Dark Mode 94,7 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Empresas

TAP

TAP "não é bom negócio para ninguém"

Pedro Nuno Santos diz, em entrevista ao "Negócios", que processo que levou ao aumento da posição do Estado na TAP não foi "bom negócio para ninguém". Nem para Neeleman.
TAP

Ninguém quer saber da TAP /premium

A nacionalização salvou o principal accionista privado da TAP e criou mais problemas à empresa e ao país. Mais uma vez nacionalizaram-se perdas e privatizaram-se ganhos. Ninguém no poder quer saber.
TAP

Conselho de Finanças Públicas preocupado com TAP

1101
Conselho das Finanças Públicas "está muito preocupado". Receia que estas despesas suplementares ponham em causa "coisas tão fundamentais como ter hospitais a funcionar, e médicos a trabalhar".
Empresas

Liderar com o cérebro em mente: 8 dicas urgentes

Devemos agir no sentido de criar, nos círculos pessoal e profissional, um ambiente seguro para expor o nosso problema. Para que doença mental deixe de estar associada à incompetência profissional.
TAP

IL quer plano de liquidez acordado para a TAP

2538
João Cotrim de Figueiredo pediu ao ministro das Finanças que faça chegar com caráter de urgência ao Parlamento a informação que mostre "a viabilidade de o apoio agora concedido vir a ser recuperado".
TAP

PR tinha "muitas dúvidas" em nacionalizar a TAP

176
O Presidente da República admitiu que uma proposta de nacionalização da TAP lhe suscitaria muitas dúvidas, caso tivesse de a assinar, mas reconheceu que a solução encontrada foi a que restou.
TAP

A caixa negra de um epílogo anunciado

É fácil de perceber que a TAP tem inúmeros problemas que a tornam menos atractiva do ponto de vista económico, mas daí não decorre que só reste o Estado para a controlar.
TAP

Eu, fanático me confesso

1195
Sou fanático na convicção que impostos não devem ser desviados para que o Estado, ou um ministro em particular, possa brincar aos aviões com dinheiro dos contribuintes.
Empresas

"Lay-off" é defendido por 80% das empresas

Mais de 80% das empresas defendem o "lay-off" e, destas, 77% preferem a continuidade do regime simplificado, medida excecional para mitigar o impacto da pandemia de Covid-19
EFACEC

Efacec. Angola não perde com nacionalização

Interesses do Estado angolano foram salvaguardados na nacionalização da participação de Isabel dos Santos na Efacec e Portugal teve "atitude soberana", disse o procurador-geral da República de Angola.
Petrobras

Petrobras põe à venda participação em subsidiária 

A petrolífera estatal brasileira Petrobras pôs à venda a sua participação na subsidiária de biodiesel, no âmbito do plano de desinvestimento que decorre há três anos para enfrentar a crise financeira.
Vichyssoise

Joaquim Sarmento: "Não sou o Centeno de ninguém" /premium

Aquele a quem Rio chamou de "Centeno do PSD" diz que processo da TAP foi "extremamente opaco" e que seria interessante ver "custos e benefícios" da insolvência seguida de abertura com outro nome.
EFACEC

Matosinhos. Nacionalização da Efacec é positiva

Câmara Municipal de Matosinhos diz que nacionalização da Efacec é "indiscutivelmente" positiva, sobretudo para o concelho, que é o "grande beneficiário" do processo, pelo impacto na economia local.
TAP

TAP. Timing da eventual venda divide Costa e Rio  /premium

António Costa diz que é cedo pensar já no que vai o Estado fazer com a posição que detém na TAP, mas Rui Rio sugere uma venda "à primeira oportunidade". Entretanto, admite o PM, haverá despedimentos.
EFACEC

Efacec. Nacionalização relacionada com cooperação

"De alguma forma", a nacionalização da Efacec está relacionada com a cooperação judiciária entre Angola e Portugal, afirmou o Presidente angolano, garantindo defender a justiça e não o rosto.
TAP

ACP critica "negócio ruinoso" da TAP /premium

295
Associação Comercial do Porto considera "ruinoso" o acordo anunciado esta quinta-feira pelo Governo, que garante ao Estado o controlo da TAP. Providência cautelar mantém-se ativa.
TAP

TAP. Sindicato dos técnicos satisfeitos com acordo

O Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves diz ter recebido com "alívio" a solução encontrada para a TAP e espera que a participação do Estado na companhia recupere a empresa.
CDS-PP

Efacec. CDS critica nacionalização

O presidente do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, afirmou que o partido não vê com bons olhos a nacionalização da EFACEC e disse esperar que o Estado venda a empresa em breve.
TAP

TAP. Turismo de Portugal saúda acordo do Estado

A Confederação do Turismo de Portugal saudou o Estado e acionistas privados tenham chegado a um acordo para a TAP e apelou para que se invista na recuperação da companhia aérea portuguesa.
Facebook

Zuckerberg acredita que boicote vai acabar

Mais de 500 empresas, incluindo o Starbucks e a Coca-Cola, estão a boicotar a publicidade no Facebook. Contudo, o fundador e líder da rede social diz que as marcas vão desistir do boicote "em breve".
TAP

TAP já dispensou mais de mil trabalhadores

241
Processo de reestruturação não se fará sem dor, incluindo com saídas de trabalhadores, avisou o "chairman" da TAP. Frasquilho confirmou que já foram dispensados mais de mil trabalhadores a termo.
TAP

Gestão da TAP. BE e PCP querem mais

72,5% do controlo acionista não chega, com o PCP a lembrar que Estado já era maioritário e gestão da TAP era privada. É preciso mais, dizem. Auditoria em cima da mesa.
Explicador

"Neeleman fez um grande negócio"

166
Editor de economia do Observador, Nuno Vinha, diz que reestruturação da companhia vai obrigar inevitavelmente a despedimentos.
TAP

TAP. Sindicato quer proteção dos trabalhadores

O sindicato espera que acordo assegure a viabilidade da empresa e salvaguarde os postos de trabalho, salientando que "sempre se assumiram como parte decisiva na superação dos momentos mais difíceis".
TAP

TAP. Pedrosa elogia recuo na nacionalização

O presidente da Barraqueiro e dono de 50% da Atlantic Gateway, que detém 45% da TAP, considera que não nacionalizar a TAP "é bom para todos" e afirma que fará sempre parte da solução.
Noticiário

7h. TAP. "Esta não era a opção inicial do estado"

Nacionalização por decreto fica afastada. Antonoaldo Neves vai deixar de ser presidente da companhia e será substituído interinamente até ser encontrada nova equipa de gestão.
TAP

8 respostas sobre o que muda na TAP /premium

161
O impasse terminou e o Governo acordou com os acionistas privados o reforço da participação na TAP para 72,5%. O que muda e em que moldes para "evitar a falência de uma empresa essencial ao país".
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

A oportunidade do teletrabalho e não só

174
A questão que hoje se coloca é que “figurinos” podem as empresas explorar como alternativa ou complementares ao tradicional presencialismo, com vantagens para os negócios e para os colaboradores
Comentário

TAP. "Viam-se ali três homens assustados"

"A TAP está num grande, grande, grande problema. Pedro Nuno Santos não sabe o que vai fazer. A obsessão do ministro era correr com Neelman". O comentário de José Manuel Fernandes sobre a TAP.
Isabel dos Santos

Efacec deverá ficar nacionalizada até 2021

522
Estado vai comprar os 71,73% que a angolana detém na Efacec. Valor ainda por determinar apenas será pago quando ficar determinado quem é o titular da participação.
Coronavírus

Empresas portuguesas entre as mais preocupadas 

As empresas portuguesas estão no "top 3" das que consideram que a recessão será um dos maiores obstáculos que as empresas vão enfrentar nos próximos 12 meses, com 83%.
Tempestade Perfeita

TAP: quais são os planos do Estado? Ninguém sabe

Falta definir e divulgar uma estratégia e um plano de negócio. A TAP é tema central da conversa com Vera Gouveia Barros, João Ferreira do Amaral, António Nogueira Leite e moderada por Paulo Ferreira.
TAP

CDS quer solução que evite nacionalizar TAP

Francisco Rodrigues dos Santos referia-se às notícias veiculadas esta quinta-feira sobre um alegado acordo entre o Governo e os acionistas privados da companhia aérea para evitar a nacionalização.
Uber

Uber só vai aceitar carros elétricos

184
A partir de 16 de julho a Uber só vai aceitar o registo de carros elétricos na plataforma nas principais cidades do país. Antigos motoristas vão poder renovar carros com combustíveis fósseis.
Explicador

Revoltas online "vão intensificar-se muito mais"

"As empresas estão a sair do Facebook porque apesar de gostarem de brincar com as redes sociais, percebem que há consequências", explica o publicitário. "Ninguém crê que redes não controlam conteúdos"
Coronavírus

Limitação dos apoios a sócios-gerentes não é justa

Na quarta-feira, o PSD apresentou uma proposta de ajuda a sócios-gerentes limitada a 3 salários mínimos. A Confederação das Micro, Pequenas e Médias Empresas considera que a limitação não é justa.
TAP

Acordo à vista na TAP. Estado reforça

327
Esta madrugada chegou-se a um acordo que pode evitar nacionalização da TAP. A Azul abdicou do direito de converter em capital social o empréstimo que fez. Neeleman sai, Estado reforça posição.
TAP

TAP. Vai ser até ao fim para evitar nacionalização /premium

Negociações terminaram, mas o Governo vai esperar até ao limite do Conselho de Ministros que David Neeleman e a Azul aceitem as condições. Mas nacionalização? Ninguém parece querer.
TAP

A pandemia vista da bolha /premium

485
Só numa bolha social pode a TAP soar mais importante do que transportes públicos fiáveis e cuidados médicos sem atrasos. Isto já não é só um problema ideológico. É também um problema de falta de noção
Governo

A nacionalização da TAP

431
Aí virão mais quarenta e tal gestores públicos e já com discurso preparado para justificar o desastre financeiro vindouro sob o olhar complacente e paternal do Governo.
Coronavírus

Três infetados entre 2 mil trabalhadores da CP

554
Entre os dois mil funcionários da CP que todos os dias trabalham nos comboios, há registo de três infetados com Covid-19. Já entre as 700 pessoas que limpam as carruagens não há registo de infetados.
Energia

Consumo de energia elétrica caiu 7,4% em junho

Consumo de energia elétrica desceu 5,1% no primeiro semestre em comparação com igual período de 2019, e atingiu o valor mais baixo desde 2004. Números de junho mostram tendência de recuperação.
Instituto Nacional Estatística

INE. Empresas melhoram na 2ª quinzena de junho

A situação das empresas registou uma ligeira melhoria na segunda quinzena de junho, com a percentagem de empresas em funcionamento a subir para 96%.
Coronavírus

Groundforce reforça operação, mas mantém layoff

A empresa vai colocar mais 573 trabalhadores ao serviço, num mês em que estão previstos mais movimentos e uma receita de perto de 2,6 milhões de euros. Quase 60% dos trabalhadores continua em layoff.
TAP

Neeleman aceita sair da TAP, mas Azul é obstáculo

158
David Neeleman aceitou sair da TAP, mas as negociações com os acionistas privados encalham no empréstimo da companhia brasileira Azul. Nacionalização pode acontecer. Costa espera decisão hoje.
Startups

Bolt lança bicicletas elétricas em Paris

A operadora de transporte que concorre com a Uber e Free Now entrou no mercado das bicicletas elétricas partilháveis em Paris. Objetivo é expandir serviço para mais cidades europeias ainda em 2020.
TAP

Os fanáticos da TAP /premium

675
Será que nos podemos dar ao luxo de salvar ou mesmo de nacionalizar a TAP? Não estaremos a cair numa espécie de ‘fanatismo religioso’, para usar as palavras do ministro Pedro Nuno Santos?
TAP

Os socialistas adoram o grande capital /premium

410
Não é a TAP que é importante para país mas nós que somos importantes para a TAP ao ponto de precisar do nosso dinheiro para sobreviver. Ainda vamos ver o turismo a ajudar a TAP e não o contrário.  
Governo

A feira popular de Pedro Nuno Santos

339
O Ministro das Infraestruturas resolveu de uma assentada dois problemas: a propagação da Covid-19 na Área Metropolitana de Lisboa e a construção sempre adiada da Feira Popular. E isso é extraordinário
TAP

Marcelo. Deixar cair a TAP "não é hipótese"

222
O Presidente da República sublinhou a importância de "ter uma TAP portuguesa" com ligações com as ilhas, PALOP e comunidades no estrangeiro. Mas recusou comentar se gestão deve ser privada ou pública.
Comentário

Qual o melhor futuro para a TAP?

O economista Abel Mateus afirma que será inevitável existirem despedimentos e cortes salariais na companhia aérea. "É preciso uma reestruturação profunda para a TAP sobreviver", admite.
Som Ambiente

Dar milhões para quem polui?

Devem os estados conceder ajudas às empresas cuja atividade lesa o ambiente? É o tema do debate desta semana do Som Ambiente. E ainda uma conversa com um agricultor sobre a transformação do montado.
Celebridades

Kim Kardashian West é oficialmente bilionária

Com uma marca avaliada em mil milhões, Kim é oficialmente bilionária. A Coty vai criar novas linhas dentro da KKW Beauty: pele, cabelo e unhas. Kanye pode ser o próximo a aventurar-se na cosmética.
TAP

Solução para a TAP passará por saída de Neeleman 

488
Plano do Estado não passou no conselho da TAP. Proposta é apresentada ao acionista privado, a Gateway. Solução negociada depende da saída de David Neeleman que ainda trava acordo com o Estado.
Relatório e Contas

Torres Vedras. Assembleia aprova contas de 2019

A Assembleia Municipal de Torres Vedras aprovou o Relatório e Contas do município de 2019, cujo resultado líquido baixou 1,3 milhões de euros face a 2018.
Coronavírus

TAP com prejuízo de 395 milhões no 1.º trimestre

700
Companhia perdeu 12,6% de passageiros nos três primeiros meses. Fechou o trimestre com prejuízos quase quatro vezes superiores ao mesmo período do ano passado. E vai cortar 6 aviões à frota este ano.
Governo

Um desejo chamado TAP

A racionalidade económica no emprego de dinheiros públicos tem de prevalecer a quaisquer desvarios de natureza política. Não estamos em condições de termos um novo Novo Banco com asas.
TAP

A TAP foi prejudicada em Bruxelas?  /premium

Solução mais favorável não passou em Bruxelas porque TAP tinha dificuldades antes da pandemia. Governo não pediu compensação por danos porque não chegava. Reestruturação pedida é caso único na UE.
Chefs

Avillez leva-lhe o "Bairro" à boleia da Uber Eats 

109
O chef português que tem duas estrelas Michelin no Belcanto juntou-se à plataforma de entrega para transportar a comida da sua Pizzaria Lisboa, Mini Bar e Bairro do Avillez a casa dos seus clientes
Doenças

Japão. Medicamento para Parkinson da BIAL aprovado

No Japão, existem "163 mil pessoas com Parkinson" que vão poder beneficiar de um medicamento que resulta da investigação da BIAL.
Coronavírus

Eventual reforço na Linha de Sintra só no outono  /premium

1746
O Governo avaliou o reforço da linha de Sintra com autocarros, mas a opção não é viável. Outra possibilidade (mas a longo prazo) seria alterações na infraestrutura, com quatro vezes mais linha.
Banca

Oitante. Lucro de veículo ex-Banif sobe 3,9%

O lucro da Oitante, sociedade-veículo que herdou os ativos do Banif que o Santander Totta não quis, aumentou 3,9% em 2019 face a 2018, para 34,5 milhões de euros, tendo a dívida diminuído 48,2%.
Coronavírus

Medidas deixam empresas em posição "fragilizada"

Presidente da CIP diz que as medidas do Governo de apoio às empresas aumentam o endividamento ou acarretam "encargos pesados".
David Neeleman

TAP. Neeleman agradece apoio do Estado

103
O acionista da TAP David Neeleman garantiu “empenho dos privados” no futuro da companhia, agradecendo “muito” o empréstimo de emergência do Estado português.
Empresas

Coimbra. ISEC acolhe laboratório da Altice

Com este laboratório, "o ISEC passa a ter uma ligação forte a uma empresa de referência muito inovadora, onde a sofisticação tecnológica é o fator crítico da sua competitividade".
TAP

TAP. Acordo entre Estado e privados está iminente

178
De acordo com Marques Mendes, as negociações entre Estado e acionistas decorrem neste fim-de-semana e "o impasse está a ser quebrado". Acordo "está por horas", sendo conhecido seguramente esta semana.
TAP

TAP. Providência cautelar foi "intempestiva"

118
O presidente da CM de Viana do Castelo, José Maria Costa, afirma que a providência cautelar interposta pela Associação Comercial do Porto "não defende o interesse da região norte".
TAP

TAP: a judicialização da política /premium

A Associação Comercial do Porto tem toda a legitimidade para querer influenciar o plano de reestruturação da TAP, mas o poder de o fazer só lhe será dado se entrar na sua estrutura acionista.
TAP

Ajuda à TAP. Resto do país não conta, diz ACP

246
Presidente da Associação Comercial do Porto diz que o Governo terá de assumir que o resto do país não conta para justificar que adiar a ajuda à TAP "seria gravemente prejudicial ao interesse público".
Empresas

Credores aprovam plano para a Orey Antunes

O Plano Especial de Revitalização (PER) da Sociedade Comercial Orey Antunes (SCOA) foi aprovado, tendo reunido o voto favorável de 51,94% do total de créditos, segundo a informação enviada ao mercado.
PME

Empresas portuguesas entre as mais pequenas da UE

123
As empresas portuguesas têm a dimensão média mais baixa da União Europeia, a par da Eslováquia, com 3,4 pessoas, divulgou a Pordata, a propósito do Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas (PME).
TAP

Supremo autoriza Governo a dar ajuda à TAP

454
O Supremo Tribunal Administrativo autorizou o Governo a avançar com a injeção de capital à TAP, se demonstrar que o adiamento da ajuda "seria gravemente prejudicial para o interesse público".
Novo Banco

Governo mandata nova auditoria ao Novo Banco

O Governo mandatou a consultora Deloitte para fazer uma nova auditoria ao Novo Banco, obrigatória após a injeção de capital feita em maio pelo Fundo de Resolução.
Sonae

Sonae vai analisar "termos das acusações" da AdC

A dona do Continente garantiu que vai analisar “com total rigor e firmeza” os termos das acusações da Autoridade da Concorrência sobre concertação de preços, visando salvaguardar a empresa.
Telecomunicações

5G. Singapura escolhe Nokia e Ericsson

369
As operadoras de telecomunicações de Singapura escolheram a Ericsson e a Nokia como fornecedores para a infraestrutura 5G, deixando a Huawei de fora.
Porto

Porto aprova moções contra plano de voos da TAP

369
Assembleia Municipal do Porto foi contra os planos de voos da TAP, repudiou abate dos sobreiros, criticou o decreto-lei das CCDR e pediu orientações sobre ano letivo.
TAP

TAP prolonga layoff até final de julho  

A TAP está numa situação económica agravada por ter a sua operação paralisada quase na totalidade. Medida faz parte das iniciativas de controlo e redução de custos.
Altice

Fibra em 100% do país só com investimento público

Altice afirma que não é possível financiar um serviço público com um investimento 100% privado. Investimento público ou incentivos são possibilidades para "não ter um país a duas velocidades".
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Liderança em tempos de crise: o melhor e o pior

351
O verdadeiro teste à liderança aparece quando é preciso transmitir "más notícias", especialmente quando se trata de proceder a reestruturações significativas, o que quase sempre implica despedimentos.
Tempestade Perfeita

Ir ao fundo e voltar: o que esperar da retoma?

Os próximos meses e a oportunidade dos fundos europeus que não podemos perder. Paulo Ferreira fala de economia com António Nogueira Leite, João Ferreira do Amaral e Vera Gouveia Barros.
CMVM

CMVM preocupada com EDP

CMVM diz que tem várias preocupações, nomeadamente de que não haja informação da empresa aos investidores e que aí interveio para garantir que toda a informação que possa ter impacto chegue ao mercado
TAP

Bruxelas. Governo escolheu modelo de ajuda à TAP

347
Pedro Nuno Santos diz que Comissão Europeia "forçou" o modelo de ajuda à TAP. Bruxelas responde que ajuda foi aprovada no quadro proposto por Portugal, mas em função de contactos prévios com serviços.
Explicador

TAP. Pedro Nuno deixou relação "muito difícil"

"Todas as companhias estão a receber ajudas, mas a TAP já não estava bem". De acordo com a jornalista do Observador, Bruxelas entende que a situação da companhia é diferente das congéneres europeias.
TAP

Ação do Norte não vai impedir ajuda à TAP

525
Em entrevista ao podcast do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos diz que travar ajuda à TAP seria "absolutamente desproporcional" e acusa privados de não estarem empenhados no futuro da empresa.
Justiça

Suspeitos de lesarem Navigator em liberdade

Os 16 homens detidos, que têm idades compreendidas entre os 31 e os 64 anos, atuavam em conluio com alguns fornecedores e a troco de elevadas contrapartidas pecuniárias.
TAP

Sindicato exige esclarecimentos sobre a TAP

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil exigiu por parte da Comissão Europeia, Governo e Comissão Executiva esclarecimentos sobre a situação da TAP, lamentando falta de entendimento.
Uber

Uber Eats cria opção de recolha nos restaurantes

O Uber Eats, que até agora funcionava apenas com serviço de entrega através de estafetas, lançou uma funcionalidade de recolha no restaurante através da app.
TAP

Ação contra ajuda à TAP "não devia ter acontecido"

473
Presidente do conselho ficou "negativamente surpreendido" com ação judicial do Norte contra ajuda à TAP, após reunião produtiva. Imposição de Bruxelas não espanta, a TAP falhou metas financeiras.
TAP

PS condena "jogos de caráter regional" na TAP

390
Presidente do PS, Carlos César, condenou os "jogos de caráter regional" em torno da TAP, alegando que a companhia aérea está em risco de fechar e precisa de financiamento.
TAP

Aceite providência cautelar contra injeção na TAP

333
Supremo Tribunal Administrativo aceitou providência cautelar contra a injeção de até 1200 milhões de euros na TAP. Governo tem dez dias para contestar o efeito suspensivo da providência.
TAP

Governo. TAP pediu mais do que 1.200 milhões

TAP pediu um valor superior aos 1.200 milhões de euros negociados em Bruxelas. Secretário de Estado nega que empresa tenha tido tratamento desfavorável em Bruxelas. Negociação prossegue com privados.
Açores

Santa Maria. Metade das empresas paradas em maio

Durante o mês de maio, cerca de 40% das empresas ainda se encontravam total ou parcialmente encerradas. O volume de vendas foi inferior às expectativas de 71,4% das empresas, segundo o estudo.
Investimento

730 milhões para readaptação de atividades 

Investimento de 730 milhões de euros para readaptação de atividades produtivas. Programa Adaptar, de apoio às micro e pequenas empresas, está em funcionamento e já recebeu cerca de 17 mil candidaturas
TAP

TAP. "Ajuda estatal não pode ser cheque em branco"

Apesar de concordar com a "injeção" de 1,2 mil milhões de euros na TAP, Miguel Albuquerque defende que a ajuda estatal não pode representar um "cheque em branco" à transportadora.
Coronavírus

Empresas podem aderir ao layoff até dia 30

O decreto-lei com novas regras prevê que empresas que não recorreram ao layoff simplificado ainda possam pedir o apoio até dia 30 e prolongá-lo até 30 de setembro, mediante determinadas condições.
Economia

Portugal junta-se a "inovadores fortes" da UE

O relatório anual mostra que, entre 2012 e 2019, Portugal foi um dos cinco países da UE que mais progrediu em matéria de inovação, destacando-se o 'salto' dado nos últimos dois anos.
TAP

Para salvar TAP, é preciso "brigar" com Bruxelas

2904
Presidente executivo apela à união para salvar a TAP. Assume divergência com ajuda negociada em Bruxelas e avisa que vai ser preciso brigar com a Comissão. Vendas caem em junho após subida em maio.
Associação Mutualista

Montepio. "Homem da casa" deu parecer sobre contas

483
Confrontada com "reservas" da PwC às contas, mutualista encomendou parecer (que lhe foi favorável) à BDO, empresa que tem como sócio-fundador o ex-vogal do conselho fiscal de Tomás Correia.
TAP

Zero exige que Governo cobre imposto à TAP

A associação defendeu que é "indispensável que o Governo português apresente a sua estratégia para assegurar e reaver o dinheiro que os contribuintes irão emprestar com risco à TAP".
TAP

Presidente executivo da TAP no Parlamento

A audição está marcada para esta terça-feira de manhã e tem por base os dois pedidos dos partidos, que querem conhecer mais detalhes sobre os planos e o futuro da TAP.
EDP

Líder da EDP acusa MP de condicionar testemunhas /premium

Defesa diz que Mexia e Manso Neto não podem ser suspensos de funções porque são gestores privados e roga a Carlos Alexandre para recusar "assassinato de direitos cívicos" de gestores da EDP.
Coronavírus

Autarca sugere transferir voos da TAP para o Porto

1704
A autarquia de Santa Maria da Feira sugeriu que a operação da TAP devia ser transferida para o Norte, de forma a "transmitir segurança" aos viajantes, enquanto casos de Covid-19 aumentarem em Lisboa.
EFACEC

Bloco insiste na nacionalização da Efacec

O Bloco de Esquerda defende que "uma nacionalização atempada é a única resposta que permite preservar a empresa e devolver-lhe condições normais de funcionamento".
Empresas

Tecnologia. Tâmega e Sousa integra projeto europeu

O projeto europeu "DigiBEST" tem como objetivo apoiar e promover a competitividade das pequenas e médias empresas do território através da transformação digital, com recurso a novas tecnologias.
Direito

Não pagar salários é crime de abuso de confiança

110
Uma das questões que se tem levantado na aplicação do layoff, é se o montante pago pela Segurança Social às empresas pode ser utilizado para outros fins.
TAP

TAP. Catarina Martins critica posição de Rio

175
A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, criticou o líder social-democrata, Rui Rio, pela sua posição relativamente à TAP.
Negócios

Terra de grandes oportunidades… para os outros

286
A propensão portuguesa, para a celebração de contratos ruinosos com estrangeiros parece estar a revelar-se de tal modo recorrente que, provavelmente, também é um novo normal, como a pandemia.
TAP

Ajuda de Estado à TAP pode ser travada na justiça

2389
A Associação Comercial do Porto interpôs uma providência cautelar junto do Supremo Tribunal Administrativo (STA) para impedir a injeção de 1,2 mil milhões de euros do Estado na TAP.
EDP

O que acontece com Mexia e Manso Neto suspensos /premium

221
O Conselho Geral de Supervisão, órgão onde estão os acionistas, mas com maioria de independentes, tem o poder de substituir membros do conselho de administração executivos.
El Corte Inglés

Pedida classificação de estação da Boavista

117
Um grupo de cidadãos pediu à Câmara do Porto a classificação municipal da antiga estação ferroviária da Boavista, onde o El Corte Inglés tem intenção de construir.
TAP

Sindicato: Privados a bloquear solução para TAP

242
O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos acusa os acionistas minoritários da TAP, de estarem a "bloquear a solução" para a companhia aérea.
Coronavírus

Oi. De lucros a prejuízos de mais de mil milhões

No primeiro trimestre deste ano, a operadora brasileira Oi registou prejuízos de 1,1 mil milhões de euros, face aos 92 milhões de euros de lucro atingidos no período homólogo de 2019.
Coronavírus

Aumentam empresas em funcionamento

Nas duas primeiras semanas de junho, a percentagem de empresas em funcionamento aumentou de 92% na segunda quinzena de maio para 95%.
Conferências

COTEC organiza conferência internacional

Conferência da próxima segunda-feira será 100% virtual e vai contar com o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa na sessão de encerramento.
EDP

Incidente de recusa de Alexandre foi rejeitado

367
Tribunal rejeitou incidente da defesa de Mexia que queria afastar Carlos Alexandre do caso EDP. Desembargadores dizem que foi uma "injustificada tentativa de perturbação da celeridade processual."
Elétricos

2020. Bosch quer 200.000 pontos de carga na Europa

A Bosch quer atingir 200.000 pontos de carga em solo europeu, disponíveis a partir da sua aplicação Charge My EV, até final do ano. Já oferece 150.000, em 16 países, mas nem todos lhe pertencem.
Coronavírus

Rescisões e pré-reformas de 200 pessoas na Galp

107
A Galp iniciou um programa de rescisões e pré-reformas que vai abranger cerca de 200 trabalhadores, o que corresponde a cerca de 3% do pessoal do grupo, confirmou a petrolífera.
Coronavírus

Banco do Fomento. Porque demorou e quem foi contra /premium

Ideia foi lançada em 2012, mas o Banco do Fomento teve um parto difícil. Só chegou ao terreno anos mais tarde, como Instituição Financeira de Desenvolvimento e um raio de ação limitado. Agora renasce.
EDP

Direito de resposta de João Medeiros

O advogado João Medeiros fez chegar ao Observador um direito de resposta ao artigo publicado a 17 de junho relacionado com o incidente de recusa interposto contra o juiz Carlos Alexandre.
Rádio Observador

Saída de Isabel dos Santos da Efacec é "urgência"

É descrito como “um dos homens de Isabel dos Santos” na administração da empresa, mas Ângelo Ramalho diz-se antes "um homem da Efacec". O CEO diz que a empresa está a ser asfixiada pela banca.
Isabel dos Santos

Saída de Isabel dos Santos é "urgência absoluta" /premium

108
Cercada pela banca, a Efacec vive dias difíceis desde o Luanda Leaks. Ângelo Ramalho, CEO da empresa, diz que é urgente a saída de Isabel dos Santos. "Tudo se resolve a partir daí".
Tempestade Perfeita

Afinal, qual foi o melhor e o pior de Centeno?

António Nogueira Leite, Vera Gouveia Barros e João Ferreira do Amaral avaliam o mandato ex-ministro das Finanças e analisam as polémicas com o Novo Banco.
Coronavírus

Layoff. 93% dos pedidos aprovados, diz Governo

Governo diz que a taxa de aprovação dos pedidos de layoff simplificado das empresas é de 93% e não de 63% como chegou a ser noticiado esta quinta-feira. Já foram pagos 580 milhões de euros.
Coronavírus

NOS vai estrear dez filmes portugueses

Assumindo que em julho a maioria das salas de cinema já estarão reabertas, a NOS Audiovisuais retoma o calendário de estreias de cinema português, com pelo menos uma dezena de filmes.
Uber

Uber Eats vai ter serviço durante 24h em Lisboa

O serviço de entrega de comida Uber Eats vai passar a funcionar 24 horas no centro de Lisboa de quinta-feira a domingo e os horários nos restantes dias foram alargados até às seis da manhã.
Mota-Engil

Mota vota transferência de lucro para reservas

O Conselho de Administração da empresa propôs à Assembleia-Geral a "transferência dos resultados líquidos do exercício, no valor de 1.323.125,74 euros para reservas livres".
Noticiário

7h. Luanda Leaks. "Efacec tem bloqueio bancário"

CEO da EFACEC diz que há "30 manifestações de interesse" para compra da participação de Isabel dos Santos. "Nada pior pode acontecer a uma organização do que ter um acionista fragilizado".
TAP

O que pode haver de mais vil?

455
A beleza nos subsídios à TAP está aqui: enquanto o lucro sai do bolso de um consumidor satisfeito, os subsídios saem do bolso de todos os contribuintes, mesmo os insatisfeitos.
Racismo

Racismo. Empresas revêem nomes de marcas

704
As panquecas Aunt Jemima já mudaram de nome e imagem. Agora, a Mars parece querer fazer o mesmo com o arroz Uncle Ben's. O movimento global antirracista está a chegar às grandes marcas.
EDP

CSM desmente defesa de Mexia e Manso Neto /premium

145
Defesa de Mexia e de Manso Neto sugeriu no incidente de recusa de Carlos Alexandre que o juiz tinha pedido o processo e que iria ganhar o dobro. Documentação do CSM desmente essas alegações.
Moda

Emma Watson no conselho de administração da Kering

106
A atriz e ativista ambiental faz agora parte do segundo maior grupo de luxo do mundo. Para a Kering, Emma Watson reforça os valores de ética e de sustentabilidade advogados nos últimos anos.
Coronavírus

Uber despede cerca de 120 pessoas em Lisboa

A Uber vai despedir 30% dos funcionários do Centro de Excelência em Lisboa. "Foi uma decisão muito difícil, mas necessária para ajudar a proteger a sustentabilidade a longo prazo", justifica.
Comissão Europeia

UE: Bruxelas quer supervisionar compra de empresas

A Comissão Europeia pretende tornar-se na autoridade que supervisiona aquisições de companhias comunitárias ou que impõe remédios, para evitar a distorção do mercado único europeu.
Orçamento do Estado

Impostos não sobem "nesta fase". Só para a banca /premium

É um orçamento suplementar diferente, porque não sobe impostos, com exceção da nova contribuição sobre a banca. João Leão diz que os portugueses estão a favor e deixa recado ao gestor do Novo Banco.
Orçamento do Estado

TAP e Novo Banco podem custar mais que o esperado

Unidade Técnica de Apoio Orçamental diz que há vários fatores de risco na proposta de Orçamento Suplementar do Governo, entre os quais as transferências e injeções previstas para a TAP e o Novo Banco.
Coronavírus

TAP. Despedimentos "não têm de ser inevitáveis" 

O ministro das Infraestruturas defende que existem várias formas de fazer "uma reestruturação da empresa", defendendo que "o que ela tem é de ser feita com os sindicatos".
Coronavírus

ACEPI lança programa para ajudar empresas

O programa é gratuito, tem sete cursos "online" e em português que ensinam a criar um plano de marketing digital como a criar o "site" do negócio, entre outras componentes.
Forum Económico Mundial

Fórum Económico Mundial elogia empresa de Relvas  

132
A Dorae, para a qual o ex-ministro de Passos Coelho entrou em maio de 2018, foi considerada "Pioneira Tecnológica", tendo entrado numa lista onde já estiveram a Google, a Airbnb e o Spotify.
TAP

"TAP tudo fará para manter postos de trabalho"

O Conselho de Administração da TAP garantiu que "tudo será feito para a viabilização da empresa e a manutenção dos postos de trabalho", segundo adiantam as estruturas sindicais que reuniram com a TAP.
Luanda Leaks

Isabel dos Santos recupera direitos de voto na NOS

Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa autorizou ZOPT, que detém 52% da NOS, a exercer direitos de voto. A metade correspondente a Isabel dos Santos tinha sido preventivamente arrestada.
EDP

Caso EDP. Alexandre dá novo prazo a arguidos

Carlos Alexandre deu mais oito dias para Mexia, Manso Neto e Conceição se oporem ao reforço das medidas de coação. Arguidos sem acesso aos autos desde o dia 18 de março.
Empresas

Vendas da H&M caem para metade entre março e maio

O principal concorrente da empresa de distribuição espanhola Inditex destacou, em comunicado, que foi forçado a fechar as suas lojas na maioria dos países devido à crise.
Sonae

Sonae fica com a totalidade da Salsa

A decisão do Conselho de Administração da AdC de não se opor à operação de concentração justifica-se por a mesma não ser "suscetível de criar entraves significativos" à concorrência.
Noticiário

8h. António Mexia vai ser acusado de corrupção

Carlos Casimiro e Hugo Neto vão acusar António Mexia, presidente da holding da EDP, e João Manso Neto, presidente da EDP Renováveis, de quatro crimes de corrupção ativa.
EDP

MP vai acusar formalmente Mexia de corrupção /premium

1185
MP garante que irá requerer em julgamento a proibição do exercício de funções em empresas para os três gestores e alega que Mexia e Manso Neto não deixam testemunhas da EDP depor livremente.
Lifestyle

Hello Kitty muda de mãos pela 1ª vez em 60 anos

Aos 92 anos, o fundador Shintaro Tsuji vai passar a empresa para as mãos do neto. Em seis décadas, esta é a primeira alteração na liderança da Sanrio, que detém a marca Hello Kitty.
Coronavírus

TAP reúne com sindicatos na 2.ª-feira

O Conselho de Administração da TAP reúne-se na próxima segunda-feira, 15 de junho, com quatro sindicatos representativos dos trabalhadores da empresa, para debater a situação da companhia.
EFACEC

PCP vai propor nacionalização da Efacec

O PCP vai apresentar no parlamento uma proposta de controlo público da Efacec, por forma a assegurar a continuidade da empresa, colocando ao serviço do desenvolvimento económico da região e do país.
EDP

Caso EDP. MP investiga Vitorino e Seixas da Costa /premium

1767
O ex-ministro de António Guterres e o ex-embaixador estão a ser investigados pelo MP devido aos cargos que ganharam no Grupo EDP. Vitorino e Seixas da Costa refutam qualquer irregularidade.
TAP

AR ouve "presidentes" da TAP a 23 e 24 de junho

Depois do OK de Bruxelas à ajuda do Estado à TAP, Antonoaldo Neves e Miguel Frasquilho têm audições marcadas no Parlamento para os dias 23 e 24 de junho.
CP

Governo vai transferir 850 milhões para a CP

Contrato prevê 850 milhões de euros até 2029. Este ano está prevista uma compensação pelo transporte de passageiros de 88 milhões de euros, mas ainda não há luz verde do Tribunal de Contas.
Coronavírus

Fundação Galp doa ventilador à Guiné-Bissau

Galp e Petromar vão entregar o ventilador esta sexta-feira. A Petromar já tinha doado ao Instituto Nacional de Saúde mil litros de gasóleo para a deslocação de equipas de respostas rápidas no terreno.
Greve

Greve. CTT apontam adesão de 18% e sindicato 90%

A greve dos trabalhadores dos CTT contra o pagamento do subsídio de almoço no cartão de refeição começou à meia-noite desta sexta-feira nas centrais de correios.
BPN

Arlindo de Carvalho faz acordo para evitar prisão

9411
O antigo ministro e o seu sócio José Neto foram condenados a seis anos de prisão, cada um, e agora estão a tentar "acordo confidencial" para evitarem cumprimento da pena.
CTT

Greve nos CTT arranca à meia-noite nas centrais

732
A greve dos trabalhadores dos CTT contra o pagamento do subsídio de almoço no cartão de refeição começa à meia-noite de hoje nas centrais de correios.
TAP

PCP recusa "imposições" da UE sobre a TAP

346
Na quarta-feira, o Estado português recebeu autorização da Comissão Europeia para apoiar a TAP num montante até 1,2 mil milhões de euros, num um "empréstimo de emergência" com duração de seis meses.
Amazon

Amazon cria mais 500 empregos em Madrid

A Amazon vai abrir um segundo centro logístico em Madrid, Espanha, no início do próximo outono, que vai criar mais de 500 postos de trabalho nos próximos três anos.
TAP

BE: plano de reestruturação da TAP é pouco claro

O BE considerou que plano de reestruturação da TAP ainda está "pouco claro", sendo preciso conhecer as condições colocadas pelo Governo na negociação e repensar o modelo de atuação do Estado.
TAP

Plano para salvar TAP. 3 certezas e 2 dúvidas /premium

171
Injeção de mil milhões é o primeiro passo e ainda falta os privados aceitarem condições. Segue-se a reestruturação com consequências na dimensão da TAP. O que se sabe e o que falta saber.
Empresas

PME têm "parceiro privilegiado" no mercado chinês

As pequenas e médias empresas (PME) portuguesas que pretendam exportar para a China passam a dispor de "um parceiro privilegiado" em território chinês.
TAP

TAP. Bruxelas dá "ok" a injeção de 1,2 mil milhões

1780
Está aprovada a injeção até 1,2 mil milhões na TAP. Mas Bruxelas diz que empresa já estava em dificuldade antes do Covid. TAP tem seis meses para devolver empréstimo ou propor uma reestruturação.
Coronavírus

As últimas contas (certas?) de Centeno /premium

113
O último orçamento de Centeno aponta para o regresso a défices do tempo da troika e uma dívida pública recorde. A culpa é do Covid e da queda da economia. Contas certas? Será João Leão a responder.
A página está a demorar muito tempo.