Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Felipe Pathé Duarte

Convidado

Artigos publicados

Estado da Nação

Um ministério entrincheirado

117
O contexto actual, com um crescendo do sentimento de insegurança e constrangimentos orçamentais, dificulta o papel de qualquer ministro da Administração Interna, como saberá Constança Urbano de Sousa.
Geopolítica

Realpolitik Turco-Israelita!

214
Mais que questões ideológicas ou éticas, a decisão internacional voltou a ser lida como fruto do pragmatismo e do interesse nacional. A provar este mote estão a Turquia e Israel. Vejamos porquê.
Israel

Os novos sicários

187
Neste apelo à violência o punhal (ou outro objecto perfurante) assume de novo um papel preponderante. Incitam-se os seguidores a esfaquear judeus nas ruas em nome da causa palestiniana
Atentados de Paris

O DAESH digital

349
Os terroristas estão a utilizar sistemas de comunicação digitais que, por razões técnicas ou legais, não podem ser interceptados, permitindo facilitação e apoio de acções armadas.
Serviços De Informações

Escúchame!

209
Portugal é o único país europeu que não autoriza os Serviços de Informações a fazer escutas ou interceptar outras comunicações. Esta condição não nos deixa mais democráticos, mas sim mais vulneráveis
Atentados de Paris

Dostoiévski em Paris

106
A “embriaguez de morte” do anarquista russo do século XIX é semelhante à “embriaguez de Deus” do jihadista do século XXI.Ou Deus não existe e eu tomo o lugar dele, ou Deus existe e eu ajo em nome dele
Jihadismo

A orfandade ideológica

As sangrentas execuções de reféns no Iraque nada têm de tradição islâmica. O modelo para estes eventos encenados pode ser mais facilmente encontrado na mise-en-scene das Brigadas Vermelhas italianas.
Vladimir Putin

Ras Putin

137
Putin não é Rasputin, claro está. Mas ambos têm em comum a provocação como estratégia para justificar uma agressividade que, em si, surge como meio mais eficaz para uma ambição desmesurada.
Estado Islâmico

A “Grande Marcha” Jihadista

273
Há surpreendentes analogias entre a estratégia do exército comunista de Mao Tse-Tung durante a "Longa Marcha" e a estratégia dos jihadistas do "Estado Islâmico" no Iraque e na Síria.
A página está a demorar muito tempo.