251kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Jaime Nogueira Pinto

Colunista

Artigos publicados

França

Os "golpistas" do costume /premium

Desiludam-se aqueles que querem ver na Carta-manifesto dos generais um novo pioneirismo político francês, que seria, nem mais nem menos, que um golpe e uma ditadura militar em pleno coração da UE.
A Sexta Coluna

Ventos de Espanha /premium

355
Proclamando uma direita claramente anti-esquerda e sem “cercas sanitárias”, Isabel Ayuso foi a grande vencedora na batalha por Madrid.
A Sexta Coluna

As contas da História no dia da liberdade /premium

100
O Presidente da República deu-se com certeza conta da ofensiva de desconstrução da História e dos níveis de paranóia que atingiu.
Democracia

Os despotismos democráticos e o fim do dinheiro /premium

117
Entregamo-nos ao Estado, aos economistas, à Justiça, aos Bancos Centrais, às plataformas electrónicas, como se fossem “pessoas de bem” ou “algoritmos de bem”. E nem sempre são.
A Sexta Coluna

A bela e nobre tradição de matar fascistas /premium

1213
A grande ameaça à nossa Democracia não é a corrupção, nem o compadrio, nem as injustiças da Justiça, mas os “populistas de extrema-direita”, que arranjam todos os pretextos para manipular o povo.
História

“Os Senhores andam para aí em conspirações” /premium

Foi há 60 anos que falhou a Abrilada dos generais, quando Salazar desarticulou o golpe que Botelho Moniz estava a urdir. Tudo com flores de retórica e num clima de brandos costumes.
A Sexta Coluna

Das trevas à luz. Com Dante, em Sexta-Feira Santa /premium

Nada de menos neutro do que este mundo além-mundo erguido por Dante – mas nada também de mais próximo e de mais verdadeiramente inclusivo.
Relações Internacionais

EUA vs RPC: os pontos quentes da nova Guerra Fria /premium

Ainda ninguém com a argúcia de um Orwell baptizou o tipo de guerra que agora vivemos, nem alguém com a dimensão Kennan sintetizou as raízes da conduta chinesa para articular uma estratégia de resposta
Politicamente Correto

Cargos de gestão do pensamento neutro e inclusivo /premium

354
Para uma educação neutra, as identidades nacionais devem ser substituídas por uma humanidade global, fluída, indistinta, volátil, inclusiva. Bandeiras, só talvez a do arco-íris.
Comunismo

Até que os amanhãs cantem /premium

381
Poderá um partido comunista, e um partido comunista particularmente alinhado com a “experiência soviética”, celebrar-se como “pai da democracia” e das “amplas liberdades democráticas”?
A Sexta Coluna

Jorge Borges de Macedo, o historiador livre /premium

147
Medo foi uma coisa que nunca vi em Jorge Borges de Macedo. Nem medo da confrontação, nem medo de ir contra a corrente, nem esse medo de parecer menos “institucional” e menos “erudito”.
Estados Unidos da América

Ronald Reagan, o conservador liberal /premium

384
Reagan não era um intelectual, mas era inteligente; não era um pensador, mas pensava. De resto, os intelectuais nem sempre são inteligentes e muitos não chegam sequer a pensar.
Extrema Esquerda

Os novos inquisidores /premium

2031
Para a esquerda de variante americana que anda agora aí e se aloja nos organismos mais débeis homens como Marcelino da Mata não podem existir. Não cabem na narrativa simplista e maniqueista adoptada.
Política

Retratos à Direita: Bismarck, conservador realista /premium

Tal como na esquerda, na direita também há de tudo: liberais, conservadores, reaccionários, monárquicos, republicanos, nacionalistas, fascistas. Vale pois a pena olhar o itinerário de alguns políticos
Livros

Distopia à portuguesa /premium

210
Não restam dúvidas: temos de ser todos reeducados e urgentemente. Mas sem livros. E podemos estar tranquilos quanto à idoneidade e competência das associações escolhidas para nos alfabetizarem.
Presidenciais 2021

Três vencedores /premium

466
Como é que um “populista” vindo do PSD, comentador desportivo, supostamente acolitado por uns sinistros gurus nazi-fascistas, teve em 15 meses capacidade para passar de 68.000 votos para meio milhão?
Presidenciais 2021

A festa da Democracia /premium

700
Podem ser os socialistas e as esquerdas aliadas que nos governam mas são “os fascistas” os culpados de todos os males portugueses, passados, presentes e futuros.
Estados Unidos da América

Donald Trump e a força das coisas /premium

163
E não era sequer pelos seus espalhafatosos defeitos que o contestavam. Contestavam-no por ter tentado assumir, com sucesso popular, uma agenda nacional-conservadora.
União Europeia

Dilemas europeus /premium

Sempre houve, na Europa, uma luta de forças centrípetas e centrífugas, umas sonhando formas de unidades, outras reivindicando resistências identitárias.
Democracia

Que legitimidade? /premium

156
Será que, como alternativa à chamada democracia iliberal, se prepara um liberalismo não-democrático com o regresso de vanguardas especialmente ungidas para interpretar e representar a vontade popular?
A página está a demorar muito tempo.