Empresas

Autoeuropa

Autoeuropa. Aprovado caderno reivindicativo

O diferendo entre os trabalhadores e a administração da Autoeuropa passa essencialmente pela remuneração do trabalho ao domingo com implementação da laboração contínua a partir do final de agosto.
Sonae

Dois "não-Azevedo" entram na holding dona da Sonae

Pela primeira vez, dois nomes que não pertencem à família de Belmiro de Azevedo vão integrar a Efanor, a "holding" familiar que controla a Sonae. Mas são homens há muito ligados à Sonae.
Banif

Governo reúne-se com lesados do Banif e CMVM

Representantes do Governo, da Associação de Lesados do Banif e da CMVM vão reunir-se em Lisboa, um encontro marcado por iniciativa do gabinete do primeiro-ministro.
Oi

Pharol não tomou posição sobre aumento de capital

A Pharol esclareceu que, no âmbito do Plano de Recuperação Judicial da Oi, foi prevista a realização de dois aumentos de capital, não tendo tomado posição sobre um deles.
EDP Renováveis

Renováveis. Nova oferta pode antecipar OPA chinesa

CMVM diz que uma eventual oferta concorrente à OPA chinesa sobre a EDP Renováveis pode ser registada primeiro e avançar antes da China Three Gorges, se o processo ficar instruído mais cedo.
Fortunas

Jeff Bezos é o homem mais rico desde 1982

128
O fundador da Amazon tem uma fortuna avaliada em 152 mil milhões de dólares, mais 57 mil milhões do que Bill Gates, 2º do ranking da Bloomberg. É o homem mais rico desde pelo menos 1982.
Google

Google recebe multa de 4300 milhões

A Comissão Europeia aplicou esta quarta-feira uma coima de 4300 milhões de euros à Google, por abuso de posição dominante na disponibilização do sistema operativo Android. Google diz que vai recorrer.
Uber

Uber investigada por discriminação sexual nos EUA

A Comissão para a Igualdade de Oportunidade no Trabalho dos Estados Unidos está a investigar a Uber, devido acusações de discriminação sobre as mulheres no recrutamento e no salário.
EDP

Pinho falou tudo sobre energia e nada sobre GES

173
Fatura da eletricidade é uma vaca leiteira, mas o problema não são as rendas excessivas e sim o IVA. Ex-ministro da Economia de Sócrates deixou deputados sem respostas sobre alegados pagamentos do GES
Sonae

Cláudia, a filha com killer instinct de Belmiro

184
Cláudia Azevedo será a nova CEO da Sonae, confirmou a empresa em comunicado à CMVM. É a mais parecida com Belmiro de Azevedo, dizia o próprio pai. É fã de Monty Python e gosta de tecnologia.
EDP

GES ficou de fora, Pinho só falou sobre energia - como aconteceu

300
Ex-ministro recusou responder a factos relacionado com Grupo Espírito Santo. Manuel Pinho aceitou ir ao Parlamento na condição de falar só sobre energia. Querem descer o preço da luz, baixem o IVA.
CP

CP acaba com 1º Alfa Pendular entre Lisboa e Porto

109
A CP vai suprimir o primeiro Alfa Pendular do dia, entre Lisboa e Porto, já a partir do próximo dia 5 de agosto. Novos horários vão entrar em vigor, mas empresa não especifica quais.
Justiça

Incidente de recusa de Pinho impede interrogatório

380
Interrogatório não se verificou devido a um incidente de recusa dos procuradores. Pinho alega que o MP está a desrespeitar o juiz ao designá-lo como arguido e que queria impedir audição parlamentar.
EDP

10 pontos que explicam o silêncio de Pinho /premium

488
O ex-ministro da Economia vai ser ouvido esta terça-feira no DCIAP e no Parlamento. Conheça todas as suspeitas e os diversos casos de Pinho que vão ser abordados por procuradores e deputados.
Preços

Preços praticados pela Airbnb violam lei europeia

A Comissão Europeia acusou o Airbnb de violar as leis europeias e "esquecer as suas responsabilidades". Empresa tem até final de agosto para explicar preços que pratica. Airbnb diz ter tudo em ordem.
Portagens

Redução nas portagens para empresas do interior

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, disse que as empresas que se localizem e tenham atividade no interior podem ter uma redução até 80% nas taxas de portagem.
EDP

Pinho vai ser ouvido no DCIAP antes de ir à AR

Ministério Público forçou interrogatório do ex-ministro da Economia esta terça-feira de manhã nas instalações do DCIAP. Magistrados do caso EDP não abdicam de ouvir Pinho primeiro do que os deputados.
Sata

Grupo SATA com 41 milhões de prejuízos em 2017

O Grupo SATA encerrou as contas de 2017 com prejuízos de 41 milhões de euros, valor que quase triplicou em relação a 2016 (14 milhões), revela o relatório e contas da companhia.
Galp

Produção da Galp aumentou 21%

A produção de petróleo da Galp Energia aumentou no segundo trimestre do ano 21% em termos homólogos. Para isso contribuiu a entrada em operação da unidade flutuante do pré-sal brasileiro.
Condução Autónoma

Parem tudo! Este carro autónomo está bêbado?

152
No momento em que todas as marcas trabalham afincadamente na condução autónoma, uma equipa montou o sistema num Mustang e demonstrou como ele… não funciona. O carro até parecia estar bêbado.
Sonae

Sonae compra 20% da Sonae Sierra por 255 milhões

A Sonae informou que vai reforçar a sua posição na Sonae Sierra, companhia que já detinha, ao concluir a compra de 20% ao grupo inglês Grosvenor por cerca de 255 milhões de euros.
Tribunal

Ex-funcionário do Banif condenado a prisão efetiva

O ex-funcionário do Banif acusado de desviar cerca de 650 mil euros de máquinas de multibanco foi sentenciado a uma pena de prisão efetiva de quatro anos pelo Tribunal da Comarca da Madeira.
Governo

Via CTT – Gueto Electrónico Obrigatório /premium

A vertigem centralizadora e autoritária que engendrou a Via CTT desconfia, como habitualmente, dos privados, dos cidadãos, dos contribuintes e, por isso, toca a nacionalizar, devagarinho e sem alarde.
Uber

Uber vai avaliar "implicações" da nova regulação

Depois do veto de Marcelo, o Parlamento aprovou a proposta de regulamentação dos TVDE. Taxistas vão poder prestar serviços para estas plataformas. Empresas vão pagar taxa de 5% ao Estado.
Crime

Motorista da Uber agredido em Lagos

407
Homem de 55 anos preparava-se para receber clientes junto a estação de comboio quando começou a ser insultado por taxista, que acabou a agredi-lo a pontapé.
CPLP

CPLP. Fundo de cooperação empresarial em curso

A criação de um fundo de cooperação empresarial é uma das ideias em preparação para levar à XII Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que decorrerá em Cabo Verde, na próxima semana.
Transporte Ferroviário

CDS quer esclarecimentos sobre rede ferroviária

O CDS-PP chamou de urgência ao Parlamento o ministro do Planeamento e das Infraestruturas para que possam ser prestados esclarecimentos sobre o estado da rede ferroviária nacional.
Empresas

Empresa de Miguel Relvas ganha prémio

Empresa onde trabalha ex-ministro do PSD Miguel Relvas ganhou competição internacional de programadores
Angola

Angola prepara pagamentos a empresas portuguesas

Segundo Eurico Brilhante Dias há um compromisso do Banco Nacional de Angola, nos valores de maior montante a transferir para Portugal e de um "acompanhamento personalizado de cada caso" e empresa.
Empresas

OutSystems ganha prémio de inovação pela 3ª vez

O mais recente unicórnio com ADN português ganhou, pela terceira consecutiva, um prémio da SIIA CODiE Awards. Este ano foi considerada a "Melhor Solução para Desenvolvimento Mobile em 2018".
Ministério da Saúde

Ministério da Saúde retira campanha polémica

125
Promoção da aplicação de telemóvel MySNS usava o caso dos jovens resgatados na Tailândia. Críticas ao "mau gosto" e ao aproveitamento do Ministério levaram a apagar a campanha. "Fomos infelizes."
Uber

Diretora de Recursos Humanos da Uber demitiu-se

A chefe de recursos humanos da Uber apresentou a sua demissão esta quarta-feira. A saída surge depois de denúncias anónimas contra Liane Hornsey por alegada discriminação racial interna.
Uber

Uber vai ter de pagar taxa de 5% ao Estado

108
Depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter vetado a proposta de regulamentação de plataformas como a Uber, Cabify e Taxify, o PS recua e aceita a proposta de uma contribuição de 5% ao Estado.
Incêndios

Altice acusa Anacom de não compreender o mercado

A Altice acusou a Anacom de ter "dificuldade em compreender o que é a mecânica do mercado" relativamente às ligações por restabelecer em zonas afetadas pelos incêndios de 2017.
Comboios

CP à beira da rutura

1.532
Sem comboios e com falta de equipas para garantir a manutenção e reparações das carruagens avariadas, a empresa vai reduzir a oferta do seu serviço. Crise afeta as principais linhas nacionais.
Finanças

Governo está a preparar alternativa à Via CTT

O Governo vai apresentar, no OE uma alteração que permita formas alternativas à ViaCTT para a notificação eletrónica dos recibos verdes e das empresas. Essa alternativa já foi criada há um ano e meio
Angola

Luanda. Empresas portuguesas esperam o melhor ano

O clima em Angola é de mudança, economicamente mais favorável com o aumento das receitas da exportação de petróleo, e isso, garantem as empresas, vive-se nos negócios.
Banif

Venda do Banif a grupo chinês já foi concretizada

A Oitante, grupo que detinha o Banif, anunciou esta terça-feira a conclusão do processo de alienação do Banif à Bison Capital Financial Holdings. Os valores do negócio ainda não foram divulgados.
Fortunas

Forbes aponta os 10 mais ricos de Portugal

191
A revista Forbes Portugal fez uma lista, que será divulgada na quinta-feira, com os 45 mais ricos do país, onde está, por exemplo, Jorge Mendes. Para já, divulgou as 10 maiores fortunas do país.
Moçambique

Maputo isenta petrolíferas de inscrição na bolsa

O Governo moçambicano decidiu isentar as multinacionais petrolíferas da obrigatoriedade de inscrição na Bolsa de Valores de Moçambique.
TAP

TAP prestes a recuperar divisas retidas em Angola

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que Angola está a tomar medidas para permitir o acesso de empresas portuguesas a divisas internacionais, devendo resolver "brevemente" o problema da TAP.
Mota-Engil

Mota-Engil entra na Nigéria

A Mota-Engil África e a Shoreline celebraram esta terça-feira um acordo para a constituição de uma parceria para operar na Nigéria, assinalando a entrada do grupo português naquele mercado.
Angola

Feira Internacional de Luanda arrancou 

A 34.ª edição da Feira Internacional de Luanda, a maior feira intersetorial angolana, arranca com 350 expositores, de 14 países, sendo mais de 10% empresas portuguesas.
EDP

Pinho volta a ser arguido após ida ao Parlamento

121
Ex-ministro da Economia vai ser constituído arguido pela segunda vez no caso EDP, após ser ouvido na Comissão Parlamentar de Economia no dia 17 de julho. Opções para ouvir Pinho são 18 ou 19 de julho.
Neutralidade da Rede

Anacom: operadores não respeitam internet neutra

A Autoridade Nacional de Comunicações deu um prazo de 50 dias para as operadoras alterarem as ofertas conhecidas como zero-rating e similares que violem as regras do roaming e da neutralidade da rede.
Banif

Lesados acusam Banif de ter manipulado contas

Os lesados do Banif afirmam que o banco manipulou as contas do Banif Finance, acusando-o de vender obrigações emitidas por este, sabendo que os resultados não correspondiam à situação financeira real.
Investimento

Investimento de empresas abranda para subida de 5%

O INE atribui a desaceleração do investimento empresarial entre 2017 (7,3%) e 2018 (5,1%) sobretudo à evolução nas empresas pertencentes ao segundo escalão de pessoal ao serviço.
Moçambique

Galp prepara venda de gás natural em Moçambique

A Galp adianta tratar-se da primeira fase do projeto Rovuma LNG, que compreende duas unidades de liquefação com capacidade para produzir 7,6 milhões de toneladas por ano cada.
EDP

EDP investe 799 milhões na rede elétrica até 2021

A EDP Distribuição é, atualmente, a empresa concessionária da rede de distribuição de alta e média tensão em Portugal Continental e das redes de baixa tensão dos 278 municípios portugueses,
Moçambique

Moçambique. Anunciado aumento de exploração de gás

O consórcio de petrolíferas que vai explorar a Área 4 do mar de Moçambique anunciou que submeteu ao Governo o plano de desenvolvimento pdo projeto Rovuma LNG que vai explorar gás nas jazidas Mamba.
Economia

Goodhart na ambulância

O uso acrítico de objetivos quantitativos na gestão pública e privada dá, em regra, origem a problemas graves que podem literalmente matar. E se não matam põem a vida e a saúde das populações em risco
TAP

A TAP não respeita os seus passageiros /premium

858
Atrasos sistemáticos, falta de respeito pelos passageiros e bilhetes caros, eis a imagem da TAP hoje em dia. Poderia deixar de voar nela, mas isso seria uma desistência. Quero continuar a usar a TAP.
Moçambique

PME. Costa alerta para oportunidades em Moçambique

António Costa regressa este sábado a Lisboa depois de uma visita a Moçambique. O primeiro-ministro lembrou as Pequenas e Médias Empresas de que podem ganhar um papel importante no país.
TAP

PSD exige que TAP explique cancelamentos

Os deputados do PSD/Madeira na Assembleia da República anunciaram que exigem a "rápida presença" da comissão executiva da TAP no parlamento para prestar esclarecimentos sobre o cancelamento voos.
Táxis

DGAE. Mudança de tarifa de táxis não é "oportuna"

Táxis com limite de idade e deduções nos combustíveis para híbridos estão na mesa. Contudo, para a Direção-Geral das Atividades Económicas, mudanças nos tarifários não são "oportunas".
TAP

ANA recusa responsabilidade por cancelamentos

A ANA - Aeroportos de Portugal recusa que a TAP a responsabilize por cancelamentos e atrasos, considerando pode ser causada "operação sobredimensionada em relação à frota e tripulação" disponíveis.
TDT

MEO vai ter de reduzir preços da TDT em 15%

A MEO vai ter de reduzir 15,16% os preços que cobra anualmente à RTP, SIC e TVI pela prestação do serviço de televisão digital terrestre (TDT). A decisão foi comunicada esta quinta-feira pela ANACOM.
TAP

TAP culpa aeroporto de Lisboa por atrasos

A transportadora aérea TAP afirmou estar a sofrer "sérios danos" na sua pontualidade devido aos "graves constrangimentos e limitações" do aeroporto de Lisboa e do controlo do tráfego aéreo.
Madeira

Governo regional da Madeira processa TAP

Em causa estão danos provocados à economia madeirense pelos atrasos e cancelamentos de voos de e para o arquipélago da Madeira. Miguel Albuquerque já pôs o processo em andamento.
Aviação

Cabo Verde vai comprar avião a Portugal

O ministro da Defesa cabo-verdiano anunciou que o país vai comprar um avião a Portugal para fazer o transporte de doentes entre as ilhas e que a aeronave chegará ao país até final do ano.
EDP

Mira Amaral tem dúvidas sobre devolução dos CMEC

O antigo ministro da Energia Mira Amaral afirmou ter dúvidas sobre como poderiam ser devolvidos 3.000 milhões de euros que a EDP recebeu desde 2007 em Custos de Manutenção do Equilíbrio Contratual.
EDP Renováveis

EDP Renováveis ganha leilão eólico na Grécia

A EDP Renováveis entra em nova geografia, a Grécia, com parque eólico de 45 megawatts (MW). Durante 20 anos assegura tarifa garantida pela venda de energia.
Impostos

Por via(CTT) das dúvidas. Quem usa este serviço? /premium

171
Milhares de contribuintes receberam multa surpresa, por falta de inscrição num serviço que não conheciam. Esta é a história do ViaCTT, criado para "10 milhões", mas que só funcionou à força de lei.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)