatura não passava dos 3 graus. Nove adultos e uma criança viajaram ali durante cerca de 14 horas. Arménio só percebeu quando chegou ao destino, em Inglaterra.
Crime

Livro. A vida e a morte de 11 assassinos em série /premium

106
Todos mataram em série, quase todos foram executados por isso. Neste livro sobre 11 temíveis homicidas (um deles português), a exceção é Pedrinho Matador: assassinou 100 pessoas, agora é youtuber.
Catalunha

Catalunha. "Estamos num impasse, não há diálogo" /premium

Numa conversa na Rádio Observador, o representante do governo catalão em Lisboa admite que "não é adequado" falar de datas para um referendo, como fez Quim Torra. E culpa Madrid por não haver diálogo.
Cinema

10 lições de vida que aprendemos com Woody Allen /premium

325
“Um Dia de Chuva Em Nova Iorque” é o 50.º filme de um dos mais prolíficos e influentes cineastas da história. Pretexto para passar em revista uma carreira em 10 citações que nos mudaram a vida.
Bebés

Médico de Setúbal não viu que bebé só tinha um rim /premium

5219
A mãe de Diana fez duas ecografias com o médico Artur Carvalho: "Tudo perfeito". A menina nasceu com duas vaginas, dois retos, dois úteros, espinha bífida e só um rim. Já vai para a sexta cirurgia.
Trabalho

Que problemas enfrenta quem quer "Regressar"? /premium

113
Três meses depois do arranque do programa Regressar, 288 emigrantes pediram os apoios financeiros e apenas 37 estão a recebê-los. As dificuldades de quem adere aos incentivos para voltar ao país.
Partido Chega

Chega. Afinal, que direita é esta? /premium

732
Partido de protesto e anti-sistema, o Chega entrou no Parlamento ao fim de cinco meses de existência. De onde vêm as suas ideias? Ensaio de Patrícia Fernandes e André Azevedo Alves.
Livros

A bomba contra Salazar e os efeitos no PCP /premium

445
O Observador faz a pré-publicação do livro "Os Anos Esquecidos: a refundação do Partido Comunista Português", com um excerto sobre o atentado de 1937 contra Salazar.
Acidentes e Desastres

"Arranjámos um buraco para ficar mais quentinhos" /premium

153
António Afonso foi um dos portugueses presos na gruta de Cueto-Ventosa. Conta que dormiam juntos para combater o frio, faziam turnos de 2 horas para ver o nível da água e sabiam que iam sair dali.
PSD

As entrelinhas do discurso de Rui Rio /premium

Criticou os adversários com muitas indiretas, defendeu que se não aceitasse candidatar-se o partido corria riscos, cedia a interesses obscuros e a derivas liberais. Afinal, o que quis dizer Rui Rio?
Canadá

De príncipe liberal a rei das contradições /premium

Justin Trudeau foi reeleito esta segunda-feira, mas perdeu a maioria do primeiro mandato. Por causa de escândalos e contradições, muitos canadianos deixaram de acreditar na "marca Trudeau".
Montepio

Como é que o Montepio pode ser "um novo BES"? /premium

191
No Banco de Portugal comparou-se o Montepio ao BES. Que risco há de que, mesmo que não seja cliente, uma fatura lhe caia no colo? Fomos às agências como cliente-mistério ver se vendem gato por lebre.
Catalunha

As horas da Catalunha independente há 85 anos /premium

175
Em Outubro de 1934 a Catalunha foi independente por 10 horas. Morreram 107 pessoas. Os independentistas nunca tiveram armas suficientes e os revolucionários sumiram-se rapidamente.
Alterações Climáticas

Como a pequena Greta salvou o planeta /premium

2088
Ensaio. A incrível, arrebatadora e comovente história da intrépida adolescente sueca que fez a humanidade despertar a tempo de evitar o holocausto ambiental e abraçar um futuro sustentável e radioso.
Lixo

Porto luta contra o lixo: o que falta fazer? /premium

221
Desde abril, mais de 60 estabelecimentos comerciais já foram multados por não separarem o lixo. Este mês serão instalados contentores com cinzeiros e há um plano de controlo de gaivotas a caminho.
Escritores

"Somos o mesmo animal independentemente da década" /premium

Donald Ray Pollock deixou o emprego que tinha numa fábrica de papel para se tornar escritor. Hoje conta com três livros publicados e a certeza de ter descoberto o que quer fazer para o resto da vida.
Felicidade

"Hoje, dizer-se que não se é feliz é uma vergonha" /premium

313
A indústria da felicidade está avaliada em 4,3 biliões de dólares. Mas "essa obsessão representa novas formas de narcisismo", diz Edgar Cabanas, um dos autores de "A Ditadura da Felicidade".
Escolas

Ciberbullying é o grande desafio das escolas /premium

426
O Ministério da Educação lançou esta semana um plano de combate ao ciberbullying. É possível aplicá-lo nas escolas? E que outras formas há de resolver o problema?
Homem

Ser infértil é cada vez mais um problema masculino /premium

Olhada como um problema mais feminino, a infertilidade pesa cada vez mais nos homens, muito por causa da queda na qualidade dos espermatozoides. Eles estão mais atentos, mas são poucas as soluções.
Catalunha

O homem que pode mediar o conflito da Catalunha /premium

O nome de Daniel Innerarity chegou a ser acordado para mediar o conflito catalão, mas tudo caiu por terra. Obcecado por criar diálogo na confusão, hoje diz que aceitaria o convite — apesar de tudo.
História

"É importante pensar no colonialismo actual" /premium

Filho de uma belga nascida no Congo e neto de um médico que trabalhou naquela antiga colónia, Matthias de Groof estreia um documentário este domingo no Doclisboa sobre o polémico Museu de África.
Séries

Vai Watchmen ocupar o lugar de Guerra dos Tronos? /premium

O que dizem os super-heróis de nós? E se fossem humanos a lidar com o racismo em Oklahoma, EUA? Damon Lindelof, Regina King e Jeremy Irons apresentam-nos a grande aposta da HBO.
Media

"Perdi muitos amigos com responsabilidades no PS" /premium

1874
"Há-de chegar o dia em que ninguém quer falar comigo", admite Felícia Cabrita. "Mas se assim não fosse, não estaria a fazer um bom trabalho", afirma também. A entrevista ao Artigo 38.
Catalunha

O que é preciso para a Catalunha e Madrid falarem? /premium

Novas lideranças, algumas concessões e abertura para perder guerras para no final de tudo ganhar paz. Falámos com dois especialistas, e vozes de moderação, para dar sentido ao caos que domina Espanha.
Lixo

Negócio do lixo. Regulador e Governo em guerra /premium

172
Quem deve recolher e reciclar restos de comida que vão para o lixo? Regulador ataca decisão do Governo a favor de empresa privada e denuncia pressões e ingerências. Ministério ameaça com meios legais.
Chefs

Vai abrir o novo Bairro Alto Hotel. O que mudou? /premium

243
Depois de quase dois anos de extensas obras de remodelação e ampliação, o boutique hotel cresceu, recrutou o chef Nuno Mendes e é uma das maiores novidades do ano na capital. Conheça-o ao pormenor.
CDS-PP

CDS. Críticos atribuem culpas a toda a direção /premium

João Almeida é o único rosto da continuidade em ponderação. Entre os críticos, estratégia é colar toda a direção à derrota e defender que líder não tem de ser deputado. Congresso a 25 e 26 de janeiro.
Restaurantes

"Eu não sou pago para comer mas sim para escrever" /premium

O autor da frase é o homem que há mais de 20 anos avalia restaurantes para o jornal britânico The Guardian. Em novembro vem falar ao Porto, mas antes disso o Observador foi conhecê-lo melhor.
Conselho Económico E Social

Novos partidos? "Há um envelhecimento na esquerda" /premium

O "envelhecimento" da esquerda, a falta de formação em Portugal, o "mau" efeito das 35 horas na Saúde e o peso do Inglês no crescimento da Irlanda. Correia de Campos esteve "Sob Escuta".
Igreja Católica

A Amazónia pode desencadear a revolução na Igreja /premium

Após seis anos a falar de revolução, o Vaticano está, a propósito da Amazónia, a discutir exceções ao celibato e à ordenação de mulheres. Os críticos não perdoam a Francisco a abertura do precedente.
Orçamento do Estado

As três dúvidas que deixa o esboço orçamental /premium

O esboço orçamental entregue à Comissão Europeia é um documento temporário cujos pressupostos podem vir ser alterados pelo Orçamento do Estado. Até lá ficam algumas dúvidas por dissipar.
Nutrição

Pedro Graça: “O sal mata mais do que o açúcar” /premium

179
Pedro Graça esteve seis anos à frente do Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável. No Dia Mundial da Alimentação, conta quais devem ser as preocupações dos portugueses quanto ao que comem
Novo Governo

Quem são os novos (e os velhos) membros do Governo /premium

575
Mais mulheres, 2 novos ministérios, 3 caras novas. Siza Vieira sobe a número dois, Ana Mendes Godinho passa para a delicada pasta do Trabalho. Quem é quem no novo Governo?
Startups

Como este milhão de dólares em 25 segundos falhou /premium

Em 25 segundos, convenceu um dos homens fortes do Facebook a investir 1 milhão na app que criou depois de sair do Spotify. Mas 3 anos depois, a Roger fechou. E a vida de Ricardo recomeçou na Kencko.
Mercado de Trabalho

Emprego estável? Jovens vão mudar 13 vezes na vida /premium

601
Do emprego que já não é para a vida toda aos robôs em supermercados e hospitais. E aos trabalhos que vão mudar tanto ao ponto de desaparecerem. Como será o futuro do emprego — e o emprego do futuro.
Prémio Nobel

Dar dinheiro a países pobres ajuda ou prejudica? /premium

144
Esther Duflo, em conjunto com o marido (Abhijit Banerjee) e outro investigador (Michael Kremer), é a Nobel da Economia mais jovem de sempre. Fala ao ouvido de Bill Gates, Obama e "o tipo do Facebook"
Catalunha

Catalunha. O trauma que dividiu o independentismo /premium

Pouco antes de se conhecer a sentença dos políticos catalães, o independentismo está dividido. "Querem todos acusar o outro de ser um traidor”, diz um analista. Poderá uma condenação voltar a uni-los?
Multibanco

Porque é que há locais a recusar multibanco? /premium

406
Taxas "excessivas", mensalidade do terminal e comissão mínima por operação. Pagar com cartão traz vantagens para o consumidor, mas custos para o comerciante — cerca de 443 milhões de euros anuais.
Arquitetura

"Não é pelo Pritzker que agora levo mais caro" /premium

416
Prestes a inaugurar a exposição que reúne obras dos últimos 40 anos, Souto de Moura fala dos netos que o derretem, do pudor em copiar Siza, dos crimes na reabilitação urbana e da vontade em abrandar.
Livros

Mapas do Sentido. O outro livro de Jordan Peterson /premium

127
Antes de escrever "12 regras para a vida" e de se tornar um fenómeno de popularidade global, o psicólogo Jordan Peterson escreveu "Mapas do Sentido", que é agora editado em Portugal. Pré-publicação.
Restaurantes

Gambrinus. 54 anos de histórias atrás do balcão /premium

310
O chefe de bar da mítica casa lisboeta, onde entrou com 16 anos e saiu com 70, reformou-se há pouco mais de um mês. Ao Observador, recorda caras, pratos e outras histórias deliciosas.
Livros

"Somos editores um do outro. E sem pagar" /premium

211
Em entrevista, os escritores falam do livro que ambos criaram e analisam os critérios do Prémio Camões e no Nobel da Literatura. Sobre o Brasil, avisam: há um “ambiente de pré-guerra civil".
Entrevista

O transumanista que quer ser meio robô meio humano /premium

198
Zoltan Istvan concorreu à presidência dos EUA em 2016 e pensa fazê-lo em 2020. Ex-jornalista da National Geographic, acha que deve ser possível escolher quando morremos ou se queremos um 3.º braço.
Estilo de Vida

"Os nossos valores não são a nossa conta bancária"

420
Para alguns, Cristina Benito é a "Marie Kondo das finanças pessoais". Em entrevista, a autora de "Money Mindfulness" explica porque devíamos falar sobre dinheiro sem medo ou preconceito.
Parentalidade

Urra. "Temos uma geração de pais que não é adulta" /premium

1416
Pais envelhecidos (mas nem por isso maduros) que têm poucos filhos e que os tratam como "tesouros". Eis os principais problemas da paternidade atual diagnosticados pelo autor de "O Pequeno Ditador".
Comunicação Social

Octávio Ribeiro: "Os concorrentes cmtvizaram-se" /premium

Dias após a compra da TVI pela Cofina, Octávio Ribeiro comenta o negócio, acusa a concorrência de ter mimetizado a CMTV e fala de André Ventura e de Pedro Guerra em entrevista.
Minas

Lítio. Um material Nobel ou mau para o ambiente? /premium

856
Portugal é dos países mais rico em lítio, o petróleo dos carros elétricos e o material das baterias de telemóvel que foi Nobel da Química. Mas há também suspeitas de danos ambientais e corrupção.
PSD

Tudo a postos para Rio avançar. Quem apoia quem?

895
Rui Rio estava só à espera de Costa: não vai haver acordo de governo, estável, para quatro anos. Direção pressiona e acredita que Rio vai à luta. Decisão final está para breve. Quem apoia quem.
Ensaios do Observador

Os professores devem ganhar mais (no interior)? /premium

128
Vale a pena pagar mais a professores experientes para escolherem as vagas em regiões do Interior do país? Quais são os problemas e as soluções? Ensaio de Alexandre Homem Cristo.
Legislativas 2019

Joacine não é caso único. Há 100 mil gagos no país /premium

600
Joacine Moreira pôs os eleitores a falar de gaguez, mas nem todos concordam que o caso da deputada ajude quem tem o mesmo problema. Os gagos falam em limitações profissionais, sociais e muitos mitos.
Ginástica

Simone, uma sustentável leveza do ser /premium

326
Fez história nos Jogos do Rio, tornou-se a mais medalhada em Mundiais, pode largar tudo no próximo ano. Simone Biles, a melhor de sempre, superou o caso Nassar para mudar o paradigma da ginástica.
Acesso ao Ensino Superior

Ensino Superior. Veja aqui se entrou na 3.ª fase 

Número de estudantes colocados nas três fases de acesso aumentou em relação ao ano anterior (1,6%), principalmente em instituições de ensino superior fora de Lisboa e Porto.
Ensaios do Observador

Eleições. O que há por detrás do mapa cor-de-rosa? /premium

161
De onde vieram os votos do PS? Quais os pontos fortes e fracos do PSD? E do BE? O que aconteceu ao CDS e à CDU? Como é que os pequenos partidos conseguiram eleger? Ensaio de José Santana Pereira
Finanças Públicas

As três grandes ameaças aos excedentes orçamentais /premium

281
Nos próximos anos, deverá haver excedentes, mas o Conselho das Finanças Públicas alerta para as incertezas geopolíticas, as necessidades do Novo Banco e a despesa rígida no Estado.
Nobel da Literatura

Um ano depois, o Nobel continua europeu e branco /premium

456
Depois da polémica, uma nova polémica. O Nobel da Literatura esteve parado para restabelecer a sua credibilidade e criar uma maior transparência mas, passado um ano, tudo parece mais ou menos igual.
Saúde

DGS. Novos cigarros "podem ter efeito perverso" /premium

Em entrevista, a diretora-geral da Saúde explicou que os derivados do tabaco são "realidade nova" para a DGS. Sobre a polémica das novas vacinas, disse que a AR devia ter confiado nos especialistas.
Livros

Como Adam Smith influenciou Mario Vargas Llosa /premium

O Observador faz a pré-publicação de "O Apelo da Tribo", o livro em que Mario Vargas Llosa assina um conjunto de ensaios biográficos sobre autores que o ajudaram a traçar uma visão liberal do mundo.
Moda Lisboa

O dia em que a ModaLisboa chegou ao Exército /premium

Durante três dias, o Exército abre as portas de um edifício histórico. Mérito da ModaLisboa, que convida a cidade a conhecer criadores e um património singular. O Observador foi o primeiro a entrar.
Vaticano

O livro de Bento XVI e Francisco sobre os abusos /premium

122
O livro escrito a quatro mãos por dois Papas é uma recolha de textos de Francisco e Bento XVI sobre abusos sexuais, para mostrar que os dois estão alinhados e em sintonia. Publicamos um excerto.
PSD

Que país quer o recém-candidato a líder do PSD? /premium

1144
Menos impostos, setor privado na saúde, não reconhecer tempo integral aos professores ou um referendo à eutanásia são algumas das propostas de Luís Montenegro — que não teme a palavra "direita".
Crimes Sexuais

14 anos depois, "Farfalha" voltou a fazer vítimas /premium

2950
Em 2003, a PJ descobriu uma rede de abuso sexual de crianças numa garagem dos Açores. José Pavão, o líder, cumpriu 8 anos cadeia, foi libertado e fez novas vítimas. Julgamento começa esta 5.ª feira.
Brexit

"Não há motivos para portugueses se preocuparem" /premium

Em conversa na Rádio Observador, o embaixador britânico em Lisboa garantiu que Boris Johnson está a trabalhar "incansavelmente" e que ainda há tempo para um acordo. "Não muito, mas temos tempo."
PSD

Montenegro avança esta 4ª. Rio dá luta até ao fim /premium

585
Apoiantes de Montenegro coordenaram ataques e afinaram mensagem para encurralar Rio. Antigo líder parlamentar anuncia candidatura esta quarta-feira. Rio não abre o jogo, mas vai dar luta até ao fim.
Startups

"Sem criatividade, as empresas estão condenadas" /premium

Teve uma banda de indie rock nos anos 90, passou pela Nike, pela Coca-Cola e foi responsável pelo marketing da Lyft (rival da Uber) antes de assumir a pasta na Dashlane. Entrevista a Joy Howard.
Futebol

"Até junho houve 23 agressões a árbitros" /premium

Luciano Gonçalves, presidente da APAF, esteve no "Nem tudo o que vem à rede é bola" da Rádio Observador e falou de VAR, agressões, profissionalização e da linha de apoio criada para os árbitros.
Legislativas 2019

Manual de instruções para entender o que aí vem /premium

117
Um PS reforçado, uma "geringonça" a perder peças, novos partidos e peças sobressalentes. As eleições trouxeram novidades ao Parlamento e ainda não é claro se Costa governa sozinho ou acompanhado.
Legislativas 2019

A noite eleitoral no sofá, das TV aos discursos /premium

172
Hugo van der Ding critica cenários e guarda-roupa de apresentadores e convidados das três televisões. Mas também o tom das roupas e dos vários discursos. Com ou sem óculos.
Legislativas 2019

Quem são os vencedores e vencidos das eleições /premium

198
Com os votos contados, quem ganhou e quem perdeu as eleições? As análises de Rui Ramos, Helena Matos, Alberto Gonçalves, Alexandre Homem Cristo, Miguel Pinheiro, Filomena Martins e Pedro Benevides.
Legislativas 2019

Quem são os 230 novos deputados no parlamento

350
Entre os 230 escolhidos há caras já conhecidas, outras novas e há partidos que se estreiam no parlamento. Conheça a lista atualizada, depois de conhecidos os resultados da emigração.
Música

Porque é que a voz de Amália era especial? /premium

312
A fadista teve genialidade na interpretação e inteligência na escolha dos fados. Só a voz não teria bastado, mas aquela voz não era normal. Fomos tentar perceber porquê.
Livros

O que sabemos nós uns dos outros? /premium

Malcolm Gladwell escreveu um livro que pretende responder à questão “Porque é que as nossas interacções com estranhos correm tantas vezes mal?”.
A página está a demorar muito tempo.