Empresas

TAP

TAP admite ligar Açores-EUA em "dois, três anos"

O presidente do Conselho de Administração da TAP admite ser "muito difícil" que a empresa opere dos Açores para os EUA em 2019, mas afiançou que tal deve suceder num prazo de "dois, três anos".
Salários

Salários. PS quer empresas a corrigir disparidades

148
O PS pede ao Governo que crie mecanismo para limite as disparidades salariais tanto nas empresas públicas com nas privadas. Empresas privadas deveriam ser penalizadas caso não o façam.
TAP

TAP. Ministério Público investiga gestão danosa

O antigo presidente da TAP Fernando Pinto e mais quatro pessoas são arguidos num processo que investiga administração danosa e burla qualificada, segundo o Ministério Público.
EDP

"Os reguladores nunca nos perdoaram"

Atualizado
Ex-ministro da Economia atacou parecer da Autoridade da Concorrência e estranha que o regulador da energia não tenha proposto melhorias ao projeto de lei que criou os CMEC da EDP, apesar das críticas.
Redes Sociais

Snapchat vai permitir fazer compras pelas fotos

Apontar a câmara do telemóvel a ténis, casacos ou outros artigos. Para os utilizadores do Snapchat, está poderá ser em breve a forma de fazer encomendas diretamente da Amazon.
EDP

Miguel Barreto escolhido porque não era do setor

Ex-secretário de Estado justifica escolha de Miguel Barreto para diretor-geral de Energia. Não vinha do setor da energia. Ex-diretor-geral está a ser investigado por decisões que terão favorecido EDP.
Banca

Faria de Oliveira aponta "a grande ameaça" à banca

O presidente da Associação Portuguesa de Bancos alertou esta terça-feira para a ameaça das grandes plataformas digitais -- como Google, Amazon, Facebook e Apple -- ao negócio bancário.
Lifestyle

Como ganhar 30 minutos no seu dia a dia?

O novo ano letivo começou e, com ele, o regresso das rotinas e… do infindável trânsito. 30 minutos dentro de um carro parece uma eternidade, mas acredite: há forma de os utilizar em seu proveito.
Táxis

Os táxis e a essência reaccionária do regime /premium

277
A classe política portuguesa tornou-se há muito a guardiã de realidades que vêm de trás, desde o corporativismo salazarista ao PREC gonçalvista. É essa quase que a sua única razão de ser.
EDP

Caso EDP chega à Suíça

825
Justiça helvética abriu investigação criminal contra ex-diretor-geral da Energia que vendeu empresa à EDP e quer saber tudo sobre o caso das rendas energéticas. Miguel Barreto tem conta na Suíça.
Táxis

O que distingue os táxis da Uber na lei

6.503
Documento de trabalho preparado pelo Ministério do Ambiente compara exigências legais e isenções que se aplicam ao setor do táxi e aos concorrentes das plataformas quando a lei Uber entrar em vigor.
CGTP

CGTP pede ação do Governo na Soares da Costa

"Tem de haver uma intervenção urgente do Estado, porque o processo da Soares da Costa tem de ser clarificado e resolvido, sem mais arrastamentos", disse o secretário-geral da CGTP.
Altice

Altice acusa Bruxelas de "ilegalidades"

A Altice acusou a Comissão Europeia de ter cometido "ilegalidades" e "erros de facto" na decisão de multar a operadora em 125 milhões de euros pela compra da PT antes da autorização de Bruxelas.
Inovação

"Vamos largar esta ideia de sermos donos de tudo" /premium

887
April Rinne, uma das principais vozes a falar de economia de partilha, esteve em Portugal e, em entrevista, fala sobre quão estranho é pagarmos €100 por um berbequim que usamos 14 minutos.
Energia

Brasil. Regulador aceita compra da EDP pela CTG  

Regulador da concorrência do Brasil, o CADE, aprovou sem restrições a operação de compra da EDP pela chinesa China Three Gorges. Regulador da energia brasileiro ainda tem de se pronunciar.
Táxis

Taxistas manifestam-se em caminhada em Lisboa

248
Motoristas de táxi, que continuam concentrados no centro de Lisboa, realizaram esta segunda-feira uma caminhada até à Praça do Comércio. Acabaram por ser recebidos por assessor de António Costa.
Taxistas

Taxistas de outras cidades juntam-se ao protesto

165
Taxistas de Aveiro, Leiria, Coimbra e Águeda juntaram-se nesta manhã aos colegas de Lisboa, na Praça dos Restauradores, onde foram recebidos com aplausos e palavras de ordem.
TAP

Ex-presidente da TAP arguido por gestão danosa

590
Fernando Pinto, que esteve ao leme da TAP de 2000 até ao início de 2018, foi constituído arguido há cerca de um ano e meio, por causa da compra pela TAP da brasileira VEM.
Taxistas

Taxistas em Lisboa "cansados" mas firmes

174
Os taxistas parados em Lisboa, em protesto contra a entrada em vigor da lei que regula as plataformas eletrónicas de transporte de passageiros, mas garantem que a mobilização vai continuar.
Taxistas

Mais de 50 táxis com pneus furados nos Olivais

349
Várias dezenas de táxis que estavam na zona dos Olivais, em Lisboa, foram encontrados esta manhã com os pneus furados. Os taxistas continuam este sábado parados, pelo quarto dia consecutivo.
África

Banco Mundial quer empresas portuguesas em África

"Temos apetite pelo risco, podemos partilhar o risco e ajudar a entrar em mercados onde as empresas não entrariam por si próprias", disse o vice-presidente da Internacional Finance Corporation.
Tech Auto

Simples! Amazon coloca um assistente no seu carro

A Amazon já pode colocar um assistente, ou mordomo, em casa de cada cliente e realizar todos os seus pedidos. Agora pode fazer o mesmo no seu carro, bastando que tenha rádio e telemóvel.
Lifestyle

De onde vem a água Frize? Isso é segredo

254
É segredo, mas nós revelamos: a água Frize nasce perto de Vila Flor, em Trás-os-Montes, e é a localização da nascente que explica o gás 100% natural que lhe dá irreverência. Fomos lá e contamos tudo.
EDP Renováveis

EDP Renováveis entra na energia solar brasileira

A EDP Renováveis fez contrato de longo prazo para produção e venda de energia solar no Brasil. Empresa vai construir e explorar uma central fotovoltaica com capacidade de 199 megawatts.
Marcas

Reclamações contra ginásios aumentaram 81%

O Portal da Queixa, a maior rede social de consumidores de Portugal, registou um aumento de 81% do número de reclamações dirigidas a ginásios, comparativamente ao período homólogo.
Taxistas

Benfica, música e frango: o protesto teve de tudo

198
O dia começou às 4h15 da manhã. Mais de mil táxis pararam desde os Restauradores até à Av. da República num dia que teve jogo do Benfica, B Fachada e franguinho assado. E até Uber Eats: ou uma versão.
Banif

Lesados do Banif espera solução até final do ano

A associação de lesados do Banif espera que haja um acordo de princípio com o Governo até final de dezembro para uma solução que compense os investidores lesados.
Oi

Acionistas da Oi elegem nova administração

Segundo a ata da assembleia-geral extraordinária de segunda-feira, o novo Conselho de Administração da Oi conta com 11 membros -- cinco novos e seis reconduzidos -- e tem um mandato de dois anos.
Uber

Partidos não dão (para já) a mão aos taxistas

176
Taxistas foram pedir aos partidos que avancem com a fiscalização sucessiva da lei Uber, mas nenhum deu essa garantia. Esquerda quer revogar lei. PS e CDS exigem a Governo que melhore "lei táxi".
Consumo

Worten investe 7 milhões em Marketplace

A Worten investiu sete milhões de euros no novo negócio digital Marketplace, que vai permitir à empresa entrar em novas categorias de retalho, anunciou esta quarta-feira a empresa do grupo Sonae.
PlayStation

Depois da Nintendo, Sony quer vender nostalgia

Depois de o mercado ter recebido mini consolas retro da Nintendo, a Sony vai apostar também no mesmo conceito e relançar uma versão pequena da primeira Playstation.
Pharol

Pharol impedida de participar em Assembleia da Oi

A Pharol garante que adotará "medidas apropriadas" para "preservar os seus direitos" como acionista da Oi, depois de ter sido impedida de participar na assembleia-geral extraordinária da operadora.
Lifestyle

Deixa a tua marca!

Sê tu mesmo. Com as caras e vontades que quiseres. É esta a filosofia NJOT – Not Just one thing –, da Vans, com a impressão digital de Joana Barrios e Joaquim Albergaria.
Luxemburgo

Bruxelas. Isenção fiscal da McDonald's é legal

Após uma investigação aprofundada sobre isenções de imposto concedidas a parte dos lucros da McDonald's, a CE concluiu que o regime não viola o acordo sobre a dupla tributação entre Luxemburgo e EUA.
Sonae

Sonae mete na bolsa o negócio do retalho

A Sonae SGPS anunciou esta quarta-feira a intenção de admitir à negociação na bolsa de Lisboa as ações da Sonae MC, estimando que a operação ocorra no último trimestre deste ano.
Taxistas

Taxistas mantêm protesto até encontro com Marcelo

705
Mais de 1.300 taxistas vão manter o protesto nas ruas de Lisboa, Porto e Algarve até serem recebidos pelo Presidente da República na segunda-feira. Noite de quinta e sexta serão decisivos.
McDonald's

McDonald's. Trabalhadores em greve contra assédio

De acordo com os organizadores, o objetivo foi protestar contra a incapacidade da cadeia de fast food em pôr fim aos episódios constantes de assédios sexual de que os trabalhadores são alvo.
Taxistas

Lei Uber no Constitucional? "Pode demorar anos"

126
Os taxistas protestam esta quarta-feira em Faro, Lisboa e Porto contra a nova "Lei Uber". Constitucionalista Paulo Otero explica porque não será fácil chegar ao Tribunal Constitucional.
EDP

Saída da EDP e o desconforto do Governo Sócrates 

João Talone admite que Governo do PS "não estava confortável" com o facto de ser presidente da EDP. E contou episódio em que abandonou reunião depois de esperar horas pelo ministro Manuel Pinho.
Táxis

Lisboa. PSP alerta para greve de taxistas

A PSP alertou para condicionamentos de trânsito em várias artérias na cidade, na quarta-feira, na sequência da concentração de taxistas em protesto contra a lei que regula as plataformas como a Uber.
EDP

Talone: "EDP era o Estado, hoje é o mau da fita"

Ex-presidente da EDP destaca que a EDP "nasceu do Estado e era o Estado" quando foram criadas as ditas rendas excessivas. Hoje, "a EDP é o mau da fita, dá votos bater na EDP", disse João Talone.
EDP

Comissão chama Pinho antes de discutir OE

Comissão do inquérito às rendas elétricas quer ouvir ex-ministro Manuel Pinho a 17 de outubro. Antes de parar por causa do Orçamento do Estado, estão previstas audições a ex-responsáveis políticos.
EDP

Barragens. Decisão foi "contra interesse nacional"

126
Decisão de Manuel Pinho de prolongar concessão das barragens à EDP, foi "contra o interesse nacional", disse ex-presidente da REN. José Penedos ficou surpreendido com o valor, mas tinha pouca memória.
Comboios

CP investiga avaria grave em Alfa Pendular

Um Alfa Pendular que fazia a ligação entre Lisboa e Braga esteve em risco de descarrilamento, revela o Público. Causas estão a ser investigadas, mas falha de manutenção é uma das hipóteses.
Neutralidade da Rede

Neutralidade da rede. Operadoras acusam Anacom

Operadoras acabaram com os tarifários zero-rating por violarem a internet neutra. Solução? Barrar acesso total nos pacotes e dizer que a Anacom é que decidiu. Reguladora afirma que deu outras opções.
Transportes

Chauffeur Privé já circula em Lisboa

130
A empresa de transporte individual de passageiros escolheu Lisboa como a primeira cidade a receber o seu processo de expansão internacional. Preço do serviço é fixo e há um programa de fidelização.
Amazon

Amazon investiga venda de dados confidenciais

Segundo algumas denúncias, os funcionários da Amazon, sobretudo na China, terão sido pagos para fornecer informações confidenciais a várias empresas de terceiros, de forma a aumentar as suas vendas.
EDP

De quem são os 717 milhões? EDP ou consumidores

Conta de correção da hidraulicidade serviu para amortecer custo de secas na produção de energia. Quando foi extinta, valia 717 milhões que a EDP reclama. Relatório pedido por Governo diz que não.
Economia

Operadora Oi pretende aumento de capital

A operadora brasileira Oi realiza esta segunda-feira uma assembleia-geral extraordinária, num encontro que visa concretizar o aumento de capital previsto com a alteração dos estatutos sociais.
Angola

António Mota avisa Costa sobre Angola

Presidente da Mota-Engil defende que as empresas, nomeadamente as de construção, precisam de estabilidade no mercado angolano.
Governo Regional da Madeira

Madeira diz que declarações da TAP são "anedota"

O presidente do Governo da Madeira disse que não ficou surpreendido por o administrador da TAP ter afirmado que a companhia não tem obrigação de serviço público com a região.
Taxistas

Taxistas voltam aos protestos contra 'lei Uber'

Os taxistas voltam a ir para a estrada em protesto, na próxima quarta-feira, em três cidades, com o objetivo de impedir que a lei que regula a Uber, Cabify e Taxify entre em vigor.
EDP

Ricardo Ferreira considera "natural" ida para EDP

Ricardo Ferreira disse, na comissão parlamentar de inquérito às rendas excessivas no setor elétrico, que desempenhou as suas funções "com o máximo profissionalismo" e que achou "natural" a passagem.
TAP

TAP. Acionista chinês falha pagamento de dívida

O conglomerado chinês HNA, acionista da TAP, encerrou o ano passado com uma dívida de cerca de 77 mil milhões de euros, segundo os dados divulgados na apresentação dos seus resultados anuais.
Oi

Tribunal mantém accionistas afastados da Oi

Tribunal brasileiro recusou recuar na decisão de suspender direitos políticos de acionistas da Oi. Mantém-se afastamento temporário de Palha da Silva e Morais Leitão do Conselho de Administração.
Comissão de Inquérito

Ex-consultor de Pinho. Os CMEC não prejudicaram 

João Conceição participou na criação dos custos de manutenção do equilíbrio contratual (CMEC) em dois Governos. Diz que regime foi neutro para a EDP e não prejudicou consumidores, contrariando a ERSE.
Aeroporto de Lisboa

Limitações do aeroporto causam atrasos à TAP

O presidente executivo da TAP informou que a companhia aérea registou atrasos em 37 voos diários, em média, entre 28 de agosto a 11 de setembro por "restrições de capacidade do aeroporto de Lisboa".
TAP

TAP. Queixas levam Presidente ao Parlamento

O presidente executivo da TAP, Antonoaldo Neves, vai esta quinta-feira responder às perguntas dos deputados no parlamento, depois de um verão de queixas e cancelamentos.
Banif

Banif. Lesados acusam BdP de beneficiar "grandes"

A Associação de Lesados do Banif acusou o Banco de Portugal de "beneficiar" os credores Fundo de Resolução e Novo Banco "em prejuízo" de "milhares de pequenos credores" concentrados na Madeira.
Transporte Ferroviário

Quem devia e podia ter comprado comboios

210
Governo e PSD e CDS trocam culpas pelo estado da ferrovia. "Se tivessem comprado comboios em 2012, estavam a chegar agora", diz Pedro Marques. E porque não os compraram vocês em 2016?, pergunta PSD.
Transporte Ferroviário

Linha de Cascais. "Prove onde estavam os fundos" 

170
Ministro das Infraestruturas, Pedro Marques, desafia deputado do CDS a provar que anterior Governo tinha assegurados fundos comunitários para requalificar a Linha de Cascais até 2020.
Mota-Engil

António Mota reduz participação na Mota-Engil

O presidente do Conselho de Administração da Mota-Engil, António Mota, reduziu a sua participação na empresa para 1,747%, na sequência de ter doado ações aos filhos.
Tesla

Forbes. Musk é o segundo CEO mais inovador

A Forbes, publicação conhecida pelos rankings que produz habitualmente, elaborou mais um, onde reúne os CEO mais inovadores. Elon Musk, que dirige a Tesla, coloca um fabricante de automóveis no top 3.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)