Dark Mode 76 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Jaime Nogueira Pinto

Convidado

Artigos publicados

Relações Internacionais

Ordem internacional pós-pandemia: As raízes fundas /premium

A ordem internacional assenta em princípios aceites pelos principais poderes mundiais e numa realidade geopolítica que leva em conta os interesses dos Estados – dos grandes, dos médios e dos pequenos
A Sexta Coluna

Considerações sobre a crise petrolífera /premium

Que pode a Geopolítica do petróleo fazer num mundo em que a economia e a geoeconomia ficaram reféns da pandemia e em que as relações internacionais vivem na geometria variável dos interesses?
A Sexta Coluna

A África Lusófona em tempos de pandemia /premium

Talvez a grande tragédia de África e da África Subsariana não venha tanto do impacto sanitário da Covid 19 mas das consequências económicas da pandemia a nível regional e global.
Língua Portuguesa

A Língua Portuguesa não é só a nossa pátria /premium

É uma língua grande e plástica e plural e aberta como toda a vida que vale a pena ser vivida. Vive nas palavras dos escritores e até nas dos que são um bocado disso tudo ou dos que não são nada disso.
A Sexta Coluna

Pai de todos os totalitarismos: 150 anos de Lenine /premium

812
Tinha como qualidades determinantes a manha e a hipocrisia popular russa e uma costela de “despotismo oriental” de Ivan, o Terrível, e de Pedro, o Grande, “os criadores do Estado pelo terror despótico
A Sexta Coluna

A África em tempos de Covid   /premium

O que é que se vai passar em África e nas regiões tropicais e subtropicais de África? Estarão mais protegidas porque, diz-se, “o coronavírus não gosta do calor”? Vai o impacto ser sobretudo económico?
Obituário

Rubem Fonseca:A grande arte amoral de um moralista /premium

Em Rubem Fonseca a exposição da verdade nua e crua de tudo, parecendo amoral encerra uma profunda nostalgia por uma moralidade perdida ou por reencontrar; parecendo indiferente, empenha-se na denúncia
A Sexta Coluna

Cidades metafísicas /premium

As epidemias e a quarentena despovoam-nos o exterior, atiram-nos forçosamente para o interior e mudam a percepção do mundo. Tal como a Peste Negra mudou na Europa a percepção e representação da morte.
A Sexta Coluna

Europa: entre a Bolsa e a Vida /premium

217
Esta recusa de aplicar medidas excepcionais em tempos excepcionais mostra o pior da tecnocracia da UE e revela os profundos egoísmos nacionais dos mesmos governantes que tanto denunciam o "populismo".
A Sexta Coluna

Que mundo depois da pandemia? /premium

402
O mundo que sairá da pandemia será com certeza um mundo mais pobre mas mais realista, mais identitário, mais estadual
A Sexta Coluna

Tempos de Peste /premium

165
Não sei até que ponto as experiências do passado servem para o presente. Tudo será diferente, mas podemos estar certos de que vamos sentir na pele, a curto e longo prazo, as consequências da pandemia.
Politicamente Correto

Correcção Política: a longa marcha (1923-2020) /premium

323
O que começou por ser só uma contra-cultura marginal é hoje quase ortodoxia institucional. Mas não nos deixemos impressionar:o tempo de pensar crítica, criativa e livremente chegou para os incorrectos
A Sexta Coluna

América, América: Trump vs Sanders ou vs Biden? /premium

Se o espírito dominante entre os democratas é impedir um segundo mandato de Trump, faltará saber se, para parar Trump, os radicais de Sanders estarão dispostos a votar em massa no centrista Biden.
A Sexta Coluna

A crise Guiné-Bissau: entre a realidade e a ficção /premium

197
Após a simbólica volta triunfal à praça diplomática, o candidato a presidente-eleito, Sissoco Embaló, seguindo com audácia uma criativa estratégia de antecipação, escala agora para a “posse simbólica"
A Sexta Coluna

Angola e o “Amigo Americano” /premium

Washington parece finalmente ter-se dado conta do factor de estabilidade de Angola em África. O retorno do investimento americano é indissociável da consolidação da política angolana anticorrupção.
A Sexta Coluna

Por trinta dinheiros /premium

3897
Os horrores praticados no passado em nome da ideia de "evitar o sofrimento", ou da ciência e do progresso, empurrando para a aniquilação aqueles cuja vida deixou de ter valor, pairam ainda como uma sombra.
A Sexta Coluna

Brexit: o regresso a casa /premium

O Brexit, que terá algumas consequências imprevisíveis e até danosas, não é uma questão de vida ou de morte. Nem tão pouco uma ruptura na história de amor e desamor da Grã-Bretanha com o Continente.
A Sexta Coluna

Sinais do tempo /premium

344
O tempo não é de guerra político-partidária. Para as não-esquerdas e para as direitas o tempo é de contra-cultura, de guerra cultural, aquela que sempre prepara o terreno para as grandes tranformações
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: Os riscos da instabilidade

241
Os apelos religiosos e tribais a que vem recorrendo Umaro Sissoco trazem a divisão entre muçulmanos e não muçulmanos e o confronto entre etnias; conflitos aos quais, até hoje, o país foi poupado.
Espanha

Eleições espanholas: frente popular sem povo

207
A “esperança progressista” traz todas as componentes de radicalização, pois junta ao PSOE a ultra-esquerda das causas fracturantes e fica refém da esquerda do separatismo catalão. Mas a culpa é do VOX
A página está a demorar muito tempo.