Índice

    Índice

Nem um incêndio nem um fecho forçado conseguem calar o jazz do Hot Clube de Portugal que, em vésperas de celebrar o 75.º aniversário, está sem casa e futuro à vista. A Câmara Municipal de Lisboa fechou as portas ao clube de jazz na Praça da Alegria, obrigando a um aniversário apressado antes de uma inevitável reflexão profunda sobre o futuro do Hot.

Para já, o Teatro da Comuna e o Fórum Lisboa emprestam o palco a três dias de festa, desta sexta-feira a domingo. Os espaços cedidos pela EGEAC, a empresa de cultura da CML, vão receber sete concertos e uma mesa redonda. A 17 e 18, o bar do Teatro da Comuna (espaço atualmente cedido ao grupo A Comuna – Teatro de Pesquisa) é palco de concertos do trio Lokomotiv (Carlos Barretto, Mário Delgado e José Salgueiro), da dupla composta por Zé Eduardo e João Paulo Esteves da Silva, e de Nelson Cascais, com o seu Mingus Project, de tributo ao contrabaixista e compositor Charles Mingus. Cada uma das noites termina com a habitual jam session. No domingo, 19, o Fórum Lisboa recebe um concerto com as duas principais formações residentes do clube, a Orquestra e o Sexteto do HCP, no qual participam ainda, como convidados, Jeffery Davis, Maria João, Mário Laginha, Ricardo Toscano e Rita Maria, que vão interpretar um repertório dedicado ao ano da fundação da instituição, 1948. A Orquestra, dirigida por Pedro Moreira, “apresentará peças de compositores como Duke Ellington, Woody Herman e Dizzy Gillespie, três figuras marcantes e inovadoras do jazz orquestral dessa década”.

O Festival de Jazz inclui também uma mesa redonda no dia 18, no Teatro da Comuna, com Zé Eduardo, fundador da escola do Hot, Gonçalo Marques, o atual diretor pedagógico, e ainda com os músicos Bruno Santos e Pedro Moreira (o recém eleito presidente do Conselho Diretivo do Hot Clube de Portugal), “que se juntam para uma reflexão sobre ‘O ensino do jazz em Portugal”‘. Os bilhetes diários do festival, com um custo de 10 euros, estão à venda nos locais dos concertos no próprio dia.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.