268kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Telmo Azevedo Fernandes

Convidado

Artigos publicados

Oficina da Liberdade

A Covid e a Ressurreição

493
A Conferência Episcopal Portuguesa tudo tem feito para servir e obedecer mais ao Estado do que olhar a Deus e seguir os Evangelhos.
Oficina da Liberdade

Natividade: uma viagem pela Liberdade

297
Este hedonismo é típico de abastados ou de quem tem rendimento garantido pelo Estado. A obsessão com o imediato e o efémero, o menosprezo pelo tempo futuro são atributos de um delírio dominante.
Oficina da Liberdade

Direita frágil

160
Os escribas do "manifesto" têm uma subconsciente, mas inaudita falta de respeito pelos eleitores. Tratam-nos como incapazes de discernir autonomamente as boas das más opções políticas.
Oficina da Liberdade

Portugal não tem nem terá Orçamento

460
Os políticos são uns ilusionistas: distribuem no presente benefícios por grupos seleccionados e mandam a conta para todos pagarmos no futuro.
Oficina da Liberdade

O velório de São João no Porto

216
Uma cidade historicamente desconfiada do poder estatal, em que gente de todas as classes sociais convive, não deve ser descaracterizada por festas confinadas aos condomínios fechados dos “afluentes”.
Oficina da Liberdade

Austeridade: pela honra e em nome do futuro

146
O desmame da alucinação não será fácil, mas será certamente compensador podermos vir a olhar-nos de novo ao espelho e vermos pessoas adultas que não sequestraram o futuro dos próprios filhos e netos.
Oficina da Liberdade

A zaragatoa lusa e a covid-20

O Estado, em vez de tentar dirigir a economia e a indústria, deve preparar-se para, com a retoma dos circuitos internacionais, obter os equipamentos de que precisamos para protecção da nossa saúde.
União Europeia

Jaime Nogueira Pinto: o que ficou por lembrar

256
É de elementar decência não exigir dos outros a manutenção do país numa situação de dependência de terceiros e parasitismo compulsivo. O preço a pagar pela liberdade é elevado, mas define um povo.
Oficina da Liberdade

Sorte e Azar

118
Baixaram substancialmente mais os preços dos bens consumidos pelos pobres do que dos bens e serviços consumidos pelos ricos. O luxo tornou-se mais democrático e os pobres de hoje são os ricos de ontem
Oficina da Liberdade

O Homem está a mais na Natureza?

376
Ressurgem agora teorias acerca da necessidade de controlar ou mesmo reduzir a população mundial, mas ou bem que nos preocupamos com as gerações futuras, ou bem que promovemos a extinção do homem.
Política

Democracia não é o mesmo que Liberdade

186
Desde que a democracia decida sobre o mínimo possível acerca das nossas vidas, os políticos que procuram respostas para a abstenção podem continuar a não se apoquentar e ter confiança na Liberdade.
PSD/CDS

Refundação da Direita: PSD vs CDS

170
“Refundar” toda a área não socialista talvez seja mais eficiente e eficaz com a mudança de eixo do CDS do que do PSD. Se o CDS alterar a sua abordagem, o PSD vem por arrasto. O inverso é mais difícil.
Solidariedade

Caridade com o dinheiro dos outros

460
Quanto mais nos sentirmos roubados pelo Estado, menor a disposição em sermos solidários para com o próximo. E mais os beneficiários se sentirão no “direito” de ser ajudados, perpetuando a mendicidade.
Polémica

Capitalismo bom, Capitalismo mau

122
Sempre que alguma entidade estatal tem por missão a protecção do consumidor, fico seriamente desconfiado se o resultado não será antes menor criação de riqueza e mais rendas para interesses instalados
Liberalismo

O estado-social é imoral!

1863
A compaixão não se pratica com o dinheiro de terceiros. Quando a responsabilidade individual é menosprezada, a liberdade individual é perdida. Não existe consciência social. A consciência é individual
Liberalismo

Imposto é roubo!

2671
A lógica do poder é inexorável e o Estado cobrará sempre mais e mais impostos. É necessário pois um sobressalto de desobediência civil e de objecção de consciência.
Filosofia Política

Liberalismo, sempre!

496
É necessário restaurar o espírito do Liberalismo Clássico, assumir e divulgar a superioridade moral da defesa das liberdades individuais por contraponto a qualquer das outras alternativas ideológicas.
Presidente Trump

Trump, Brexit: o mito dos vencidos da globalização

164
Ao contrário da narrativa dominante, a relação causal entre globalização e apoio a políticas proteccionistas e nacionalistas não é a que nos querem fazer crer. Não deu a vitória a Trump nem ao Brexit.
Brexit

Guerra à guerra!

Muitos dos “líderes” da UE pouca consideração têm por 48% dos votantes neste referendo: quase metade queriam manter-se na UE, mas agora a UE quer que também eles saiam rapidamente e desamparem a loja.
Crise dos Refugiados

#Rapefugees?

115
Os multiculturalistas que se danem: é preciso deixar claro que a nossa forma de viver em sociedade, os nossos valores são superiores a práticas bárbaras e medievais, nomeadamente contra as mulheres.
A página está a demorar muito tempo.