268kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Empresas

ASAE

ASAE fiscaliza transporte de mercadorias

Ação registou o incumprimento dos requisitos de higiene no transporte dos produtos, a falta de controlo metrológico em registadores de temperatura e de indicação de menções obrigatórias.
DECO

Deco quer alargar garantia de bens móveis

A Deco reclama que a garantia atribuída aos bens móveis passe de dois para um mínimo de cinco anos, que pode ser alargado à medida que forem criados requisitos para uma maior durabilidade mínima.
Autoeuropa

Autoeuropa inicia mais uma paragem de produção 

A Autoeuropa inicia esta sexta-feira mais uma paragem de produção, que vai até 28 de junho, devido à falta de semicondutores. Desde o início de 2021 foram já cancelados 57 turnos por este motivo.
Ministério do Ambiente

Petrogal: Matos Fernandes acusado de conivência

Os trabalhadores da Petrogal acusaram o ministro do Ambiente de "conivência intolerável" com a Galp, lamentando a "transição justa" apelidada pelo ministro, aquando do fecho da refinaria do Porto.
Barragens

BE diz que venda de barragens foi "fraude fiscal"

Bloco de Esquerda acredita que o Estado concedeu à EDP, "gratuitamente e sem qualquer contrapartida", um novo direito que os contratos transmitidos não previam.
TAP

TAP: tripulantes denunciam "assédio moral"

A associação europeia de tripulantes de cabine EurECCA apela à "responsabilidade social" da TAP no processo de reestruturação em curso, considerando que a classe tem sido "assediada" e pela companhia.
Barragens

EDP vendeu direito não previsto nos contratos /premium

Agência do ambiente opôs-se à transmissão do direito de bombagem pela EDP às barragens vendidas à Engie, mas esse direito foi incluído nos contratos de 2020 que permitiram o negócio, diz o Bloco.
TAP

Diretor dos recursos humanos da TAP suspenso

587
Pedro Ramos, um dos diretores de recursos humanos da TAP que gravou vídeo em Madrid, está suspenso. Sandra Rodrigues assume interinamente as funções durante a suspensão.
Autoeuropa

Autoeuropa. Quebra de produção cria instabilidade 

A Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa admitiu esta terça-feira ver com "apreensão" a perda de produção de 70.000 veículos desde o início de 2020.
Cabo Verde

Avião da TAP atingido por ave na Praia

Fontes do setor explicaram que o incidente deu-se durante a aterragem no aeroporto da Praia do voo comercial proveniente de Lisboa, e que durante a madrugada deveria regressar à capital portuguesa.
Jornalismo

Nova lei permite acesso a mais publicidade

O diretor de um jornal digital das comunidades disse que a alteração à lei que alteração da lei permitirá, por exemplo, acesso à publicidade ao Turismo de Portugal.
Voos

Emirates anuncia perdas líquidas em 2020

A companhia aérea com sede no Dubai afirmou que as receitas diminuíram 8,4 mil milhões de dólares, em grande parte devido à suspensão dos voos de passageiros no seu aeroporto central em março de 2020.
TAP

TAP. Um dos diretores já tinha aderido a rescisões

413
TAP abriu inquérito disciplinar a dois diretores que gravaram vídeo em Madrid para anunciar que estavam a contratar um diretor para a operação de carga em Espanha. Ministério mostra-se "indignado".
Coronavírus

Mais de 3/4 das empresas pretende manter postos

O estudo da CIP mostra que, a par dos 78% de empresas que apontam para uma manutenção, há 13% que esperam aumentar o número de trabalhadores, enquanto 9% apontam para uma redução.
Mota-Engil

Mota-Engil ganha contrato de mineração no Mali

A Mota-Engil adiantou esta segunda-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que ganhou um contrato de mineração avaliado em 294,7 milhões de euros no Mali.
CP

CP repõe lotação máxima em comboios com lugares

Os comboios Alfa Pendular, Intercidades, Internacional e os Comboios Históricos das Linhas do Douro e Vouga passam, assim, a ter disponível para venda a capacidade total de lugares sentados.
A Anunciar o Futuro

Qual é a importância do employer branding?

Mais do que atrair colaboradores de qualidade, importa perceber como mantê-los. Falamos com Inês Veloso, diretora de Marketing da Randstad, sobre como as empresas devem reter talentos.
TAP

TAP vai abrir nova rota para Punta Cana 

190
A partir do próximo inverno, vai passar a operar dois voos diretos por semana para Punta Cana, na República Dominicana, que vão partir do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, às quartas e sábados.
Tempestade Perfeita

Regulação independente: vamos assumir que não dá?

Não temos cultura nem dimensão para ter uma prática consistente de reguladores independentes. Por isso, mais vale assumir em vez de andarmos a enganar-nos.
Galp

Angola com "todo interesse" na aliança com a Galp

A "preservação e consolidação" com a Galp "não deve em circunstância alguma ser ignorada", diz ministro angolano. País reduz previsão de produção de petróleo em 27 mil barris/dia para 2021.
Pandemia

Bem-estar empresarial, a quanto obrigas?

Ao não tomarem medidas para a construção de uma cultura de respeito e de bem-estar dos colaboradores, as empresas correm o risco de se verem regidas por uma cultura progressivamente tóxica.
Comentário Político

Marques Mendes critica silêncio de António Costa

351
Marques Mendes considera "gravíssimo" o que aconteceu em Lisboa, fala em "desonestidade intelectual" e critica Medina. Mas não esquece o silêncio comprometedor de António Costa sobre o caso.
Autoeuropa

Autoeuropa suspende produção

A paragem vai iniciar-se às 00h00 do dia 18 e estender-se até às 24h00 do dia 27 e deve-se "à falta de diversos componentes críticos", que está relacionada com a escassez mundial de semicondutores.
CTT

CTT reclamam 67 milhões ao Estado 

Processo arbitral contra o Estado arranca com duas reclamações: 44 milhões de compensação por esticar contrato de concessão do serviço postal e 23 milhões por efeitos de medidas de combate à Covid.
Greve

Inatel de Cerveira. Greve com adesão quase total 

A paralisação é "resposta à falta de sensibilidade social da administração da Fundação Inatel e do não cumprimento do Acordo de Empresa", diz Sindicato. Dos 25 trabalhadores, dois estão em serviço.
África do sul

South African Airways privatizada a 51% 

O consórcio Takatso terá uma participação maioritária, e o Estado sul-africano manterá uma participação de 49% da companhia aérea — que não regista quaisquer lucros desde 2011.
Greve

Adesão à greve dos TST entre 90% e 95%

Os trabalhadores dos Transportes Sul do Tejo cumprem esta sexta-feira o segundo e último dia de greve (o primeiro realizou-se na quarta-feira) para exigir uma atualização salarial.
Economia

Volume de negócios nos serviços acelera em abril 

A variação em cadeia do índice foi de 5,9% (3,5% em março), com crescimentos "expressivos" no alojamento, restauração e similares (27,2%) e nas atividades de informação e comunicação (18,1%).
Empresas

Onde está o teu Peter Pan?

É a criança que está em nós que nos trás a serenidade. Serenidade para o caminho de vida. Serenidade para a tão propagandeada gestão e exercício da liderança.
Altice

Dona da Meo compra 12% da British Telecom

A Altice, que estará vendedora da Meo em Portugal, comprou uma participação de 12% da British Telecom. Líder da operadora francesa diz que quer trabalhar "de perto" com os britânicos.
Política

Menos TAP, mais Educação /premium

Desde 1987 que, na Educação, não se observava um investimento tão baixo em percentagem do PIB como em 2019. Para onde foi o dinheiro? Para onde nos disseram ser prioritário: por exemplo, para a TAP.
Banif

Lesados do Banif desconvocam manifestação

Os Lesados do Banif consideram que António Costa, com quem se reuniram, se mostrou sensível à "situação desesperada" tendo prometido "enviar esforços para encurtar o prazo para encontrar uma solução".
Impostos

Há ou não um "Big Brother fiscal" para empresas? /premium

À direita chamam-lhe "Big Brother fiscal", mas o Governo garante que é benéfico. O que está em causa com o ficheiro que tanta polémica tem gerado? 6 respostas sobre a lei que foi votada esta 4ª feira.
Novo Banco

Ongoing. Mora acerta contas com Vasconcellos /premium

Rafael Mora deu a sua versão sobre a queda do grupo Ongoing e fez várias acusações ao antigo dono e ex-amigo. Revelou pouco sobre relação bom BES/Novo Banco, que era a área de Nuno Vasconcellos.
Telecomunicações

Altice pede afastamento do presidente da ANACOM

O presidente executivo da Altice referiu que o leilão 5G "leva já 7 meses" e o processo está no ponto em que se encontrava em novembro de 2020 e, por isso, pede o afastamento do presidente da ANACOM.
TAP

Frasquilho sai porque Governo quer "refrescar" TAP

145
O ministro das Infraestruturas agradeceu o trabalho de Miguel Frasquilho na TAP, mas diz que a opção é iniciar o novo ciclo da empresa com nova equipa. Frasquilho diz que faltou conjugação de vontade.
TAP

TAP. Frasquilho sai de chairman, entra Manuel Beja

O Governo quer fazer uma mudança da totalidade do conselho de administração e deixou cair Miguel Frasquilho como chairman da TAP. Frasquilho sai com “tranquilidade do dever cumprido”.
Greve

Trabalhadores da CP e IP vão estar em greve dia 25

O pré-aviso de greve abrange trabalhadores da CP, IP e empresas filiadas. Isto depois de uma greve de 3 dias de revisores e trabalhadores das bilheteiras da CP com adesão de 90%, diz o sindicato.
TAP

Pilotos acusam TAP de violar acordo de emergência

O Sindicato dos Pilotos considera que "a forma como este processo está a ser conduzido é uma verdadeira declaração de guerra ao Sindicato, pois constitui uma violação" do acordo de emergência.
Autoridade Tributária

Inquérito não condiciona venda de barragens da EDP

A diretora da Autoridade Tributária esclareceu que o processo de inquérito que está a ser feito a um funcionário não "constitui qualquer condicionante" à operação de venda de barragens da EDP.
Greve

CP realizou 284 das 979 ligações até às 18h00

É terceiro e último dia de greve em protesto contra a proposta de regulamento de carreiras e reclamando aumentos salariais e o cumprimento do acordo de empresa. 695 comboios ficaram parados.
Empresas

Greenvolt compra central de energia renovável

A empresa acordou a aquisição por 286,4 milhões de euros central de produção de energia renovável a biomassa e prevê investir entre 1.500 e 1.800 milhões de euros em renováveis até 2025.
TAP

TAP. Para onde vai tanto dinheiro? Ligue 910024185

Pedro Nuno Santos diz que Portugal "não se pode dar ao luxo" de perder a TAP e admite despedimentos. Mas para onde vai o dinheiro? Participe no Contra-Corrente e dê a sua opinião a partir das 10h10
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo recebeu lesados do Banif e do BES

Presidente da República esteve reunido com uma "delegação de representantes da Associação de Lesados do Banif ", antes de ir para o Funchal, e com uma Associação de Lesados BES já na cidade.
Fundos Comunitários

Afinal o que vem aí para as empresas?

Urge lançar avisos para que as empresas possam apresentar os seus projetos para obtenção dos tão necessários financiamentos.
TAP

CDS exige pedido de desculpa por nacionalização

495
"Parece-me da mais elementar justiça exigir a Pedro Nuno Santos e a António Costa que peçam desculpas aos trabalhadores da TAP pela nacionalização desastrosa que fizeram", afirma o líder do CDS.
Matosinhos

Refinaria. Trabalhadores "enfrentam" despedimentos

A comissão de trabalhadores afirma que foram "mandatados para levar a cabo qualquer iniciativa na defesa intransigente dos postos de trabalho", ao saber que intenção da Galp é o despedimento coletivo.
Empresas

Apoio à produção. 42 empresas aprovadas

Os projetos destas empresas mantêm ativos os seus 453 postos de trabalho. Lançado com uma dotação de 100 milhões de euros, o programa recebeu candidaturas de 4.128 projetos.
TAP

Despedimento coletivo "é hipótese desde o início"

O ministro das Infraestruturas disse que o despedimento coletivo na TAP "é uma hipótese desde o início", admitindo que "qualquer processo de reestruturação é, infelizmente, muito agressivo".
A Anunciar o Futuro

Como é que as pessoas olham para as marcas?

Neste episódio, falamos com Helena Gouveia sobre o que as pessoas esperam das marcas: uma força positiva na sociedade e no planeta?
Google

Multa de 220 milhões de euros à Google

Em causa está a posição dominante que a Google tem nos servidores de anúncios para editores de sites e aplicações móveis, que lhe permitiu dar tratamento preferencial às suas próprias tecnologias.
Tempestade Perfeita

G7 e a tributação das empresas: um novo caminho

O primeiro passo está dado mas falta muito até que haja a aplicação de uma taxa mínima sobre as empresas
Reportagem Observador

Greve na CP. "Não há opção. É continuar à espera"

Na estação de Oeiras, na linha de Cascais, a manhã foi de atrasos, supressões e muita paciência. Trabalhadores da CP cumprem três dias de greve, em protesto contra o regulamento das carreiras.
CP

CP realizou 203 comboios de 810 programados

Fonte da CP adiantou que, até às 16h desta segunda-feira, foram realizados 203 dos 810 comboios que estavam programados. Ainda assim, foram realizados mais 24 do que os previstos nos serviços mínimos.
Poluição

Carbono: empresas poluidoras ganham 50 mil milhões

A investigação foi feita em 18 países da União Europeia e Reino Unido, um deles Portugal, e indicou que a maioria dos lucros aconteceu na Alemanha. As empresas usam três mecanismos para obter lucros.
Noticiário

7h. Greve CP. Vários comboios suprimidos

Revisores e trabalhadores das bilheteiras da CP cumprem o terceiro de três dias de greve. Os trabalhadores pedem aumentos de salários e indemnizações para quem ficou infetado com covid-19
Economia

A gestão das empresas e as business schools

O PRR e o Portugal 2030, como aconteceu na maioria dos programas anteriores, são quase completamente omissos em relação ao apoio e ao estímulo à formação de dirigentes de empresas na área da gestão.
Economia

Um choque de gestão

Esse choque tem de começar pelos empresários e pela consciência de que não podem persistir em práticas organizacionais do passado, quando a tecnologia e os modelos de negócio mudam a todo o momento.
Empresas

Um “bando de loucos” a investir durante a pandemia /premium

Vir para Portugal, com a economia a bater no fundo, para abrir um restaurante. Ou desinvestir para dar dois passos em frente. Empresários em contraciclo cruzam-se num mesmo espaço, em Lisboa.
Resposta Pronta

Comboios parados. Greve da CP: "adesão em massa"

Mais de 90% de adesão, garante o presidente do Sindicato do setor (SFRCI). Luís Bravo diz que apenas estão a funcionar os serviços mínimos, mas a CP fala em metade dos comboios a circular.
Noticiário

10h. Greve. 46% de comboios suprimidos (CP)

Dos 122 comboios previstos circular desde as 00:00 até às 08:00, 65 realizaram-se, mais que o dobro dos 28 decretados como serviços mínimos. Sindicado fala 90% de adesão
CP

CP. Adesão à greve superior a 90%

Os trabalhadores das bilheteiras e revisores da CP iniciaram este domingo uma greve nacional de três dias, até terça-feira, que a empresa admite que possa causar "fortes perturbações" na circulação.
Noticiário

9h. Greve da CP com adesão de 90% (sindicato)

Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante garante que serviços mínimos fixados em 25% estão a ser cumpridos. Clientes afetados por supressões podem pedir reembolso, diz CP
Noticiário

7h. Greve pode paralisar comboios neste domingo

Trabalhadores das bilheteiras e revisores da CP param três dias por tratamento "desumano" por parte da administração da empresa. Sindicalistas queixam-se de falta de respostas
CP

Sindicato acusa CP de "intimidar trabalhadores"

A administração da CP classificou este sábado a greve dos trabalhadores das bilheteiras e revisores, que começa no domingo, como "desproporcional, injusta e inoportuna".
Greve

Infraestruturas de Portugal volta à greve

Depois da greve da passada quarta-feira, trabalhadores da Infraestruturas de Portugal e das empresas associadas anunciaram que vão voltar a parar na última semana de junho e na primeira de julho.
Ryanair

Ryanair promete contestar ajuda estatal à Ita

Companhia aérea irlandesa vai recorrer a Bruxelas e aos tribunais europeus caso o governo italiano injete 3.000 milhões na Ita, a companhia aérea nascida da Alitalia.
CP

CP. Greve dos revisores é "injusta e inoportuna"

Administração da CP classificou greve de três dias dos trabalhadores das bilheteiras e revisores, que começa no domingo, como "desproporcional, injusta e inoportuna".
TAP

TAP pode avançar para despedimentos em julho

1664
A administração da companhia aérea enviou uma carta a 206 trabalhadores que recusaram a rescisão do contrato e estavam por isso em lay-off. Se não aceitarem negociar uma saída, serão despedidos.
CP

Greve na CP pode ter impactos já este sábado

Trabalhadores das bilheteiras e revisores da CP iniciam uma greve este domingo. Perturbações na circulação de comboios pode fazer-se sentir já neste sábado.
São Tomé e Príncipe

TAP. 3º voo semanal recusado devido a testagem

As autoridades são-tomenses recusaram a realização de um terceiro voo semanal da TAP entre Lisboa e São Tomé, devido à falta de capacidade de realização de testes à Covid-19.
Semapa

Maxyield diz que Sodim reconhece "falhanço" da OPA

A Associação Maxyield considerou que a Sodim, ao renunciar à condição de atingir 90% dos direitos de voto, reconheceu o "falhanço" da OPA sobre a Semapa e demonstrou "recusa do preço oferecido".
TAP

TAP. Eleito representante dos trabalhadores

João Pedro da Conceição Duarte é chefe de cabine, trabalhador na TAP desde 1992. Foi eleito com 42,51% do total dos votos. Em segundo lugar ficou Ricardo Paes Mamede.
CP

Greve na CP de domingo a terça-feira

A greve nacional é a "última forma de luta" face à "recusa de diálogo e a inoperância, há vários meses, na resolução dos problemas dos trabalhadores" pelo Conselho de Administração, diz sindicato.
Facebook

Anúncios. Bruxelas ameaça Facebook com multa

Foi aberta uma investigação para averiguar se o Facebook "violou as regras de concorrência da União Europeia ao utilizar dados de publicidade recolhidos", lê-se no comunicado.
CP

CO reforça oferta de comboios Alfa e Intercidades

O objetivo do reforço é "dar resposta à evolução da procura, nomeadamente pela proximidade do período de férias que, habitualmente, gera uma maior necessidade de mobilidade", diz o comunicado.
TAP

Gestora francesa escolhida para liderar TAP

Jornal Eco avança que a gestora francesa foi apontada pelo Governo para o cargo de presidente-executiva. Tem mais de 30 anos de experiência no setor da aviação.
TAP

TAP: dia de votação no Conselho de Administração

Os trabalhadores da TAP votam esta quinta-feira para eleger um representante no Conselho de Administração, depois de o Governo ter avançado com a iniciativa, que conta com seis candidatos.
Fact Check

Motorista da Uber foi espancado por taxistas?

Post com fotografia de homem aparentemente ensanguentado pede partilhas para ajudar o suposto taxista da Uber. Na verdade, foi publicada nas redes sociais do conhecido ator Hugh Jackman.
Empresas

BPF: mais-valia é maturidade ao financiamento

Entre as falhas que atualmente existem no mercado, a presidente executiva do Banco do Fomento (BPF) apontou as relacionadas com os instrumentos de incentivos quer à inovação.
EDP

EDP. Nova derrota da defesa, acusação mais perto /premium

O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou apreciar recurso de ex-líder da EDP Renováveis que queria impedir junção de mais emails trocados entre António Mexia e João Manso Neto.
Sindicatos

Altice. Sindicatos querem salário de 850 euros 

Para além do salário mínimo, devem ser garantidas a "progressão para o nível seguinte aos trabalhadores que tenham 5 avaliações positivas", explicam os sindicatos que fazem parte da Frente Sindical.
Galp

Galp prevê investir entre 800 e 1000 milhões

A Galp prevê investir em média entre 800 e 1.000 milhões de euros por ano até 2025. As energias renováveis devem representar cerca de 30% do investimento líquido do grupo nos próximos cinco anos.
Novo Banco

Reestruturar Promovalor não precisou de parecer 

O compliance não se pronunciou relativamente à operação da Promovalor porque não havia lugar a parecer" e "não houve falha absolutamente nenhuma" da parte do seu pelouro, disse Luísa Soares da Silva.
Transporte Ferroviário

Greve IP a ser "sucesso": 360 comboios a circular

Normalmente, são 1.368 os comboios a andar até à meia noite. A CP garantiu que estão a ser cumpridos os serviços mínimos, com todos os comboios planeados a circular.
Música

David Carreira cria tema da seleção portuguesa

A canção tem como convidadas especiais as brasileiras Giulia B e Ludmilla, bem como o angolano Preto Show, pretendendo assim ser uma "música feita para todos os países lusófonos".
ANACOM

5G. Operadoras criticam ANACOM

Altice, NOS e Vodafone vieram esta terça-feira criticar aquela que dizem ser uma posição abusiva da ANACOM. Vodafone pondera mesmo recorrer legalmente de decisão tomada pela entidade reguladora.
Comboios

Trabalhadores da IP em greve esta quarta-feira

Os trabalhadores da IP estão em greve, reivindicando o aumento dos salários e o cumprimento do acordo de trabalho, o que poderá causar "perturbações significativas" na circulação de comboios.
Produtividade

Porque que é que o Design Thinking funciona?

Quando abraçamos o Design Thinking como forma de dar resposta a desafios e inovar, as barreiras à comunicação dissipam-se, o objetivo é partilhado e a concorrência dá lugar à co-criação.
Minas

Galp e Savannah sem acordo exclusivo para o lítio

A Savannah anuncia que acordo exclusivo com a Galp para a venda do lítio da mina do Barroso expirou e que está a receber interesse de outros grupos. Galp diz que a mina do Barroso ainda está no radar.
Petróleo

Consórcio da Galp desenvolve Bacalhau no Brasil

A Galp integra o consórcio que vai investir 6.540 milhões num campo de petróleo de Bacalhau. Segundo a empresa, o projeto consistirá em 19 poços submarinos ligados a uma unidade flutuante de produção.
Compras

Maior Zara do mundo vai abrir em Madrid

A nova Zara ocupará mais de 7.700 metros quadrados no emblemático Edificio España, na Gran Vía. O mesmo prédio, no centro de Madrid, albergará lojas Zara Beauty, Zara Home e Stradivarius.
Publicidade

BdP quer sancionar entidades não autorizadas

O Departamento de Serviços Jurídicos diz que é importante ficar claro na lei que o facto de se dirigirem a investidores residentes em Portugal faz com que estejam sob a alçada do quadro português.
TAP

Reduzido para 206 o número de trabalhadores a sair

A TAP deu conta de que a "implementação dos acordos de emergência e a adesão a medidas voluntárias permitiram reduzir o número inicial de redimensionamento, de cerca de 2 mil para 206 trabalhadores.
Tempestade Perfeita

Leis laborais: até onde deve ir a flexibilidade?

A revisão das regras de trabalho está na agenda de António Costa. Qual deve ser o sentido dessa mudança?
A Anunciar o Futuro

Marketing de influência: Já é possível medir es...

As marcas recorrem mais a influenciadores para passarem uma mensagem. É uma estratégia eficaz? Faz mesmo a diferença na divulgação de um produto/serviço? Falamos com Rita Duarte sobre este tema.
Coronavírus

Candidatura a apoios acabam esta segunda-feira

O apoio dirige-se às empresas que tenham recorrido ao lay-off simplificado ou ao apoio à retoma progressiva no primeiro trimestre do ano. As candidaturas arrancaram no dia 19 de maio.
Segurança Social

Acaba prazo para pedir pagamento faseado 

O plano prestacional permite aos trabalhadores independentes que não pagaram as contribuições dos meses de novembro e dezembro de 2020 proceder ao pagamento faseado dessas contribuições.
Trabalho

O "tic-tac, toc toc!" laboral

Caberá também ao Governo criar um quadro de maior estabilidade, que permita às empresas encarar o teletrabalho como ferramentas úteis ao seu serviço, que permitem captar e reter talento.
Novo Banco

Segredos, histórias mal contadas e vídeo /premium

Inquérito parlamentar ao Novo Banco levantou o sigilo sobre os créditos dados aos grandes devedores. O que ficámos a saber sobre Luís Filipe Vieira, Moniz da Maia, Gama Leão e Nuno Vasconcellos?
TAP

Uma bandeirada muito alta

Admitindo que a decisão do Governo não tem a infalibilidade das encíclicas do Papa e que o Governo está limitado às receitas do OE, de onde é que se pensa retirar o dinheiro injectado na TAP?
ANACOM

Queixas enviadas à Anacom subiram 37% desde março

Entre 13 e 19 de dezembro de 2020 foi atingido o pico semanal de reclamações — 4.300. O valor semanal mais elevado das queixas às comunicações eletrónicas foi também o recorde dos últimos três anos.
TAP

Milhões para a TAP é "dinheiro deitado na sanita" /premium

1376
Em entrevista ao Observador, o polémico CEO da Ryanair diz que a companhia "traz mais benefícios" à economia portuguesa do que a TAP. Sobre Pedro Nuno Santos, "só pede que fale verdade".
Redes Sociais

Diálogo com TikTok sobre más práticas comerciais 

As áreas de preocupação incluem o marketing oculto, técnicas de publicidade agressivas dirigidas às crianças e certos termos contratuais nas políticas da rede social TikTok que podem ser enganosos.
Petrolíferas

Acionistas da Total votam mudança de nome

A petrolífera francesa Total vota em assembleia-geral a mudança de nome para TotalEnergies, sinalizando a intenção de apostar na produção energética menos poluente e respondendo às pressões.
Endesa

Pego. Desativação da central afetará 85 empregos

"Estimamos que há cerca de 85 pessoas que, com o fim da (central) são diretamente impactadas", disse presidente da Endesa, que quer que o Governo lance novo concurso e propõe projeto de 600 milhões.
Empresas

The Leadership Conundrum

A liderança não é igual para todos e não há todos esses estereótipos e formas de avaliar a liderança que por aí se proclamam.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Aceleração do negócio com automação de processos

143
Em cenários de retoma, os modelos operacionais que suportam os negócios precisam de uma ajuda adicional da tecnologia, complementada pelo desenvolvimento de novas formas de trabalhar.
Economia

O impulso da construção ao novo retalho

Confirmada que ficou a correlação positiva entre a pandemia e o comércio online, as transformações nas superfícies de retalho, nomeadamente do segmento alimentar, não se fizeram esperar.
Trabalho

“Redeployment” – uma solução em tempos de crise

Este instrumento pode revelar-se uma boa solução para muitas empresas face às vantagens que apresenta: desde logo, permite reter o conhecimento, capacidade e talentos existentes na empresa.
Empresas

FEI e BPI com 250 milhões para financiar empresas

O Fundo de Garantia Pan-Europeu, operacional desde o ano passado e que vai suportar o acordo, tem como objetivo apoiar empresas afetadas pela pandemia, em especial as pequenas e médias empresas.
Companhias Aéreas

EUA. David Neeleman lança nova companhia aérea

432
No percurso de Neeleman, fundador e diretor executivo da Breeze Airways, vem destacada a participação na Azul, JetBlue, Westjet e Morris Air, mas sem qualquer referência à companhia portuguesa TAP.
Groundforce

Groundforce. Adiantamentos da TAP saldados 2ªfeira

Os adiantamentos da TAP à Groundforce ficam saldados na segunda-feira, "passando os serviços de 'handling' a ser pagos normalmente daí em diante".
Cartão de Cidadão

Procura obriga Consulado de Paris a reforçar-se

No Consulado-Geral de Portugal em Paris fazem-se cerca de 450 atendimentos por dia para renovar ou fazer pela primeira vez o cartão de cidadão. Em Paris será feito um reforço de recurso humanos.
CP

Greve CP: Trânsito sem problemas no Porto e Lisboa

Greve dos trabalhadores da CP provocou, até às 12h00, a supressão de 43 ligações. Efeitos estão a notar-se pouco. PSP diz que "não há grandes congestionamentos" no trânsito além do habitual.
Noticiário

5h. Greve na CP condiciona circulação dos comboios

Trabalhadores da CP e da Infraestruturas Portugal estão em protesto por melhores condições salariais. Estão previstas perturbações até ao final do dia, não estão previstos serviços mínimos.
Amazon

Amazon compra estúdios cinematográficos MGM

A Amazon tem um serviço de streaming, o Amazon Prime, que compete com outros como Netflix e HBO. Com esta compra, a empresa passa assim a ter acesso a mais filmes e séries para disponibilizar.
Amazon

Jeff Bezos deixa de ser CEO da Amazon a 5 de julho

A data é "sentimental" — foi nesse dia, em 1994, que o empresário lançou a Amazon, que se transformaria numa das principais empresas no mercado de venda online. Bezos será substituído por Andy Jassy.
TAP

TAP prevê aumento de capacidade para 65% no verão

"Prevê-se que a percentagem da capacidade, face a igual período de 2019, venha a aumentar, gradualmente, para valores (...) de 65% para os meses de julho, agosto e setembro", diz a TAP.
Atualidade

O essencial da entrevista ao ex-CEO da Groundforce

Paulo Neto Leite fala sobre as pressões de Alfredo Casimiro, as tensões entre os acionistas e o valor da empresa. Primeira grande entrevista desde que foi afastado da Groundforce.
Groundforce

"Há linhas éticas, morais e legais que não passo" /premium

As pressões de Alfredo Casimiro (usando os trabalhadores), as tensões entre os acionistas e o valor da empresa. A primeira grande entrevista de Paulo Neto Leite desde que foi afastado da Groundforce.
CP

Greve na CP arranca às 00h00 desta quinta-feira

Aos clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios Alfa Pendular, Intercidades, Interregional e Regional, a CP permitirá o reembolso, no valor total do bilhete, ou a revalidação.
Resposta Pronta

"Decisão histórica". Shell vai reduzir emissões

Francisco Ferreira, da Associação Zero, reage à "decisão histórica" da justiça holandesa que ordena a petrolífera Shell a reduzir as emissões de CO2. "Um precedente. Faz perspetivar uma revolução".
Groundforce

Groundforce vai pagar salários de maio

A Groundforce garante que há "condições que permitem assegurar o pagamento dos salários do mês de maio a todos os trabalhadores". A primeira tranche, 85% do total, será paga até 6ª feira.
Ryanair

Ryanair: Governo desperdiça dinheiro na TAP

1705
Para a companhia aérea irlandesa, a TAP tem pouco valor, tendo em conta o montante pago pelo executivo pelos 45% detidos por Neeleman, e que é uma "companhia aérea falhada e com preços elevados".
Ryanair

Governo rejeita lições de companhias estrangeiras

1020
Ministério das Infraestruturas revela as mensagens passadas por Pedro Nuno Santos ao presidente da Ryanair. Não esperem "cooperação ou indiferença perante sistemáticos atos hostis à TAP".
TAP

TAP. Paes Mamede poderá representar trabalhadores

Economista e investigador nomeado pelo SNPVAC e SITAVA para ser as eleições que vão escolher o representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da TAP. Eleições decorrem em 3 de junho.
Comboios

Greve. CP avisa sobre perturbações na quinta-feira

A greve vai abranger o "período entre as 00h00 e as 24h00 de dia 27 de maio", mas a Comboios de Portugal avisa que "o impacto na circulação poderá estender-se para além desse período".
Coronavírus

Apoios pagos até abril são 64% do total de 2020

O lay-off simplificado abrangeu 57 mil empresas, contra 110 mil de 2020 e o novo apoio às empresas já tem cerca de 17.400 candidaturas, explica Ana Mendes Godinho.
Explicador

Associações empresariais a mais? Vem aí mais uma

Para o Fórum da Competitividade, uma representação fragmentada das empresas só beneficia o próprio Governo. Debate com o líder da AEP Luís Ribeiro e o antigo presidente do CES Correia de Campos
Media

Grupo Bel comprou dívida da dona do DN, JN e TSF

124
Este grupo perdeu 230 milhões de euros em 11 anos e agora "é um dos grupos mais bem preparados do país que deve praticamente zero à banca". A Global Media está agora preparada "para crescer".
Tecnologia

Fomos à primeira loja Continente sem caixas /premium

3877
Abre na quarta-feira o primeiro Continente com sensores que veem o que tira da prateleira. No final, basta sair. Fomos ver como é que funciona e contamos como foi criado com tecnologia portuguesa.
Legislação

Governo reconhece alterações à "Lei Uber"

De acordo com Eduardo Pinheiro é "necessário avaliar a lei para assegurar que esta dá a melhor resposta aos desafios regulatórios e de fiscalização que esta atividade económica obriga".
TAP

Grupo TAP teve prejuízo de 1.418 milhões em 2020

119
O Grupo TAP teve prejuízos de 1.418 milhões de euros em 2020, mais de 13 vezes os 105 milhões de euros negativos de 2019, segundo o relatório de contas da Parpública, que gere a participação estatal.
Novo Banco

Novo Banco quer vender dívida do ex-grupo Lena

701
Proposta para comprar dívida de 200 milhões foi feita por gestores do antigo grupo Lena aos três maiores credores bancários. Novo Banco quer vender, mas precisa da autorização do Fundo de Resolução.
CP

Greve parcial dos ferroviários da CP suspensa 

Os ferroviários agendaram uma greve parcial por aumentos dos salários e melhores carreiras, mas o Governo comprometeu-se em voltar à mesa das negociações. Circulação nesta terça-feira está garantida.
Economia

Empresários portugueses criam nova associação

1513
Grupo José de Mello, Sonae, Corticeira Amorim, Semapa ou Hovione são algumas das empresas portuguesas que pretendem criar uma associação que ajude Portugal a crescer.
CP

Greve parcial da CP pode perturbar circulação

A CP alerta para perturbações na circulação de Comboios a partir de terça-feira, devido à greve, que termina às 00h de 2 de junho. Cada trabalhador fará 2 horas de greve no início e no fim do turno.
TAP

Estado injeta 462 milhões e fica com 92% da TAP

125
Estado aumentou capital da TAP SA para fazer chegar 462 milhões de euros de compensação por danos do Covid-19. E ficou com 92% da empresa de aviação. Apoio já dado à TAP ascende a 1.662 milhões.
Tempestade Perfeita

Demografia, o grande problema

A queda da população é, provavelmente, o maior problema económico e social do país. A solução não é fácil nem rápida.
A Anunciar o Futuro

Há limites para a criatividade?

Vamos entender os caminhos da criatividade que levam as pessoas a escolher uma marca e contamos com o contributo de Diogo Anahory para nos explicar também os limites que existem para a criatividade.
Novo Banco

PSD quer ouvir sócio do dono da Ongoing

Depois de uma audição "infrutífera", o PSD propõe chamar Rafael Mora, o principal parceiro de Nuno Vasconcellos na Ongoing para dar explicações sobre a dívida de 600 milhões ao Novo Banco.
Economia

O espartilho fiscal

De pouco nos valerá continuarmos a ser um país muito simpático para estrangeiros, para startups, para jogadores de poker, se depois maltratamos as grandes empresas e os trabalhadores.
Empresas

Negociação e criação de valor

É essencial perspetivar as negociações com fornecedores ou clientes não como meras batalhas à volta do preço, mas como oportunidades únicas de diferenciação da proposta de valor das empresas.
Elétricos

374 peças. Ikea propõe carro eléctrico por 5300€?

4029
Se já se considera o maior a montar em casa as camas e estantes da Ikea, saiba que a marca sueca pode estar a preparar um carro eléctrico, em conjunto com a Renault, com 374 peças para montar em casa.
Gadgets

Isolam o som? Teste a três auriculares sem fios /premium

Huawei FreeBuds Pro, Sony WF-SP800N ou Samsung Galaxy Buds Pro, quais são os melhores? Comparámos os três modelos para perceber se os auriculares sem fios são eficientes a cancelar o ruído.
Autoeuropa

Rejeitado pré-acordo para aumentos salariais 

O pré-acordo laboral "previa aumentos salariais de 1,7% em 2022, 1,2% em 2023 e um pagamento único de 500 euros a cada trabalhador em 2021, com um aumento mínimo de 25 euros.
Galp

Galp promete estudar alternativas a refinaria

Foi apresentado à Galp "várias alternativas para a refinaria de Matosinhos, que evitariam o despedimento dos trabalhadores, e a empresa comprometeu-se a estudá-las", garante líder sindical.
Sustentabilidade

O futuro que teremos? É tudo uma questão de tempo

O impacto na sociedade ganha foco mais nítido quando os efeitos de longo prazo das decisões estratégicas são considerados. Os investimentos de longo prazo tendem a alinhar os negócios com a sociedade.
Cancro

Empresário angaria fundos em Fátima

Ricardo Martins sobreviveu a um cancro e fez uma promessa de uma caminhada a pé ao Santuário de Fátima "para angariar fundos" para a casa de acolhimento da Associação Portuguesa Contra a Leucemia.
CGTP

CGTP discorda de compensação às empresas 

A CGTP não concorda com a compensação às empresas pelo aumento do salário mínimo, dizendo que é uma "obrigação" que lhes compete exclusivamente enquanto beneficiárias da prestação dos trabalhadores.
Isabel dos Santos

Refriango negoceia empresa de Isabel dos Santos

O objetivo do contrato que está a ser negociado entre a Refriango e a Sodiba, que pertence a Isabel dos Santos, "é preservar os postos de trabalho" e que a fábrica "não se torne insolvente".
TAP

Representante de trabalhadores na gestão da TAP

"Os trabalhadores devem estar representados" na administração visto que "são parte determinante do sucesso de uma empresa", afirmou Pedro Nuno Santos. O representante tem que ser escolhido até dia 27.
Insolvências

Lagarde avisa que falências “vão certamente subir"

A presidente do BCE diz ser preciso muita atenção face ao crescimento do crédito malparado na zona euro. Avisa que há trabalhadores que só vão recuperar em 2023. E acredita que as falências vão subir.
Economia

Empresas compensadas pela subida do salário mínimo

O subsídio tem o valor de 84,50 euros, que serão pagos por cada trabalhador que, em dezembro de 2020, recebia o ordenado mínimo.
McDonald's

McDonald's. 8,1 mil milhões por discriminação

374
O processo foi instaurado pelas empresas Entertainment Studios Networks e Weather Group, do empresário afro-americano Byron Allen. A cadeia terá gasto 0,31% para media detidos por afro-americanos.
RTP

Representante dos trabalhadores na administração

Os órgãos pediram uma reunião à ministra de Estado e da Presidência com o propósito de "estudar a aplicação ao caso da RTP dos critérios que o Governo entendeu oportuno aplicar na TAP".
Novo Banco

A dívida não é dele (é da empresa dele que faliu) /premium

543
Ex-dono da Ongoing não assumiu a dívida de 600 milhões (porque a empresa faliu em 2016). Diz que deu imóveis ao BES, acusou o BCP e fintou as perguntas. Os deputados desligaram-no ao fim de uma hora.
Comentário

"Nuno Vasconcellos podia ter dado uma entrevista"

Nuno Vasconcellos, ex-presidente da Ongoing, levou os deputados da Comissão de Inquérito ao Novo Banco a "perderem a paciência". Comentário de Ana Suspiro, jornalista de Economia do Observador.
Mobilidade urbana

Uber. Condutores podem ter eléctricos mais baratos

Lisboa é uma das cidades onde a Uber se compromete a garantir que, até 2025, 50% dos quilómetros percorridos pelos motoristas são efectuados com zero emissões. Agora oferece condições mais vantajosas.
TAP

Auxílio não está revogado, terá de ser justificado /premium

Portugal não terá, por agora, de revogar o auxílio de 1,2 mil milhões de euros à TAP, mas a leitura do acórdão do Tribunal Geral da UE permite perceber que a Comissão vai ter de dar mais explicações.
Uber

Uber. Motoristas recebem apoio para carro elétrico

O serviço de TVDE fez uma parceria com a Nissan e a LeasePlan para incentivar os motoristas a usarem elétricos. Apoios para substituição de um carro "de combustão fóssil" vão até 850, diz a Uber.
Noticiário

10h. Apoios a fundo a perdido superam os de 2020

Quase 1.600 milhões de euros nos primeiros quatro meses do ano. A abrir este jornal, buscas a Pinto da Costa, FC Porto e Portimonense. Negócios de jogadores e empréstimos em causa.
TAP

TAP é cada vez mais "um avião desgovernado"

Nuno Botelho acusa o Estado de "continuar a querer" investir "a todo custo numa empresa falida e desproporcionada", comentando assim a decisão do Tribunal Europeu que suspendeu o apoio à TAP.
Empresas

Greenvolt quer comprar central de biomassa

A aquisição será "mais um passo firme no processo de consolidação da Greenvolt como um player de excelência, a nível internacional, no mercado das energias renováveis [...]", diz a Greenvolt.
A página está a demorar muito tempo.