Olá

860kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Jorge Barreto Xavier

Convidado

Artigos publicados

Cultura

Aqueles que se vão

Augusto M. Seabra foi um crítico cultural muito respeitado e, por vezes, temido. o seu desaparecimento da vida pública também levou ao desaparecimento do seu lugar próprio quadro da sociedade.
País

Falar português

No “falar português” deverá estar integrado o conhecimento de História, Cultura, Valores? Como fazer de imigrantes, não residentes, turistas, refugiados, parte da “comunidade nacional estendida”? 
Planeta Terra

Remar contra a maré

O Tempo da Natureza conta-se em milhares de milhões de anos. Pensar que se pode, por ação imediata, obter resultados de vantagem face ao tempo longo do exercício natural, é de uma grande ingenuidade.
Mundo

O Capitalismo Emocional

Temos de acrescentar ao “direito de desligar” o “dever de desligar”. Estar menos tempo online. Aceder a fontes credíveis de apresentação da (s) “realidade (s)”, da “verdade (s)”.
Política

A vida espiritual dos políticos

Todos temos vida espiritual, vida  interior, o que não significa que todos cuidemos da mesma, o que não significa que quem cavalga os animais ferozes do Poder, consiga (ou queira) ter momentos de paz.
Futuro

De onde vimos? Para onde vamos?

Em quem dizer aos jovens para confiar? Nos que identificam e capitalizam as insatisfações, através de propostas demagógicas? Mesmo que, depois, se venha a descobrir que eram lobos em pele de cordeiro?
Novo Governo

Cultura e Educação – o agora

Agora, temos um novo Governo. Espera-se que Cultura e Educação possam ter, finalmente, um encontro feliz, de que Portugal precisa, para o seu caminho face a um futuro melhor.
Internet

Regular a Internet

É tempo dos países democráticos encontrarem as formas de regulação da Internet que permitam garantir, ao mesmo tempo, a liberdade de opinião e penalizar, seriamente, todas as formas de desinformação.
União Europeia

A Europa é um gesto

Que futuro nos podem trazer as personalidades que vão ser eleitas em Junho? Qual a sua consistência? O seu exemplo de vida? A sua capacidade demonstrada?
Corrupção

A corrupção

A prevenção da corrupção passa por um trabalho complexo junto das escolas e das famílias, para que a sua negatividade seja percebida, desde cedo, e que os corruptos sejam, socialmente, desvalorizados.
25 de Abril

Guardar a Infância

A soberania popular não se reduz ao direito de voto. Implica a educação e participação cívica, a decisão esclarecida, a autonomia individual. De várias formas, estes parâmetros estão ameaçados.
História

A identidade nacional

Vivemos num mundo conturbado, onde se luta ferozmente por identidades nacionais como sucede na Ucrânia, em Israel, na Palestina. Mas não só. O Ocidente começa a fazer o discurso preparatório da guerra
Política

As palavras as ações

A ampliação do pensamento conservador extremista é um dado evidente, tal como este ser um campo regado pelas provocações que certas forças de Esquerda promoveram nestes anos deitando achas na fogueira
Racismo

A cor da pele

Votar Chega seria “a realização concreta e definitiva da mediocridade”. É esta arrogância de Esquerda que criou fossos entre os que se acham magníficos e aqueles que os “magníficos” acham “medíocres”.
Legislativas 2024

As pernas dos banqueiros alemães

Não tenho as pernas dos banqueiros alemães, mas quem faz tais ameaças (mesmo dizendo que foi mal interpretado) é imprevisível. E imprevisibilidade é tudo o que o país não precisa num primeiro-ministro
Comportamento

Os galos

Durante um instante os aviformes olharam uns para os outros em silêncio. Depois, quase em simultâneo, desataram, cheios de vontade de rir, a cantar de alto, que é o que os galos de poleiro sabem fazer
Justiça

O sentido da justiça

A Justiça é um pilar da estabilidade do regime. Se esse pilar demonstrar, face aos outros poderes e face à comunidade, não merecer confiança (pelos métodos e pelos resultados), temos todos um problema
Comportamento

O Juramento

Jurou voltar duas vezes por mês para compensar o tempo perdido. Prometeu fazer da cabana uma casa, trazer eletricidade e água. Regressou à cidade, onde se cobriu de fortuna e glória. Nunca mais voltou
Política

Nação Murcha, Nação Valente

Somos uma Nação que, recorrentemente, se arrasta, nos últimos séculos, entre picos de sucesso, crises e simulacros de bem-estar, que só chega a alguns. Então, e face a isto tudo, o que nos salva?
Pessoas

O espelho

Detestava os elogios, as lisonjas. Bastava-se de tal forma, que não só o incomodava ser valorizado por seres que considerava não estarem ao seu nível, como sentia não haver quem pudesse admirar.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.