820kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Telmo Azevedo Fernandes

Convidado

Artigos publicados

Oficina da Liberdade

O meu voto vai para...

A liberdade das pessoas tende a ser inversamente proporcional ao número de ideias que os partidos têm para a sociedade.
Oficina da Liberdade

Os penachos da Direita

O melhor que poderia acontecer ao PSD e à IL seria o Chega! integrar um governo de Direita. E o pior que poderia acontecer ao Chega! seria fazer parte do Executivo.
Oficina da Liberdade

Filhos da booster

Serve a minha história para demonstrar que a incapacidade de compreensão das razões de quem opta por não se ter vacinado faz deflagrar reacções primárias autoritárias e despóticas.
Oficina da Liberdade

Diga o que disser a Constituição

Em vez de conformar as leis e a prática política à Constituição, altera-se a Constituição para dar suporte legal aos actos governativos e administrativos que forem convenientes a quem está no poder. 
Oficina da Liberdade

Formatação de massas

As fontes de medo e motivos de ansiedade aproximam e unem espontaneamente as populações numa fanática defesa do que a sua racionalíssima ciência determina ser o interesse comum.
Oficina da Liberdade

Uma grande mentira e a grande ilusão

A penosa procissão de malfeitorias e urdidura de protofascismo sanitário com 730 dias de duração baseia-se numa grande mentira e numa grande ilusão.
Oficina da Liberdade

Certificado da nossa decadência

Impor os certificados cov19 é transformar uma sociedade com indivíduos naturalmente livres, numa sociedade em que são os organismos do Estado a conceder permissões de liberdade condicionada.
Oficina da Liberdade

Flatulências bovinas

Uma geração vocal, urbana e egoísta parece disposta a esquecer os pobres e a cobrar um custo humano gigantesco às gerações futuras em nome de delírios ideológicos e ostentação da virtude que não tem.
Oficina da Liberdade

Fado bazuca

O despejo das subvenções, ao mesmo tempo que institucionaliza a indústria da mão estendida, abafa os sectores que criam valor e desvia recursos para os homens de negócios com a lista telefónica certa.
Oficina da Liberdade

A Covid e a Ressurreição

A Conferência Episcopal Portuguesa tudo tem feito para servir e obedecer mais ao Estado do que olhar a Deus e seguir os Evangelhos.
Oficina da Liberdade

Natividade: uma viagem pela Liberdade

Este hedonismo é típico de abastados ou de quem tem rendimento garantido pelo Estado. A obsessão com o imediato e o efémero, o menosprezo pelo tempo futuro são atributos de um delírio dominante.
Oficina da Liberdade

Direita frágil

Os escribas do "manifesto" têm uma subconsciente, mas inaudita falta de respeito pelos eleitores. Tratam-nos como incapazes de discernir autonomamente as boas das más opções políticas.
Oficina da Liberdade

Portugal não tem nem terá Orçamento

Os políticos são uns ilusionistas: distribuem no presente benefícios por grupos seleccionados e mandam a conta para todos pagarmos no futuro.
Oficina da Liberdade

O velório de São João no Porto

Uma cidade historicamente desconfiada do poder estatal, em que gente de todas as classes sociais convive, não deve ser descaracterizada por festas confinadas aos condomínios fechados dos “afluentes”.
Oficina da Liberdade

Austeridade: pela honra e em nome do futuro

O desmame da alucinação não será fácil, mas será certamente compensador podermos vir a olhar-nos de novo ao espelho e vermos pessoas adultas que não sequestraram o futuro dos próprios filhos e netos.
Oficina da Liberdade

A zaragatoa lusa e a covid-20

O Estado, em vez de tentar dirigir a economia e a indústria, deve preparar-se para, com a retoma dos circuitos internacionais, obter os equipamentos de que precisamos para protecção da nossa saúde.
União Europeia

Jaime Nogueira Pinto: o que ficou por lembrar

É de elementar decência não exigir dos outros a manutenção do país numa situação de dependência de terceiros e parasitismo compulsivo. O preço a pagar pela liberdade é elevado, mas define um povo.
Oficina da Liberdade

Sorte e Azar

Baixaram substancialmente mais os preços dos bens consumidos pelos pobres do que dos bens e serviços consumidos pelos ricos. O luxo tornou-se mais democrático e os pobres de hoje são os ricos de ontem
Oficina da Liberdade

O Homem está a mais na Natureza?

Ressurgem agora teorias acerca da necessidade de controlar ou mesmo reduzir a população mundial, mas ou bem que nos preocupamos com as gerações futuras, ou bem que promovemos a extinção do homem.
Política

Democracia não é o mesmo que Liberdade

Desde que a democracia decida sobre o mínimo possível acerca das nossas vidas, os políticos que procuram respostas para a abstenção podem continuar a não se apoquentar e ter confiança na Liberdade.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

FLASH SALE - Assine o Observador
a partir de 0,12€/ dia
FLASH SALE Assine o Observador
a partir de 0,12€/ dia
*exclusiva para novos assinantes