479kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Paulo Ferreira

Convidado

Artigos publicados

Eutanásia

Pelo direito à libertação do próprio corpo

Nenhum de nós, na família, tem a mínima dúvida de que, se pudesse ser ouvida e a lei o permitisse, a Fátima escolheria a eutanásia. Por ela e por nós.
Orçamento do Estado

Afinal havia outro (artigo sobre o Orçamento)

A alegada mistura de “alhos com bugalhos” foi sempre o critério utilizado nas últimas décadas por todos os ministros das Finanças. Estiveram todos enganados e a enganar-nos durante todo o tempo?
Orçamento do Estado

Afinal havia outro (orçamento)

O governo pretendeu manipular a discussão do OE2017. Para isso, serviu-se da esperteza de ganhar alguns dias sem os números reais, para que pudesse contar a sua história baseada em números falseados
Orçamento do Estado

Nos Estados falidos só a retórica é rica

O que estamos a verificar é que as clivagens ideológicas estão quase todas no discurso e muito menos nas opções orçamentais concretas, sejam elas de esquerda ou de direita.
Orçamento do Estado

O bom aluno agora gosta de armar em rebelde

A gestão da sobretaxa e das pensões mostra como já passámos de uma sobrevivência orçamental ano a ano para uma navegação ao trimestre ou ao mês. Porque o dinheiro não dá para mais, claro.
Taxistas

Com representantes destes não precisam de inimigos

Os líderes associativos dos taxistas são, claramente, uma parte dos problemas do sector e nunca farão parte de uma solução digna, de uma evolução concertada que equilibre todos os interesses em jogo.
Execução Orçamental

A despesa pública e a pasta de dentes

Fazer hoje despesas por conta de ganhos futuros incertos é coisa que corre sempre mal. Para aumentar a despesa basta um decreto. Mas depois o Estado poder pagar é preciso resolver bloqueios antigos.
Uber

De Florêncio de Almeida a Pittsburgh

A tentação de regular tudo e mais alguma coisa está presente na generalidade dos governos. A questão a colocar é se regulação desnecessária não mata o negócio, retirando-lhe as vantagens da inovação.
PS

E o sol brilhará para todos nós

Que Mariana Mortágua se sinta suficientemente irresponsável para pedir a mudança de regime económico não é uma surpresa. Chocante é que os socialistas tenham irrompido em aplausos. Que PS é este?
Economia

Já só queremos perder por poucos?

Se o governo reverteu medidas dos últimos anos mudando a estratégia da política económica e orçamental à espera de obter resultados e benefícios que tardam em aparecer, alguma coisa está a falhar.
Marcelo Rebelo de Sousa

Sobre uma fina camada de gelo

O largo consenso que Marcelo vai mantendo dar-lhe-á uma preciosa margem de manobra se, e quando, precisar de intervir contrariando António Costa e os seus aliados da extrema-esquerda.
Impostos

13 mil milhões. E se fosse consigo?

Vamos supor que um governo português recebia o “bónus” fiscal de 13 mil milhões que Bruxelas quer obrigar a Apple a dar à Irlanda. Recusava, preocupado com a imagem no país? Ou gastava à tripa forra?
Rocha Andrade

Sabem tudo sobre preços e nada sobre valores

Achar que o sentido de Estado se resgata com umas centenas de euros e que com o reembolso o caso fica encerrado é daquelas condutas e declarações que definem um padrão ético, ou a absoluta falta dele.
Execução Orçamental

O défice, esse popular desporto nacional

Olhar para o equilíbrio contas públicas como algo que opõe os “bons” que fazem mais despesa aos “maus” que querem menos défice é um traço cultural que não pára de nos trazer amargos de boca.
Governo

Contributo para um manual de divórcio nas Finanças

Se a relação Costa-Centeno vier a ser duradoura e tirar o país da zona de risco elevado, melhor para todos. Mas, prevenindo, podemos recordar como outros protagonistas resolveram as suas divergências.
Estado da Nação

A vantagem de ser discreto num ambiente hostil

Caldeira Cabral tem a dificuldade acrescida de ser ministro da Economia num governo apoiado por dois partidos que gostam tanto de empresas privadas como o peru gosta do Natal.
Estado da Nação

A falta de dinheiro é amiga da racionalidade

Pedro Marques, no Planeamento, tem um programa que está nos antípodas dos que executaram os seus antecessores na pasta nos governos socialistas que integrou no passado.
Sanções

A guerrilha partidária levada à exaustão

Se houver sanções, a responsabilidade é do governo PSD/CDS. Não tivéssemos violado o défice em 2015 e este cenário não se colocaria, independentemente de como está a decorrer a execução orçamental.
X Convenção do Bloco de Esquerda

Estamos só a começar

Bastaram três dias para que o Brexit ganhasse discípulos em Portugal. Não deixa de ser irónico que nesta “bandeira” o Bloco tenha como companheiros os partidos anti-imigração e muitas vezes xenófobos.
Política

O exit é um luxo a que poucos se podem dar

O grande falhanço da nossa vida democrática e da nossa integração está na incapacidade que temos demonstrado para reformar as nossas instituições e as nossas elites.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.