Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Empresas
Soares da Costa

MP acusa construtora de hotel-fantasma

MP acusou sete arguidos, como a Soares da Costa, de fraude e branqueamento de capitais na construção de um hotel na Praia da Tocha. Edifício nunca foi concluído, mas recebeu do Estado 1,2 milhões.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Entre dizer e fazer vai um mundo de distância

As empresas que obtêm excelente performance no médio prazo são as que cultivam, em primeiro lugar, a Criação de Valor para o Cliente, por contraposição daquelas para quem os números são a única bíblia
Oi

Oi vende participação na Unitel por 900 milhões

A operadora brasileira vendeu a sua participação, de 25%, na angolana Unitel à petrolífera estatal de Angola Sonangol. Negócio levou as ações da Oi a disparar, com uma subida de 9,18%.
Cabo Verde

Cabo Verde voltou a ter acesso à internet

Cabo Verde voltou a ter acesso à internet na tarde desta quinta-feira. País tinha ficado sem internet na quarta-feira devido a falhas no fornecedor internacional TATA Communications.
EDP

Acionistas dizem que foram eles a indicar Mexia

Paulo Teixeira Pinto e Vasco de Mello garantem que foram eles a escolher António Mexia para liderar a EDP em 2006. MP indiciou Manuel Pinho por ter feito acordo com Salgado para a nomeação de Mexia.
Luanda Leaks

Administradores de Isabel dos Santos saem da NOS

483
Três administradores não executivos ligados a Isabel dos Santos renunciaram a cargos na NOS. Angolana continua na empresa que controla a operadora, mas um impasse pode desfazer a parceria.
Ikea

IKEA aumenta salário de entrada para 700 euros

401
Salário dos trabalhadores a tempo inteiro no IKEA vai passar de 650 para 700 euros brutos mensais, um aumento de 50 euros. Objetivo é posicionar a empresa "como um dos melhores empregadores globais".
Cabo Verde

Cabo Verde pede 10 gigas de capacidade à Altice

Cabo Verde Telecom pediu 10 gigas de capacidade à Altice Portugal para repor a internet do país, remetendo causa da instabilidade a um dos grandes fornecedores a nível mundial.
Luanda Leaks

Barclays deu nega a Amorim por causa de Angola /premium

276
Documentos de 2014 divulgados no Luanda Leaks revelam conflito entre Américo Amorim e o Barclays. Banco inglês recusou financiar Amorim Energia, acionista da Galp, porque Sonangol era investidora.
Galp

Galp propõe iniciar perfuração em São Tomé

A petrolífera portuguesa Galp garantiu que entre finais deste ano e início de 2021 vai fazer a primeira perfuração de petróleo no bloco 6 da Zona Económica Exclusiva (ZEE) de São Tomé e Príncipe.
Empresas

Empresários querem mais rapidez e menos burocracia

Associação Empresarial de Portugal defende ser "absolutamente lamentável" que Portugal tenha "uma taxa de execução de 45%", adiantando que empresários acabam por desistir devido a burocracia.
Galp

Galp. 450 milhões no solar para ficar mais verde 

Petrolífera faz primeira grande aquisição nas renováveis. Paga à ACS 450 milhões de euros por projetos de energia fotovoltaica m Espanha para se tornar no maior operador solar da Península Ibérica.
País

Quem trabalha assim está num dos Melhores Lugares

216
É uma opinião testada por um estudo independente: a Cofidis foi eleita em 2019, pela 4.ª vez, um dos Melhores Lugares para Trabalhar. Quatro colaboradores da empresa destacam as principais razões.
Isabel dos Santos

NOS chama administradores citados no Luanda Leaks

120
Operadora de telecomunicações quer ouvir Jorge Brito Pereira, Paula Oliveira e Mário Leite da Silva, administradores não executivos da NOS e próximos de Isabel dos Santos, referidos no Luanda Leaks.
Arábia Saudita

Telemóvel de Bezos hackeado por príncipe saudita

A investigação do The Guardian sugere que o caso remonta a 2018, quando o dono da Amazon e do Washington Post comunicava via WhatsApp com Mohammed bin Salman, meses antes da morte de Khashoggi.
Jóias

Justiça espanhola investiga a marca de joias Tous

566
A justiça espanhola está a investigar a Tous. Em causa está a denúncia de uma associação de consumidores que alega ter encontrado peças num material não metálico a serem vendidas como ouro e prata.
Espaço

Bruxelas recebe conferência sobre espaço

São esperados mais de mil participantes na 12.ª Conferência Espacial Europeia, onde será discutida a relação entre o espaço e o ambiente, a defesa e a segurança, bem como a exploração do espaço.
Uber

Uber vai informar sobre transportes públicos /premium

175
A nova liderança, a redução dos preços, as comissões dos motoristas e como funciona a nova aposta nos transportes públicos. A primeira entrevista a Manuel Pina, novo diretor-geral da Uber em Portugal.
Angola

Angola e BP acordam exploração e desminagem

O Governo angolano e a petrolífera britânica BP assinaram um acordo que visa a exploração de um bloco offshore e outro para ações de desminagem no valor de 5,5 milhões de euros.
Sonae

Sonae "tudo fará" para manter estabilidade da NOS

514
Grupo de Cláudia Azevedo acompanha polémica com Isabel dos Santos com "preocupação" e está a "avaliar a situação de forma rigorosa". "Tudo fará para garantir que a NOS tem a estabilidade necessária".
YouTube

Estudo. Youtube promove desinformação climática

Investigação revelou que 16% dos 100 vídeos analisados relacionados com "aquecimento global" continham informações erradas, numa média de um milhão de visualizações por vídeo.
Algarve

Algarve. Comboio abalroa jipe e faz 1 ferido grave

Homem com cerca de 70 anos ficou ferido com gravidade após ter sido abalroado por um comboio em Estômbar, Lagoa. Controlo automatizado da passagem de nível "estava a funcionar em perfeitas condições".
Google

Google. Empresa mãe já vale um bilião de dólares 

Depois da Apple, Amazon e Microsoft, foi a vez da Google, pela empresa que a detém, a Alphabet, conseguir uma cotação na bolsa de 1 bilião de dólares.
TAP

TAP trava promoções a funcionárias de licença /premium

312
Sindicato e cerca de 20 trabalhadoras vão avançar para tribunal contra a TAP, que recusa discriminação. Especialistas em direito laboral dizem que decisão da transportadora aérea pode ser ilegal.
Séries

Amazon Prime Video chega à TV em Portugal

Séries premiadas como "Fleabag", "The Marvelous Mrs. Maisel" e "The Man in the High Castle", ou programas como o "The Grand Tour", passam assim a estar disponíveis nas televisões desta operadora.
País

Mais do que um trabalho, uma CAuSA Maior

Isabel Trindade trabalha na Cofidis há cerca de 15 anos. Aqui encontrou não só um trabalho, mas também um local onde poderia fazer aquilo que mais gosta: ser solidária.
Porto

Porto. Transportes batem recorde de passageiros

A Comboios de Portugal registou um aumento de 3%, o metro do Porto registou um aumento de 12,79% e a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto registou mais 1% na passagem de ano.
EFACEC

Moçambique. Efacec ganha contrato de central solar

A empresa controlada pela empresária angolana Isabel dos Santos ganhou o contrato para a operação e manutenção da "central de energia solar de maior capacidade instalada em Moçambique".
Viana do Castelo

CTT reabrem loja de Melgaço

Os CTT vão reabrir, dia 3 de fevereiro, a loja de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo. Abertura acontece mais de um ano depois de ter sido encerrada.
CP

CP reestruturada a partir desta semana

117
Acabam as unidades de negócio dentro da empresa, que passa a estar dividida em duas grandes áreas. Quadros vão ter mais jovens e mais mulheres — e o foco será na área operacional.
Marcas

Renault. Aliança com Nissan "não está morta"

O presidente interino da Renault desmentiu as notícias que alegavam que a Nissan pretendia quebrar a aliança, na sequência da queda no antigo presidente da empresa francesa, Carlos Ghosn.
Empresas

Justiça investiga empresa que vende likes /premium

118
Startup Lisboa nega os apoios, número de telefone não funciona e há vários utilizadores com queixas. Lusoleads defende-se dizendo que está a ser "reestruturada". Investigação Observador.
Arquitetura

Prémio Secil para sede da EDP e centro nos Açores

232
O prémio foi atribuído à Sede Corporativa da EDP, em Lisboa, e ao Arquipélago -- Centro de Artes Contemporâneas, nos Açores, tendo sido distinguidos os cinco arquitetos responsáveis pelos 2 projetos.
CTT

Norges Bank reforça posição nos CTT para 4,05%

O Norges Bank passou a deter 1,98% de direitos de voto associados a ações e 2,07% detidos através de instrumentos financeiros, perfazendo um total de 4,05% dos direitos de voto nos Correios.
Trabalho

Reino Unido. Não fumadores com mais dias de férias

14211
Dez minutos para fumar um cigarro parece aceitável. Se o número de cigarros aumentar até aos 10, deixa de ser justo para quem não fuma. Pelo menos é o que acha o fundador de uma empresa inglesa.
Isabel dos Santos

O braço direito de Isabel. "Para bem e para o mal" /premium

"Mouro de trabalho", "teso" a negociar, ansioso e a roçar a prepotência. Mas muito bom no que faz. Quem é o português que gere os negócios de Isabel dos Santos e é visado pela justiça angolana?
Justiça

Carlos Ghosn confessa: fuga do Japão foi "rápida"

"Se queres uma fuga para ter sucesso, tens de ser rápido e surpreendente", confessou o ex-presidente da Renault-Nissan em entrevista ao jornal brasileiro "O Estado de São Paulo"
Lisboa

Analisada carta suspeita dirigida a António Costa

Uma carta suspeita que seria destinada ao primeiro-ministro obrigou à evacuação da estação dos CTT na Avenida Marechal Gomes da Costa. “À partida, não será nada de real”, afirmou fonte da PSP.
Petrolíferas

Moody's: principais riscos para as petrolíferas 

A Moody's considera que os preços das matérias-primas, o acesso ao financiamento nos mercados internacionais e as restrições regulamentares são as preocupações das petrolíferas.
Corticeira Amorim

A Corticeira Amorim incentiva a plantação de sobro

No âmbito do Projeto de Intervenção Florestal, a Corticeira Amorim vai mobilizar os produtores florestais a plantar 50 mil hectares de sobro em 10 anos, densidade bastante superior à atual.
Transportes

Tejo. Uber e táxis interessados em táxis fluviais

Uber e plataformas de táxis já mostraram interesse em ter pequenas embarcações de transporte de passageiros sem hora marcada entre Lisboa e a margem sul do Tejo. ATL não pretende entrar no negócio.
TAP

Cabo Verde quer que a TAP use aviões maiores

Mais concretamente na rota que liga Lisboa a São Vicente. O Governo cabo-verdiano queixa-se das limitações de carga dos aviões, que não é suficiente para satisfazer exportadores e importadores.
Protótipos

Até a Sony se “atreve” a fazer carros eléctricos

De um gigante como a Sony esperam-se muitas novidades na maior feira de tecnologia do mundo. Mas no CES, em Las Vegas, a maior surpresa da gigante japonesa não foi a PlayStation nem um “smartphone”.
Pharol

Votação para a redução de acionistas da Pharol 

O número de membros do Conselho de Administração da Pharol vai ser reduzido para 6. A proposta de redução é justificada com a redução do escopo da atividade da sociedade.
Tech Auto

Esta é a primeira pala para o sol transparente

Tudo num carro evolui a um ritmo frenético, mas não as palas para o sol, que continuam como eram há 100 anos, quando surgiu o primeiro automóvel. Finalmente, é possível dar um passo em frente.
Uber

Motoristas da Uber manifestaram-se no Porto

Cerca de 100 motoristas manifestaram-se em frente à sede da plataforma Uber, que reduziu de 65 para 59 cêntimos o preço por quilómetro. Bolt também baixou preços.
Empresas

2019 foi ano recorde na criação de empresas

O ano 2019 bateu o recorde de criação de novas empresas em Portugal, com um aumento de 6,4%, para 48.854 unidades, face a 2018, graças a um número cada vez maior de empreendimentos unipessoais.
Fact Check

Há cada vez mais crianças grávidas no Afeganistão?

Circula no Facebook um texto com alegações falsas sobre a situação das raparigas no Afeganistão. É também estabelecida uma relação sem fundamento entre islamismo e partidos políticos portugueses.
TAP

TAP transportou 17 milhões – mais 8% e um recorde

Mais de 17 milhões. A TAP registou máximos históricos no ano de 2018 e também para o mês de dezembro. Ao longo do ano, a taxa de ocupação foi de 80,1% com "uma evolução muito positiva".
Eletricidade

Apoios às eólicas. Indecisão ameaça preço da luz  

127
Decisão de 2017, beneficiou preços da eletricidade em 140 milhões de euros. Mas produtores eólicos deviam ter devolvido duplas ajudas. Governo pediu parecer à PGR e ainda não revelou o que vai fazer.
Uber

Uber defende comissão de 25% cobrada a motoristas

Depois de protestos no sábado e segunda-feira devido à descida de preços, Uber não diz se vai baixar ou não comissão de 25% a condutores e criou o que diz ser um "plano de incentivos" para motoristas.
Orçamento do Estado

Pensões. Ministra garante normalidade este ano

Ministra do Trabalho fez um balanço sobre o programa Converte +, cujo prazo termina esta segunda-feira. Questionada sobre o atraso nas pensões, garantiu reposição da normalidade em 2020.
Uber

Uber. Motoristas em protesto contra baixa de preço

Devido à descida de preços cerca de 100 motoristas da Uber estiveram esta segunda-feira em Lisboa desde a Avenida 24 de julho até ao green hub da Uber na Amoreiras onde buzinaram em protesto.
Gadgets

Em 2020 vai poder falar com o seu chuveiro

A Kohler, uma empresa de produtos sanitários, vai lançar uma cabeça de chuveiro que tem uma coluna com o assistente da Amazon, a Alexa, embutida. Há também tampos para a retrete com esta tecnologia.
Galp

Galp. Reforço da participação do Estado é urgente

O arresto dos bens de Isabel dos Santos torna, para a comissão de trabalhadores da Petrogal, urgente a necessidade de o governo aumentar a sua participação na Galp. Mas não esperam que tal seja feito.
Uber

Greve. Motoristas da Uber contra descida de preços

909
Revoltados com a descida dos preços, que vai diminuir os lucros, os motoristas da Uber vão fazer greve este fim de semana, desligando a app. Empresa diz que condutores são livres de escolher.
Energia

CESE. Estudo pode repor desconto às elétricas

200
Estudo pedido por João Galamba vai reavaliar impacto dos custos das elétricas com a tarifa social e a contribuição da energia (CESE). A sua exclusão em 2017 beneficiou os preços da eletricidade.
NOS

NOS lança ficha simplificada para novos contratos

Empresa de telecomunicações passa a dar aos clientes uma ficha de informação simplificada, como fazem os bancos com os produtos bancários.
Curiosidades Auto

Matthew McConaughey vai à pesca e é um sucesso…

156
O Aviator é um SUV potente e com dimensões generosas da Lincoln, a marca de luxo da Ford nos EUA. Para promovê-lo, o fabricante voltou a recorrer ao actor de Hollywood e tem sido um sucesso.
Economia

Uma logística simples que explicamos em 7 passos

Já ouviu falar do novo serviço CTT Logística para empresas, mas ainda não percebeu exatamente de que se trata?
País

"Continuamos a ser excessivamente investigadores"

"Continuamos a ter muitos papers e poucas patentes. Não é uma coisa sui generis, é Portugal", defendeu o cientista lamentando a falta de transferência do conhecimento para as empresas e hospitais.
TAP

Tripulantes da TAP vivem momento de "inquietação"

Os tripulantes de cabine da TAP vivem um momento de "alguma inquietação" na companhia aérea, situação que o novo presidente do SNPVAC compara a um "barril de pólvora".
Barragens

Barragens. Novos donos pagam impostos em Portugal

554
A EDP chegou a acordo para vender seis barragens do Douro a um consórcio francês. O Estado deverá impor como condição a instalação da sede social em Portugal, para que os impostos sejam pagos cá.
Luanda

Luanda. Trabalhadores de petrolífera em greve

Mais de 500 trabalhadores da petrolífera americana Halliburton estão em greve por "tempo indeterminado". Em causa estão os salários convertidos do dólar para o kwanza no câmbio de há cinco anos.
Empresas

Banca perdoa milhões e salva "rei dos cogumelos"

3309
A banca perdoou cerca de 70% dos créditos da principal empresa do grupo Sousacamp, líder na produção de cogumelos em Portugal. Solução permite "preservação do emprego" e a "continuidade deste player".
País

Talento, para que te quero?

As empresas reconhecem o papel central dos colaboradores de excelência. Descubra as ações mais adequadas para reter talento e conheça as boas práticas da Cofidis.
Transporte Ferroviário

Fertagus vai reduzir lugares sentados em comboios 

494
A Fertagus vai retirar cerca de 80 lugares sentados em cada um dos 17 comboios para criar mais lugares em pé até ao final de janeiro. O investimento "ronda os 200 mil euros".
Braga

Queda de poste mata homem. EDP rejeita culpa

Um homem de 60 anos morreu após ter sido atingido por um poste que caiu numa rua em Barcelos. A EDP recusa responsabilidades, afirmando que é “completamente alheia” ao que causou a queda.
Concertação Social

Governo pôs "uma guilhotina por cima das empresas" /premium

149
Em entrevista à Rádio Observador, o "Patrão dos Patrões" afirma que o Orçamento para 2020 desilude, porque é "poucochinho". E diz que o Governo não é honesto quando pede aumentos que não pratica.
EDP

Conceição "aderiu ao pacto" de Pinho e Mexia /premium

668
Ministério Público indicia atual administrador da REN por ter promovido prejuízo de 1,2 mil milhões de euros ao Estado em conjunto com o ministro Manuel Pinho. Conceição refuta a imputação.
Uber

Travis Kalanick, fundador da Uber, deixa a empresa

Fundador da Uber, que continuava na administração apesar de ter perdido a liderança executiva da empresa em 2017, decidiu sair por completo para se dedicar a outros investimentos e à filantropia.
Transporte Ferroviário

Comboios ainda suspensos entre Alfarelos e Verride

A circulação de comboios continua suspensa entre Alfarelos, concelho de Soure, e Verride, concelho de Montemor-o-Velho, afetando a linha Coimbra-Figueira da Foz.
Comboios

Marcelo aprova fusão entre CP e EMEF

A EMEF, empresa responsável pela manutenção dos comboios da CP, vai ser incorporada na CP. Os trabalhadores vão ocupar os mesmos postos e trabalhar nos mesmos locais
EDP

Ricciardi. "Sócrates não lida bem com a verdade"

790
O banqueiro disponibiliza-se para prestar testemunho num eventual julgamento de Sócrates na Operação Marquês. "Confirmarei sob juramento tudo o que consta" no depoimento revelado pelo Observador.
EDP

Sócrates desmente "vigorosamente" Ricciardi

579
Ex-primeiro-ministro reage a declarações do banqueiro nos autos do caso EDP avançadas pelo Observador e diz que "começa a ser particularmente obsceno a troca de favores entre MP e Ricciardi."
EDP

Governo avalia venda de barragens da EDP uma a uma

O presidente executivo da EDP, António Mexia, afirmou que o Governo ainda não aprovou a venda das seis barragens. Ministro do Ambiente afirmou que vai avaliar a situação caso a caso.
EDP

"Posição do BES na EDP foi um pedido de Sócrates"

1272
José Maria Ricciardi foi ouvido no caso EDP e disse que Salgado influenciou a escolha de Mexia. Mais: o BES só adquiriu uma posição na EDP a pedido de Sócrates. E ainda comprometeu Manuel Pinho.
Transporte Ferroviário

Os portugueses são gado

728
Há quem se resigne em ter um país assim. Eu acredito num país em que, prevendo problemas nas linhas, o operador dos caminhos de ferro ponha imediatamente ao dispor dos clientes alternativas razoáveis.
Segurança Social

Segurança Social perdeu 70 milhões na antiga PT  

379
Fundo da Segurança Social vendeu todas as ações que tinha na Pharol em 2018. Tribunal de Contas diz que se concretizou menos-valia de 70 milhões. Gestor do fundo contrapõe dividendos de 92 milhões.
EDP

EDP vende barragens no Douro por 2,2 mil milhões

2868
As barragens vendidas ao consórcio francês ficam no rio Douro: Miranda, Bemposta e Picote Foz Tua, Baixo Sabor e Feiticeiro. EDP prepara fim do carvão com 300 milhões, mas ainda não fecha Sines.
CP

Aprovada fusão entre Comboios de Portugal e EMEF

O Conselho de Ministros aprovou a incorporação da EMEF na CP - Comboios de Portugal para reforçar a capacidade operacional e funcional do transporte ferroviário de passageiros.
Auto

Novo Zoe: este elétrico vai longe

O novo Renault Zoe traz mais potência, mais conforto, novas tecnologias, um novo design e, mais importante, uma autonomia que permite fazer grandes viagens com uma só carga.
Redes Sociais

Instagram proíbe promoção a tabaco e álcool

120
Além de produtos de tabaco, "vaping" e álcool, a rede social vai condicionar as publicações pagas de suplementos dietéticos e armas. Há também uma nova ferramenta para marcas e "influencers".
País

Como premiar os melhores sítios para trabalhar 

Conheça o prémio anual que certifica empresas com base na opinião dos colaboradores. O prémio que a Cofidis já recebeu mais do que uma vez: o Best Workplaces.
Uber

Uber quer entrar no mercado de trabalho temporário

A experiência vai ser feita em Chicago e liga os trabalhadores da Uber a empresas que têm para oferecer empregos de curto prazo em hotelaria, eventos e outros setores. 
Natal

Cinco coisas que todas as famílias devem fazer 

Já pensou na sua Bucket List familiar? Damos algumas ideias que vão enriquecer o tempo passado em família, criar memórias e reforçar as relações.
Energia

Acionista REN compra metade da rede energia do Omã

O grupo China State Grid, que em Portugal é o maior acionista da REN, comprou 49% da rede de distribuição de energia do Omã. A compra faz parte da iniciativa chinesa intitulada "uma faixa, uma rota".
Ikea

Ikea apoia 2.500 refugiados em 30 países

A empresa anunciou que vai conceder experiência de trabalho a refugiados em 30 países, incluindo Portugal. A ideia é proporcionar uma oportunidade de trabalho dentro do grupo Ingka.
Autoeuropa

Autoeuropa já produziu 250 mil automóveis em 2019

A Autoeuropa é a quinta maior de 19 fábricas da Volkswagen, excluindo as fábricas na China, e concluiu esta tarde a unidade 250 mil do ano. Trata-se de um T-Roc cinzento que será vendido em Portugal.
Economia

Com lixo dos aterros, damos a volta ao mundo

A SEAT vai testar biocombustível nos seus veículos, obtido a partir de aterros municipais. Serão quatro anos e um orçamento de 4,6 milhões de euros para garantir zero emissões de CO2.
Petrolíferas

Sonagol e Total. Acordo de 400 milhões de dólares

As petrolíferas Sonangol e Total assinaram um acordo de compra e venda dos Blocos 20 e 21, onde vai ser criado um polo de investimento. Numa primeira fase, o contrato foi de 400 milhões de dólares.
Telecomunicações

NOS lança fundo para desenvolver 5G

O fundo deverá ter início ainda este ano e serve para estimular a investigação e desenvolvimento na utilização do 5G na indústria e serviços. Período de investimento estimado é de cinco anos.
Banco de Portugal

Bancos vão pagar mais para o Fundo de Resolução

Os bancos vão passar a pagar mais de contribuições periódicas adicionais para o Fundo de Resolução em 2020.
Porto Editora

"Sustentabilidade" à frente para Palavra do Ano

As palavras "sustentabilidade", "violência [doméstica]" e "desinformação" lideram a votação para a Palavra do Ano de 2019, que termina no dia 31 às 24h00. Em 2018, a vencedora foi "enfermeiro".
Internet

Tendências Marketing Digital 2020

Uma estratégia de marketing em torno dos influenciadores não é relevante para qualquer negócio, nem é consensual. Para ser eficaz, relevância e credibilidade são palavras de ordem.
Cascais

Cascais. Homem morre em atropelamento ferroviário 

1056
Um homem morreu esta sexta-feira à noite após ter sido atropelado por um comboio na linha de Cascais, na zona de Carcavelos. A circulação na linha esteve interrompida durante duas horas.
Altice

Meo vende 49,99% da rede de fibra à Morgan Stanley

207
Negócio deverá estar fechado em 2020 e poderá permitir à Meo um encaixe de mais de 2 mil milhões de euros. Empresa que detém rede de fibra ótica em Portugal foi avaliada em 4,63 mil milhões de euros.
EDP Renováveis

Parques eólicos da EDPR financiados com 45 milhões

O Banco Europeu de Investimento financiou com 45 milhões de euros três parques eólicos da Eólica da Linha, integralmente detida pela EDP Renováveis, que contam ainda com o cofinanciamento do BPI.
Empresas

MP arquiva inquérito sobre suspeitas na Deloitte

O Ministério Público arquivou o caso com origem nos "Malta Files", considerando que houve uma utilização "questionável" de mecanismos fiscais, mas não houve fraude.
Eletricidade

Costa está "a ganhar tempo" no tema do IVA da luz

320
Governo quer que Bruxelas altere regras do IVA para poder cobrar o imposto na eletricidade consoante o consumo. Eduardo Catroga desconfia: também se faria o mesmo nos restaurantes de luxo?
Petrolíferas

Aramco estreia-se em bolsa com subida de 10%

A petrolífera saudita Aramco, a maior do mundo, estreou-se no mercado de valores. O valor das ações subiu, fazendo da empresa a mais cara do mundo, situando-se nos 1,66 biliões de euros, na bolsa.
TAP

TAP na China deverá acontecer "a médio prazo"

"É uma convicção que é muito minha", confessou o presidente do Conselho de Administração da TAP, que afirma que "num médio prazo a TAP vai voar para a Ásia, vai voar para a China".
EDP

EDP: variar IVA em função do consumo "tem lógica" 

398
O presidente executivo da EDP considerou que a variação da taxa de IVA sobre a energia em função dos escalões de consumo é "mais justa", sendo uma decisão sem "nenhuma influência no negócio da EDP".
Aeroporto de Lisboa

Aeroporto de Lisboa. Agentes pedem final de obras

Vários agentes do setor do Turismo, do setor imobiliário e da hotelaria alertaram para a importância de serem terminadas as obras no aeroporto da capital, "um pilar fundamental" para o turismo.
Volvo

Consegue ver 230 árvores neste anúncio da Volvo? 

251
Até a publicidade pode contribuir para purificar o ar das cidades. A Volvo instalou o primeiro “outdoor” de grande formato em Portugal que desintegra até 85% de elementos poluentes na atmosfera.
Presidente Trump

Amazon apresenta queixa contra Trump em concurso

A empresa aponta para os "insistentes ataques públicos e de bastidores" de Trump contra Jeff Bezos e diz que aquela "pressão" levou à perda de contrato público com o Departamento de Defesa.
El Corte Inglés

Câmara deu notificação negativa ao El Corte Inglés

Esta segunda-feira, a Câmara do Porto revelou que o projeto do El Corte Inglés na Boavista “teve uma primeira interação [notificação] negativa” por não cumprimento de uma das dimensões legais.
Iberdrola

Barragens do Tâmega: Iberdrola sobe indemnizações

A Iberdrola vai aumentar o valor das indemnizações pelas 52 casas afetadas pelas barragens de Daivões, Alto Tâmega e Gouvães. Por cada metro quadrado de casa afetada, vão ser entregues 950 euros.
Cabo Verde

África. Senegal e Costa Marfim no radar

“Costa do Marfim e Senegal são países que estão a gerar maior interesse” por parte das empresas nacionais instaladas nos PALOP com o objetivo de expandir, admitiu o presidente da AICEP.
Uber

Uber: 6 mil denúncias de agressões sexuais 

Uber soma quase 6 mil denúncias de agressão sexual, entre 2017 e 2018, nos Estados Unidos da América. As agressões dividem-se entre violações e tentativas de toque ou penetração não consensuais.
Sonae

Ângelo Paupério eleito administrador da Sonae

Os acionistas do grupo Sonae elegeram esta quarta-feira Ângelo Paupério para a administração da empresa. Foi sugerido pela Efanor (a maior acionista do grupo, com 62,78%),
Empresas

Ricoh quer duplicar faturação em Portugal

A multinacional japonesa quer duplicar a faturação anual de 26 milhões através da oferta de serviços de IT, que têm tido esse efeito em Espanha. O impacto é para ser sentido até ao final de 2020.
Sonae

Sonae. Entrada de Ângelo Paupério vai ser votada

A entrada de Ângelo Paupério na administração da Sonae Capital vai ser esta quarta-feira votada pelos acionistas, que vão votar ainda o alargamento "do número de membros do Conselho de Administração".
TAP

Lacerda Machado: TAP "é mesmo muito interessante"

"Toda essa movimentação que aí há significa o seguinte: a TAP é uma companhia muito interessante. É mesmo uma companhia muito interessante", disse à agência Lusa Diogo Lacerda Machado.
Amazon

Amazon põe à venda enfeites de Natal de Auschwitz

Vários produtos com imagens do campo de concentração de Auschwitz foram postos à venda no portal de e-commerce da Amazon. O museu Auschwitz Memorial pediu que os produtos fossem retirados.
CP

Governo espera pagar menos à CP a partir de 2024

Contrato de serviço público começa por dar 90 milhões de euros à CP, mas Governo espera que valor baixe a partir de 2024, quando se concluírem investimentos na renovação de frota e na contratação.
Empresas

Garland. 243 anos a navegar pela história nacional /premium

259
Tudo começou com um navio que transportava bacalhau. Thomas Garland chegou a Lisboa e ali fez nascer a Garland. Duas guerras e uma revolução depois, é uma das empresas mais antigas de Portugal.
Bloco de Esquerda

BE acusa Iberdrola de fechar fronteira

A coordenadora do BE acusou a Iberdrola, responsável pela gestão da barragem de Cedillo, de cortar a fronteira entre Portugal e Espanha, e promete levar assunto ao Parlamento Europeu e português.
Iberdrola

Iberdrola indemniza lesados da barragem de Daivões

A Iberdrola vai pagar mais 1,4 milhões de euros de indemnização às famílias lesadas pela construção da barragem de Daivões, incluída no Sistema Eletroprodutor do Tâmega.
CP

Regulador vai apertar controlo às falhas da CP

190
CP foi campeã das queixas em 2018, com mais de 33.000 notificações por atrasos e supressões. Regulador avisa: se for preciso aplica "a bomba atómica" e suspende o contrato de serviço público.
CP

Circulação normalizada na Linha do Norte

Uma avaria de um comboio de mercadorias condicionou a circulação de comboios da Linha do Norte no sentido Porto-Lisboa esta sexta-feira de manhã. A circulação já foi normalizada.
Economia

Costa quer desenvolver base industrial ferroviária

1277
António Costa quer entrar no mercado exportador com o desenvolvimento de uma base industrial ferroviária, designadamente na área da manutenção e na produção de material circulante.
Transporte Ferroviário

CP recebe 90 milhões em 2020. Depois logo se vê

224
Contrato de serviço público assinado entre Estado e a CP prevê a entrega de 90 milhões de euros em 2020. Valores a pagar nos nove anos seguintes vão depender do cumprimento de indicadores de serviço.
TAP

Aeroporto. TAP estima perder 12 milhões com obras

A TAP estima que a perda de receita associada às obras no aeroporto de Lisboa se fixe em 12 milhões de euros e admite que haja a possibilidade de cancelamentos e atrasos de voos.
Investimento

Bright Sunday investe 10 milhões em Portugal

A Bright Sundy vai ultrapassar os 10 milhões de euros de investimento em Portugal em 2019, focando-se na "implementação de painéis solares e outras tecnologias limpas de poupança de energia".
Impostos

Estudo sugere pagar impostos em data única

As empresas portuguesas pagam impostos em média 169 vezes por ano. Um estudo da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição sugere unificar as datas de pagamento e de apresentação de documentos.
Municípios

Correios funcionam mal e comissões são "má ideia"

São afirmações do presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Manuel Machado, que falou em entrevista à Lusa sobre os sem-abrigo, o serviço dos correios e as comissões por depósitos.
Sport TV

Euro2020: Sport TV acredita em acordo

"As negociações ainda não chegaram a bom porto", afirmou o presidente executivo, que acredita ser possível chegar a acordo sobre os direitos de transmissão do Campeonato Europeu em sinal aberto.
CP

Estado assina contrato de serviço público com CP

Com este contrato, a CP recebe uma indemnização compensatória pela prestação de serviço público, algo que já acontecia, mesmo sem o contrato, para cobrir o prejuízo gerado por serviços deficitários.
Empresas

Empreender em Portugal? Só por masoquismo.

2769
Se o seu negócio não aguentar e morrer a seguir pouco lhes importará. Depois se ficarem com a riqueza que criou, vão obrigá-lo a tornar-se dependente do Estado para que assim se torne mais controlável
TAP

Governo afasta alterações societárias na TAP

O ministro das Infraestruturas e Habitação assegurou esta quarta-feira que não está prevista nenhuma alteração societária na TAP. "Não sei de nenhuma saída do nosso acionista privado", afirmou.
CP

CP vai precisar de 200 a 250 comboios até 2040

Presidente da CP disse que, "sem levar em consideração o aumento da procura exponencial" atual, a empresa vai precisar de "200 a 250 unidades múltiplas para operar".
Infarmed

Mais de 11 mil reações adversas a medicamentos

O Infarmed recebeu desde o início do ano 11.359 notificações adversas, 6.613 consideradas graves (58%), sendo quem mais notifica os titulares da autorização de introdução no mercado.
CP

CP assina contrato de serviço público com o Estado

A CP - Comboios de Portugal vai assinar na quinta-feira o contrato de serviço público com o Estado, pela primeira vez na sua história.
Altice

5G. Altice diz que há "atrasos quase irreparáveis"

"Acredito que há atrasos quase irreparáveis fruto da inação do regulador", disse Alexandre Fonseca. A libertação da faixa de 700 MHz só deve estar disponível depois do terceiro trimestre de 2020.
TAP

"Especulações" e "manobras" não ajudam TAP

David Neeleman admite que resultados da TAP não têm sido tão rápidos como gostaria. Garante que privados estão comprometidos com plano de transformação. E avisa que especulações e manobras não ajudam.
Luxo

Arnault supera Gates como 2º mais rico do mundo

Bernard Arnault já era o homem mais rico da Europa, mas a aquisição da Tiffany & Co, fez do CEO da LVMH o segundo mais rico do mundo, destronando Bill Gates. Agora, a fortuna é de 98 mil milhões.
Cabo Verde

Cabo Verde deixa cair golden share em petrolífera

O governo cabo-verdiano decidiu colocar uma oferta pública de venda para as 21.000 acções que detém da Enacol. A petrolífera em questão tem mais de 50% de quota de mercado em Cabo Verde.
TAP

Neeleman quer vender a sua parte da TAP

1825
O mal-estar com o parceiro de consórcio, Humberto Pedrosa, e com o Estado, devido aos resultados negativos da TAP, podem estar a forçar a saída de David Neeleman.
FC Porto

Contas do FC Porto aprovadas por maioria

O relatório e contas do FC Porto para a época de 2018/2019 foram aprovadas por maioria esta segunda-feira com o resultado positivo líquido de 8,507 milhões de euros.
El Corte Inglés

Porto pede a Governo para reverter El Corte Inglés

234
A autarquia aprovou esta segunda-feira por unanimidade uma recomendação ao Governo para reverter o contrato promessa de compra e venda do terreno na Boavista, onde o El Corte Inglés quer construir.
Banco de Portugal

Contact centers faturaram 539 milhões em 2018

96 empresas de contact centers em Portugal tiveram faturação de 593 milhões de euros em 2018, mais 10,6% do que no ano passado. O peso das importações nas compras destas empresas foi de 16%.
CTT

PS quer reabrir estações dos CTT

127
PS vai propor ao Governo recomendação para a reabertura dos CTT nos concelhos que ficaram sem estações próprias. Empresa já mostrou intenção de reabrir, mas não há calendário para as 31 que faltam.
Galp

Galp vai comprar energia renovável a Espanha

O contrato com a Grenergy Renovable prevê entre 300 a 360 GWh por ano, provenientes de vários projetos de energia solar em Espanha. Trata-se do segundo negócio deste tipo feito pela Galp em 2019.
Mercedes-Benz

Acha-se capaz de bater Hamilton? Agora é possível

Lewis Hamilton é o mais recente campeão do mundo de F1, título que soma aos cinco que conquistou antes. Mas você pode provar que é mais rápido e nem precisa de se deslocar a um circuito…
Luxo

Louis Vuitton compra Tiffany por 15 mil milhões

377
O grupo LVMH, detentor de marcas de luxo como a Louis Vuitton e a Dior, anunciou a compra da histórica joalharia Tiffany & Co por 14,7 mil milhões de euros.
Samsung

Suborno com Petrobras: Samsung faz acordo judicial

A Samsung Heavy Industries, construtora de navios do grupo sul-coreano Samsung, chegou a acordo com o Departamento de Justiça dos EUA num caso de subornos milionários, investigado na Virgínia.
Despedimentos

WeWork. Presidente despede e vai jantar fora

Marcelo Claure partilhou fotografia da sua refeição em restaurante com estrela Michelin, no valor de 100 euros por pessoa um dia depois de uma das suas empresas ter despedido 2.400 funcionários.
TAP

TAP pede emprestado 375 milhões e paga 5,625%

Companhia classificou a operação como um "sucesso". A TAP queria levantar no mercado 300 milhões e conseguiu 375 ME, com uma maturidade de cinco anos.
País

O verde é o novo preto

Muitos portugueses compram novos eletrodomésticos na Black Friday. É a altura ideal para compras inteligentes. Mas o desafio passa também por compras eficientes e ambientalmente sustentáveis.
TAP

TAP vai começar a ganhar sustentadamente dinheiro

"A TAP deverá, nos próximos tempos, começar a ganhar sustentadamente dinheiro e tem a capacidade de ser, hoje, como é, uma companhia interessante", disse Lacerda Machado, administrador não executivo.
Empresas

É assim: Manuel Carlos, César Araújo e Luís Onofre /premium

Nenhuma empresa, nenhum empresário, nenhum gestor sério e competente se esquece de devolver à sociedade o que com ela ganhou.
Altice

Altice diz que Anacom "não regula" mercado

O presidente executivo da Altice Portugal afirmou que presidente da Anacom está "zangado com a vida" e considerou que regulador não tem "visão estratégica" para o 5G.
Vodafone

5G. Vodafone critica relatório da Anacom

O presidente executivo da Vodafone Portugal, para quem o atraso na implementação do 5G é "recuperável", criticou esta quinta-feira o relatório divulgado pela Anacom.
Vila Nova de Gaia

Gaia. Trabalhadores denunciam pressões da Sonae

171
Os trabalhadores do Continente Modelo da Rechousa concentraram-se para denunciar pressões e sanções disciplinares por aderirem à greve no 1.º de Maio. Sonae diz que não se revê nas práticas relatadas.
Uber

Já não é só no continente: Uber chega à Madeira

Depois de várias cidades em Portugal continental, a Uber arrancou para a ilha da Madeira. A empresa cobre mais de 65% da população portuguesa, a maior cobertura do serviço no sul da Europa.
Uber

Uber vai ter opção de gravar áudio das viagens

A nova ferramenta vai começar no Brasil e no México. Clientes e motoristas vão poder escolher se querem gravar as suas viagens para, em caso de problemas, a Uber conseguir perceber o que se passou.
Tecnologia

78% das mulheres em cargos "tech" alvo de sexismo

120
A Portuguese Women in Tech e a Polar Insight fizeram um estudo com a Deloitte sobre o mercado tecnológico português. 74% das inquiridas afirma que "ouviu suposições" de só ter emprego por ser mulher.
Televisão

Meo é primeira operadora portuguesa na Apple TV

A Meo é a primeira operadora portuguesa na Apple TV numa era em que "ver televisão hoje é consumir conteúdo". Este foi um projeto que envolveu 50 pessoas e mais de 20 mil horas de trabalho.
Angola

Angola. Combate à criminalidade é prioridade

Um relatório da Fitch considera que a criminalidade violenta e pequena delinquência são os maiores riscos de segurança para as empresas no país. A Ministra das Finanças diz que esta é prioridade.
TAP

Custos com pessoal subiram 250 milhões em 3 anos

582
Custo com trabalhadores disparou 72% em três anos, para perto de 600 milhões de euros. Desde finais de 2015, a TAP contratou 2700 trabalhadores.
A página está a demorar muito tempo.