Empresas
Vila Nova de Gaia

Gaia. Trabalhadores denunciam pressões da Sonae

Os trabalhadores do Continente Modelo da Rechousa concentraram-se para denunciar pressões e sanções disciplinares por aderirem à greve no 1.º de Maio. Sonae diz que não se revê nas práticas relatadas.
Uber

Já não é só no continente: Uber chega à Madeira

Depois de várias cidades em Portugal continental, a Uber arrancou para a ilha da Madeira. A empresa cobre mais de 65% da população portuguesa, a maior cobertura do serviço no sul da Europa.
Uber

Uber vai ter opção de gravar áudio das viagens

A nova ferramenta vai começar no Brasil e no México. Clientes e motoristas vão poder escolher se querem gravar as suas viagens para, em caso de problemas, a Uber conseguir perceber o que se passou.
Tecnologia

78% das mulheres em cargos "tech" alvo de sexismo

A Portuguese Women in Tech e a Polar Insight fizeram um estudo com a Deloitte sobre o mercado tecnológico português. 74% das inquiridas afirma que "ouviu suposições" de só ter emprego por ser mulher.
Televisão

Meo é primeira operadora portuguesa na Apple TV

A Meo é a primeira operadora portuguesa na Apple TV numa era em que "ver televisão hoje é consumir conteúdo". Este foi um projeto que envolveu 50 pessoas e mais de 20 mil horas de trabalho.
Angola

Angola. Combate à criminalidade é prioridade

Um relatório da Fitch considera que a criminalidade violenta e pequena delinquência são os maiores riscos de segurança para as empresas no país. A Ministra das Finanças diz que esta é prioridade.
TAP

Custos com pessoal subiram 250 milhões em 3 anos

462
Custo com trabalhadores disparou 72% em três anos, para perto de 600 milhões de euros. Desde finais de 2015, a TAP contratou 2700 trabalhadores.
IMI

Lisboa aprova aumento de IMI a prédios devolutos

O agravamento, em 2020, da taxa de IMI para os prédios devolutos nas zonas de maior pressão urbanística foi esta terça-feira aprovado. Penalização pode vir a ser de 12 vezes o valor da taxa normal.
TAP

TAP inaugura três ligações à América

Maceió no Brasil, Montreal no Canadá e Boston nos Estados Unidos são três novas ligações da TAP que vêm de uma aposta da empresa no continente americano. O voo para Boston partirá de Ponta Delgada.
Natureza

WWF e Portucel promovem debate em Moçambique

Um debate sobre a possível plantação de florestas em África, de forma a produzir madeira para responder à crescente procura mundial, sem substituírem as florestas naturais, é a proposta.
País

Governo atrasado mas não cancela plano ferroviário

O ministro das Infraestruturas respondeu a uma manchete do Jornal de Notícias que apontava para o adiamento de 18 obras e um cancelamento. O ministro garante que não houve cancelamento algum.
Património

BE quer suspender a venda de património público

O BE anunciou esta terça-feira que irá apresentar ainda esta semana uma moratória à venda de património do Estado, tendo em conta as necessidades habitacionais de algumas cidades.
Instituto Nacional Estatística

Salários de filiais estrangieiras são 40% melhores

Empresas com escritórios em Portugal e no estrangeiro pagam cerca de 40% a mais aos seus trabalhadores estrangeiros. Paralelamente estas empresas investem também valores superiores noutros países.
Lifestyle

5G: Tudo o que imaginámos pode ser realidade

Como será o futuro próximo com ligação instantânea à internet e conectividade de pessoas e máquinas? Quatro figuras públicas partilham expectativas e falam de oportunidades e desafios.
Global Shapers

E o futuro do trabalho aqui tão longe

210
A tecnologia é vista como o catalizador da mudança e é muitas vezes vista como a solução “chave-na-mão”, mas ela não cria uma nova cultura dentro da empresa, apenas potencia a cultura que já existe.
CP

Sindicatos insatisfeitos com salários na CP

Os sindicatos dos ferroviários da CP pretendem demonstrar ao Governo que as medidas que estão a ser levadas a cabo para valorizar o setor só terão efeito se o "trabalho for também valorizado".
FC Porto

SAD do FC Porto encaixa até 50 milhões

Em causa está a titularização dos créditos decorrentes do contrato de cessão de direitos de transmissão televisiva dos jogos no Estádio do Dragão, a contar para a primeira Liga, entre a SAD e Altice.
TAP

TAP regista prejuízos de 111 milhões até setembro

809
“A TAP S.A. apurou um prejuízo acumulado, nos primeiros nove meses do ano, de 111 milhões essencialmente devido a variações cambiais sem impacto na tesouraria", lê-se no comunicado.
TAP

TAP quer ir ao mercado por 300 milhões de euros

182
A companhia aérea pretende emitir obrigações a cinco anos para refinanciar dívida e alargar prazos de pagamento. A taxa de juro ainda não está definida.
Beleza e Bem Estar

Kylie vende metade do seu império de cosmética

Em março, foi considerada pela Forbes a mais jovem nova bilionária. Agora, Kylie Jenner vende 51% da sua marca de cosmética, Kylie Cosmetics, ao grupo Coty por 600 milhões de dólares.
Galp

Costa Pina aprovou reavaliações e foi para a Galp

438
Carlos Costa Pina é desde 2012 administrador-executivo da Galp. Público noticia que foi ele mesmo que, em 2008, aprovou as reavaliações das redes de gás que estão há anos em tribunal.
Nike

Nike deixa de vender produtos através da Amazon

Em 2017, quando foi celebrado o acordo, a Nike concordou vender uma variedade limitada de produtos para a Amazon, em troca de política mais rigorosa de controlo das falsificações.
Aeroportos

"O ministro Pedro Marques andou a empatar"

186
O chairman da ANA considera que o atual ministro Pedro Nuno Santos recuperou "três anos perdidos" e acredita que o novo aeroporto do Montijo "vai mesmo acontecer."
EFACEC

Nova greve na Efacec mobiliza uma centena 

Cerca de 100 funcionários da Efacec cumpriram esta sexta-feira nova greve de 2 horas para reclamar aumentos salariais. A Efacec diz respeitar a greve, mas não encontra fundamentos que a justifiquem.
Amazon

Amazon contesta contrato dos EUA com a Microsoft

Em cuasa está a atribuição por parte do Pentágono de um contrato de armazenamento de dados on-line (nuvem) no valor de 10 mil milhões de dólares à Microsoft.
Comboios

Linha do Norte. Três atropelamentos em 24 horas

156
Segundo o maquinista, a vítima era uma mulher e estava a falar ao telemóvel quando se dirigia à passagem pedonal. Os outros acidentes registaram-se em Alverca e Espinho.
DECO

Deco contesta coima por e-mails não solicitados

106
Em causa está uma coima de 107 mil euros por envio de "e-mails" não solicitados, com fins de marketing direto ou de publicidade, que teve como origem a queixa de um particular.
Farfetch

Farfetch com perdas de 85 milhões no 3º trimestre

163
Mercados reagiram bem porque as perdas foram menores do que o esperado. Empresa antecipa um quarto trimestre "forte" e maiores receitas.
Sata

Ex-administrador da TAP é novo presidente da SATA

Luís Rodrigues é o novo presidente da SATA depois de uma passagem pela TAP entre 2009 e 2014 como administrador executivo da TAP SGPS e da TAP S.A.
Altice

Altice está a trabalhar nos serviços financeiros

O presidente executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, afirmou que a empresa está a "trabalhar ativamente" nos serviços financeiros.
Atropelamento

Linha do Norte cortada após atropelamento mortal

Um atropelamento mortal na estação de Alverca obrigou ao corte da circulação da Linha do Norte, no sentido Lisboa-Porto. Não há previsão de reabertura da linha.
Lucros

Lucro da Sonae diminuiu 16% num ano

Os lucros da Sonae caíram 16% no último ano devido à venda da participação do grupo na Outsystems. O grupo foi também responsável pela criação de mais de mil postos de trabalho nos últimos 12 meses.
Empresas

Continental instala centro de serviços no Porto

A Continental vai instalar no Porto um centro de desenvolvimento de tecnologias que poderá empregar "cerca de 300 engenheiros" e apoiará o desenvolvimento de soluções para veículos elétricos.
Produção Industrial

Portugal vai superar a produção de 300 mil carros

Dos 300 mil automóveis que se estima sejam produzidos até ao final do ano, mais de 250 mil sairão da fábrica da Autoeuropa em Palmela, no 24.º ano de laboração da unidade.
Estado

Tribunal de Contas chumba contratos com a MEO

A prorrogação pelo período de um ano o prazo de vigência inicial do contrato da Meo (Altice Portugal) com o Estado para a prestação do serviço universal de postos públicos foi chumbada.
El Corte Inglés

Metro e El Corte Inglés negoceiam a linha rosa

"Devemos ter toda a prudência, tanto mais que a Metro do Porto, que vai lá construir uma estação, tem vindo a negociar com o El Corte Inglés a adequação do projeto", disse Rui Moreira.
Porto

Porto. Câmara incapaz de travar El Corte Inglés

156
O presidente Rui Moreira diz que é impossível travar a edificação do El Corte Inglés por falta de fundos, apesar de o projeto não estar ainda confirmado.
NOS5G

NOS obrigada a retirar campanha sobre 5G

A Meo avançou com uma queixa de publicidade enganosa contra a NOS sobre uma campanha publicitária relativa ao 5G. A Associação da Auto Regulação Publicitária deu razão à queixa.
Energia

Fecho da central de Sines: segurança acautelada

O secretário de Estado da Energia garantiu que todas as situações de segurança serão acauteladas antes do fecho da central termoelétrica de Sines, em 2023.
Comboios

Mais 3,9% de passageiros nos comboios em 2018

São 147,4 milhões as pessoas que passaram pelos comboios quer da CP, quer do Metropolitano de Lisboa ou do Porto, entre outros. O número representa um crescimento de quase 4% em relação a 2017.
Agricultura

Candidaturas ao prémio à instalação até esta sexta

“O apoio previsto consiste num prémio à instalação, sob forma de subvenção não reembolsável”, sendo a dotação orçamental de 15 milhões de euros no total, anunciou o programa.
Greve

Trabalhadores da Navigator em greve em novembro

1132
Os trabalhadores do grupo Navigator marcaram greve entre os dias 13 e 16 de novembro e admitem recusar todo o tipo de trabalho suplementar antes e depois da greve.
Lifestyle

Entre uma colherada e uma história de heróis

O momento da refeição deve ser calmo e estruturante, sobretudo para os mais novos. Consciente disso, a McDonald’s acrescentou livros aos ingredientes do seu Happy Meal.
Mercado de Trabalho

Paixão no trabalho? Como as empresas põem travão /premium

151
Pode iniciar uma relação com um colega? A empresa pode despedi-lo? Se for a tribunal, ganha? O CEO da McDonald's demitiu-se. Em Portugal, a lei impede restrições, mas há empresas que tentam na mesma.
Web Summit

Uber. Carros Voadores? "Em 2023 está feito"

No palco da Web Summit, o diretor de produto da Uber reforçou a promessa de carros voadores já em 2023 e anunciou 200 trotinetes elétricas JUMP a circular em Lisboa.
EDP

China reduz posição na EDP com venda de ações

CNIC, empresa detida pelo Estado chinês, vai vender quase todas as ações que ainda tem na EDP. Chegou a ter 5% quando foi lançada OPA chinesa. China reduz posição na EDP para 23,27%.
Energia

Lucro da Endesa cai 85% até setembro cai 

O lucro da energética espanhola caiu 85% por causa da deterioração contabilística da avaliação das centrais a carvão, pela queda da procura durante os meses quentes e os preços dos direitos de CO2.
País

Vasco da Gama: Uma Varanda para a Web Summit 

O maior e mais famoso evento de tecnologia e economia digital está de volta a Lisboa pelo quarto ano consecutivo. Entre 4 e 7 de novembro, a Web Summit traz a Lisboa nomes sonantes de Silicon Valley
Porto

Porto. BE quer habitação no terreno da Boavista

"Na opinião do Bloco de Esquerda este é um projeto que a cidade não precisa, não quer e deve recusar, como a Câmara Municipal do Porto recusou ao longo destes anos", afirmou o deputado Pedro Lourenço.
Galp

Galp alerta para riscos da transição energética

161
Alterações previstas no roteiro para a neutralidade carbónica 2050 prevêem que a transformação de petróleo em Matosinhos e Sines — duas refinarias da Galp — seja reduzida até 88% em 2050.
McDonald's

Mais uma demissão na McDonald's depois de polémica

Depois da saída do CEO por ter um relacionamento consensual com uma pessoa que trabalha na empresa, agora é o responsável pelos recursos humanos da McDonald's que abandona a empresa.
Altice

Altice fica no Altice Arena mais 10 anos e com 5G

"Hoje celebramos aqui o continuar da parceria" por mais 10 anos, afirmou o presidente executivo da Altice Portugal, acrescentando que a sala de espetáculos passará a ter cobertura 5G permanentemente.
McDonald's

Relação com colega trama CEO da McDonald´s

132
Foi consensual, mas "viola" as regras da companhia. Relação de Steve Easterbrook com colega levou ao seu afastamento como administrador-executivo da gigante dos hambúrgueres.
Transportes

Uber e outras apps satisfeitas um ano após a lei

As operadoras de TVDE em Portugal são unânimes ao considerar que a existência da lei que regula a sua atividade é uma mais-valia para a mobilidade.
Táxis

Táxis perderam clientes com apps tipo Uber

O presidente da Federação Portuguesa do Táxi reconhece a existência de uma "certa crispação" entre os dois serviços de transporte.
McDonald's

McDonald's pede desculpa por cartaz de Halloween

226
O McDonald's Portugal criou um cartaz para promover um gelado usando a expressão "Sundae Bloody Sundae", um trocadilho com uma música dos U2 sobre o massacre do Domingo Sangrento, na Irlanda do Norte.
Lifestyle

Guia para usufruir do Centro Vasco da Gama

Vai participar da maior feira de tecnologia mundial? Aproveite a localização privilegiada junto ao Centro Vasco da Gama e tire partido dos seus serviços para ter uma melhor experiência na Web Summit
Moçambique

Moçambique. Doados 15 mil euros para Cruz Vermelha

Seis meses depois da iniciativa de "O Conto da Ilha Desconhecida", a Porto Editora e a Fundação José Saramago vão doar mais de 15 mil euros para apoio às vítimas do ciclone Idai em Moçambique.
Fernando Medina

CML começa negociação para a expansão da FIL

Negociação com Fundação AIP partirá da elaboração de um estudo sobre quais os potenciais clientes da estrutura, que não a Web Summit, e quais "as condições da sua viabilidade económica e financeira".
Twitter

Twitter proíbe toda a publicidade política

180
O Twitter vai proibir todo o tipo de publicidade política já a partir do dia 22 de novembro. "O alcance das mensagens políticas deve ser conquistado, não comprado", diz o diretor executivo da empresa.
CTT

321 Crédito faz disparar lucros dos CTT

Graças “ao contributo líquido da integração da 321 Crédito” e à “melhoria operacional" da empresa, os lucros dos CTT aumentaram em 99,7% até setembro, em termos homólogos.
Metro do Porto

Costa promete barcos e comboios. Quando chegam?

1000
Primeiro-ministro diz que o Investimento nos transportes vai começar a ser visível nesta legislatura. Os concursos já foram lançados, mas algum material circulante pode só chegar com próximo Governo.
Energia

Lucros da EDP crescem 55% até setembro

754
Elétrica portuguesa obteve lucros de 460 milhões de euros até setembro, graças ao contributo do setor das renováveis, de acordo com um comunicado enviado à CMVM.
Transportes

Trotinetes. VOI deixa de operar em Portugal

367
A empresa de micromobilidade justifica o encerramento das operações no país com "o mercado atual e as condições regulatórias em Portugal". Trotinetes vão ser recolhidas na próxima semana.
Espanha

Lucro da Iberdrola sobre 20,4%

Os dados da gigante da energia espanhola são dos primeiros nove meses do ano. As causas do lucro são o bom desempenho da rede, o negócio da geração e vários clientes.
Empresas

EDP Renováveis aumenta lucros em quase 200%

Os dados são relativos ao mesmo período do ano passado e o crescimento é de 197%, tendo sido registado um lucro de 342 milhões de euros em 2019 até ao mês de setembro.
Telecomunicações

5G. Condições justificam dissolução da Anacom

A Altice Portugal disse que "estão verificadas as condições previstas" na lei que "justificam a dissolução" da administração da Anacom.
Entrevista

Magnata dos media? "Comigo é para ganhar dinheiro" /premium

Faria negócio com Trump, acha que Costa e Rio se complementariam e não tem "medo de ser o patrão". A primeira grande entrevista de Mário Ferreira depois de se saber da oferta da Cofina pela TVI.
Petrolíferas

Riade prepara oferta pública da petrolífera Aramco

A oferta pública de uma parte do gigante petrolífero Aramco vai começar em dezembro. O príncipe Mohamed bin Salman espera que a empresa petrolífera venha a ser reavaliada para um valor superior.
Serviço Nacional de Saúde

Relatório: SNS incapaz de gerir recursos humanos 

A incapacidade do Serviço Nacional de Saúde de conseguir uma gestão estratégica dos recursos humanos é apontada no relatório da Coordenação para a Reforma do SNS.
Tráfico Humano

Tráfico de pessoas. Funcionária da TAP detida

514
O SEF confirmou à rádio Observador que a funcionária da TAP foi detida no sábado de manhã, entretanto foi colocada em prisão preventiva. A TAP disse à rádio que a funcionária trabalhava em Luanda
EDP

EDP contrata venda de energia solar dos EUA

A EDP Renováveis assegurou um contrato de aquisição a 15 anos para venda da energia produzida num parque solar de 200 megawatts no estado da Califórnia, EUA.
Forbes

Jeff Bezos já não é o homem mais rico do mundo

Lucros da Amazon caíram 26% no terceiro trimestre do ano e os acionistas não perdoaram. Segundo a Forbes, Bezos perdeu o título de pessoa mais rica do mundo para o fundador da Microsoft, Bill Gates.
Tailândia

Tailândia condiciona liberdade de expressão

A Human Rights Watch denunciou as autoridades tailandesas de perseguição de vozes críticas para se manterem no poder e defendeu que a Tailândia deve reformar as leis que penalizam o discurso pacífico.
Banca

Banco de Portugal condena Banif a multa de 280 mil

A multa é por infrações cometidas em 2013, 2014 e 2015, antes da resolução do banco. As multas estão suspensas de execução por dois anos e as decisões foram aceites pelo arguido Banif.
País

Portugal é o 2º país com mais direitos pessoais

1208
Segundo um estudo apoiado pela Deloitte, Portugal é o 2º país de 149 que mais protege os direitos pessoais. Em termos globais, é o 18º com melhor índice de progresso social.
EDP

EDP. EUA vão continuar a vigiar influência chinesa

Oferta chinesa falhou, mas EUA vão continuar a monitorizar "influência significativa" da China na EDP, avisa membro do Departamento da Energia que avalia investimentos estrangeiros no país.
Moda

Prémios da moda britânicos: Farfetch nomeada

O empresário fundador da plataforma online de moda de luxo global Farfetch está nomeado pela terceira vez para os prémios de moda britânicos, na categoria de "Business Leader".
Amazon

Amazon destaca "ecossistema de inovação" português

164
"Se pararmos de inovar perdemos o carrossel, não seremos mais relevantes", afirmou o diretor-geral da Amazon para o sul da região EMEA, sublinhando o contributo da tecnológica na formação de talento.
Vodafone

Vodafone esteve com problemas no acesso à internet

261
A operadora diz terem sido detetadas "em algumas zonas do país dificuldades no acesso à internet" e que está "a efetuar todos os esforços para resolver esta dificuldade".
Companhias Aéreas

Azul. Isenções fiscais de 11 milhões em Portugal  

629
Sucursal em Lisboa da companhia brasileira liderada pelo acionista da TAP foi criada em 2016. Azul é uma das transportadoras com maiores isenções fiscais, ao abrigo de regime para dupla tributação.
NOS

Serviço da NOS está normalizado

789
Clientes estiveram com dificuldades em fazer ou receber chamadas, enviar mensagens e aceder aos dados móveis. Operadora ativou os planos de contingência, mas o serviço já foi reposto.
Startups

DefinedCrowd quer chegar às 200 pessoas até 2020

207
O objetivo da startup de Daniela Braga era acabar 2019 com 150 funcionários. Entretanto, já tem 170, quer chegar a 2020 com 200 pessoas e conta com dois nomes fortes da Cisco e IBM.
Galp

Galp. Mais renováveis e gás e menos petróleo

A Galp quer acelerar o investimento na transição energética, o que no caso quer dizer mais gás natural e energias renováveis. Plano de 1 a 1,2 mil milhões de euros por ano investe menos em petróleo.
Economia

Siza Vieira pede às empresas: "Não se acanhem"

429
O "ministro da Economia de um Governo cessante" lança no congresso anual da CIP um repto às empresas: "não se acanhem" ao investir neste ciclo económico. "O Governo vai estar à altura", promete.
Galp

Lucro da Galp cai 33% para 403 milhões de euros

A Galp Energia teve um resultado líquido ajustado (RCA) de 403 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2019, uma queda de 33% em relação ao período homólogo de 2018.
Transportes

Uber egípcia de autocarros abre centro em Lisboa

152
A SWVL, que se intitula como "a alternativa premium aos transportes públicos", vai abrir o primeiro centro tecnológico europeu em Lisboa. Quer contratar até 150 pessoas, até ao final de 2020.
Incêndios

Incêndios. Alargado prazo de apoio às empresas

O Governo emitiu um decreto que permite que as empresas afetadas pelos incêndios de outubro de 2017 tenham mais seis meses para a execução dos projetos de recuperação.
Publicidade

Açúcar. Novas regras na publicidade para crianças

658
Alimentos com elevado teor de açúcar, sal e gordura estão proibidos de ser publicitados a partir desta segunda-feira num raio de 100 metros das escolas e em programas infantis. Multas variam.
Telecomunicações

Impugnação da Altice não prejudica migração da TDT

O presidente da Anacom, João cadete de Matos, veio responder à impugnação da Alltice que alega atrasos na migração do sinal da TDT, dizendo que o calendário é para ser cumprido e não terá atrasos.
Porto

Moreira quer dar benefícios fiscais a tecnológicas

O Presidente da Câmara do Porto anunciou que este ano vai propor benefícios fiscais para empresas tecnológicas, a par do que já tem feito com "pequenas empresas, de baixa faturação".
TAP

Expansão da TAP depende do aeroporto de Montijo 

Miguel Frasquilho diz que o aeroporto do Montijo "é muito importante" porque permitirá fazer "crescer no aeroporto Humberto Delgado", que se esgotará em três ou quatro anos apesar das atuais obras.
CP

Circulação na linha de Cascais retomada

186
A circulação de comboios entre as estações de Cascais e São Pedro do Estoril já foi restabelecida. A interrupção deveu-se à queda de um poste de catenária.
Transportes

Se pesar mais de 95 kg, não deve andar de Jump

Lime, Gira ou Jump: a mobilidade partilhada está nas ruas. Há regras óbvias e outras menos claras, como quanto devem as pessoas pesar, no máximo, para andar numa bicicleta ou trotinete elétrica.
Energia Renovável

EDP tem 500 mil euros para projetos na Nigéria

A EDP lança esta quinta-feira a segunda fase do A2E, o concurso procura projetos para implementar energias renováveis, agora na Nigéria, e tem ainda 12 milhões para adquirir empresas do setor.
Lifestyle

Periquita: na nossa vida desde sempre

417
Castelão, Trincadeira e Aragonês, três castas tipicamente portuguesas que nos dão o fabuloso Periquita. Mas o vinho é mais do que apenas a uva que lhe dá início...
GNR

Operação stop e cobrar portagens no mesmo sítio?

356
Uma operação stop da GNR de um lado. Uma ação de cobrança de portagens em atraso da Ascendi do outro. Ambas aconteceram no mesmo dia, numa área de serviço na A25. Mas as entidades negam cooperação.
País

Uma parceria que não vai querer perder 

Se anda a pensar mudar o contrato de eletricidade lá de casa, este é o timing certo: há uma nova oferta no mercado e nós explicamos-lhe em 6 passos o que precisa saber sobre o Plano Galp Continente
Uber

Serviço de transporte da Uber chega a Aveiro

459
O plano de expansão da Uber inclui a área de ligação ao Porto, incluindo Santa Maria da Feira, Estarreja, Espinho e Ovar. A aplicação de transporte cobre mais de 60% da população portuguesa.
CP

CP lança campanha: Lisboa-Porto por 5 euros

Nova campanha da CP - Comboios de Portugal disponibiliza 10.300 viagens com descontos até 80%, incluindo ir de Lisboa ao Porto (ou vice-versa) por cinco euros.
CP

Para onde vão os milhões que o Estado mete na CP

2335
Desde 2016, o Estado injetou 1800 milhões de euros na CP. Foram 17 reforços de capital, nem todos feitos em dinheiro, e serviram sobretudo para pagar dívidas da empresa a privados e ao próprio Estado.
Infraestruturas

BE critica negócio imobiliário do Corte Inglês

Em causa estão os contratos entre a Infraestruturas de Portugal e o El Corte Inglés que estendem até 2021 a opção de compra do terreno na Boavista, no Porto.
Auto

Sabe o que faz um gestor de frotas?

Seja qual for a dimensão da frota, todas as empresas precisam de assegurar uma gestão eficaz das viaturas de modo a melhorar processos, com o objetivo de aumentar a produtividade e a segurança.
Altice

Altice pede a demissão do presidente da ANACOM

O presidente da Altice Alexandre Fonseca pediu a demissão do presidente da ANACOM pelos atrasos nas frequências para o 5G e aponta a instalação da rede para depois do verão.
CP

CP. Estado mete 519 milhões para pagar empréstimo

5324
Estado aprovou uma entrada de capital de 518,6 milhões de euros na CP. Este reforço de capital, o maior nos últimos anos, tem como destino o reembolso de empréstimo obrigacionista com aval do Estado.
Lifestyle

Como o tomate se transforma em tomate

A vida de um tomate Guloso dava um filme. Neste caso, dá uma banda desenhada narrada na primeira pessoa do plural. Ou melhor, no primeiro fruto do pomar — o Tomate.
TAP

ANA abre inquérito a avião que deslizou no Porto

Um avião da TAAG estacionado na placa do aeroporto Sá Carneiro deslizou até uma zona de terra este sábado de manhã. De acordo com a ANA, incidente não causou problemas nem prejudicou as operações.
Angola

Empresários portugueses em Angola mais otimistas 

Na ExpoIndústria, que está a decorrer em Luanda, os empresários portugueses dizem estar otimistas com a recuperação do mercado angolano e querem expandir para mais países vizinhos.
Estados Unidos da América

EUA enviam mais 1.800 soldados para Arábia Saudita

O Pentágono anunciou que vai enviar mais 1.800 soldados norte-americanos para a Arábia Saudita como resposta aos ataques a refinarias petrolíferas na região.
Espanha

Iberdrola. Escândalo despede chefe de segurança

Chefe de segurança foi esta sexta-feira despedido pela gigante elétrica espanhola depois de uma investigação ter revelado que Villarejo se infiltrou na oposição à construção de uma central elétrica.
Educação

O sucesso mora ao lado /premium

O sucesso não é uma medida externa e de validação do mundo exterior. O sucesso é interior. A serenidade que se ganha pelo interior bate tudo: notas, futebol, namoradas, dinheiro, viagens. Tudo.
Negócios

Vinhais. Aprovada moção contra fecho de CTT

Moção de “oposição e repúdio” pelo encerramento do Centro de Distribuição Postal dos CTT do município de Vinhais foi aprovada por unanimidade em reunião de Câmara na terça-feira.
Legislativas 2019

Patrões querem acordos à direita. CGTP deixa aviso

189
Não querem mais alterações a leis laborais e avisam que quem as propôs (PCP e BE) teve "perdas eleitorais significativas". CGTP avisa PS que resposta a "reivindicações" é que garantirá estabilidade.
Argentina

Argentina quer voos da TAP para Lisboa

109
O ministro do Turismo argentino, Gustavo Santos, anunciou que Buenos Aires estaria disponível para apoiar o prometido voo direto da TAP entre Portugal e Argentina.
Obras Públicas

Mota-Engil. Novos contratos em Angola e Portugal

A Mota-Engil venceu novos contratos, no valor de 327 milhões de euros, em segmentos diferenciados de obras públicas, serviços de mineração e construção civil, em Angola, Moçambique e Portugal.
Moda

Colisão Studios. A moda que vem do mármore

265
De um bloco de pedra, Mariana Emauz fez uma coleção. Inspirada nos veios do mármore e pela geometria das pedreiras portuguesas, a primeira coleção dos Colisão Studios chega sexta-feira à ModaLisboa.
Energia Renovável

MFS reduz participação na EDP Renováveis

MFS diminuiu a sua participação para 25.674.035 ações da EDP Renováveis, correspondente a 2,943% do capital social da EDPR e 2,943% dos respetivos direitos de voto.
Bélgica

Hambúrgueres e violência: anúncio gera polémica

254
No anúncio, um cartoon, um homem esbofeteia uma mulher por lhe vender um hambúrguer errado. Campanha teve direito a críticas dos meios de comunicação social e da classe política.
CTT

CTT aposta forte no comércio eletrónico

Em entrevista à Lusa, João Bento, presidente executivo dos CTT, confessa que iniciativas como Dott são um exemplo da forte aposta da empresa no setor do comércio eletrónico.
Moçambique

LAM e TAP negoceiam voos diários Lisboa-Maputo

Diretor-geral das Linhas Aéreas de Moçambique afirma que a empresa está a tentar negociar com a TAP possíveis voos diários entre os dois países. As duas capitais estão ligadas três vezes por semana.
TAP

TAP. Número de passageiros sobe para 13 milhões

TAP transporta mais 7,2% de passageiros de janeiro a setembro, em relação a 2018. Em setembro, transportou 1,6 milhões de passageiros, o que traduz um crescimento de 10,5% em relação ao mês passado.
Ambiente

Papeleiras investem 4 milhões em luta aos fogos

João Castelo Branco, da Navigator, falou à Lusa sobre os investimentos da indústria na prevenção de incêndios, o uso dos bio-resíduos gerados pela atividade papeleira e a neutralidade carbónica.
Moçambique

Moçambique: arranca o maior projeto de gás

Uma semana antes das eleições em Moçambique, o consórcio Rovuma LNG deverá adjudicar os contratos para extrair gás do fundo do mar, na zona Mamba. Galp detém 10% de interesse participativo.
Empresas

Empresas aderentes ao 'Portugal Sou Eu' em rede

"Portugal Sou Eu" liga em rede, através de uma plataforma digital, 3.400 empresas e 1.200 estabelecimentos. O programa é financiado pelo Compete 2020.
Empresas

Morreu Ferreira de Oliveira, ex-presidente da Galp

460
Manuel Ferreira de Oliveira, ex-presidente Galp, morreu aos 70 anos. Com carreira ligada à energia, foi com ele que a Galp se tornou produtora de petróleo. Perdeu-se uma mente brilhante, diz Centeno.
Inovação

"Inovar não é inventar, é saber usar o que existe" /premium

135
Kevin Stark é diretor de inovação da GS1, a organização que inventou, por exemplo, o código de barras. Em entrevista, fala sobre as grandes tendências da indústria e sobre a inovação nas empresas.
Ikea

IKEA. Babete para bebés pode causar asfixia

272
O IKEA publicou um alerta no seu site a alertar todos os clientes que compraram os babetes MATVRÅ em azul e encarnado os devolverem numa loja. Um dos botões pode soltar-se e cria risco de asfixia.
Empresas

HP despede até 9.000 trabalhadores em todo o mundo

Medida foi anunciada esta sexta-feira e o objetivo é transformar o grupo norte-americano numa empresa mais digital e orientada para os serviços.
Benefícios Fiscais

Carvão volta a dar à EDP maior benefício fiscal

957
EDP volta a liderar lista de benefícios fiscais com isenção parcial do imposto sobre carvão. Benefícios fiscais em 2018 atingiram 2,3 mil milhões de euros. Banca é uma das grandes beneficiárias.
Uber

Uber lança app nos EUA para trabalho temporário

A Uber vai lançar uma app em Chicago para encontrar trabalhos de freelancer. A aplicação liga um prestador de serviços a uma empresa que queira alguém para fazer trabalho por turnos ou temporário.
Startups

"Descontos agressivos não fidelizam utilizadores" /premium

Daniel Bedoya, responsável pelo mercado europeu da Cabify, fala em entrevista sobre as dificuldades do negócio em Portugal, a competição, o foco na rentabilidade e a entrada em bolsa que se aproxima.
Furacão

Furacão Lorenzo. Altice ativa gabinete de crise

A operadora anunciou esta terça-feira que ativou o gabinete de crise devido à passagem do furacão Lorenzo nos Açores e iniciou plano preventivo para mitigar "todos e quaisquer danos" nas comunicações.
Uber

Uber estreia serviço de subscrição para bicicletas

Apesar o preço de utilização das bicicletas Jump ter subido, a empresa estreou um plano de subscrição para quem as utiliza muito. Começa nos 24,90 euros mensais por 15 minutos por dia.
TAP

Eleições. PCTP/MRPP questiona prejuízos da TAP

O PCTP/MRPP quer saber a posição do Governo quanto aos prejuízos de 119,7 milhões de euros no primeiro semestre que a TAP apresenta.
Negócios

Marca de roupa Forever 21 fecha 350 lojas

A empresa norte-americana vai fechar quase 178 lojas nos EUA e boa parte da operação na Europa e na Ásia. Em pouco mais de dois anos, 20 retalhistas americanos abriram falência.
Elétricos

BigMac e McCharge? McDonald’s aposta em eléctricos

A maior dificuldade que os carros eléctricos têm pela frente é encontrar um posto de carga. Para facilitar a vida aos clientes, a McDonald’s prepara-se para fazer na Suécia o que já tem na Holanda.
Nostalgia

Vista Alegre: uma fórmula de sucesso com 195 anos  /premium

785
Há 195 anos, nasceu a fábrica que sucedeu o lugar. Hoje, é a tecnologia a moldar a porcelana, ainda que sem abdicar do trabalho feito à mão. Afinal, é esta a fórmula de sucesso da Vista Alegre.
Farfetch

Farfetch acusada de falsas declarações nos EUA

Empresa portuguesa entrou na Bolsa de Nova Iorque há um ano. Investidores dos EUA querem apurar se a Farfetch lhes prestou declarações falsas ou se falhou em divulgar informações pertinentes.
Telecomunicações

5G. Que luta é esta entre a Altice e a Anacom?

A Altice acusou o regulador das telecomunicações, a Anacom, de incompetência. Já houve até pedidos de demissão. Em 4 respostas, explicamos como o TDT e arranque do 5G estão no meio desta luta.
Empresas

Michelin vai fechar fábrica de pneus na Alemanha 

Fecho deve-se à queda da procura dos pneus feitos na fábrica de Bamberg, face à concorrência asiática. Grupo francês fez provisão de 167 milhões de euros para enfrentar fecho da fábrica.
Banif

Banif vende Banif Brasil por cerca de 20 cêntimos

Comissão liquidatária do banco madeirense chegou a acordo com sociedade de advogados para a opção de compra do Banif Brasil, que vai sair da esfera do Banif até janeiro de 2021.
Ministério Da Justiça

Só 50% das empresas revelaram quem são os donos

Cerca de 780 mil entidades são obrigadas a registar o beneficiário efetivo, mas só metade o fez. Governo já prolongou o prazo duas vezes e quem não cumprir deixa de ter registo gratuito.
Empresas

O valor da experiência na gestão

Devemos aproveitar o facto de gestores experientes estarem mais disponíveis para prolongar a sua vida ativa e as empresas serem confrontadas com novas exigências para responderem a projectos diversos.
Comunicação Social

Cofina. Prazo de oferta termina a 11 de outubro

O prazo para a Cofina requerer à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários o registo da Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a Media Capital termina no dia 11 de outubro.
Eletricidade

Governo remete para PGR corte de 73 milhões à EDP

371
Governo vai pedir ao conselho consultivo da Procuradoria para avaliar base legal da devolução de 73 milhões de euros pagos em excesso pelas centrais da EDP. Já não haverá efeitos nesta legislatura.
Banif

BES. Lesados têm 8 dias para dar dados em falta

Foi conferido a todos os lesados do Banif que reclamaram junto da Ordem dos Advogados um prazo adicional de oito dias, até 2 de outubro, para apresentarem as informações em falta nos processos.
Uber

Uber cria carregamentos elétricos para motoristas

A Uber juntou-se à startup portuguesa Power Dot para disponibilizar aos motoristas pontos exclusivos de carregamento de carros elétricos em Lisboa e no Porto. Custa entre 13 e 15 cêntimos por minuto.
EDP

Governo deixa cair exigência de 73 milhões à EDP

27081
Em 2017, Governo comunicou à EDP intenção de tirar 73 milhões às receitas da elétrica. Ganhos em excesso nos serviços de sistema valeram multa de 48 milhões, mas devolução a consumidores deverá cair.
Braga

Suspensa instalação de linha de muito alta tensão

Tribunal Administrativo de Braga aprova suspensão imediata da instalação de uma linha de muito alta tensão em Barcelos, pois o traçado previsto "penalizaria gravemente" o concelho.
Media

Cofina vai pagar 181 milhões por dona da TVI

109
Dona do Correio da Manhã vai pagar 181 milhões para comprar a dona da TVI e assume dívida. Negócio de 255 milhões leva a lançamento de OPA sobre a Media Capital. Novo grupo terá 1800 colaboradores.
TAP

TAP teve prejuízo de 120 milhões até junho

741
TAP perdeu 119,7 milhões de euros até junho. Transportadora foi penalizada por queda de receitas no Brasil e aponta para a instabilidade política e económica, mas diz que há sinais de recuperação.
Legislativas 2019

CNE recebeu 55 participações, maioria publicidade

A Comissão Nacional de Eleições recebeu 55 participações ou pedidos de pareceres no âmbito das eleições legislativas, sendo a maior parte relacionada com publicidade comercial e institucional.
Elétricos

Amazon compra 100.000 furgões EV que não existem

Da Rivian já sabíamos que ia começar a produzir, em 2020, um SUV e uma pick-up eléctricos. Sabe-se agora que a Amazon já comprou 100.000 furgões eléctricos à Rivian que ninguém sabia existir.
Ambiente

Amazon quer Acordo de Paris cumprido 10 anos antes

234
100 mil camiões elétricos serão encomendados, comprometendo-se a alcançar 80% de energias renováveis até 2024. "Vamos usar a nossa influência e a nossa dimensão para mostrar o caminho", disse Bezos.
FC Barcelona

Barça supera receitas de mil milhões de euros

O FC Barcelona anunciou que vai ultrapassar os mil milhões de euros em receitas na presente época, tornando-se o primeiro clube de futebol da história a superar essa marca.
Transportes

Contribuições das empresas de transporte sobem 17%

Contribuições das empresas de transportes à Segurança Social aumentaram 17% até julho, face ao mesmo período de 2018, para 187,6 milhões de euros, na sequência de acusações de baixas contribuições.
Empresas

"Auditoria e contabilidade são coisas de esquerda" /premium

Bastonário diz que os auditores são "como padres ou jornalistas", "uma espécie de elite". Mas não devem assumir os erros sozinhos: as suas falhas são reflexo da qualidade das empresas e da gestão.
EDP

EDP vai recorrer da multa da Concorrência

132
A elétrica vai contestar a multa de 48 milhões de euros por abuso de posição dominante. Diz que condenação da Concorrência não tem sustentação factual, jurídica e económica".
Petrobras

Brasil. Petrobas sobe gasolina e gasóleo 

A estatal brasileira Petrobras anunciou na quarta-feira o aumento de 3,5% no preço da gasolina e 4,2% no gasóleo nas refinarias, após o ataque de sábado passado a petrolíferas na Arábia Saudita.
Governo

Governo apoia empresas com trabalhadores a prazo

517
Portaria dita que têm direito ao apoio as empresas que convertam contratos de trabalho a prazo em contratos permanentes após a entrada em vigor da medida. Apoio chama-se medida Converte+.
Brasil

Amazónia. Investidores lutam contra desflorestação

Em comunicado, 230 investidores pedem que as empresas estabeleçam um sistema de monitorização para que os fornecedores cumpram a política de não desflorestação e queimadas na Amazónia.
Inovação

Um novo “darwinismo” organizacional

189
Na próxima década, a competitividade das empresas assentará em dois grandes vetores: a sua capacidade de aprendizagem e o ritmo a que essa aprendizagem acontecerá.
A página está a demorar muito tempo.