Astronomia

Estrela estranha deixa astrónomos confusos

Uma mega estrutura alienígena? Pouco provável, mas a estrela é tão estranha que este chega a ser um dos cenários ponderados pelos astrónomos. Desde 2015 que há achados de estrelas "estranhas".

Imagem de estrela que está a explodir há 200 anos

Situada a 7.500 anos-luz da Terra, na constelação Carina, a Eta Carinae explodiu em 1838 num fenómeno conhecido por Grande Erupção, que a tornou, em 1844, na segunda estrela mais brilhante no céu.
Espaço

Universo. Regiões escuras estudadas com telescópio

O Euclid tem 1,2 metros de diâmetro. Portugal participa na missão e está envolvido no planeamento de rastreios do céu com uma equipa de mais de 20 cientistas. Missão começa em 2022.
Estrelas

Universo. Descobertas cinco novas estrelas "raras"

As estrelas detetadas denominam-se 'roAp'. Formam um subgrupo de estrelas magnéticas que oscilam de forma semelhante ao Sol e representam menos de 1% de todas as estrelas com temperaturas semelhantes.
Espaço

Universo. NASA revela foto do céu a raio-x

O mapa foi feito através de um programa da NASA. Os dados foram recolhidos durante a noite, ao longo de 22 meses, e os feixes de luz são resultado de partículas energéticas.
Espaço

O meteoro que fez tremer as janelas na Austrália

Um meteoro iluminou o céu de Perth, na Austrália, viajando a uma velocidade de 50 mil quilómetros por hora. Imagens captam o brilho intenso que é explicado pela sua grande dimensão.
Espaço

A noite ficou iluminada por "estrelas cadentes"

Durante a chuva de meteoros, ou Perseidas, puderam ser avistados cerca de 60 a 70 "estrelas cadentes" por hora. Veja neste vídeo como o fenómeno celestial iluminou a noite deste domingo.
Astrofísica

O momento em que as luzes do universo se acenderam

Os telescópios ALMA e VLT detetaram o oxigénio mais distante alguma vez encontrado no Universo, a galáxia mais distante observada e quando se formaram as estrelas logo após o Big Bang.

Revelação 2017: 2 estrelas de neutrões a colidirem

A revista Science anunciou que a observação de duas estrelas de neutrões a colidirem é a descoberta científica do ano. Foi a primeira vez que vimos esse fenómeno, criador de ondas gravitacionais.
Astronomia

Chuva de estrelas cadentes chega antes do Natal

Tem até sábado para ver uma das mais intensas chuvas de meteoros do ano. O enxame de Gemínidas poderá chegar aos 120 meteoros por hora. Se preferir pode seguir a chuva em direto aqui.

Vídeo. Perdeu a chuva de estrelas? Pode vê-la aqui

Este sábado houve chuva de estrelas, mais propriamente das Perseidas. Em Portugal, o pico de atividade foi à 01h00. Se perdeu tudo, pode ver aqui o vídeo — com um guia para os melhores momentos.

Um passeio pelo Observatório Europeu do Sul

A 5 mil metros de altitude, no meio do nada (e de algumas raposas), o Observatório Europeu do Sul lança lasers poderosos ao céu para conhecer melhor as estrelas. Veja as imagens.
Estrelas

Telescópio Hubble captura a morte de uma estrela

O telescópio Hubble conseguiu capturar o exato momento da morte de uma estrela. Até agora o fenómeno raramente tinha sido visto pelos astrónomos devido à rapidez em que o evento acontece.
Estrelas

Daqui a cinco anos, uma explosão vai mudar o céu

O céu vai mudar em 2022, acredita um astrónomo norte-americano. Larry Molnar prevê que vamos assistir à explosão entre 2 estrelas irmãs. A fusão vai resultar em mais um ponto brilhante no céu noturno.

Descobertas estrelas antigas na Via Láctea

Uma equipa internacional de cientistas descobriu a presença de estrelas antigas, o que apoia a teoria de que o bulbo galáctico cresceu através da fusão de aglomerados de estrelas primordiais.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

O quinto filme da série de animação "A Idade do Gelo", uma fita de terror rodada nos EUA por um realizador sueco e o novo "Caça-Fantasmas" são as escolhas desta semana de Eurico de Barros
Evolução

Explosões de estrelas influenciaram evolução

Novos estudos mostram que explosões de estrelas podem ter influenciado as temperaturas no planeta Terra. A investigação foi feita através da observação do isotopo 'ferro60' nos oceanos do planeta.
Astronomia

Identificadas estrelas mais brilhantes que o Sol

Astrónomos identificaram um grupo de nove estrelas 30 milhões de vezes mais brilhantes do que o Sol, sendo a maior amostra, até agora conhecida, de estrelas 'supermaciças'.
Fotogaleria

As amizades mais surpreendentes entre celebridades

George Clooney e Brad Pitt, Justin Timberlake e Jimmy Fallon ou Gwyneth Paltrow e Beyoncé são algumas das amizades mais surpreendentes entre estrelas. Conheça estes e outros melhores amigos famosos.
Astrofísica

O beijo mortal das estrelas

Algumas estrelas acabam a vida com grandes explosões - imagine só a explosão de um sistema de duas estrelas -, outras, como o nosso Sol, acabam a vida de energia esgotada, mas a engolir planetas.
Celebridades

Dean e Marilyn. Novas fotos, mais sexy que nunca

21 imagens das estrelas de Hollywood foram publicadas no site da ONGallery e mostram os encantos menos conhecidos de James Dean ou Marilyn Monroe. E estão à venda por um preço mais baixo que o normal.
Astronomia

Vénus e Júpiter juntam-se esta semana

Apesar de Vénus e Júpiter estarem a cerca de 670 milhões de quilómetros, têm passado o mês de junho a aproximar-se na esfera celeste. Vão encontrar-se no final do mês... mas só aos nossos olhos.

Imagens do Hubble: a escolha dos astrónomos portugueses

Para assinalar o 25º. aniversário do lançamento do Telescópio Hubble o Observador convidou os investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço a escolherem as imagens preferidas.

Afinal as estrelas têm menos 100 milhões de anos

Os dados recolhidos pela sonda Planck ao longo de quatro anos mostram que as primeiras estrelas terão surgido há 13.250 milhões de anos, cerca de 550 milhões de anos depois do Big Bang.
Guia Michelin

Que se lixem as estrelas Michelin

Portugal não precisa de se agitar e emocionar por ter estrelas Michelin e cozinha afrancesada, nem precisa de se indignar só porque não tem tantas estrelas como o vizinho do lado

Chuva de Perseidas, mas fraca

O fenómeno anual conhecido por chuva de Perseidas é especialmente visível entre hoje e quarta-feira. Mas desta vez, a coincidência com a Super Lua vai estragar a festa.