458kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Jaime Nogueira Pinto

Colunista

Artigos publicados

A Sexta Coluna

Uma nova Guerra Fria?

Se olharmos ao número e à geografia dos Estados alinhados contra Moscovo e dos que se mantêm neutros, deparamos com o que poderá configurar-se como uma segunda edição de "The West against The Rest".
Eleições

França, Colômbia e Andaluzia – sinais dos tempos

Ficou claro, na Colômbia e em França, que o centro e os partidos sistémicos continuam a perder terreno e que o chamado “populismo” está em marcha. A Andaluzia é a ambígua excepção que confirma a regra
Eutanásia

À falta de vida boa, a boa morte

Nos 90 anos do Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley aconselharia ler a passagem sobre a eutanásia. Vale a pena contemplar o requintado horror – e imaginar a sórdida realidade em que pode traduzir-se.
A Sexta Coluna

Padre João Seabra – servo de Deus e dos Homens

Num tempo em que a doença, a deficiência e a fragilidade se escondem e em que a morte se apressa, o João Seabra foi exemplar na forma de viver a doença. Com uma humildade funda, gloriosa e comovente.
Colômbia

Colômbia: o fim da “ditadura perfeita”?

Quase todo o século XX colombiano se passou entre liberais e conservadores. Mas aquilo a que chamaram “a ditadura perfeita”, assente numa oligarquia de quase 100 anos, pode ter sucumbido nas eleições.
A Sexta Coluna

Ventos de Leste

Perante o alarme e silenciamento da “imprensa de referência”, a CPAC, que reuniu em Budapeste a convite de Orban, não deixa de representar uma linha de resistência à ofensiva das “forças do Progresso”
A Sexta Coluna

Revogar o “irrevogável”

A nova regulação do aborto tem levado o mundo progressista à histeria. É que além do abrir o  precedente da revogar de “conquistas”, a causa ainda une esquerdas antigas e modernas.
A Sexta Coluna

Valores europeus? Que valores europeus?

Quem propõe estes novos valores europeus? Que grau de adesão têm? Quem mandatou os responsáveis por uma UE que é essencialmente económica para os irem acrescentando à Carta dos Direitos Fundamentais?
Aborto

Aconteceu na América

Revolução vem de revolutionibus orbium coelestium, de Copérnico, e quer dizer voltar ao ponto de partida. Aconteceu na América.
Presidenciais em França

A França em marcha

Além da França de Macron, outras duas Franças estão também “em marcha”. Como e para onde é o que vamos ver daqui por diante – a começar nas legislativas de Junho.
A Sexta Coluna

O vanguardismo francês

O importante na eleição francesa (e a França costuma ser pioneira em política) não é o duelo entre o centrista Macron e a extremista Le Pen, é o episódio do conflito entre globalistas e nacionalistas.
Páscoa

Quatro autores em tempo de Páscoa

Ainda que não consigamos ouvir a voz subtil de Deus Pai, sabemos que só irmanados no Horto a Cristo e aos que sofrem, fazendo o que depende de nós e dando a Deus o que Dele depende, seremos resgatados
Hungria

A liberdade anti-liberal de Viktor Orbán

Apesar de estar, com a Polónia, na linha da frente do acolhimento aos refugiados da Ucrânia e da vitória eleitoral esmagadora de Orbán, a Hungria não escapa à sanha dos “liberais”.
Estados Unidos da América

A mulher que sabia de menos

O que é uma mulher? A juíza Jackson não soube ou não quis responder, espelhando as temerosas e prudentes evasivas “da Esquerda” perante os delírios dos seus mais recentes “activistas radicais”.
Comunismo

Rússia: um centenário trágico

Nos tempos que correm, é importante lembrar a História, e particularmente a História da Rússia, em que pesa e pesará a herança de Estaline e do bolchevismo.
A Sexta Coluna

Uma proposta irrecusável

50 anos depois da estreia, O Padrinho, de F.F. Coppola, que Stanley Kubrick considerou “talvez o melhor filme de sempre”, continua a ser uma proposta irrecusável.
Guerra na Ucrânia

Uma nova ordem internacional?

Mesmo partindo do princípio de que se evitará o pior, a chamada ordem internacional liberal sairá desta guerra seriamente abalada.
Rússia

A guerra das ideologias e a ideologia da guerra

Putin diz que invadiu a Ucrânia para a “desnazificar”. Os ucranianos comparam Putin a Hitler. Não será certamente ideológica a razão da guerra.
Guerra na Ucrânia

Filhos da Guerra Fria

O conflito russo-ucraniano veio, mais uma vez, mostrar o perigo das cruzadas ideológicas. A Ucrânia foi encorajada pelos “aliados” a desafiar a Rússia mas, na hora da verdade, ficou sozinha.
A Sexta Coluna

Religião e ideologia, Cristianismo e Marxismo

Quer na teoria, quer na prática, o Marxismo e os marxistas sempre combateram a Religião, o grande entrave à consagração da sua “Ideologia científica”. Agora, não é diferente.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.