Artigos publicados

Orçamento do Estado

Afinal havia outro (artigo sobre o Orçamento)

497
A alegada mistura de “alhos com bugalhos” foi sempre o critério utilizado nas últimas décadas por todos os ministros das Finanças. Estiveram todos enganados e a enganar-nos durante todo o tempo?
Orçamento do Estado

Afinal havia outro (orçamento)

2409
O governo pretendeu manipular a discussão do OE2017. Para isso, serviu-se da esperteza de ganhar alguns dias sem os números reais, para que pudesse contar a sua história baseada em números falseados
Orçamento do Estado

Nos Estados falidos só a retórica é rica

299
O que estamos a verificar é que as clivagens ideológicas estão quase todas no discurso e muito menos nas opções orçamentais concretas, sejam elas de esquerda ou de direita.
Orçamento do Estado

O bom aluno agora gosta de armar em rebelde

1458
A gestão da sobretaxa e das pensões mostra como já passámos de uma sobrevivência orçamental ano a ano para uma navegação ao trimestre ou ao mês. Porque o dinheiro não dá para mais, claro.
Taxistas

Com representantes destes não precisam de inimigos

1109
Os líderes associativos dos taxistas são, claramente, uma parte dos problemas do sector e nunca farão parte de uma solução digna, de uma evolução concertada que equilibre todos os interesses em jogo.
Execução Orçamental

A despesa pública e a pasta de dentes

233
Fazer hoje despesas por conta de ganhos futuros incertos é coisa que corre sempre mal. Para aumentar a despesa basta um decreto. Mas depois o Estado poder pagar é preciso resolver bloqueios antigos.
Uber

De Florêncio de Almeida a Pittsburgh

178
A tentação de regular tudo e mais alguma coisa está presente na generalidade dos governos. A questão a colocar é se regulação desnecessária não mata o negócio, retirando-lhe as vantagens da inovação.
PS

E o sol brilhará para todos nós

6642
Que Mariana Mortágua se sinta suficientemente irresponsável para pedir a mudança de regime económico não é uma surpresa. Chocante é que os socialistas tenham irrompido em aplausos. Que PS é este?
Economia

Já só queremos perder por poucos?

293
Se o governo reverteu medidas dos últimos anos mudando a estratégia da política económica e orçamental à espera de obter resultados e benefícios que tardam em aparecer, alguma coisa está a falhar.
Marcelo Rebelo de Sousa

Sobre uma fina camada de gelo

O largo consenso que Marcelo vai mantendo dar-lhe-á uma preciosa margem de manobra se, e quando, precisar de intervir contrariando António Costa e os seus aliados da extrema-esquerda.
Impostos

13 mil milhões. E se fosse consigo?

1154
Vamos supor que um governo português recebia o “bónus” fiscal de 13 mil milhões que Bruxelas quer obrigar a Apple a dar à Irlanda. Recusava, preocupado com a imagem no país? Ou gastava à tripa forra?
Rocha Andrade

Sabem tudo sobre preços e nada sobre valores

1066
Achar que o sentido de Estado se resgata com umas centenas de euros e que com o reembolso o caso fica encerrado é daquelas condutas e declarações que definem um padrão ético, ou a absoluta falta dele.
Execução Orçamental

O défice, esse popular desporto nacional

173
Olhar para o equilíbrio contas públicas como algo que opõe os “bons” que fazem mais despesa aos “maus” que querem menos défice é um traço cultural que não pára de nos trazer amargos de boca.
Governo

Contributo para um manual de divórcio nas Finanças

110
Se a relação Costa-Centeno vier a ser duradoura e tirar o país da zona de risco elevado, melhor para todos. Mas, prevenindo, podemos recordar como outros protagonistas resolveram as suas divergências.
Estado da Nação

A vantagem de ser discreto num ambiente hostil

Caldeira Cabral tem a dificuldade acrescida de ser ministro da Economia num governo apoiado por dois partidos que gostam tanto de empresas privadas como o peru gosta do Natal.
Estado da Nação

A falta de dinheiro é amiga da racionalidade

Pedro Marques, no Planeamento, tem um programa que está nos antípodas dos que executaram os seus antecessores na pasta nos governos socialistas que integrou no passado.
Sanções

A guerrilha partidária levada à exaustão

102
Se houver sanções, a responsabilidade é do governo PSD/CDS. Não tivéssemos violado o défice em 2015 e este cenário não se colocaria, independentemente de como está a decorrer a execução orçamental.
X Convenção do Bloco de Esquerda

Estamos só a começar

Bastaram três dias para que o Brexit ganhasse discípulos em Portugal. Não deixa de ser irónico que nesta “bandeira” o Bloco tenha como companheiros os partidos anti-imigração e muitas vezes xenófobos.
Política

O exit é um luxo a que poucos se podem dar

469
O grande falhanço da nossa vida democrática e da nossa integração está na incapacidade que temos demonstrado para reformar as nossas instituições e as nossas elites.
Caixa Geral de Depósitos

“Lesados da Caixa” somos todos nós

1107
Para uma parte da classe política, dar satisfações aos contribuintes através de uma CPI à Caixa é “lavar roupa suja” e fazer “chicana política”. É esta a noção que têm de si próprios e do Parlamento?
A página está a demorar muito tempo.