Empresas

Óbito

Presidente da sul-coreana LG morre aos 73 anos

Koo Bon-moo estava internado num hospital em Seul onde tinha sido submetido desde abril de 2007 a duas cirurgias relacionadas com um tumor cerebral.
Economia

Paula Amorim entra na corrida para a Comporta

296
Paula Amorim, presidente do grupo Amorim, juntou-se ao grupo imobiliário Vanguard Properties para entrar na corrida à compra da Herdade da Comporta, cujos donos faliram após o colapso do BES.
Corrupção

Pinho: "Foi Costa que me apresentou Sócrates"

845
Diz que voltar à política "nem pensar", e que conheceu José Sócrates em 2004: foi António Costa quem os apresentou num camarote do BES na Luz. Ex-ministro respondeu a 16 perguntas do Expresso.
EDP

PSD: Siza não devia ter pedido escusa antes?

O PSD anunciou um conjunto de perguntas sobre o pedido de escusa do ministro Adjunto de matérias relativas ao setor elétrico, questionando se este não devia ter acontecido antes.
EDP

EDP. Ministro recebeu ex-clientes antes da OPA

Ministro-adjunto pediu escusa de temas relacionados com energia, mas, antes, chegou a reunir-se com a China Three Gorges, cliente do seu antigo escritório de advogado. Reunião foi antes da OPA à EDP.
Economia

Ministro destaca contributo das "Empresas Gazela" 

Caldeira Cabral destacou papel das "Empresas Gazela" (empresas jovens com ritmo de crescimento acelerado) na economia portuguesa, criando emprego e contribuindo para aumentar as exportações.
Justiça

Manuel Pinho não voltará à vida política

342
A passagem pelo primeiro Governo de José Sócrates, entre 2005 e 2009, foi um exercício temporário, explica o antigo ministro, que garante que essa é uma experiência que não quer repetir.
EDP

Manuel Pinho já não é arguido no caso EDP

2.182
Manuel Pinho e Miguel Barreto já não são arguidos. O juiz de instrução anulou a constituição de arguido por razões formais mas MP poderá voltar a imputar suspeitas aos ex-responsáveis públicos.
Internet

Cambridge Analytica declara falência nos EUA

A empresa britânica Cambridge Analytica declarou falência nos Estados Unidos depois de ter sido alvo de um processo por um tribunal de Nova Iorque.
EDP

Governo mudou lei que ajuda chineses na OPA à EDP

264
Programa Capitalizar, onde participava o agora ministro Pedro Siza Vieira (que pediu escusa do dossiê China/EDP), promoveu uma alteração legislativa controversa que vai ter influência na OPA à EDP.
Miguel Relvas

Velhos amigos ofereceram a Relvas emprego 4.0

537
Ex-ministro dos Assuntos Parlamentares de Passos Coelho vai liderar uma empresa norte-americana de tecnologia blockchain que foi fundada pelos dois sócios com quem tentou comprar o Banco Efisa
Petróleo

Consórcio Eni-Galp já prepara furo

O consórcio Eni-Galp vai desenvolver o planeamento para iniciar os trabalhos de perfuração ao largo costa alentejano para pesquisa de petróleo. Furo vai ser feito a 46 quilómetros da costa.
EDP

Chineses da CNIC fora das contas da OPA sobre EDP

Grupo chinês CNIC, que tem 5% da EDP, não entra na contagem de votos atribuídos à China Three Gorges na OPA sobre elétrica. Isto apesar dos direitos de voto dos dois serem imputáveis ao Estado chinês.
EDP Renováveis

EDP Renováveis fecha contrato com empresa no Texas

A EDP renováveis fechou um contrato de 15 anos com uma empresa do segmento Comercial e Industrial para a venda de energia produzida pelo projeto eólico de Hidalgo II, no Texas (EUA).
Observador

Premium: o preço do cheiro?

Se os jornais, como negócio, têm servido para vender anúncios, não serão as notícias o cheiro da publicidade? E não será premium o preço do cheiro?
Economia

Telepizza e Pizza Hut: parceria inclui Portugal

147
As duas maiores marcas de pizza juntaram-se numa aliança de gigantes para abrirem mais lojas e chegarem a mais consumidores. O acordo inclui Portugal e Espanha.
EFACEC

Greve parcial dos trabalhadores da Efacec dia 23

Os trabalhadores da Efacec marcaram uma greve parcial para dia 23, em protesto contra o despedimento coletivo em curso, que vai começar a ser discutido na quinta-feira no Ministério do Trabalho.
Orçamento do Estado

Será mais difícil contratar nas empresas públicas

Novas regras criadas pelo Governo exigem que as entradas nos quadros das empresas públicas só possam ser feitas com uma análise custo-benefício integrada nos planos de atividades e orçamentos anuais.
EDP

Siza Vieira não vai intervir durante a OPA da EDP

Ministro adjunto de António Costa pediu para não intervir em decisões sobre o setor elétrico enquanto durar oferta sobre a EDP. Siza Vieira foi sócio de escritório que assessora o grupo chinês.
Vodafone

Receitas da Vodafone Portugal sobem 3,3% 

As receitas totais da Vodafone Portugal subiram 3,3% no ano fiscal terminado em março, para 1.014 milhões de euros, face ao período homólogo, e as receitas de serviços avançaram 4,6%.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre a cair 0,13%

A bolsa de Lisboa abriu esta terça-feira em terreno negativo, com o principal índice (PSI20) a cair 0,13% para 5.685,16 pontos.
Câmara Municipal Lisboa

Lisboa. Receitas da autarquia sobem 78 milhões

A Assembleia Municipal de Lisboa vai apreciar as contas do município relativas a 2017, que registaram um aumento de receitas na ordem dos 78 milhões de euros face a 2016.
EDP

OPA/EDP. Elétrica considera baixo o preço

A EDP considera que o preço oferecido pela China Three Gorges (Europe) para adquirir a elétrica portuguesa é baixo, numa nota enviada hoje à Comissão do Mercado do Valores Mobiliários.
EDP

EDP pode rejeitar OPA da China Three Gorges

EDP acha baixo o valor proposto por chineses subvaloriza a elétrica. Bloomberg diz que a gestão está a trabalhar com consultores financeiros para uma eventual defesa da OPA. Ações disparam mais de 9%.
TAP

Acordo com pilotos dá "estabilidade e conforto"

O empresário Humberto Pedrosa considera que o acordo que a TAP alcançou com os pilotos para a atualização salarial dá estabilidade e conforto aos dois lados.
Corticeira Amorim

Lucros subiram para 18,8 milhões de euros

108
As vendas da Corticeira Amorim do primeiro trimestre deste ano atingiram 185,4 milhões de euros, uma subida de 8% face ao obtido no primeiro trimestre de 2017.
China

EDP: um intrigante silêncio /premium

Ficou célebre a máxima de Xi Jinping: “Governo, militares, sociedade e escolas — Norte, Sul, Este e Oeste — o partido é o líder de todos”. Portugal estará incluído?
EDP

Os obstáculos à ofensiva chinesa sobre a EDP

Uma maratona de autorizações regulatórias, entraves quase certos em Bruxelas, uma gestão com vontade própria e um preço baixo. Muito pode falhar na OPA chinesa à EDP. O jogo ainda agora começou.
TAP

TAP. Pilotos aprovam acordo de aumentos salariais

Os pilotos da TAP aprovaram na sexta-feira, em assembleia extraordinária, o acordo negociado entre a direção do seu sindicato e a transportadora que prevê a atualização salarial.
EDP

Jerónimo ataca OPA à EDP e quer renacionalização

1.633
O secretário-geral do PCP diz que uma empresa como a EDP "não pode estar sujeita à disputa por parte de grupos económicos ou de Estados estrangeiros" e defende renacionalizarão da empresa.
EDP

Pequenos investidores consideram OPA à EDP natural

O presidente da associação de pequenos investidores ATM considerou que a OPA da China Three Gorges à EDP "é natural", mas falta informação sobre as contrapartidas oferecidas.
EDP

Governo sem reservas sobre OPA de chineses à EDP

189
O primeiro-ministro elogiou o comportamento dos investidores chineses em Portugal e disse que o Governo não tem reservas sobre o negócio. Importante para os acionistas é saber o projeto para a empresa
António Mexia

Relação manda analisar todos os emails de Mexia

207
Ivo Rosa mandou restringir a análise dos 38 megabytes de emails de António Mexia por entender que era “uma grande quantidade”. Agora o Tribunal da Relação veio ordenar uma análise mais rigorosa.
Banca

Guiné suspende movimentos das empresas públicas

Num comunicado do gabinete do primeiro-ministro da Guiné-Bissau, é explicado que a suspensão dos movimentos das contas bancárias das empresas públicas deve a "imperativos de controlo financeiro".
Angola

Angola. INE pede a empresas que arrumem as contas

O diretor-geral do Instituto Nacional de Estatística Angolano disse que o facto de as empresas não arrumarem " as contas trimestralmente" tem influência no resultado dos dados estatísticos.
Autoeuropa

Presidente da Comissão de Trabalhadores demite-se

Fernando Gonçalves apresentou demissão esta sexta-feira. Em comunicado, a Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa falou num "sentimento de contestação à pessoa do presidente".
EDP

OPA chinesa à EDP pode custar até 10,2 mil milhões

187
China Three Gorges oferece 3,26 euros por ação na oferta pública de aquisição (OPA) sobre a EDP. Também há uma OPA sobre EDP Renováveis. Bruxelas pode travar negócio por causa de chineses da REN.
Parlamento

Aprovada comissão de inquérito a Pinho e energia

Foi aprovada no Parlamento, esta sexta-feira, a realização de uma comissão parlamentar de inquérito ao pagamento de rendas e subsídios aos produtos de electricidade.
Lifestyle

Organize a casa para arrumar a vida. Ou vice-versa

O Dia da Arrumação assinala-se a 20 de maio, mas a arrumação nas nossas casas quer-se ao longo de todo o ano. Qual será o segredo para manter um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar?
Europa

Empresas. Sanções dos EUA são "inaceitáveis"

"Os europeus não têm de pagar pela retirada dos Estados Unidos de um acordo, para o qual eles próprios contribuíram", insistiu o ministro dos Negócios Estrangeiros de França.
NOS

Lucro da NOS aumenta 45,4% no 1.º trimestre

O resultado líquido da NOS antes de empresas associadas e interesses não controlados aumentou 45,4% no primeiro trimestre, face a igual período de 2017, para 39,8 milhões de euros.
EDP

Lucro da EDP baixa 23% no 1.º trimestre

Lucro caiu para 166 milhões penalizado por "alterações regulatórias adversas em Portugal". A EDP explica que, sem eventos não recorrentes, o resultado líquido teria caído 5%.
EFACEC

Trabalhadores despedidos recusam soluções

A Efacec despediu 21 colaboradores porque, disse em comunicado, "não aceitaram as propostas da empresa, alguns deles recusando-se inclusive a conhecê-las".
EDP

EDP. 'Apagão' em Braga deveu-se a avaria de cabos

Um "apagão" que na madrugada de hoje afetou a zona norte da cidade de Braga deveu-se à avaria de dois cabos subterrâneos que, entretanto, foi reparada, disse à Lusa fonte oficial da EDP.
Estados Unidos da América

Chineses "apavorados" com guerra comercial

Trump quer taxas alfandegárias equivalentes às praticadas pelos EUA e que Pequim ponha fim a subsídios estatais para certos setores. Empresários estão "apavorados" com possível guerra comercial.
Incêndios

Proteção Civil vai enviar alertas por SMS

141
O objetivo é avisar com alguma antecedência quem estiver nas zonas onde for declarado o alerta vermelho. Sistema entra em vigor no próximo dia 1 de junho.
Condução Autónoma

Afinal, o Uber viu o peão. Mas passou-lhe por cima

420
Já há explicação para o atropelamento mortal que envolveu o Volvo XC90 da Uber, em condução autónoma, que vitimou um peão que atravessava uma avenida, empurrando a sua bicicleta. E não é boa…
Comida

Uber Eats chega ao Porto

O serviço de entrega de comida ao domicílio da Uber chega ao Porto com parceria com restaurantes como a cadeia McDonald's, o Café Velasquez e O Diplomata, entre outros.
EDP Renováveis

Lucros da EDP Renováveis sobem 39%

Depois de em 2017 a EDP Renováveis ter tido lucros de 276 milhões, no primeiro trimestre de 2018 registou lucros de 94 milhões, um aumento de 39 % em relação ao período homólogo do ano passado.
Bolsa

Acionistas 1,701 euros por ação da Sumol+Compal

O auditor independente pedido pela CMVM fixou em 1,701 euros por ação o valor a oferecer aos acionistas minoritários da Sumol+Compal pela saída de bolsa da empresa.
Uber

Uber revela protótipo do "carro voador"

A aeronave será movida a energia elétrica e a Uber diz que pode voar a uma altitude entre os mil e os 2 mil pés. A empresa espera lançar o serviço, no máximo, até 2023.
CTT

Regulador determina descida dos preços dos CTT

Decisão da Anacom deve-se ao incumprimento de dois indicadores de qualidade do serviço postal universal. Este é o segundo ano consecutivo em que os CTT não conseguem cumprir a totalidade indicadores.
CTT

CTT fallharam prazo de entrega do correio azul

114
Cerca de dois milhões de cartas de correio azul demoraram mais de um dia útil a chegar ao destinatário. CTT falharam dois mínimos de qualidade em 2017 e regulador limitou subida de preços em 2018.
Caso Lava Jato

Lava Jato. Subornos da Odebrecht investigados

Subornos de 47,2 milhões de euros estão a ser investigados na nova fase da operação Lava Jato. Nesta operação constam ainda mandados de detenção de três antigos executivos da Petrobras.
Autoeuropa

Funcionários referendam Comissão de Trabalhadores

190 funcionários assinaram um abaixo-assinado porque já não se revêm nos atuais representantes. Para destituir a atual direção é necessária uma maioria simples.
TAP

TAP. Pilotos reúnem-se para debater salários

Assembleia extraordinária tem como objetivos principais aprovação de alterações ao Acordo de Empresa, como a atualização salarial, e a criação do regulamento de recurso à contratação externa.
Petrobras

Petrobras anuncia lucro de 1,6 mil milhões

No primeiro trimestre do ano, a Petrobras teve um lucro de 1,6 mil milhões de euros. A mudança no preço internacional permitiu margens mais elevadas nas exportações de petróleo e gás natural.
Empresas

Duas em cada 3 empresas pagam com atraso

Nos quatro primeiros meses do ano, duas em cada três empresas pagaram com um atraso até 30 dias. Segundo os dados, o atraso médio de pagamento é de cerca de 26 dias.
Companhias Aéreas

SATA e TAP nos 5 piores do ranking de pontualidade

247
A TAP ocupa o 148.º com o registo de 53,8% de chegadas sem atraso enquanto a enquanto a SATA Internacional-Azores Airlines ocupa o 151.º no total de 153 transportadoras.
Oi

PT/Oi. Prazo para lesados termina esta terça-feira

Prazo para que investidores em obrigações da operadora brasileira recuperem 50% do investimento termina esta terça-feira. A portuguesa Pharol é acionista de referência da Oi, com 27% das ações.
Altice

Altice propõe remédios para desbloquear TVI

A Autoridade da Concorrência está a analisar os oito compromissos assumidos pela Altice para responder aos problemas de concorrência apontados e desbloquear a compra da Media Capital.
Salários

Como se decide o salário de um gestor de topo /premium

106
Há metas financeiras e lucros, mas saber comunicar e o ambiente já valem na hora de decidir os bónus dos gestores. Diogo Alarcão, da Mercer, explica como se chega a salários que podem ser de milhões.
Salários

Quem são os gestores mais bem pagos

276
Pelo menos 14 executivos das grandes empresas em Portugal receberam mais de um milhão de euros em 2017. Um clube onde os banqueiros passaram a ser raros - e onde mulheres não entram. Saiba quem são.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Assinatura - Aceda aos dados da sua assinatura
  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)