786kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Espaço

A explosão rara que vai brilhar uns dias no céu

A nova T Coronae Borealis, uma explosão que se repete a cada oito décadas, pode acontecer a qualquer momento (talvez até hoje). Vai brilhar no céu como uma estrela e desaparecer.
Lifestyle

Os melhores sítios para tocar as estrelas

Quando foi a última vez que teve tempo para parar e apreciar o que está à sua volta? Deixe-se emergir no silêncio e aprecie a paisagem, a ponto de tocar o céu e sentir que está nas estrelas.
Estrelas

As primeiras imagens da matéria negra do Universo

A Agência Espacial Europeia mostrou as primeiras imagens do Universo registadas pelo telescópio espacial Euclid. O telescópio tem tecnologia e ciência portuguesa e foi lançado em julho.

Telescópio James Webb faz descoberta de JuMBOs

O telescópio James Webb captou 42 objetos na Nebulosa de Orion, que podem suscitar uma nova categoria no espaço, devido ao seu tamanho e movimento.

James Webb capta novas imagens da Nebulosa do Anel

A Nebulosa do Anel, a 2.600 anos-luz da Terra, formou-se quando uma estrela morreu há 4 mil anos. As imagens revelaram também uma curiosa formação que parece um ponto de interrogação.

James Webb. Imagens mostram nascimento de estrelas

Fotografias captadas com recurso a tecnologia de infravermelhos permitem descobrir novas informações acerca da formação de estrelas e como estas afetam a evolução das galáxias.

Identificados 3.320 milhões de objetos celestes

Dados foram obtidos a partir da Câmara de Energia Escura do Observatório Interamericano Cerro Tololo, no Chile. É o maior catálogo deste tipo compilado até agora.
Espaço

Nasa revela foto inédita de "ampulheta celestial"

Uma ampulheta celestial colorida resulta dos momentos iniciais da formação de protoestrela L1527 e foi captada pela primeira vez graças à Nircam, câmara infravermelha do telescópio James Webb.
Espaço

Telescópio James Webb captura "impressão digital"

Está a milhares de anos-luz de distância, mas graças ao telescópio James Webb é possível ter agora uma imagem da "impressão digital cósmica" que se forma com anéis de poeira concêntricos.
Turismo

Procura por astroturismo cresce em Portugal

"O astroturismo "é cada vez mais procurado e não só pelo campo, pela zona rural ou por uma nova experiência. As pessoas querem mesmo ver o céu", referiu a presidente da Associação Dark Sky.
Resposta Pronta

Chuva das Perseidas, um fenómeno visível a olho nu

Rui Agostinho, professor do departamento de Astrofísica, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, explica-nos as origens e em que consiste o fenómeno que será visível esta noite.
Planetas

Descobertas mais 20 luas na órbita de Saturno

As novas luas têm, em média, 5 quilómetros de diâmetro e algumas orbitam em sentido oposto ao da rotação do planeta. No total, Saturno passa a ter 82 luas, ultrapassando Júpiter, que tem 79.
Astronomia

Estrela estranha deixa astrónomos confusos

Uma mega estrutura alienígena? Pouco provável, mas a estrela é tão estranha que este chega a ser um dos cenários ponderados pelos astrónomos. Desde 2015 que há achados de estrelas "estranhas".

Imagem de estrela que está a explodir há 200 anos

Situada a 7.500 anos-luz da Terra, na constelação Carina, a Eta Carinae explodiu em 1838 num fenómeno conhecido por Grande Erupção, que a tornou, em 1844, na segunda estrela mais brilhante no céu.
Espaço

Universo. Regiões escuras estudadas com telescópio

O Euclid tem 1,2 metros de diâmetro. Portugal participa na missão e está envolvido no planeamento de rastreios do céu com uma equipa de mais de 20 cientistas. Missão começa em 2022.
Estrelas

Universo. Descobertas cinco novas estrelas "raras"

As estrelas detetadas denominam-se 'roAp'. Formam um subgrupo de estrelas magnéticas que oscilam de forma semelhante ao Sol e representam menos de 1% de todas as estrelas com temperaturas semelhantes.
Espaço

Universo. NASA revela foto do céu a raio-x

O mapa foi feito através de um programa da NASA. Os dados foram recolhidos durante a noite, ao longo de 22 meses, e os feixes de luz são resultado de partículas energéticas.
Atualidade

O meteoro que fez tremer as janelas na Austrália

Um meteoro iluminou o céu de Perth, na Austrália, viajando a uma velocidade de 50 mil quilómetros por hora. Imagens captam o brilho intenso que é explicado pela sua grande dimensão.
Atualidade

A noite ficou iluminada por "estrelas cadentes"

Durante a chuva de meteoros, ou Perseidas, puderam ser avistados cerca de 60 a 70 "estrelas cadentes" por hora. Veja neste vídeo como o fenómeno celestial iluminou a noite deste domingo.
Astrofísica

O momento em que as luzes do universo se acenderam

Os telescópios ALMA e VLT detetaram o oxigénio mais distante alguma vez encontrado no Universo, a galáxia mais distante observada e quando se formaram as estrelas logo após o Big Bang.

Revelação 2017: 2 estrelas de neutrões a colidirem

A revista Science anunciou que a observação de duas estrelas de neutrões a colidirem é a descoberta científica do ano. Foi a primeira vez que vimos esse fenómeno, criador de ondas gravitacionais.
Astronomia

Chuva de estrelas cadentes chega antes do Natal

Tem até sábado para ver uma das mais intensas chuvas de meteoros do ano. O enxame de Gemínidas poderá chegar aos 120 meteoros por hora. Se preferir pode seguir a chuva em direto aqui.

Vídeo. Perdeu a chuva de estrelas? Pode vê-la aqui

Este sábado houve chuva de estrelas, mais propriamente das Perseidas. Em Portugal, o pico de atividade foi à 01h00. Se perdeu tudo, pode ver aqui o vídeo — com um guia para os melhores momentos.

Um passeio pelo Observatório Europeu do Sul

A 5 mil metros de altitude, no meio do nada (e de algumas raposas), o Observatório Europeu do Sul lança lasers poderosos ao céu para conhecer melhor as estrelas. Veja as imagens.
Estrelas

Telescópio Hubble captura a morte de uma estrela

O telescópio Hubble conseguiu capturar o exato momento da morte de uma estrela. Até agora o fenómeno raramente tinha sido visto pelos astrónomos devido à rapidez em que o evento acontece.
Estrelas

Daqui a cinco anos, uma explosão vai mudar o céu

O céu vai mudar em 2022, acredita um astrónomo norte-americano. Larry Molnar prevê que vamos assistir à explosão entre 2 estrelas irmãs. A fusão vai resultar em mais um ponto brilhante no céu noturno.

Descobertas estrelas antigas na Via Láctea

Uma equipa internacional de cientistas descobriu a presença de estrelas antigas, o que apoia a teoria de que o bulbo galáctico cresceu através da fusão de aglomerados de estrelas primordiais.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

O quinto filme da série de animação "A Idade do Gelo", uma fita de terror rodada nos EUA por um realizador sueco e o novo "Caça-Fantasmas" são as escolhas desta semana de Eurico de Barros
Evolução

Explosões de estrelas influenciaram evolução

Novos estudos mostram que explosões de estrelas podem ter influenciado as temperaturas no planeta Terra. A investigação foi feita através da observação do isotopo 'ferro60' nos oceanos do planeta.
Astronomia

Identificadas estrelas mais brilhantes que o Sol

Astrónomos identificaram um grupo de nove estrelas 30 milhões de vezes mais brilhantes do que o Sol, sendo a maior amostra, até agora conhecida, de estrelas 'supermaciças'.
Fotogaleria

As amizades mais surpreendentes entre celebridades

George Clooney e Brad Pitt, Justin Timberlake e Jimmy Fallon ou Gwyneth Paltrow e Beyoncé são algumas das amizades mais surpreendentes entre estrelas. Conheça estes e outros melhores amigos famosos.
Astrofísica

O beijo mortal das estrelas

Algumas estrelas acabam a vida com grandes explosões - imagine só a explosão de um sistema de duas estrelas -, outras, como o nosso Sol, acabam a vida de energia esgotada, mas a engolir planetas.
Celebridades

Dean e Marilyn. Novas fotos, mais sexy que nunca

21 imagens das estrelas de Hollywood foram publicadas no site da ONGallery e mostram os encantos menos conhecidos de James Dean ou Marilyn Monroe. E estão à venda por um preço mais baixo que o normal.
Astronomia

Vénus e Júpiter juntam-se esta semana

Apesar de Vénus e Júpiter estarem a cerca de 670 milhões de quilómetros, têm passado o mês de junho a aproximar-se na esfera celeste. Vão encontrar-se no final do mês... mas só aos nossos olhos.

Imagens do Hubble: a escolha dos astrónomos portugueses

Para assinalar o 25º. aniversário do lançamento do Telescópio Hubble o Observador convidou os investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço a escolherem as imagens preferidas.

Afinal as estrelas têm menos 100 milhões de anos

Os dados recolhidos pela sonda Planck ao longo de quatro anos mostram que as primeiras estrelas terão surgido há 13.250 milhões de anos, cerca de 550 milhões de anos depois do Big Bang.
Guia Michelin

Que se lixem as estrelas Michelin

Portugal não precisa de se agitar e emocionar por ter estrelas Michelin e cozinha afrancesada, nem precisa de se indignar só porque não tem tantas estrelas como o vizinho do lado

Chuva de Perseidas, mas fraca

O fenómeno anual conhecido por chuva de Perseidas é especialmente visível entre hoje e quarta-feira. Mas desta vez, a coincidência com a Super Lua vai estragar a festa.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€