Dark Mode 94,7 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Especiais

Coronavírus

Jovens. Não era doente de risco, mas quase morreu /premium

8146
Patrícia, enfermeira de 29 anos, entrou em pré-falência pulmonar e cardíaca. Teve de reaprender a andar e engolir. Jovens como ela estão a crescer nos novos casos. Sequelas podem ser graves.
Prostituição

Rede milionária explorava 20 romenas em Aveiro /premium

143
Mulheres eram vigiadas pelos "afilhados" do mentor da rede. Eram agredidas quando ganhavam menos que 200 euros por dia. Prostituição na beira da estrada rendeu mais de 70 mil euros por ano.
Música Portuguesa

Do fado à dança: os discos nacionais do semestre /premium

Terminado o sexto mês do ano, fazemos um balanço dos discos editados este semestre em Portugal. Escolhemos 11 que não nos têm saído dos ouvidos, de diferentes estilos musicais.
Coronavírus

Remdesivir. Compra dos EUA "absolutamente natural" /premium

EUA causaram indignação ao quase esgotarem o stock do único medicamento para a Covid-19. Mas especialistas dizem que isso pode não prejudicar outros e a Europa estará a negociar um acordo semelhante.
Crimes Sexuais

Abusou da enteada fazendo-se passar por mágico /premium

218
Júlio dizia ter um livro mágico que dava ordens para práticas sexuais com a enteada. Simulava performances para que a família acreditasse na magia e o temessem. "Um verdadeiro filme de terror."
Restaurantes

Apps de entregas e restaurantes: A relação difícil /premium

A Covid-19 "obrigou" muitos espaços a recorrer ao delivery para sobreviver mas as condições exigidas estão a asfixiar um setor já em dificuldade. Uber Eats e Glovo são as mais visadas pelas queixas.
Coronavírus

Como é que o vírus se mexeu? /premium

210
Os vírus sofrem mutações e isso fornece pistas sobre os caminhos percorridos: há vírus que se sabe que vieram do Irão, de Espanha ou da Holanda e os casos de Ovar tem uma mutação única no país.
História

O duplo assassinato de Calvo Sotelo /premium

Há 84 anos deu-se o assassinato do deputado espanhol José Calvo Sotelo, líder da oposição monárquica constitucional ao Executivo da Frente Popular. Um ensaio histórico de José Luís Andrade.
Cultura

O homem que acredita na revolução psicadélica /premium

Entre a comunidade científica, multiplicam-se os que estudam as potencialidades das drogas psicadélicas no entendimento e tratamento do cérebro. Falámos com Kenneth Jønck, um dos pioneiros nesta área.
Música

Do rock ao rap: os discos que marcaram o semestre /premium

Junho chegou ao fim, é altura de um primeiro balanço dos discos de 2020. João Bonifácio elege os seus preferidos e cita cinco que não lhe conquistaram o coração mas que também marcaram o semestre.
Escritores

"Bocage era diferente, remava contra a maré" /premium

303
Bocage dificilmente encaixaria no Portugal do seu tempo. Transgressor, amante da liberdade e crítico dos costumes instituídos, foi perseguido pela censura e preso. Falámos com o biógrafo Daniel Pires.
Educação

Próximo ano letivo vai ter menos 6 dias de férias /premium

441
Férias de Natal e da Páscoa perdem dias, mas ano arranca mais tarde. Créditos anunciados dão mais 3 professores por agrupamento de escolas. Promessa de Costa de computadores para todos cai por terra.
Coronavírus

Os infetados que estão à espera de ser contactados /premium

1163
Todos os infetados devem ser contactados no prazo máximo de 24 horas pelas autoridades de saúde. Marta Temido garante que isso está a ser feito. Aida, João, Ana e Odete dizem que não.
França

Quem te avisa... Os conselhos de Philippe a Castex /premium

1.144 dias depois de ter aceitado ser primeiro-ministro de Macron, Édouard Philippe demitiu-se. Para trás, fica uma relação difícil com o chefe — tudo lições a reter por Castex, o homem que se segue.
Vichyssoise

Joaquim Sarmento: "Não sou o Centeno de ninguém" /premium

Aquele a quem Rio chamou de "Centeno do PSD" diz que processo da TAP foi "extremamente opaco" e que seria interessante ver "custos e benefícios" da insolvência seguida de abertura com outro nome.
TAP

8 respostas sobre o que muda na TAP /premium

161
O impasse terminou e o Governo acordou com os acionistas privados o reforço da participação na TAP para 72,5%. O que muda e em que moldes para "evitar a falência de uma empresa essencial ao país".
Orçamento do Estado

Como Rio feriu a geringonça com um Bloco Central /premium

169
Presidente do PSD chamou a si as negociações mais importantes do orçamento suplementar, negociou diretamente com Costa e formou uma espécie de Bloco Central que feriu a geringonça. PCP já saltou fora.
Coronavírus

"Discurso político contribuiu para o risco" /premium

352
Pneumologista e membro da equipa da DGS para a Covid, António Diniz defende que a situação de Lisboa era previsível e foi mal preparada. Atrasos com infetados tornam impossível controlar o surto.
Cinema

“Fico sempre com vergonha de dizer que sou actriz” /premium

A chegar aos 23, estreia-se como protagonista em "Warrior Nun", que chega esta quinta à Netflix. Em entrevista, Alba Batista mostra saber o que quer e, principalmente, o que não ambiciona: o estrelato
Premier League

Como ir do ódio ao amor ao Liverpool em 35 anos  /premium

João Bonifácio começa na final da Taça dos Campeões de 1985 e conta como o Liverpool passou de equipa atoleimada, romântica e condenada a zero títulos para uma autêntica trituradora em três décadas.
Orçamento do Estado

Sócios-gerentes ganham apoio, Saúde tem bónus /premium

O PSD apresentou à última hora uma proposta que agradou ao PS e dá até 1.905 euros a sócios-gerentes. Trabalhadores do SNS têm bónus e férias extra. E empresas ligadas a offshore ficam sem ajudas.
Rússia

Mais do que nunca, Putin será sinónimo de Rússia /premium

220
Em plena pandemia, a Rússia aprovou em referendo que Putin governe um total de 37 anos — mais do que Estaline. Não é certo que o faça, mas a possibilidade agrada-lhe: "É clássico de Putin".
Coronavírus

15 minutos para dizer "Ó Elvas, Badajoz à vista" /premium

111
Cerimónia em Elvas demorou menos tempo do que o percurso até Badajoz. Rei e Marcelo em silêncio. Costa e Sánchez trocaram juras fraternas, mas só à margem. Amigos, amigos, diplomacia à parte.
Ambiente

Gráficos: após pandemia, emissões de CO2 voltaram /premium

Apesar do otimismo, o cenário era previsível: após queda histórica motivada pelo confinamento, emissões de CO2 estão de novo perto dos valores pré-pandemia. Veja os gráficos sobre Portugal e o mundo.
Música

Amália: a voz que rebentou barreiras ideológicas /premium

480
Em maio de 1969, em tempo de Primavera marcelista, Amalia estreava a sua digressão soviética. Milhares foram ouvir a “voz do fado” na cidade berço da revolução comunista de 1917.
Orçamento Retificativo

Como se cose a despesa dos partidos no suplementar /premium

O orçamento a que Centeno chamou de "suplementar", e que deve atingir 6,3% de défice, vai acomodar a partir desta terça-feira as propostas de alteração. Só que algumas já têm os dias contados.
Luanda Leaks

Sindika Dokolo assume desejo de acordo com Luanda /premium

188
Em entrevista a rádio angolana, o marido de Isabel dos Santos fala em apoio da UNITA ao sogro, ataca Lourenço e dá detalhes do negócio da Galp. E admite que o casal está a tentar negociar com Luanda.
TAP

A TAP foi prejudicada em Bruxelas?  /premium

Solução mais favorável não passou em Bruxelas porque TAP tinha dificuldades antes da pandemia. Governo não pediu compensação por danos porque não chegava. Reestruturação pedida é caso único na UE.
Crédito à Habitação

Crédito. Como poupar milhares sem "dor de barriga" /premium

114
As 390 mil famílias que pediram crédito à habitação entre 2011 e 2018 podem aproveitar a "guerra de spreads" para poupar milhares de euros mudando de banco. Foi o que fez o nosso cliente-mistério.
Ensaios do Observador

Público e privado: mundos cada vez mais afastados? /premium

217
Por causa da pandemia, o fosso entre o público e o privado vai acentuar-se. Mas o Estado irá voltar a assumir um papel relevante como produtor de bens e serviços? Ensaio de António Nogueira Leite.
Coronavírus

Sequelas. Sérgio até reaprendeu a andar /premium

767
Sérgio Ferraz foi dos primeiros doentes de Covid-19 nos cuidados intensivos. Esteve à beira da morte, em coma e com os órgãos em pré-falência. Sobreviveu, mas até teve de reaprender a andar.
Coronavírus

Pode um vírus salvar a humanidade (de si mesma)? /premium

106
Multiplicam-se as vozes dos que vêem a pandemia de Covid-19 como uma oportunidade para repensar a forma como temos vivido até aqui. Resta saber se terão eco no futuro.
Música

Como Tristany canta: as dores, os sonhos e Sintra /premium

139
Com o primeiro (e desconcertante) álbum "Meia Riba Kalxa", Tristany justifica o rótulo de revelação da música portuguesa. Só não lhe chamem apenas cantor: também veio contar a vida, sua e dos seus.
Ensaios do Observador

Quem fica para trás no acelerar do digital? /premium

A pandemia revelou a importância da tecnologia, deixando a nu assimetrias e desigualdades. E criando oportunidades para algumas empresas. Mas, e o Estado, vai renovar-se? Ensaio de Graça Canto Moniz.
Depressão

Depressão. Os homens vivem mais em silêncio  /premium

1029
Procuram menos ajuda e usam uma linguagem mais cinzenta. Os preconceitos de que um homem não pode chorar ou mostrar fraqueza têm um impacto real. Pedro Lima terá sido uma das vítimas.
Coronavírus

Novos casos sobem cá mais que na UE há 5 semanas /premium

1104
Algarve e Lisboa põem Portugal no topo de novos casos por 100 mil pessoas. Números não param de crescer desde a 2ª semana de desconfinamento. Mas restrições do estrangeiro "não têm base científica".
Escolas

Rankings de escolas. E no primeiro lugar está…. /premium

Em primeiro lugar, no ranking da média dos exames do 9.º ano está o Externato Escravas Sagrado Coração de Jesus, no Porto. No primeiro lugar do secundário, o Colégio Nossa Senhora do Rosário.
Educação

6 curiosidades sobre os rankings das escolas /premium

Sabia que Trofa, Anadia e Vouzela têm todas as escolas no top 100 do ranking do secundário? E que em 272 escolas públicas a maioria dos alunos fez um percurso sem chumbos?
Educação

Como foram feitos os rankings das escolas  /premium

O Observador volta a ter dois rankings. O clássico, com a média das notas dos exames de 9.º e 12.º ano, e um construído com base no percurso de sucesso escolar dos alunos.
Educação

Estudantes de música entre os melhores alunos /premium

5499
Tem melhores notas, são mais autónomos e responsáveis. Há oito escolas de ensino especializado de música entre as melhores do ranking do 9.º ano. O segredo está escrito nas partituras.
Livros

Amália Rodrigues entre o regime e a resistência /premium

501
Das graças do Estado Novo ao apelo da liberdade: o Observador faz a pré-publicação da biografia política "Amália: Ditadura e Revolução", a propósito dos cem anos da maior voz da canção portuguesa.
Educação

Escolas. Quatro soluções para que todos aprendam /premium

A ciência diz-nos que nascer mais pobre é uma das principais razões para o insucesso escolar — mas também nos diz que isso não é uma fatalidade. Há escolas que conseguem inverter a tendência.
Educação

É possível acabar com a desigualdade nas escolas? /premium

Se não é uma fatalidade, porque é que os alunos que vêm de famílias mais pobres continuam a ter piores resultados escolares? Ministro assume que é o principal desafio da escola do século XXI.
Educação

Desigualdades. Quem são os alunos em risco? /premium

Há jovens em abandono físico, outros em abandono emocional. São de famílias desestruturadas, pobres ou em que os pais simplesmente não acompanham. Entre esses, alguns conseguem superar a desigualdade.
Assalto em Tancos

Tancos. Ex-ministro da Defesa vai ser julgado /premium

984
Azeredo Lopes vai ser julgado dois crimes de denegação de justiça e prevaricação (um deles em co-autoria com PJM e GNR), favorecimento pessoal por funcionário e um crime de abuso de poderes.
País

Futuro dC: como vamos viver depois do coronavírus?

503
A pergunta vale mais que um milhão de dólares, e a única resposta possível é “não sabemos”. Mas podemos antecipar cenários e desenhar caminhos. É isso que queremos fazer com os olhos postos no futuro.
Premier League

4 capítulos do conto de fadas que Klopp escreveu /premium

Confia nos adjuntos, olha com atenção para as bolas paradas, não segue o mais óbvio no mercado, é o melhor amigo dos jogadores. Os truques de Klopp, que fez do Liverpool a equipa mais popular do mundo
Igreja Católica

"Igreja identificar-se com um partido? Não existe" /premium

Em entrevista, o recém-eleito presidente da Conferência Episcopal, D. José Ornelas, fala sobre as suas ideias para a Igreja em Portugal e critica políticos que aproveitam a religião para se promoverem
Coronavírus

15 respostas para quem vive na região de Lisboa /premium

111
Voltou tudo atrás ou nem tanto? O dever cívico de recolhimento decretado para 19 freguesias de Lisboa tem muitas exceções e é muito parecido com o que o país já viveu em maio. Veja o que muda.
Coronavírus

Emprego. O que querem os partidos no Suplementar /premium

Na agenda dos partidos para o Suplementar há um leque variado de propostas para o capítulo do emprego: uns querem o fim dos despedimentos durante a pandemia, outros o regresso do banco de horas.
Ensaios do Observador

Quanto é que Portugal paga e recebe da UE? /premium

Afinal, quanto é que Portugal beneficiou ao longo dos últimos vinte anos? E que reformas deviam ser feitas para o dinheiro não ser desperdiçado? Ensaio de Abel Mateus.
Coronavírus

A Covid-19 e as populações migrantes

159
Ensaio. Entre os mais vulneráveis na pandemia estão alguns grupos de migrantes, de minorias étnicas e de pessoas com condições socioeconómicas mais precárias. Como podemos aumentar a sua proteção?
Música

Vaiapraia. Se lhe derem um palco ele dá-vos charme /premium

158
A propósito do novo álbum, conversámos com Rodrigo Vaiapraia sobre "punk-rock-queer-desabafo" e sobre isolamento: com ou sem pandemia, gera sempre a vontade de querer fazer algo diferente.
Coronavírus

O que dizem os números que não aparecem no boletim /premium

5528
O Observador teve acesso às apresentações feitas na reunião da elite política. Entre elas, há uma tabela que mostra que desde o desconfinamento Portugal tem um Rt de 1,19 — o maior entre 27 países.
Reportagem

Reportagem no bairro social que a Covid duplicou /premium

229
Segundo Torrão da Trafaria já seria o maior bairro precário da região de Lisboa mas com a pandemia está a crescer ainda mais. Moradores queixam-se de insegurança, ocupação de casas e falhas de energia
Pobreza

A Covid destapou os bairros pobres. Há solução? /premium

476
O surto na Grande Lisboa chamou a atenção para os bairros de barracas ou sociais, onde não há condições de isolamento — nem água ou esgotos. De onde surgiram e como se pode resolver o problema?
Chefs

Tanka Sapkota está na rua com um forno solidário /premium

Tanka Sapkota diz-se louco, mas até meados de julho o seu forno andante vai entregar mais de 8.000 pizzas a quem mais precisa. Acompanhámos o chef que prefere ajudar do que fazer contas à crise.
Cinema

"O que é que falta para o Brasil explodir?" /premium

Conversámos com Eliza Capai, realizadora do documentário “Espero Tua (Re)volta” que mostra a crueza de um país contada pela juventude. Chega agora ao videoclube da Zero em Comportamento.
Coronavírus

Especialistas contrariaram tese de Costa e Marcelo /premium

3252
Especialistas garantem que aumento da testagem e comportamento dos jovens não são os responsáveis pelo aumento do contágio. Rt de 1,08 em Lisboa não é necessariamente boa notícia.
PAN

PAN. A zanga sobre os falsos recibos verdes /premium

2504
Falsos recibos verdes, assessores parlamentares pagos pela câmara de Lisboa, dúvidas sobre as contas. A discussão dura entre André Silva e Francisco Guerreiro onde chegou a temer-se a implosão do PAN.
Coronavírus

De bom aluno a barrado na UE. Como está Portugal? /premium

1972
Portugal chegou a ser o país com mais novos casos por 100 mil habitantes da UE num dia, agora é o segundo. Em 50 dias Lisboa teve mais 200% de casos. Os gráficos para entender o que se passa.
Coronavírus

Posso beber café com amigos? O que muda em Lisboa /premium

1381
Resolução define novas regras para a Grande Lisboa, que passa a fechar às 20h. Não cumprir é crime. Proibida venda de álcool em take away. Consumo de bebidas proibido na rua e em esplanadas à noite.
EDP

Líder da EDP acusa MP de condicionar testemunhas /premium

Defesa diz que Mexia e Manso Neto não podem ser suspensos de funções porque são gestores privados e roga a Carlos Alexandre para recusar "assassinato de direitos cívicos" de gestores da EDP.
Coronavírus

Como está a pressão nos hospitais da Grande Lisboa /premium

256
Hospital Beatriz Ângelo perto de esgotar capacidade de internamento. Amadora-Sintra já começou a transferir doentes. Curry Cabral tem dois terços de camas ocupadas. Veja o levantamento do Observador.
Futebol

O conflito aberto entre jogadoras de futebol e FPF /premium

A FPF anunciou um limite de massa salarial no futebol feminino no próximo ano e 132 jogadoras uniram-se para contestar a medida. Sindicato apoia a Federação, precedentes lá fora dão força às atletas.
País

Ver o Mundo (quase todo) e Voltar 

1144
Com apenas 24 anos, já esteve em 60 países e defende que todos podemos contribuir para mudar a forma como vivemos, seja através de ações ou do desenvolvimento de novas tecnologias.
Livros

Angela Davis: "Somos realmente livres?" /premium

O Observador faz a pré-publicação de "A Liberdade é uma Luta Constante", o primeiro livro da ativista e académica americana publicado em Portugal.
Partido Chega

Riccard Marchi: "O Chega não é de extrema-direita" /premium

1764
O novo livro de Riccardo Marchi é sobre a nova direita e o Chega. Em entrevista, diz que tentativa de ilegalizar o partido não será "bem sucedida" e crescimento eleitoral de dois dígitos é "provável"
Livros

Como a identidade se converte em dogma e cegueira /premium

511
"A Insanidade das Massas", de Douglas Murray, reflecte sobre a ascensão da “militância de identidade” e da pulsão para corrigir o mundo à luz de teorias simplistas, maniqueístas e totalitárias.
Família

Eduardo Sá: "Nenhuma gravidez é 'só' normal" /premium

1289
No novo livro "Quando Eu Estava na Tua Barriga", o psicólogo parte "do primeiro dia do princípio da vida" para decifrar sem dramas os meandros da maternidade. Pré-publicamos alguns capítulos.
Caso Maddie

Criminoso perfeito? Como Brueckner escapou à PJ /premium

O número de telefone do alemão, agora suspeito do desaparecimento de Maddie, estava na lista de 74 mil números entregues à PJ pelas operadoras. Mas foi ignorado. Por muitas razões.
Cinema

O Tubarão: lição de cinema, economia e paternidade /premium

Há 45 anos, Steven Spielberg criava o primeiro blockbuster da história. Há 45 anos, João Bonifácio nascia. O segundo reviu agora o primeiro e teve uma epifania. Este texto explica como e porquê.
Séries

10 concursos que fizeram história na TV portuguesa /premium

"Quiz" está disponível na HBO e "Quem Quer Ser Milionário" regressa à RTP este sábado. Susana Romana recorda uma dezena de títulos fundamentais para perceber o sucesso desta fórmula.
Literatura

"Ocupar e resistir são a palavra de ordem" /premium

Depois de "A resistência", Julián Fuks regressa com "A ocupação". Falámos com o autor sobre o livro, a necessidade de resistir e de ocupar e o choque de descobrir que os bisavós morreram em Auschwitz.
Música

"Por vezes as massas surgem como meme da internet" /premium

Depois do confinamento, Samuel Úria volta aos palcos este sábado, no festival Regresso ao Futuro. Em entrevista, fala do regresso, do disco adiado, da urgência e do futuro da cultura em Portugal.
Espetáculos

Presidente do Opart promete paz em São Carlos /premium

470
Conceição Amaral garante início das obras no Teatro de São Carlos, sugere que relação com trabalhadores já não é tensa e fala do panorama pós-covid. É a primeira entrevista desde que assumiu funções.
Coronavírus

Quem era o primeiro médico a morrer com Covid /premium

1301
Dois dias depois de enrouquecer foi internado nos Cuidados Intensivos e ventilado de imediato. Vítor Duarte trabalhava no Curry Cabral e era médico de família no privado. Tinha 68 anos e era saudável.
Coronavírus

O que vai mudar no mundo depois da Covid-19? /premium

204
A Gulbenkian convidou personalidades para pensar o pós-pandemia. Avançamos 3 reflexões sobre mudanças do futuro, de um analista do Financial Times, um reputado ensaísta espanhol e um académico suíço.
Ensaios do Observador

Apoios da UE: quem ganha e quanto custa? /premium

O dinheiro que Portugal vai receber é uma oportunidade única para o país poder fortalecer a sua competitividade e capacidade de crescimento. Será o Governo capaz de a aproveitar? Ensaio de Abel Mateus
Lisboa

Dois crimes separados por 2 horas e 7 quilómetros /premium

193
Pouco mais de duas horas e sete quilómetros separam os dois crimes desta quinta-feira, que resultaram na morte de um rapaz de 15 anos e um homem de 32. Os agressores eram ainda mais novos.
Ministério da Educação

Afinal, como vai ser o próximo ano letivo?  /premium

1046
Em Portugal, para já, reina o quase silêncio. Docentes e partidos pressionam a tutela a avançar com uma data para o arranque, em setembro. Lá fora, recuperar os alunos é a prioridade.
Coronavírus

Banco do Fomento. Porque demorou e quem foi contra /premium

Ideia foi lançada em 2012, mas o Banco do Fomento teve um parto difícil. Só chegou ao terreno anos mais tarde, como Instituição Financeira de Desenvolvimento e um raio de ação limitado. Agora renasce.
Isabel dos Santos

Saída de Isabel dos Santos é "urgência absoluta" /premium

108
Cercada pela banca, a Efacec vive dias difíceis desde o Luanda Leaks. Ângelo Ramalho, CEO da empresa, diz que é urgente a saída de Isabel dos Santos. "Tudo se resolve a partir daí".
Música

Para Akinmusire, os protestos soam a blues /premium

O trompetista tem um disco novo e em entrevista usa os blues como metáfora para as dores dos americanos negros. Pode ser uma luta inglória, mas quem a faz, fá-la na mesma: para expurgar as dores.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Como o SEF explica os 13 migrantes desaparecidos /premium

312
O SEF admite que perdeu o rasto a 13 dos 48 migrantes de Marrocos que desembarcaram em Portugal nos últimos 6 meses. O que terá acontecido e por que razões é agora tão difícil encontrá-los.
José Saramago

Saramago morreu há 10 anos. Qual o melhor livro? /premium

909
Sete escritores revelam ao Observador a obra preferida e explicam porquê. Pilar del Río, presidente da Fundação José Saramago, recorda o intelectual controverso e reafirma que não sobraram inéditos.
PAN

O que está a acontecer no PAN? /premium

1589
Depois do anúncio inesperado da saída do único eurodeputado que o partido conseguiu eleger, também a deputada municipal de Cascais anunciou desvincular-se do partido. Mas há mais saídas no PAN.
Fogo de Pedrógão Grande

Pedrógão. Afetos de Marcelo foram com o cotovelo /premium

Os habituais abraços e beijos de Marcelo fosse por onde fosse deram lugar a cotoveladas de afeto onde mais se pedia abraços: Pedrógão Grande, no dia em que se assinala o terceiro ano da tragédia.
Fogo de Pedrógão Grande

Pedrógão. Marcelo quer "investigação até ao fim" /premium

1695
Presidente ao Observador em Pedrógão Grande, 3 anos depois: "O facto de o apuramento das responsabilidades abarcar de uma forma ou de outra responsáveis locais complica a mudança".
Coronavírus

4 horas bastaram para criar novo surto no Algarve /premium

5617
Grupo que alugou o salão prometeu que seriam apenas 20, mas podem ter sido quase 100. E depois da intervenção da GNR, a festa continuou noutro local. Até ao momento há 16 infetados, dois internados.
Startups

"Vivemos angustiados com o excesso de informação" /premium

O Zenklub nasceu do "burnout" que a mãe de Rui Brandão teve e, durante a pandemia, recebeu 2,6 milhões de dólares. Com a Covid-19, os clientes triplicaram, estão mais ansiosos e têm mais conflitos.
Coronavírus

BdP. Segunda vaga faz economia afundar mais de 13% /premium

392
Banco de Portugal corta drasticamente as projeções. Se em março estimou que num cenário adverso o PIB cairia 5,7%, agora o cenário-base é uma derrapagem de 9,5%. Mas pode ser muito pior ainda.
Ensaios do Observador

O combate à Covid-19 fragiliza a saúde pública? /premium

142
A pandemia mostrou que as listas de espera não são uma inevitabilidade e que as desigualdades do acesso à saúde em Portugal têm solução. Basta esquecer a ideologia. Ensaio de Mário Amorim Lopes
Coronavírus

Como reabriram shoppings e grandes lojas em Lisboa /premium

2837
As filas para entrar na IKEA de Loures começaram às 8h e os primeiros clientes foram aplaudidos. Pelo UBBO, com balões em formato de arco-íris à entrada, passaram mais de 14 mil pessoas.
Arte

Almada: o "português sem mestre" morreu há 50 anos /premium

1238
Estudou os Painéis de São Vicente, retratou Pessoa, tornou-se estrela pop no fim da vida. Almada Negreiros não fez apenas arte, foi ele próprio uma criação artística que marcou o século XX português.
EDP

MP vai acusar formalmente Mexia de corrupção /premium

1185
MP garante que irá requerer em julgamento a proibição do exercício de funções em empresas para os três gestores e alega que Mexia e Manso Neto não deixam testemunhas da EDP depor livremente.
Economia

Um rendimento incondicional. (Agora) faz sentido? /premium

706
A Covid-19 e outros vírus mais políticos trouxeram à baila o tema da garantia de um rendimento mínimo a todos os cidadãos. A operacionalização será impossível? Ensaio de Fernando Ribeiro Mendes.
Livros

As memórias do verdadeiro Lawrence da Arábia

299
O Observador faz a pré-publicação de uma nova edição de "Os Sete Pilares da Sabedoria", o livro com as memórias de T.E. Lawrence e da sua participação na Revolta Árabe, na Primeira Guerra Mundial.
Música

Beethoven (1770-1827): Uma vida em 80 discos /premium

Numa caixa com 80 CDs, editada pela Warner Classics a pretexto do 250.º aniversário do nascimento de Beethoven, cabe tudo o que este compôs.
Exploração Espacial

China e EUA em Marte: voltou a corrida espacial? /premium

198
Missão Tianwen-1 será lançada para Marte pouco depois do sucesso NASA-SpaceX e no mesmo mês que a missão Perseverance. É um capítulo do conflito China-EUA ou estamos perante a nova corrida espacial?
Chefs

O regresso ao trabalho de um chef Michelin /premium

324
Ricardo Costa comanda a cozinha do The Yeatman há 10 anos, mas a Covid-19 obrigou-o a ficar em casa dois meses. O chef regressa agora ao serviço de máscara, com ideias novas e um terço da sua equipa.
Educação

Ensino Especial. Não aprender é o menor problema /premium

1164
Trancados em casa, sem ensino presencial nem terapias, os passos dados atrás são o que mais preocupa os pais de crianças e jovens com necessidades educativas especiais. E o novo ano letivo assusta.
Coronavírus

Regras de etiqueta em tempos de pandemia /premium

121
Devo tirar fotografias na praia? Posso recusar ver amigos e/ou familiares? Aviso alguém de que está a usar mal a máscara? A pandemia trouxe-nos um novo contexto social e, com ele, novas condutas.
Coronavírus

A equipa que quer uma vacina barata e para todos /premium

Equipa de Houston podia ter uma vacina praticamente feita, mas faltou dinheiro no momento chave. Agora tentam de novo — sem patentes, segredos ou grandes inovações e com o foco nos países mais pobres.
Música

“Jagged Little Pill”: onde estão os dias de raiva? /premium

O álbum de Alanis Morissette faz 25 anos. Para a indústria discográfica representa um recorde de 33 milhões de cópias vendidas. Para uma geração, um grito feminista. Como será ouvi-lo hoje?
Crime

Pandemia. Mais crimes e mais violentos /premium

630
Homicídios e tentativas subiram 30%. Especialistas dizem que a pandemia não justifica o instinto criminal, mas acreditam que possa ter trazido maior "crueldade": "Tem havido situações muito mórbidas".
Colonialismo

As guerras com a história colonial de Portugal /premium

480
Que há de comum entre a vandalização da estátua do Padre António Vieira e a crispação em torno do Museu dos Descobrimentos? O passado colonial português tem politizado a discussão.
Associação Mutualista

Sem "bónus", Montepio "no vermelho" em 500 milhões /premium

1442
"Um verdadeiro tsunami". Capital da Mutualista caiu 55%, por pressão da nova auditora. Sem bónus fiscal dado em 2017, estaria "debaixo de água". É um dos dossiês na mesa do novo ministro das Finanças.
Santos Populares

“Lisboa sem Santo António é como a praia sem mar" /premium

Ana Rosa tem saudades de ser miúda na Madragoa. Vanessa vai descer a avenida com os filhos. Américo recorda histórias loucas do 12 de junho. Memórias de lisboetas que este ano não podem marchar.
Racismo

Padre António Vieira aprovou a escravatura? /premium

455
Ataque à estátua de Vieira em Lisboa levanta dúvidas sobre o que pensava dos escravos no Brasil. Investigadores têm algumas certezas, mas notam que avaliação com os olhos de hoje é bastante insensata.
Saúde

Demora burocrática faz IPO de Lisboa perder médico /premium

1456
Diretor de serviço do IPO de Lisboa bateu com a porta após 11 meses à espera de autorização para trabalhar depois dos 70 anos. Era considerado "imprescindível". Governo e IPO não explicam a demora.
Estilo de Vida

Sabe se é uma pessoa altamente sensível?  /premium

Assustam-se facilmente, têm necessidade de ser aceites, são perfecionistas e sentem-se incompreendidas. "Pessoas altamente sensíveis" é um termo dos anos 90 que volta a ser explicado nesta entrevista.
Ensaios do Observador

Haverá alunos a ficar para trás? /premium

574
O ensino à distância ampliou as desigualdades e os danos na educação podem ser quase impossíveis de recuperar. Será necessária coragem política e aulas presenciais. Ensaio de Alexandre Homem Cristo.
Guerra Colonial

Lavadeiras na Guerra de África. Amor ou abuso? /premium

857
Em Portugal não se falava, mas em África todos sabiam que muitas lavadeiras não tratavam só da roupa. Exército diz que não tem informação sobre estas relações. Que nem sempre terão sido consensuais.
Ensaios do Observador

É esta a grande vitória do socialismo? /premium

Esta não irá ser a grande vitória do “socialismo”. Mas os tempos também não serão auspiciosos para o “liberalismo” e a sua crença fundamental na mobilidade de bens e pessoas. Ensaio de Pedro Lomba.
Entrevista

16 perguntas rápidas a Ricardo Araújo Pereira /premium

929
Regressou às gravações com público na plateia, o que quer dizer que o distanciamento vai fraquejando. Hugo van der Ding aproveitou e lançou um questionário ao humorista. Este é o resultado.
Música

Nos bastidores da reabertura do Teatro Aveirense /premium

101
Os teatros municipais vão sustentar as digressões de artistas. Fomos ao Teatro Aveirense no dia de recomeço e vimos o que muda: do palco aos bastidores, dos camarins ao soundcheck e à plateia.
Arte

MAAT: a nova diretora, a reabertura e o futuro /premium

Beatrice Leanza quer o museu da Fundação EDP no século XXI. Sente que o discurso dos museus está ultrapassado. MAAT reabre nesta quarta-feira, depois de sete meses fechado. São muitas as novidades.
Coronavírus

As últimas contas (certas?) de Centeno /premium

113
O último orçamento de Centeno aponta para o regresso a défices do tempo da troika e uma dívida pública recorde. A culpa é do Covid e da queda da economia. Contas certas? Será João Leão a responder.
Orçamento do Estado

Um ministro atirado aos leões (mas só na economia) /premium

Não haverá outro exemplo de um ministro das Finanças que recebe a pasta num momento tão difícil e imprevisível na economia. Mas João Leão deverá ser, pelo menos para já, poupado ao combate político.
Emprego

Suplementar. 11 medidas para o bolso das famílias /premium

140
São quase mil milhões em apoios às famílias e aos rendimentos encurtados pela pandemia. Do layoff com salários mais altos (e um complemento), aos trabalhadores a recibos e ao abono. As mudanças.
Bloco de Esquerda

BE desconfina com um pé na rua e outro no Zoom  /premium

BE ainda reuniu Mesa Nacional através de um ecrã. Mas já sai à rua. Manifs estão de volta, visitas também. Leis laborais são batalha de sempre, mas agora com nuances. TAP e Novo Banco debaixo de olho.
Coronavírus

A reunião "política" que deixou Costa com dúvidas /premium

291
As "hipóteses" levantadas pelos especialistas sobre a subida de casos em Lisboa deixaram Marcelo "incomodado" e Costa com dúvidas. O primeiro-ministro seguiu para nova reunião, mas à porta fechada.
MotoGP

Moto GP em Portugal? "Não há o aspeto monetário" /premium

O Moto GP ainda não tem data para começar mas Miguel Oliveira está pronto para voltar. Em entrevista, falou com o Observador sobre os objetivos, o isolamento e a vontade de participar num rali.
Emprego

Como é que vamos trabalhar no futuro?

288
O isolamento mostrou as vantagens do teletrabalho e agora há quem não o queira largar. As novas formas de trabalhar foram o mote de uma conversa – digital, claro – moderada por João Miguel Tavares.
Iniciativa Liberal

IL: "Somos a oposição ideológica ao socialismo" /premium

647
Tornou-se presidente do IL há seis meses, já era deputado. Sem experiência política, superou o desafio do Orçamento de Estado e da Covid-19. Já tem estratégia para a rentrée e não quer "unanimismos".
FC Porto

13.925 dias de Pinto da Costa, do Apito a dois Zés /premium

Pinto da Costa lidera FC Porto há 13.925 dias e foi reeleito para o 15.º mandato. Do Apito Dourado ao Zé do Boné, de Mourinho e Futre ao penta, assim se define a figura que mudou o futebol português.
PCP

A lição do PCP sobre política na rua do pós-Covid /premium

131
Militantes de máscara, à distância, com lugares pré-definidos e staff disponível para ajudar quem ainda estivesse com dúvidas nos procedimentos. 30 minutos de discurso no regresso do PCP aos comícios.
Orçamento Retificativo

Como vai ser e quanto custará plano de emergência /premium

António Costa apresentou-o na semana passada, mas as contas do Programa de Estabilização da Economia só apareceram no fim de semana. O Observador olhou em detalhe para as principais áreas de ação.
Liberdades

O calcanhar da Democracia

414
Os problemas começam porque a maioria das pessoas não precisa do que a Democracia garante, a Liberdade – precisa de um certo desafogo, de um SNS e de segurança. Um ensaio de Maria de Fátima Bonifácio.
Coronavírus

Caça-morcegos português: "Pandemia é culpa humana" /premium

1274
Ricardo Rocha viaja pelo mundo, entre grutas e florestas, para estudar morcegos. Diz que não se sabe se o coronavírus veio destes animais e que eles nos salvam de doenças graves, como a malária.
Espetáculos

"Ofereci um milhão para me desmontarem um truque" /premium

252
Luís de Matos regressou aos palcos, depois de cancelar uma digressão europeia, com um espectáculo drive in. Em entrevista, fala-nos da juventude, da magia e de Totoloto.
Coronavírus

Infarmed aprova kits, mas com condicionantes /premium

Após recusa de parecer, o Infarmed deu luz verde à produção e distribuição de kits de teste à Covid-19, mas com condicionantes: terão de ser feitos mais estudos. E já voltaram a ser disponibilizados.
Coronavírus

Tem a certeza que já sabe tudo sobre a Covid-19? /premium

A Covid-19 foi o centro das atenções durante meses. Espalhou-se a uma velocidade alucinante, virando a vida do avesso. Com o lento retomar da normalidade, persistem algumas incertezas. Faça o quiz.
Coronavírus

Espelhos, Zoom e o Tejo. O desconfinar do PSD /premium

Metade dos trabalhadores já regressaram à sede em equipas que trocam a cada 15 dias. Rio tem pelo menos um evento por semana (só tendo em conta agenda oficial). Reunião da bancada foi pelo Zoom.
Ensaios do Observador

A TAP, a Covid-19 e a crise da aviação /premium

Que feitos vai ter a pandemia na aviação? As ajudas dos Estados vão distorcer a concorrência? E a TAP consegue sobreviver neste ambiente hostil? Ensaio de Abel Mateus.
Ensaios do Observador

Que políticas seguir para sair desta crise? /premium

Portugal precisa de uma adequada combinação de políticas macroeconómicas, microeconómicas, empresariais e sociais, integradas num plano coerente a curto e médio prazos. Um ensaio de Eduardo Catroga.
Vichyssoise

"É possível aprovar Orçamento por unanimidade" /premium

Secretário de Estado Adjunto do PM esteve na Vichyssoise, da rádio Observador, a falar da preparação do Orçamento Suplementar. Assumiu que o objetivo do Governo é que o próximo ano letivo seja normal.
PSP

PSP fiscaliza antes e durante jogos de SLB e SCP /premium

Em dia de regresso de águias e leões, a PSP fiscalizou cafés e restaurantes conhecidos por serem procurados por muitos adeptos. Em Lisboa, benfiquistas e sportinguistas cumpriram as regras.
Fundos Comunitários

"Bazuca" da UE tem "hipóteses" de passar como está /premium

As "hipóteses" de a bazuca da UE ser aprovada na sua forma atual, a auditoria ao Novo Banco e Mário Centeno no Banco de Portugal. Tudo numa entrevista da comissária Elisa Ferreira à Rádio Observador.
Coronavírus

Covid. Os gráficos que mostram o retrato completo

O Observador passa a disponibilizar os quadros e gráficos completos da plataforma portuguesa Covid Insights, que cruza dezenas de dados diferentes para dar um retrato completo da pandemia.
Caso Maddie

Maddie. Os outros crimes de Christian Brueckner /premium

Aos 17 anos já se sentava no banco dos réus por abuso sexual de crianças, em 2019 foi julgado na Alemanha por violação de uma mulher de 72 anos no Algarve. Agora está a ser investigado no caso Maddie.
Coronavírus

Como o Governo quer desconfinar a economia  /premium

O plano que o Governo apresentou para "estabilizar" o país no pós confinamento traz apoio para quem perdeu rendimento, ajudas diretas às empresas e uma aposta em pequenas obras para mexer a economia.
Jardim Zoológico

As pegadas dos 20 anos do Zoo de Santo Inácio /premium

2057
Apaixonado pela natureza, Roberto Guedes tinha o sonho de transformar a quinta da família num jardim zoológico e conseguiu. O Zoo de Santo Inácio, em Gaia, celebra 20 anos e quer continuar a crescer.
Cinema

"Gravar 12 horas e decorar 30 cenas não é hobby" /premium

A atriz nascida em Portimão faz parte do elenco de “Os Tradutores”, produção francesa realizada por Régis Roinsard, que agora se estreia. Começámos por aí e conversámos sobre tudo com Maria Leite.
EDP

Mexia e Neto suspeitos de terem prejudicado a EDP /premium

1689
MP indiciou os líderes da EDP e da EDP Renováveis por terem alegadamente prejudicado a elétrica na obra da barragem do Baixo Sabor. Pagamentos de 13 milhões de euros a construtora sob suspeita.
Caso Maddie

Quem é o homem que pode ter matado Maddie? /premium

Christian Brueckner abandonou o Algarve de repente e mudou o nome do carro que tinha no dia a seguir ao desaparecimento de Maddie. Está preso na Alemanha e tem cadastro por crimes sexuais de menores.
Crise económica

Mais ou menos Estado? O que pensa Costa Silva /premium

O "Estado deve intervir"? Ou o importante é "não atrapalhar" e não ser "guloso"? Depende da crise e circunstância. O Observador foi perceber o que Costa Silva realmente pensa sobre o papel do Estado.
Alterações Climáticas

O ativista pelo clima que vive numa luta interior /premium

Escritor e ativista, Jonathan Safran Foer assume-se como um dos que conhecem as alterações climáticas, mas não conseguem mudar de vida. "Ainda preciso de força de vontade para comer como vegetariano."
Primeira Liga NOS

Liga. As três corridas das últimas dez jornadas /premium

Título, competições europeias, despromoção. O Campeonato volta esta quarta-feira, com as dez jornadas que vão decidir as três principais corridas. Recordamos como estavam as contas antes da paragem.
Estados Unidos da América

Como 20 dólares puseram os EUA a ferro e fogo /premium

1250
Floyd foi morto por asfixia por um polícia após tentar comprar cigarros com uma nota falsa. Os protestos contra a violência policial e o racismo começaram em Minneapolis e tomaram conta dos EUA.
Primeira Liga NOS

Os 10 mandamentos (e uma Bíblia) do novo futebol /premium

Programas no confinamento e um Código que gera discórdia. Plantéis maiores, treinos por setores, incógnita física, desgaste mental. O futebol está de volta mas não será o mesmo. Antes, também não foi.
Coronavírus

Coronavírus está mais fraco? É cedo para relaxar /premium

153
O virologista italiano Arnaldo Caruso diz que o novo coronavírus pode estar a ficar enfraquecido, mas cientistas portugueses e italianos não encontram dados que apoiem a afirmação.
Governo

Costa Silva: de quase fuzilado ao fato do Tintim /premium

567
Torturado pelo MPLA, ficou quase cego e enfrentou um pelotão de fuzilamento. Interessou-se pelo petróleo na Sonangol e passou a ser "astronauta ao contrário". Agora, traça o nosso futuro económico.
Coronavírus

O impacto da pandemia nas startups portuguesas /premium

Os despedimentos na Unbabel e o layoff na Uniplaces foram o ponto de partida para fazermos um raio-x ao impacto da pandemia nas startups portuguesas: de empreendedores a investidores e incubadoras.
Cultura

Voltaram os espectáculos. E nós pimba /premium

162
Máscaras, talos, grelo, tronco-nu, biquíni e António Costa na plateia. Bruno Nogueira, Filipe Melo e Manuela Azevedo. Esta segunda-feira voltámos a cantar juntos, em coro e com Deixem o Pimba em Paz.
Coronavírus

O dia em que milhares voltaram ao NorteShopping /premium

Ainda antes da abertura já havia quem esperasse à porta. Houve filas, distanciamento e várias regras para cumprir. No primeiro dia de regresso à atividade, o NorteShopping recebeu milhares de pessoas.
Coronavírus

Um regresso ao pré-escolar com menos brinquedos /premium

Foi um regresso à escola mesmo a tempo do Dia da Criança. Mas dos 120 alunos do Jardim de Infância Santo Condestável só apareceram 27. E nas salas também havia menos de metade dos brinquedos.
Ensaios do Observador

Tribunal Constitucional alemão põe em causa o BCE? /premium

Se o Tribunal Constitucional alemão não a inverter a sua sentença, o edifício da União Europeia ficará profundamente abalado. Como evitar isso? Ensaio de Abel Mateus.
Cozinha

"Mademoiselle Modesto"? Não, Maria de Lourdes /premium

970
Foi pioneira a cozinhar em televisão, redescobriu a gastronomia e deu-lhe um rigor quase científico. Aos 90 anos, Maria de Lourdes Modesto é a incontestável guardiã da cozinha tradicional portuguesa.
Sporting

Os detalhes do acórdão do caso Alcochete /premium

Entraram no tribunal acusados de terrorismo, saíram alguns absolvidos e outros condenados por agressões. Como estes crimes não são considerados violentos, adeptos não têm que pagar indemnizações.
A página está a demorar muito tempo.