Uma publicação viral no Facebook alega que o filho do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, tem um Ferrari banhado a ouro. As partilhas acontecem numa altura em que a Venezuela vive uma crise política na sequência das eleições de 28 de julho: o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciou a reeleição de Maduro com 51,20% dos votos, resultado que é contestado pela oposição e por vários estados.

Publicação viral alega que filho de Maduro apareceu no Mónaco a conduzir um automóvel banhado a ouro. É falso.

No vídeo analisado é possível ver duas pessoas a entrarem no carro e nada mais é acrescentado sem ser a seguinte citação: “Filho de Nicolás Maduro em Monte Carlo com o seu Ferrari banhado a ouro, enquanto a população come dos caixotes de lixo e os cães na rua. Como vêem o socialismo resulta”. Mas será verdade?

Além da descrição acima referida e do conteúdo visual mostrado, mais nenhum dado, fonte ou artigo credível é citado na publicação partilhada por inúmeros utilizadores.

Então, vamos por partes: em primeiro lugar, Nicolás Maduro tem um filho que dá pelo nome de Nicolás Maduro Guerra, que também é político, sendo, neste momento, deputado venezuelano.

Depois, as imagens têm pelo menos sete anos, dado que o vídeo foi publicado em julho de 2017 no Youtube — e já foi alvo de inúmeras verificações, uma vez que são várias as alegações falsas sobre estas imagens. No que toca aos rumores de que seria o filho de Maduro, importa referir que fact-checkers internacionais como o Aos Fatos fizeram uma análise à agenda de Maduro Guerra no mês em que o vídeo foi publicado no Youtube, concluindo que dificilmente poderia ter estado naquela época no Mónaco, uma vez que estava em campanha na Venezuela — as eleições para a Assembleia Constituinte foram a 30 de julho — não havendo qualquer registo de uma viagem a território europeu nesse período.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Há, inclusivamente, imagens do político venezuelano em várias ações de campanha na Venezuela com trabalhadores e apoiantes. Além disso, o carro em causa tem matrícula saudita e, segundo o Maldita.es, esteve em Monte Carlo durante uma exposição de relógios entre os dias 13 e 16 de julho de 2017 — coincidindo com o mês em que foi publicado o vídeo no Youtube.

Fact Check. Filho de Lula da Silva é dono de Ferrari “banhado a ouro”?

Por fim, este vídeo já apareceu associado a outras figuras da América Latina, como foi o caso do filho de Lula da Silva, Fábio Luís Lula da Silva. Essa publicação foi já anteriormente desmentida por diferentes fact-checkers, incluindo o Observador. A associação de “Nicolasito” às imagens do Ferrari dourado já foram também verificadas por órgãos internacionais como a DW, que consideraram igualmente o conteúdo falso.

Conclusão

Não é o filho de Nicolás Maduro que surge no vídeo a entrar num Ferrari “banhado em ouro”, em Monte Carlo, no Mónaco. Esse vídeo começou a circular nas redes sociais há vários anos e já foi erradamente associado a outras figuras, como o filho de Lula da Silva. Em julho de 2017, quando o vídeo foi publicado no Youtube, este carro de matrícula saudita foi, de facto, avistado em Monte Carlo. Nessa altura, Maduro Guerra estava em campanha eleitoral no seu país.

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge