Empresas

Vodafone

Vodafone Portugal e Espanha com 5G

A Vodafone de Portugal e de Espanha fizeram a primeira ligação 5G mundial em 'roaming' em mobilidade tendo como parceiro tecnológico a Ericsson, foi realizada durante uma viagem entre Tui e Valença.
KPMG

Auditora KPMG recebe "multa gigantesca" em Londres

Irregularidades no acompanhamento das contas da unidade londrina do Bank of New York Mellon devem levar a mais uma multa para a KPMG, que a própria considera "gigantesca": 12,5 milhões de libras
Banif

Banif. Lesados têm mais 15 dias para reclamarem

O prazo para os lesados do Banif apresentarem reclamações às comissões de peritos da Ordem dos Advogados e serem eventualmente incluídos numa solução que os compense foi prorrogado em 15 dias.
Elétricos

Carregador rápido. Efacec aponta baterias a França

A empresa portuguesa apresenta hoje um novo carregador rápido para veículos eléctricos, no palco do EVS, o principal evento internacional dedicado aos diferentes desafios da mobilidade eléctrica.
Telecomunicações

5G. Guerra fria com a Huawei não assusta a NOS

A NOS fez esta terça-feira o primeiro teste público à rede 5G com uma antena da Huawei. Apesar da "lista negra" de Trump, operadora mantém confiança e diz que tem "cenários de risco acautelados".
EDP

EDP e Engie juntas para liderar eólicas no mar

Elétrica portuguesa e grupo francês Engie vão juntar-se para desenvolver produção eólica em offshore (no mar). Parceria quer ser um dos líderes mundiais deste mercado. Acionista chinesa CTG fica fora.
Salários

Salários negociados na contratação coletiva sobem 

Segundo o relatório anual do CRL, o aumento médio real dos salários (descontando a inflação) acordado na negociação coletiva no ano passado foi de 2%, após ter atingido 1,8% em 2017 e 0,6% em 2016.
Ford

Ford corta 7 mil empregos mundialmente

O valor corresponde a cerca de 10% dos trabalhadores e a supressão visa reestruturar a empresa. A medida vai permitir à Ford poupar 537 milhões de euros anualmente. Nos EUA, serão cortados 800 postos.
TAP

TAP espera aumento de passageiros no verão 

"A nossa perspetiva para o verão é bastante positiva", disse o presidente da comissão executiva da TAP. A empresa espera receber neste período entre 800 mil a um milhão de passageiros adicionais.
Lifestyle

Arrumação: movimento ou decoração?

Não há como negar: entre moda e decoração, a arrumação vai para lá da aparência e já é muito mais do que uma tendência. Celebre o Dia da Arrumação com a IKEA.
Huawei

Huawei. Aptoide pode ser alternativa à Google

649
A empresa portuguesa está a negociar uma parceria com a Huawei depois de a Google ter suspendido os negócios com a gigante chinesa, noticia o Dinheiro Vivo. Modelo ainda não está definido.
CP

Sindicato suspende greve na CP

A greve que abrangia os revisores, trabalhadores de bilheteiras e outros funcionários da CP estava marcada para a próxima segunda e terça-feira. Sindicato anunciou que chegou a acordo com o governo.
Angola

Anulado contrato que envolvia Isabel dos Santos

557
O contrato referia-se ao Projeto da Marginal da Corimba, que envolvia também Isabel dos Santos. João Lourenço diz que foram encontradas no contrato sobrefaturações e violações de moralidade.
CP

CP realiza 20 a 30% da operação durante greve

Nos serviços urbanos de Lisboa, na segunda-feira, estão previstos 26 comboios entre o Cais do Sodré e Cascais. Nos urbanos do Porto, serão realizados oito comboios na linha do Marco de Canaveses.
País

Lixo Electrónico? Tudo o que precisa saber

A gestão do e-waste é uma questão urgente que diz respeito a todos, num mundo onde cada vez mais dependemos da tecnologia e do uso constante de aparelhos eletrónicos.
CP

Linha de Sintra. 89 supressões em quatro dias

188
"A CP e a Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário continuam a trabalhar para que, no mais breve espaço de tempo possível, sejam repostos os níveis de disponibilidade do material circulante".
Angola

Angola denuncia chantagem de empresa dos EUA

Duas empresas privadas, uma angolana e outra norte-americana, envolveram-se num negócio que falhou. A empresa norte-americana pede a Angola o reembolso do negócio, avaliado em 42,5 milhões de euros.
Caixa Geral de Depósitos

Negócios, dívidas e Sócrates. O que disse Barroca

Antigo gestor do Grupo Lena pouco falou sobre Vale do Lobo para não se incriminar. Às perguntas sobre conversas com Governo, Sócrates ou gestores da CGD para favorecer negócios, respondeu sempre não.
Caixa Geral de Depósitos

Barroca: Não discuti expansão da Lena com Sócrates - como aconteceu

107
Joaquim Barroca garante que nunca discutiu com Sócrates expansão do Grupo Lena. E a relação do grupo com o amigo de Sócrates? Carlos Santos Silva vendia conhecimentos, vendia projetos.
Macau

Macau quer cooperação com empresas portuguesas

Fernando Chui Sai On está de visita a Portugal até sábado e quer aumentar a cooperação entre empresas chinesas e de língua portuguesa.
Sonae

Sonae. Lucro sobe 6,5% com nova presidência

O crescimento das vendas e a melhoria da rentabilidade operacional permitiram à empresa um resultado líquido atribuível a acionistas de 18,3 milhões de euros.
EDP

PS branqueou atuação de Sócrates, acusa PSD 

198
PSD fala em "branqueamento da história". PS diz que não concorda com parte do relatório sobre rendas excessivas aos produtores de eletricidade. Ganhos da EDP nas barragens caem do relatório final.
CIP

CIP diz que Berardo não representa empresários

348
O presidente da CIP disse que o comportamento de Joe Berardo enquanto empresário não é representativo do empresariado português, que afirma ser composto sobretudo por pessoas com ética.
Sintra

CP suprimiu 70 comboios em dois dias e meio

529
A circulação ferroviária na Linha de Sintra registou mais 13 supressões de comboios, até meio da tarde, aumentando para 70 desde segunda-feira, devido à imobilização de material circulante.
Economia

SEAT em crescimento acelerado

2019 adivinha-se um ano promissor. Com o investimento em quatro pilares e a aposta na investigação e desenvolvimento, a marca espanhola coloca-se na grelha de partida com grande avanço.
Angola

Fitch Solutions alerta sobre reformas em Angola

A Fitch Solutions vinca que os esforços sobre a reforma de João Lourenço "são cruciais para melhorar o crescimento económico a médio e longo prazo, limitando o risco de perturbações sociais".
Economia

De que ri Berardo? A história dos negócios de Joe /premium

462
Da OPA ao Benfica, passando pela PT, pela venda de palmeiras raras com Pik Botha, até ao Museu Berardo e ao "assalto ao BCP". Sete negócios que mostram a verdadeira cara de Joe.
Trabalho

Empresas devem registar horas de entrada e saída

517
Um acórdão do Tribunal de Justiça da União Europeia determinou que cada país deve criar legislação que obrigue empresas a registar horário completo, para facilitar pagamento objetivo de horas-extra.
Telecomunicações

Receitas da Vodafone Portugal sobem 2,1% 

As receitas totais da Vodafone Portugal subiram 2,1% no ano fiscal terminado em março de 2019 e cresceram em termos de receitas totais 1,4% para 249 milhões de euros.
Indemnizações

Cancro. Monsanto paga 1,8 mil milhões a casal

344
É o terceiro caso que obriga Monsanto a pagar uma indemnização às pessoas com cancro. Existem mais 13 mil processos em curso. França vai apresentar, esta quinta-feira, um relatório sobre o glifosato.
Media

Grupo Media Capital com prejuízo de 1,4 milhões

O grupo de comunicação social defende que os dados são normais para o primeiro semestre do ano, devido à sazonalidade. No final do ano, o grupo espera que a performance volte a crescer.
CTT

João Bento nomeado CEO dos CTT

Conselho de administração nomeia João Bento para a presidência executiva dos CTT, substituindo Francisco Lacerda.
Condução Autónoma

Uber não se entende sobre o futuro dos automóveis

A Uber quer automóveis sem condutor e rapidamente, para melhorar a rentabilidade, mas não se entende quanto à tecnologia. Se a empresa defende um rumo, o “pai” da sua solução autónoma defende outro.
Celebridades

Rihanna chega ao maior império de luxo do mundo

Dentro do grupo LVMH e liderada por Rihanna, Fenty é a marca de moda de luxo que chega ainda esta primavera. De Barbados para Paris, esta é a evolução da estrela pop que se tornou empresária.
CTT

CTT. Francisco Lacerda demite-se

110
O gestor cumpria o terceiro mandato à frente dos CTT e entendeu ser necessária a transição da equipa de liderança executiva da empresa. Lacerda já tinha anunciado que não faria um novo mandato.
Mercedes-Benz

Sprinter produzida nos EUA? Nada como ver o VIN…

A necessidade de apelar ao instinto nacionalista dos clientes leva, por vezes, o marketing dos construtores a ser demasiado criativo nos anúncios. Nos EUA, a Mercedes dizia que a Sprinter é americana…
Mota-Engil

Mota-Engil expande-se em África 

A construtora portuguesa vai construir e preservar redes de estradas no país africano e as fases de projeto e construção durarão 720 dias. A empresa procura assim aumentar a sua carteira em África.
Uber

Uber estreia-se em bolsa a cair perto de 7%

Foi Khosrowshahi quem tocou o sino que marca a entrada de uma nova empresa em bolsa. A Uber estreou-se em Wall Street em queda e a valer 42 dólares por ação. Fechou a 41,35 dólares.
Amazon

Amazon retira produtos infantis com chumbo

Uma investigação da justiça americana concluiu que muitos artigos infantis tinham níveis muito elevados de chumbo, obrigando a Amazon a retirá-los de circulação.
José Sócrates

Sócrates diz que não favoreceu EDP. "Foi antes"

924
Sócrates diz que o caso não corresponde ao seu executivo e que as perguntas do inquérito deveriam ser feitas "aos responsáveis dos governos que tomaram essas medidas".
Moçambique

Idai causa prejuízos de milhões a empresas 

O setor que o ciclone mais afetou foi a indústria, com prejuízos avaliados em 32 milhões de euros. 12 mil pessoas perderam os seus postos de trabalho em empresas e os fluxos financeiros decresceram.
Incêndios

Monchique. Linha elétrica na origem do incêndio 

140
O organismo refere que uma linha da EDP que passava no local onde teve início o fogo poderá ter entrado em contacto com eucaliptos. O Observatório lamenta a falta de eficácia na investigação.
Petróleo

Chevron já não vai comprar petrolífera Anadarko

O presidente da Chevron defendeu que a compra da petrolífera significaria a diluição dos lucros e a perda de valor dos acionistas. Desta forma, a Occidental poderá adquirir a Anadarko.
Uber

A Uber dos 91 mil milhões chega a Wall Street /premium

É a entrada em bolsa mais esperada da indústria tecnológica, que pode avaliar a Uber num máximo de 91 mil milhões. Conseguirá Dara Khosrowshahi livrar-se do fantasma que é Travis Kalanick?
NOS

Lucro da NOS sobe 21,5% em 2019 

No período considerado, a empresa obteve 385,3 milhões de euros de receita e investiu 91 milhões de euros. Os subscritores de serviços móveis e de televisão também aumentaram.
Corticeira Amorim

Lucro da Corticeira Amorim com ligeira queda

Nos primeiros três meses do ano, a empresa obteve 202,3 milhões de euros em vendas. A corticeira refere que a quebra é pouco "significativa" e relembra que o preço do consumo da cortiça também subiu.
Moçambique

Moçambique. Jovens escravizados em minas de rubis

370
Jovens pobres e sem emprego são recrutados com promessas de riqueza para explorações ilegais, sob condições de insegurança. Os jovens contraem dívidas e não podem voltar a casa.
México

Pombos-correio já podem exportar para o México

As empresas interessadas deverão contactar as DSAVR ou os serviços competentes das RA de "forma a conhecerem os requisitos específicos necessários" para dar início ao processo.
Petrobras

Lucro da Petrobras diminui 42%

O lucro que a Petrobras obteve no primeiro trimestre deste ano, 906 milhões de euros, representa um aumento de 92% em relação aos 470 mil milhões de euros do quarto trimestre de 2018.
TAP

Não há data de entrada da TAP em bolsa

Antonoaldo Neves afirmou que a TAP estava a trabalhar para, a partir de 2020, estar pronta a avançar com um IPO e Miguel Frasquilho diz que "isso acontecerá quando a empresa estiver em condições".
Segurança Informática

"Os softwares são vulneráveis. Não há um perfeito" /premium

Natalia Oropeza é a pessoa responsável pela cibersegurança da Siemens. Em entrevista ao Observador, falou dos riscos, da armadilha que é a digitalização, da falta de talento, do 5G e de Portugal.
Sonae

5G: Sonae IM investiu na israelita Cellwize

A Sonae IM, com particular interesse nas novas infraestruturas de 5G, juntou-se aos investidores DTCP, Viola Ventures, Green Apple Tech e Vintage Investment Partners no apoio à israelita Cellwize.
RTP

Lucro da RTP atingiu os 330 mil euros em 2018 

A transmissão do Festival da Eurovisão e do Mundial de Futebol permitiram uma crescimento do lucro de 153%. A empresa salienta ainda que a dívida está "num patamar historicamente baixo".
REN

REN. Lucros sobem 13,2 milhões de euros 

A Redes Energéticas Nacionais tem tentado reduzir a dívida e os custos da empresa. O lucro provém ainda de um aumento do número de negócios e investimento no setor da eletricidade.
Câmara Municipal Lisboa

CML e empresas combatem vandalismo de trotinetes

Segundo a plataforma Hive, todos os dias há trotinetes vandalizadas. As plataformas, a autarquia e a PSP estão a trabalhar em conjunto para garantir o bom uso dos aparelhos e já há patrulhas nas ruas.
Primeira Liga NOS

Liga NOS. Abel critica acusações feitas ao Braga

O Braga tem sido criticado depois da goleada sofrida frente ao Benfica, na pedreira, e o técnico arsenalista lembrou que por detrás do futebolista e do treinador "há um homem e uma família".
Lifestyle

Tapetes que vão deixar a arte a seus pés

Se acha que um tapete é só um tapete, mude de perspetiva e descubra os tapetes de autor(es) da nova coleção super limitada da IKEA: IKEA Art Event.
Angola

BP cede milhões para remover minas angolanas

106
A BP anunciou esta sexta-feira que vai contribuir com um milhão de euros para remover minas terrestres em Angola. A iniciativa vai criar emprego e limpar o equivalente a 40 campos de futebol.
Energia

Consumo. Electricidade recua e gás natural aumenta

O consumo de electricidade registou um decréscimo de 3% enquanto o gás natural amentou 17,3% no mês de abril. A REN apontou "condições hidrológicas muito desfavoráveis" como causa destes números.
CTT

CTT. Anacom rejeita proposta sobre rede postal 

A Anacom deu 30 dias úteis para que os CTT reformulem a proposta. A rede postal e as ofertas mínimas de serviços foram alargadas e o regulador quer assegurar a prestação total de serviços.
CTT

Banco CTT compra capital da 321 Crédito 

A 321 Crédito é especializada na concessão de crédito automóvel a particulares e o Banco CTT pretende desenvolver novas linhas de negócio, oferecendo aos clientes novos produtos e serviços.
Empresas

Vista Alegre. Lucro aumenta 134% no 1.º trimestre 

O presidente do Conselho de Administração do grupo já tinha referido que a empresa estava a crescer. A marca de cristal e porcelana teve agora "o melhor desempenho de sempre".
PS

CP volta a permitir atrasos para comboio do PS

10.037
A CP voltou a aceitar atrasos na circulação regular para que um comboio fretado pelo PS pudesse circular com prioridade. Objetivo: levar militantes para uma ação de pré-campanha socialista em Aveiro.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)