Dark Mode 50,2 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Empresas

EDP

EDP emite 750 milhões de euros de obrigações

A empresa liderada por António Mexia afirma que "as 'notes' serão emitidas ao abrigo do programa de emissão de títulos de dívida "Programme for the Issuance of Debt Instruments (MTN)" da EDP.
Coronavírus

"Empresas ou mantêm pessoas ligadas ou perdem-nas"

374
Pedro Carvalho, presidente da Tranquilidade, comprada pela Generali, diz que as equipas em trabalho, numa empresa deste género, precisam de ainda mais informação constante por parte da gestão.
Espaço

Agência Espacial Portuguesa quer alargar rede

A rede conta globalmente com 21 centros, espalhados por mais de 60 cidades, incluindo três em Portugal. Objetivo da Agência Espacial Portuguesa é passar a ter 10 localizações e ajudar "start-ups".
Coronavírus

33.366 empresas já se candidataram ao lay-off

A medida já abrange mais de 556 mil trabalhadores em Portugal. Linhas de crédito às empresas vão crescer para 4.200 milhões de euros, para incluir comércio e serviços e transportes.
Coronavírus

TAP acusada de desrespeitar condições do "lay-off"

Na semana passada a TAP decidiu avançar com um processo de "lay-off" para 90% dos trabalhadores, com redução do período normal de trabalho em 20% para os restantes colaboradores.
Energia

Mercado livre de eletricidade cresce 2,8%

O mercado livre de eletricidade alcançou um número acumulado superior a 5,3 milhões de clientes em fevereiro, um crescimento de 2,8% face ao mês homólogo de 2018 e de 10,8 mil face a janeiro.
Coronavírus

Makro abre portas a todos os consumidores

346
A Makro Portugal abre a partir desta segunda-feira as portas a todos os consumidores, que poderão adquirir produtos em menor quantidade, e garante ter em conta a segurança de todos.
Coronavírus

CTT não vão propor distribuição de dividendos

Conselho de Administração vai propor à Assembleia Geral que "o resultado líquido de 2019 seja destinado a integrar Resultados Transitados", recuando na intenção de propor dividendo de 0,11 por ação.
Coronavírus

Groundforce. "Acredito em medidas para apoiar-nos"

114
Parada a 96%, a empresa que faz as operações de solo nos aeroportos está num momento decisivo. Administrador-executivo acredita que o Governo vai tomar medidas para salvar o setor e não só a TAP.
Coronavírus

Fábrica Bordalo Pinheiro nega imposição de férias 

Administração da fábrica Bordallo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, garante que, após declaração do estado de emergência, "muitos trabalhadores solicitaram formalmente a antecipação do gozo de férias".
Cultura

Vamos fazer amigos entre os animais

Explicar às crianças que certas espécies estão ameaçadas ou já se extinguiram pode não ser tarefa fácil, mas a McDonald’s dá uma ajuda com a nova coleção de livros do programa Happy Meal Readers.
Coronavírus

Atividade empresarial na zona euro cai para mínimo

A atividade empresarial na zona euro baixou para 29,7 pontos em março, um nível sem precedentes desde julho de 1998. Até agora, o mínimo histórico era de 36,2 pontos, registado em fevereiro de 2009.
TAP

Pedrosa pede ajuda do Estado para financiar TAP

1192
Empresa enfrenta grave crise, depois de já ter tido prejuízos elevados em 2019. O acionista português privado da companhia aérea defende que é altura do Estado intervir, mas é contra renacionalização.
País

Observamos em Casa, com leitores e marcas 

269
Em março, o Observador continuou a dar informação de qualidade. Bateu recordes, adaptou-se e encontrou a solução para ir ao encontro dos portugueses enquanto estão em casa, sem esquecer as marcas.
Coronavírus

Empresas com dificuldade no acesso aos apoios

Para 66,1% das empresas inquiridas a "maior dificuldade é a imprevisibilidade das sucessivas alterações às medidas". Já a exigência da redução da faturação como critério foi apontada por 54%.
Coronavírus

TAP pode ter empréstimo com aval do Estado

426
Plano no curto prazo para a TAP pode passar por empréstimo com aval do Estado de 200 a 300 milhões de euros. Mas não é solução definitiva. É preciso capital e uma nacionalização temporária é cenário.
Coronavírus

Uber faz parceria com CTT para as entregas rápidas

158
A Uber vai ajudar os CTT a disponibilizar o serviço de entregas rápidas até duas horas nas cidades onde a tecnológica opera. Atualmente, serviço só está disponível em Lisboa, Porto e Braga.
Coronavírus

Kapten retifica pagamento em falta a motorista

A compensação que não tinha sido atribuída a um motorista infetado com Covid-19 tratou-se de um "erro humano" que já está a ser corrigido. Kapten diz que apoios vão "além" do financeiro.
Coronavírus

A responsabilidade social das empresas e o Estado

225
Precisamos de regras iguais para os operadores de transporte. O Covid-19 toca todos, não conhece fronteiras nem negócios, pelo que todo o país deve ter as mesmas medidas prometidas para Lisboa e Porto
Coronavírus

TAP já avançou com "lay off" e reduções de horário

214
A companhia aérea garante sempre dois terços do salário em lay off — quando ultrapassar limite máximo de 1905 euros, a TAP paga a diferença. Quem ficar a trabalhar recebe 80% do ordenado.
Coronavírus

Empresas que se reinventam para combater o vírus

10706
Faziam impressões 3D ou peças para automóveis, agora fabricam viseiras. Produziam têxteis ou cerveja, agora fazem desinfetante. Há empresas portuguesas a mudar a produção na luta contra a Covid-19.
Coronavírus

CTT antecipam emissão de vales e alargam prazos

A emissão e pagamento de vales vão ser antecipados em dois dias úteis e a sua distribuição será feita de forma faseada ao longo de oito dias. Recolha poderá ser feita no posto ou em casa.
Coronavírus

Só eu sei porque não fico em casa

1389
O meu motivo para não ficar em casa, em meia quarentena, foi só um: não queria ver aqueles 60 pares de olhos “irresponsáveis” focados no chão da fábrica – e por isso adiei o momento até ao limite.
Coronavírus

TAP tenta aderir a regime de lay-off

565
A TAP vai pedir adesão ao lay-off para evitar despedimentos. Sindicato confirma: "Vai pedir o lay-off para os próximos 3 meses". Fonte da TAP diz que só oficializam depois de notificar trabalhadores.
Coronavírus

EDP e CMTV dão equipamentos de proteção a lares

A iniciativa, denominada "Heróis de Máscaras", arranca com uma dotação inicial de 500 mil euros e passa por entregar máscaras, luvas, óculos de proteção e batas descartáveis em lares de idosos.
Coronavírus

1.400 empresas pedem para aderir ao "lay-off"

Cerca de 1.400 empresas já pediram à Segurança Social para aderir ao "lay-off" simplificado. Primeiros pagamentos serão feitos em 28 de abril. Abrangidos descontam IRS sobre 2/3 do rendimento.
Coronavírus

Estamos a matar a galinha dos ovos de ouro

Ou se instala um clima de esperança, cumplicidade e confiança com a comunidade empresarial, ou o rastilho do “salve-se quem puder” pode começar a acender e a saída mais simples é desistir.
Coronavírus

Marcas mudam logos para apelar ao isolamento

142
Coca-Cola, Nike e McDonald's são algumas das marcas que transformaram temporariamente os respetivos logotipos para divulgar a necessidade do distanciamento social para evitar a Covid-19.
Eletricidade

Chaminés da central de Sines derrubadas

A EDP concluiu o derrube das duas chaminés de 200 metros de altura da central termoelétrica de Setúbal, depois do adiamento da operação no passado dia 6 de março, devido a um problema num detonador.
Coronavírus

Motoristas da Uber vão poder entregar compras

561
A "Uber Drop-Off" vai permitir que motoristas e operadores TVDE Uber possam entregar ao domicílio produtos dos grandes retalhistas e pequenos comerciantes. Faturação passa a ser paga diariamente.
Coronavírus

Media tradicionais perdem 40 a 50% da publicidade

Surto de Covid-19 provoca dificuldades acrescidas a mercado publicitário dos media tradicionais que estavam a braços com um problema criado pelas grandes plataformas digitais.
Banif

Lesados do Banif exigem 250 milhões à TVI

Uma "verdadeira class action, à americana", descreve o presidente da associação dos lesados, que responsabiliza a TVI pelo "princípio do fim" do banco com uma notícia de 2015.
Pharol

Acionistas da Pharol deliberam sobre resultados 

A Pharol encerrou 2019 com um lucro de 20,7 milhões de euros, após um prejuízo de 5,6 milhões no ano anterior, segundo dados comunicados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
Coronavírus

Trabalhadores dos CTT pedem mais medidas

A Comissão de Trabalhadores dos CTT reivindicou a aplicação de medidas que salvaguardem a saúde dos funcionários de serviço, criticando a insuficiência de equipamentos de proteção.
Coronavírus

Créditos suspensos por meio ano e outras 8 medidas

1041
Governo reforça apoio a famílias e empresas. Leque de medidas passa por suspensão do crédito bancário por 6 meses, alargamento do layoff e apoio a pais que teriam filhos na creche durante as férias.
Coronavírus

São Tomé autoriza TAP a aterrar e levar europeus

Os "cidadãos europeus, sobretudo portugueses" retidos no país desde que as autoridades encerraram o espaço aéreo, serão retirados na quinta-feira por um avião da transportadora aérea TAP.
Coronavírus

Recuperação de empresas – achatar a curva?

185
A massiva injeção de dinheiro na economia, nestas circunstâncias, equivale aos ventiladores de que precisamos para salvar vidas humanas no sistema de saúde. Mas é urgente transpor esse horizonte.
Coronavírus

Cinco apps para ajudar na luta contra a Covid-19

285
Aplicações para ajudar a saber sintomas ou para gerir material hospitalar. A comunidade da OutSystems escolheu as primeiras cinco apps, de 20, para ajudar na luta contra pandemia do novo coronavírus.
Jóias

Joalharia portuguesa, um setor à beira do bloqueio

127
Perante a crise sanitária, a retração do mercado e o encerramento das contrastarias, o setor vê-se num beco sem saída. 80% das empresas estão paradas. Associação pede que o Governo reveja as medidas.
Condução Autónoma

Condução autónoma. Fim da novela Google vs Uber

A história começou em 2016 e inclui um especialista em condução autónoma e em subtrair documentos à Google, de que usufruiu a Uber. Esta já pagou 245 milhões e o engenheiro deu-se agora como culpado.
Coronavírus

As não-medidas deste Governo

166
É absolutamente fulcral que o acesso às linhas de crédito empresariais seja tratado como se fosse um empréstimo estatal, senão não fará sentido o montante injetado pelo BCE. Não são negócio dos bancos
Coronavírus

CP reduz comboios de longo-curso

Após ter registado quebras na procura de pelo menos 85%, a CP anunciou que a partir de quarta-feira passarão a ser realizadas 12 circulações de Alfa Pendular e 40 no serviço Intercidades por dia.
Coronavírus

TAP anuncia plano para repatriar mil portugueses

221
TAP, "em estreita articulação com o Ministério dos Negócios Estrangeiros", vai transportar para Portugal "mais de mil portugueses" que estão em Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe e Angola
Coronavírus

Padaria Portuguesa. "Medidas são ineficazes"

601
Numa carta enviada a Pedro Siza Vieira, Nuno Carvalho, sócio-gerente da Padaria Portuguesa, diz que medidas do governo "são ineficazes" e que "a viabilidade do negócio" está em risco.
Global Shapers

É vital apoiar os pequenos negócios

361
Muitos pequenos empreendedores não se podem colocar em lay-off porque não são elegíveis, mas se deixarem de se pagar salário, não podem pedir subsídio de desemprego a não ser que abram falência.
Tecnologia

As novidades de tecnologia que deixámos passar

Com o novo coronavírus, o mundo ficou mais lento, mas não parou. Empresas como a Apple, a Nokia, a Sony ou a Microsoft têm apresentado novidades: há novo iPad e a consola PS5.
Coronavírus

Empresas estimam quebras de 20%

As empresas portuguesas pedem ao Estado a redução de impostos e que efetuem os pagamentos a horas após estimativa de resultados "preocupantes". 57,7% estima que declínio possa ser superior a 20%.
Coronavírus

A dimensão prática das medidas do Governo

399
O dinheiro que o BCE vai libertar é para a sociedade civil e para as empresas, não é para os balanços do sistema bancário nem para equilibrar o défice das Finanças. Tem de haver liquidez imediata.
Coronavírus

CGTP e patrões avisam: medidas "são insuficientes"

Tantos os líderes empresariais como a CGTP defendem que medidas do Governo não são suficientes e pedem mais. Isabel Camarinha avisa que despedimentos ilegais vão continuar.
Coronavírus

Já há muitas indústrias afetadas e o pior vem aí

643
Levantamento junto das associadas da CIP revela que há muitas indústrias que estão já a sentir impactos fortes na queda de procura. Mas esperam que a situação piore e algumas admitem reduzir emprego.
Coronavírus

86 respostas sobre o que muda nas nossas vidas

21954
Parece que de um dia para o outro entrou numa nova realidade e tem muitas perguntas? Reunimos mais de cem questões de várias áreas a que demos resposta, para tentar tranquilizar o seu novo dia a dia.
Coronavírus

As fake politics numa economia de guerra

858
É imoral o Governo pedir às empresas que partilhem, através da TSU, 34,5% de uma riqueza supostamente gerada por um corpo do trabalho que ficou em casa e por isso essa riqueza não aconteceu.
TVI

Banif leva TVI e Ségio Figueiredo a tribunal

Em causa está um notícia dada pela TVI que reportava problemas no Banif. O diretor de informação está acusado de ofensa à reputação económica, o que implica que a estação também vá a julgamento.
Coronavírus

TAP corta todos os custos. Laborais e outros

122
Não renovação de contratos a prazo já afetou 100 colaboradores e há mais corte de custos. Licenças sem vencimento até 6 meses e renegociação de prazos de pagamento. Para sobreviver até chegar ajuda.
Coronavírus

LVMH já distribui álcool gel em França

3669
O grupo da Louis Vuitton está a usar as fábricas de perfumes e cosmética para produzir gel desinfetante. A empresa já está a distribuir o produto gratuitamente pelas autoridades de saúde francesas.
Coronavírus

14h. TAP e SATA suspendem a maioria dos voos

TAP passa a operar apenas 15 das 90 rotas de que dispunha. A SATA anunciou a suspensão das ligações entre as ilhas açoreanas e voos provenientes do exterior.
Coronavírus

Fábricas Lusitana em Alcains labora a 100% 

290
Com todos os seus 65 funcionários em turnos desfasados e com racionamento à produção, a Fábricas Lusitana Produtos Alimentares está a laborar a 100%. Já os escritórios estão em regime de teletrabalho.
Coronavírus

Inditex encerra lojas em Portugal a partir de hoje

38871
O grupo da Zara encerra a partir de hoje, quarta-feira, todas as lojas em Portugal na sequência do surto de Covid-19. Cerca de 350 lojas ficam fechadas por tempo indefinido. Comércio online continua.
Empresas

Pharol multada pela CMVM em 1 milhão de euros

Comissão do Mercado de Valores Mobiliários multou a Pharol em um milhão de euros. Em causa está um processo de contraordenação de 2014 por omissão de informação sobre investimentos em dívida.
Coronavírus

Operadoras reforçam redes para garantir internet

229
A NOS, Altice e a Vodafone, dizem que tiveram um aumento do tráfego e reforçaram as redes para suportar picos de utilização. NOS pede "boas práticas de utilização" em caso de Estado de Emergência.
CTT

Rendimentos do Banco CTT sobem 87,2% em 2019

Os rendimentos tiveram um crescimento de 29,3 milhões de euros face a 2018, para o qual contribuíram 21 milhões de euros da 321 Crédito, comprada em maio de 2019.
Coronavírus

Sol posto, candeeiro aceso

Medidas bonitas, milhões e milhões para apoio às micro-empresas. Medidas sem esclarecimentos, com seus processos burocráticos do costume, geram a desconfiança do costume. Será que os apoios virão?
Coronavírus

Sonae aumentou mais de 6 vezes preço do álcool?

2677
Está a circular nas redes sociais uma fotografia de álcool à venda com o preço de 5,29 euros, que acusa o Continente de ter aumentado "seis vezes" o preço que antes se fixava em 78 cêntimos. É falso.
Elétricos

Iberdrola monta 150.000 postos de carga em Espanha

A Iberdrola anunciou um investimento de 150 milhões de euros. O objectivo é reforçar a rede de postos de carga para veículos eléctricos no país vizinho com a criação de 150.000 novos pontos de carga.
Coronavírus

Continente vendeu caixas de máscaras por 150 euros

17056
O Continente do Gaiashopping teve caixas de 100 unidades de máscaras à venda por 150 euros, em caixas protegidas com alarme. Produto já foi "retirado das lojas", segundo a Sonae MC.
Coronavírus

CP. Reembolso de compras em bilheteira só no local

108
O governo e as autoridades de saúde apelam para que os contactos sejam evitados ao máximo, mas a CP diz não ter condições para fazer reembolsos online no caso de compras feitas em bilheteira.
TAP

Sindicato de tripulantes e TAP reúnem-se

Vai ser analisada "a situação laboral e as medidas a adotar, incluindo o recurso à greve" devido a constantes atropelos ao Código do Trabalho e ao desrespeito dos tripulantes de cabine da TAP".
CP

CP vai recrutar 79 trabalhadores para Guifões

O reforço de trabalhadores para as oficinas de Guifões dá cumprimento ao plano estratégico para ferrovia que "visa a recuperação do nível da prestação de transporte ferroviário de passageiros".
Lucros

Lucro da Adidas sobe 16,1% para 1.976 milhões

A faturação da Adidas foi de 23.640 milhões de euros, superior em 7,9% em relação ao exercício anterior, e o resultado operacional atingiu 2.660 milhões de euros, isto é, mais 12,4%.
CTT

Concessão dada aos CTT trava outros operadores

Auditoria da Inspeção-Geral de Finanças diz que contrato de concessão assinado antes da venda dos CTT por Governo PSD/CDS trava entrada de outros operadores. Bens da concessão ficam na empresa.
Coronavírus

"Não açambarquem", pede DGS. Corrida já começou?

2844
A diretora-geral da Saúde lança o apelo: "Não açambarquem!". Mas, apesar de "ligeiro", o aumento da procura em supermercados é já evidente. Nas farmácias, o cenário é idêntico. O que está a ser feito?
Coronavírus

Uber paga quarentena, Táxis preparam contingência

914
Motoristas da Kapten e Uber ou um estafeta do UberEats com Covid-19 recebem "compensação até 14 dias". TVDE não exigem medidas adicionais de higiene, Bolt não comenta e táxis preparam contingência.
Governo

Um quarto dos governantes tem ligações a empresas

1937
Dezanove dos 70 elementos do atual Governo têm ligações a empresas. Mas nem todos declaram a lista de todas as participações. Caso mais mediático é o do secretário de Estado do Cinema e Média.
Corticeira Amorim

Lucro da Corticeira Amorim recua para 74,9 milhões

A Corticeira Amorim adianta que o Conselho de Administração propôs à assembleia-geral de acionistas a distribuição de um dividendo bruto de 0,185 euros por ação.
EDP

EDP vende quase 71% do défice tarifário de 2020

A EDP acordou a venda, através de cinco transações individuais, de 70,6% do défice tarifário de 2020 relativo ao sobrecusto com a produção em regime especial, por um montante de 825 milhões".
Coronavírus

Podem mandar-me para casa com corte no salário?

As medidas de apoio do governo às empresas permitem enviar trabalhadores para casa com dois terços do salário? Como funciona? E ainda uma australiana que "atacou" o passageiro de um comboio tossindo.
Comissão Europeia

Bruxelas dá "luz verde" à venda de seis barragens

115
A elétrica anunciou em dezembro a venda da concessão de seis barragens a um consórcio de investidores por 2,2 mil milhões, 3 delas centrais de fio de água, em Miranda, Bemposta e Picote.
Setúbal

"Problema técnico" adia demolição em Sines

Um "problema técnico" obrigou ao adiamento da operação de demolição das duas chaminés da Central Termoelétrica da EDP em Setúbal. Ainda não há nova data.
TAP

"Não estou vendedor" na TAP, diz Humberto Pedrosa

O empresário Humberto Pedrosa, que detém 50% do consórcio Atlantic Gateway, garante estar "empenhado na recuperação" da TAP.
TAP

Governo espera retirada de suspensão da Venezuela

O chefe da diplomacia portuguesa garantiu estar a "fazer tudo para que esse levantamento seja possível e o mais brevemente possível". Mas não aceita "mudar a política externa portuguesa".
CP

Portugal ilibado de alegada ajuda estatal à EMEF

Em causa está uma denúncia referente a alegadas ajudas estatais ilegais dadas pela empresa-mãe, a CP, à EMEF, através de aumentos de capital, empréstimos e garantias.
Parcerias Público Privadas

Maioria negativa funcionou e chumbou lei das PPP

110
A oposição juntou-se para chumbar o novo regime das PPP, que o Governo tinha aprovado em dezembro. O CDS absteve-se e o Chega esteve ausente de todo o debate e votações desta sexta-feira.
CP

CP tem mais 19 milhões de passageiros em 2019

A CP avança que este crescimento, que também foi registado em anos anteriores, é "transversal a todos os serviços". Os comboios Urbanos de Lisboa e Porto registaram maior crescimento.
Coronavírus

TAP abre programa de licenças sem vencimento

O programa voluntário de licenças sem vencimento tem como objetivo "dimensionar a força de trabalho à atividade operacional atual", que teve uma queda acentuada devido ao surto viral.
Coronavírus

Um espirro na China constipou toda a Humanidade

Assegurar a continuidade da atividade das empresas é tarefa central de qualquer gestor. Não há uma lista padrão sobre os procedimentos a adotar mas existem alguns procedimentos elementares a adotar.
Altice

Altice Labs já está a trabalhar no 6G

A Altice Labs já está a trabalhar na sexta geração. "O 5G para nós já está maduro (...) o nosso desafio agora é o 6G e é nisso que estamos a trabalhar", disse o diretor-geral da empresa.
Publicidade

Apanha-me se puderes!

Quem não tem instalado um ad blocker no seu browser enquanto lê este artigo ponha a mão no ar. Mesmo sem vos poder ver sei que são provavelmente muito poucos.
Tecnologia

Covid-19 custa 500 milhões aos eventos "tech"

Hotéis, restaurantes e companhias aéreas já tiveram perdas de cerca de 450 milhões de euros devido aos cancelamentos de eventos tecnológicos. Em causa estão receios com o novo coronavírus.
Estradas

Utilizadores do IC2 fazem nova marcha lenta

1380
Movimento Marcha Lenta do IC2, que critica a perigosidade do troço, volta a manifestar-se na sexta-feira e está previsto que marcha seja "quatro a cinco vezes maior" do que a última.
Angola

BP vai financiar desminagem em Angola

A nota de imprensa distribuída pela BP avança que este financiamento "vai permitir à HALO [ONG britânica] empregar 130 pessoas, incluindo pelo menos 85 mulheres na província angolana de Benguela".
Iberdrola

Barragem de Daivões: realojamentos em março

Os moradores lesados pela construção da barragem de Daviões queixam-se da demora na aquisição de habitações de realojamento. A Iberdrola prevê que "as famílias sejam realojadas em março”.
CTT

CTT reabrem loja de Manteigas fechada desde 2018

Correios de Portugal vão reabrir a loja de Manteigas, na Guarda, "no âmbito do compromisso público dos CTT de reabrir lojas únicas em sede de concelho". Loja irá localizar-se nas mesmas instalações.
Empresas

Morreu Jack Welch, o "gestor do século" XX

703
Welch tinha 84 anos. Apelidado de "gestor do século" em 1999, depois de liderar a General Eletric por 20 anos, Jack Welch mudou o mundo empresarial americano. E os ecos chegaram a Portugal.
Uber

Uber com mais 250 bicicletas em Lisboa

A empresa aumentou a oferta da marca Jump com mais 650 veículos: mais 400 trotinetes e mais 250 bicicletas elétricas partilháveis. Em 2019, foram realizados mais de 1,5 milhões de km em viagens.
Açores

CTT responsabilizam SATA e TAP por dificuldades

234
Empresa está a “reforçar a organização no continente e nos Açores para se conviver com as insuficiências” relacionadas com "dificuldade" no transporte da SATA e da TAP entre o continente e a região.
Celebridades

Clooney e as notícias de trabalho infantil

141
A notícia de que crianças trabalham em plantações de café na Guatemala suscitou reações de George Clooney, embaixador da Nespresso. A marca já suspendeu a compra de produto na região.
Coronavírus

Vim de Itália e tenho de ir trabalhar. Vou ou não?

Isolar-se em casa e recusar teletrabalho pode não ser boa ideia. Mas se lhe pedirem para ir a uma região afetada, já tem margem para dizer não. Como empresas e funcionários devem reagir ao novo vírus.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Gerir pessoas numa sociedade sustentável

Se há muito que os media se instalaram como quarto poder, cada vez mais as empresas devem estar preparadas para o impacto do “quinto poder”: as redes sociais, veículos de informação e contrainformação
Amazon

Coronavírus. Já se vendem máscaras a mil euros 

1616
A corrida às máscaras de proteção provocou um autêntico "faroeste" no site da Amazon.es, com máscaras a ascender aos mil euros. A maioria delas não protege contra o vírus e são provenientes da China.
EDP

EDP. Mubadala passa a deter menos de 2% do capital

A Mubadala Investment Company deixou de ter uma participação qualificada na EDP, empresa liderada por António Mexia, após ter reduzido a sua posição de 4,06% para 1,4794% no dia 25 de fevereiro.
Coronavírus

Covid-19. Empresas devem ter áreas de isolamento

240
Direção-Geral da Saúde aconselha empresas a definir planos de contingência, formas alternativas de trabalho, áreas de isolamento e um plano de higienização e limpeza do interior dos edifícios.
Coronavírus

Coronavírus, um pesadelo para a indústria da moda /premium

Entre ausências e precauções, Paris cumpre o calendário. O luxo acumula prejuízos milionários. Em Portugal, os empresários esperam que o Covid-19 não devaste os setores do calçado e do vestuário.
EDP

Chineses põem à venda 1,8% da EDP

A China Three Gorges, maior acionista da elétrica, colocou à venda até 1,8% do capital da EDP. Venda acelerada será feita junto de investidores institucionais qualificados. China já tinha vendido 5%.
Economia

Crescimento não está a fazer convergir os salários

753
Bruxelas publicou a avaliação económica de Inverno e coloca Portugal entre nove países com desequilíbrios macroeconómicos. Há uma "deterioração na perceção de corrupção" no mundo empresarial.
Tecnologia

As próximas tendências no mutante mundo digital

136
Após 10 edições de êxito, o curso Doing Digital volta à Nova SBE para potenciar o marketing digital, antecipar tendências e resolver casos reais, com a metodologia que tornou a Fullsix líder.
Mobile World Congress

Huawei anuncia novo smartphone dobrável com 5G

O MWC, o maior evento de smartphones do mundo, pode ter sido cancelado devido ao coronavírus. Contudo, marcas como a Huawei e a Sony mantiveram conferências e revelaram novos equipamentos.
Sonae

Prejuízos da Sonae Capital duplicam em 2019 

Em comunicado à CMVM a Sonae Capital informa que "o resultado líquido foi de 12,3 milhões de euros, refletindo principalmente o efeito contabilístico 'non cash'" pela venda da participação da RACE
TAP

Não há acordo entre sindicato de tripulantes e TAP

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil enviou um comunicado aos associados a dar conta do falhanço das negociações com a TAP. "Recurso à greve" é uma das hipóteses em cima da mesa.
TAP

Mudar remunerações? Estado teria de comprar TAP 

210
O Estado teria que comprar a participação do consórcio privado para conseguir controlar a "eleição, designação, substituição, suspensão ou destituição" da comissão de vencimentos da TAP.
Petrobras

Petrobras e trabalhadores chegam a acordo 

A petrolífera brasileira vai descontar dos salários dos trabalhadores metade dos dias em que estes estiveram parados, a outra metade vai ser compensada em até 180 dias.
Governo

Prejuízo da TAP "não foi um desvio qualquer"

O orçamento apresentado ao Conselho de Administração para 2018 e 2019 previa lucro, tendo-se verificado um prejuízo de 100 milhões de euros. A TAP deve abster-se da distribuição de prémios.
Incêndios

Moçambique. Lesados por fogo criticam EDP

Associação Monchique-Alerta considera que "chegará o momento de a EDP reconhecer a sua responsabilidade" e "se aproximar das vítimas com vista a aceitar eventuais pedidos de indemnização".
EDP

EDP lucra 512 milhões em 2019

EDP anunciou queda de 1% no lucro consolidado de 2019 que se fixou em 512 milhões de euros. Em Portugal, a empresa voltou a ter prejuízos, de 98 milhões de euros, mas reafirma compromisso com o país.
Moda

Parte da Victoria's Secret vendida por 486 milhões

A Sycamore Partners vai comprar 55% da marca por 486 milhões, com Les Wexner a deixar o cargo de CEO da L Brands. Enquanto isso, as polémicas voltam à VS: centenas de soutiens apareceram no lixo.
TAP

Antonoaldo Neves: "Portela é o pior aeroporto"

Presidente executivo da TAP garantiu que só quando tiver “confiança nos prazos do investimento” no aeroporto de Lisboa é que o Grupo volta a investir, nomeadamente na compra de mais aviões.
Publicidade

Burger King promove novo Whopper com... bolor

528
O Burger King quis promover os hambúrgueres sem conservantes artificiais. Para isso mostrou em vídeo o que acontece a um Whopper sem os químicos. A ideia veio de uma equipa liderada por um brasileiro.
Luanda Leaks

Efacec demarca-se de Isabel dos Santos

Horas depois de a empresária dizer que arresto de contas está a impedir pagamento de salários e impostos nas suas empresas em Portugal, Efacec demarca-se da acionista: somos uma "entidade distinta".
TAP

Venezuela suspende voos. TAP perde 10 milhões  

Presidente executivo da TAP diz que a suspensão de voos na Venezuela vai ter um impacto direto negativo de 10 milhões de euros, para além de danos na marca por quantificar. "É cómico, mas é trágico".
Publicidade

Propósito e lucro: o novo desafio

160
É evidente que o “consumidor consciente” de hoje exige às marcas uma reflexão profunda à sua atuação: o que andamos a fazer no planeta e que legado estamos a deixar às gerações de amanhã?
TAP

TAP perdeu 106 milhões e não fala sobre prémios  

397
TAP teve prejuízos de 105,6 milhões de euros em 2019. Apesar do lucro obtido no segundo semestre. Compra de aviões e congestionamento do aeroporto penalizaram. Gestão recusa comentar prémios.
EDP Renováveis

EDP Renováveis: lucros sobem 52%

A empresa totalizou 1.824 milhões de euros no ano passado, um aumento de 7% em relação a 2018. O número de trabalhadores também aumentou, de 1.338 em finais de 2018 para 1.566 em finais de 2019.
Pedro Nuno Santos

TAP. Prémios com prejuízos é "inaceitável"

1204
É “inaceitável” que a TAP, empresa que “tem 100 milhões de euros de prejuízos” em 2019, atribua prémios a uma minoria de trabalhadores, defende Pedro Nuno Santos,
TAP

Sindicato dos tripulantes ameaça a TAP com greve

O presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil vai avançar com uma greve, caso a TAP não mude a sua posição. Em causa estão acusações de incumprimento do acordo da empresa.
Galp

Galp. Isabel dos Santos não é acionista direta 

Presidente executivo da Galp desvalorizou impacto do caso Luanda Leaks na empresa. A partir de Londres, Carlos Gomes de Silva sublinha que Isabel dos Santos não é acionista direta, nem de referência.
TAP

TAP reencaminha passageiros para Caracas

A TAP está a reencaminhar os passageiros que voavam esta terça-feira para Caracas para outras companhias aéreas, depois do Governo venezuelano ter suspendido viagens durante 90 dias.
Incêndios

Monchique. PGR confirma que há dois arguidos

"Confirma-se que, no âmbito do inquérito, foram constituídos dois arguidos, prosseguindo as investigações", confirmou a Procuradori-Geral da República, relativamente ao incêndio em Monchique, em 2018.
Venezuela

Marcelo repudia suspensão de voos da TAP 

248
Presidente da República considerou que a decisão das autoridades venezuelanas de suspender por 90 dias as operações da TAP no país é incompreensível e "tem efeitos reputacionais para Portugal".
Galp

Galp quer produzir 10 gigawatts de energia solar

A empresa quer desenvolver mais projetos de produção de energia fotovoltaica e pretende "reduzir a pegada de carbono, aumentar vendas aos clientes e aproveitar oportunidades de rentabilidade".
TAP

TAP. MNE fala de "inamistosa" decisão da Venezuela

O ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva já reagiu às acusações de Caracas sobre o alegado transporte de explosivos feito pela transportadora portuguesa
Impresa

Acionistas angolanos? "Perguntem à Newshold"

Francisco Pedro Balsemão, presidente da Impresa, diz que não quer "especular" sobre porque é que a Newshold, de Álvaro Sobrinho, continua a ser acionista. "Espero que seja pelo nosso sucesso", atira
Igualdade de Género

Benfica e FCP vão ter mais mulheres na gestão

A partir de 1 de janeiro de 2020, as empresas cotadas em bolsa passaram a ter de cumprir uma quota de 33,3% de géneros sub-representados nas suas administrações. Alguns já o fazem, muitas ainda não
Venezuela

Caracas recomenda diplomacia nas sanções à TAP

Diosdado Cabello, o segundo representante mais importante a seguir ao presidente venezuelando, aconselhou a transportadora portuguesa a falar com o MNE Jorge Arreaza por causa das sanções
Venezuela

Venezuela suspende voos da TAP para o país

1332
Em causa, justifica o ministro dos Transportes da Venezuela, estão "graves irregularidades" que diz terem acontecido no voo que transportava tio de Guaidó. TAP diz "não compreender".
CTT

Líder dos CTT lamenta declaração injusta da Anacom

João Bento recusa ideia de que gestores e trabalhadores dos CTT sejam mais premiados pela performance em bolsa das ações do que por cumprir metas de qualidade do serviço, como sugeriu regulador.
Empresas

Grupo francês Alstom admite compra da Bombardier

O grupo francês Alstom confirmou que há "discussões em curso sobre a aquisição da Bombardier Transport", acrescentando que ainda não tomou uma decisão final e que desenvolvimentos serão públicos.
Mota-Engil

Mota-Engil ganha construção de hidroelétrica

714
A empresa adianta que a construção da central "terá uma duração estimada de 46 meses" e acrescenta ainda que vai construir um novo troço de 24 quilómetros de uma estrada no México.
Banco de Portugal

Banco de Portugal sem poder para sancionar Revolut

As reclamações e eventuais sanções a instituições estrangeiras que operam em Portugal cabem às autoridade dos países de origem, uma vez que o Banco de Portugal não tem poder para as supervisionar.
Venezuela

TAP. Guaidó recusa ter viajado com nome falso

317
O presidente do parlamento da Venezuela, o opositor Juan Guaidó, atribuiu as acusações do Governo venezuelano contra a TAP ao desprezo pelas companhias aéreas e por Portugal.
TAP

TAP recebe dois novos Airbus A330neo em Lisboa

131
A TAP recebeu dois novos Airbus A330neo, elevando para 19 as aeronaves deste modelo na frota de longo curso, e espera mais 10 aviões de quatro modelos até ao final do ano.
TAP

Voo de Guaidó. Caracas exige explicações a Lisboa

618
O governo venezuelano acusa a TAP de facilitar a entrada com "identidade falsa" de Juan Guaidó e de um familiar que transportava "materiais proibidos e substâncias explosivas".
Ministério da Economia

Siza Vieira apela à compra de equipamento nacional

Siza Vieira garantiu que as empresas portuguesas do setor produzem a "níveis que são dos mais elevados do mundo"e, por isso, pretende dar-lhes "melhores condições de competitividade".
TAP

Cabrita: não se pode ignorar o que foi dito 

Ministro da Administração Interna afirmou que "não há nenhuma indicação de qualquer indício, até ao momento, de qualquer fundamento para o que foi dito", mas que não se pode ignorar o que foi dito.
TAP

Aviões novos, dívida a ser paga, prémios continuam /premium

360
Quatro anos depois a TAP de David Neeleman tem pouco a ver com a TAP de 2015. Nesta entrevista falou-nos de como mudaram os aviões, as rotas e a gestão. E como os prémios vão continuar a ser pagos.
Estados Unidos da América

EUA. Secretário preocupado com investimento chinês

O secretário da Energia dos EUA afirmou que a abordagem chinesa é a de "roubar propriedade intelectual", o que apresenta riscos para a rede de eletricidade ou para a Defesa Nacional.
Banif

Banif suspeito de "lavar" 1.500 milhões

197
Documento a que a revista Sábado teve acesso mostra que a PJ identificou contas usadas no banco durante 10 anos para ligação a offshores. Caso está ligado ao escândalo brasileiro da Lava Jato.
Publicidade

Publicidade ilegal na internet e revistas

A Direção-Geral do Consumidor abriu 40 processos por publicidade ilegal em mensagens de texto, sites, revistas, e no Instagram. Foram ainda acompanhadas contas de criadores de conteúdo.
Galp

Confederação sindical contra Galp em Espanha

Em causa está a decisão do tribunal de que a Galp Energia pode deduzir ao cálculo efetivo da jornada de trabalho o tempo em que um trabalhador faz uma pausa para tomar um café ou fumar um cigarro.
EDP

EDP vende projeto eólico no Brasil

A EDP concluiu a venda do projeto eólico de Babilónia, no estado da Bahia, Brasil. O negócio foi feito com uma filial da Actis. A empresa de energia portuguesa recebeu uma quantia de 127,2 milhões.
Autoridade Tributária

Termina prazo para empresas comunicarem faturas 

Nova data limite determina que as faturas emitidas a partir de dia 1 de janeiro têm de ser comunicadas à Autoridade Tributária e Aduaneira até ao dia 12 do mês seguinte.
Galp

Galp Espanha pode descontar pausas para fumar

280
Um tribunal espanhol decidiu que a Galp Energia Espanha pode deduzir ao cálculo efetivo da jornada de trabalho o tempo em que um trabalhador toma o pequeno-almoço, bebe um café ou fuma um cigarro.
Autoridade da Concorrência

Condenada por cartel continua a ser contratada

1968
A Infraestruturas de Portugal (IP) atribuiu à Futrifer contratos de 4,4 milhões de euros, por concurso ou ajuste direto – uma empresa condenada por cartelização e que lesou a própria IP.
EDP

Carlos Alexandre conduz processo de Mexia e Pinho

175
O processo das rendas da EDP vai transitar do juiz Ivo Rosa para o juiz Carlos Alexandre. O antigo ministro Manuel Pinho e o presidente da EDP António Mexia são arguidos neste processo.
Brasil

Brasil vende 4,7 milhões em ações da Petrobras

O Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social afirma que quer reduzir o investimento em empresas e que, ao mesmo tempo, a venda "marca a queda da participação do Governo na Petrobras".
Publicidade

Os festivais como catalisadores de criatividade

Estando a iniciar-se a agenda anual dos festivais que premeiam a criatividade em comunicação, iniciam-se também as discussões em torno da sua importância para os vários stakeholders da indústria.
Galp

Galp nega relação com Vitorino

165
A petrolífera nacional confirma contratação de ex-embaixador espanhol e o filho envolvidos em caso de corrupção em Espanha mas rejeita qualquer relação com atos ilícitos na PDVSA.
Luanda Leaks

Ministro acredita em solução para Efacec

Pedro Siza Vieira está convencido de que "haverá boas condições para que uma solução rapidamente seja encontrada que permita ultrapassar as perturbações" na Efacec após a saída de Isabel dos Santos.
CP

CP faz 124 nomeações de dirigentes em 2 reuniões

Na sequência da fusão com a EMEF, a CP fez 124 nomeações durante 2 reuniões que ocorreram em janeiro. CP garante que número de chefias "será inferior ao somatório das duas empresas antes da fusão".
Universidades

Empresas e Universidades: uma relação win-win

A relação entre empresas e Universidades está melhor do que nunca, fruto de um esforço bilateral de muitos anos que coloca o Norte de Portugal no radar europeu de inovação digital.
Tecnologia

As pessoas vão deixar de pagar tanto streaming

O mercado dos acessórios para smartphones vai crescer, os serviços de subscrição vão descer e há um novo colega de trabalho: o robô. A Deloitte divulgou as tendências de tecnologia e media para 2020.
Autoeuropa

Autoeuropa exportou quase 24 milhões de peças

De um total de 38,6 milhões de peças estampadas pela área de prensas no ano passado, 23,9 milhões foram para exportação para 20 fábricas. Autoeuropa bateu ainda recorde de produção de automóveis.
Empresas

Leica lança binóculo 100% "made in" Famalicão

1854
Binóculo é 100% português, concebido e produzido na fábrica de Vila Nova de Famalicão, e teve por base o que Neil Armstrong levou em 1969 na sua viagem à lua.
Ascendi

Ascendi alerta para mensagens fraudulentas 

388
A operadora aconselha as pessoas a não responder às mensagens, que são enviadas em nome da Ascendi e incitam ao pagamento de uma dívida fictícia, fornecendo uma referência de multibanco.
Operação Marquês

Joaquim da Conceição nega subornos a Sócrates

O ex-administrador do Grupo Lena foi chamado a depor na fase de instrução. Empresa que liderava está acusada de corrupção ativa, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada.
A página está a demorar muito tempo.