Empresas

CDS-PP

O peso das escolhas

O único, exclusivo e fundamental ponto é este sinal imensamente negativo dado à sociedade: é que, afinal, parece que o cargo não executivo na Galp é mais importante do que ser vice-presidente do CDS.
Autoridade da Concorrência

Supermercados e cervejeiras acusadas de cartel

190
Autoridade da Concorrência acusa principais grupos de distribuição de concertarem preços finais com as fabricantes de Super Bock e Sagres. Prática acontecerá desde 2003 e prejudicou consumidores.
Segurança Informática

Finlândia investiga Nokia por proteção de dados

A Nokia, que pertence à HMD, foi acusada ter enviada dados para a China sem consentimento dos utilizadores. Agora, o provedor finlandês para a proteção de dados vai iniciar uma investigação.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo. "Os portugueses são os melhores do mundo"

892
O PR falava numa visita a instalações da Bosch, em Braga. Marcelo diz que tem "todo o respeito pelos nossos amigos alemães e também espanhóis", mas que não é surpresa que os portugueses são melhores.
TAP

TAP ME Brasil com lucro operacional em 2019

Segundo a companhia, esta reestruturação permitirá à empresa não ter "necessidade de contribuições financeiras pela TAP SGPS", apresentando um orçamento "modesto mas simbólico, lucro operacional".
TAP

TAP perde 118 milhões, mas quer ir para a bolsa 

145
Foi um ano difícil para a TAP em termos financeiros e operacionais. Mas prejuízo de 118 milhões de euros "não compromete o futuro" e acionista privado quer empresa preparada para a bolsa.
REN

Lucro da REN cai 8,1% em 2018

A REN registou 115,7 milhões de euros de lucro em 2018, menos 8,1% do que em igual período do ano anterior.
IEFP

IEFP paga às empresas 50% do apoio à contratação

O Instituto de Emprego e Formação Profissional vai passar a pagar às empresas 50% do apoio financeiro no início dos contratos, segundo uma proposta de alteração do Governo
Angola

Acordo sobre transporte aéreo com Angola aprovado

O Conselho de Ministros aprova acordo sobre transporte aéreo entre Portugal e Angola. O acordo fixa o "enquadramento jurídico e formal" à exploração de rotas entre os dois países.
Sonae

Sonae sem medo dos espanhóis da Mercadona

203
Líder da Sonae diz-se habituado a lidar com a concorrência externa. Depois de ter enfrentado as "invasões francesas" no retalho, não considera que a espanhola Mercadona seja mais "ameaçadora".
Empresas

Bolt (ex-Taxify) também vai entregar comida

Semanas depois da mudança de nome e de imagem, a Bolt, antiga Taxify, segue agora as passadas da UBER ou da Glovo e vai lançar serviço de entrega de refeições. Por enquanto só estará em três países.
Sonae

Lucros da Sonae subiram 33,7% em 2018

Segundo os dados comunicados à CMVM, os lucros da Sonae subiram 33,7% para 222 milhões de euros. O volume de negócios consolidado atingiu os seis mil milhões de euros.
CDS-PP

Mesquita Nunes diz porque trocou política por Galp

444
Na última participação no 'Esquerda/Direita', o político do CDS/PP defendeu a saída da vice-presidência do partido para a Galp por ser uma "escolha pessoal". "Tem a ver com a minha felicidade".
Uber

Camiões da Uber chegam brevemente à Europa

645
Uber Freight é um serviço focado para as transportadoras poderem usar os sistemas de entrega de produtos com base na app da empresa americana. Entra na Europa pela Holanda. Não há data para Portugal.
Economia

Russo derrota plano para salvar dona do Minipreço

O magnata Mikhail Fridman saiu vencedor da decisiva assembleia-geral de acionistas, derrotando o plano da administração em funções para retirar a DIA da insolvência. Alternativa é o seu próprio plano.
Saúde

O que tem a sua boca a dizer acerca da sua saúde

104
Sabia que uma boa higiene oral protege não só a sua boca, como também o coração? E que há doenças não orais que se podem manifestar nos dentes? O médico dentista sabe e está atento a todos os sinais.
EDP

Ambiente crispado condicionou investidores

Ministro da Transição Energética diz que vai defender os cortes nas rendas decididos pelo seu antecessor, mas o foco é outro. "Ambiente crispado" condicionou investidores e discurso teve de mudar.
Navigator

Navigator rejeita dívidas da Portucel Moçambique

Em causa está a notícia da intenção de um consórcio de empresas que se diz credora da Portucel em avançar com um processo-crime contra a Navigator por prejuízos de mais de 44 milhões de euros.
TAP

TAP. Cansaço de piloto levou a acidente em 2016

Uma investigação do GPIAAF aponta como causa provável a decisão do piloto comandante "em prosseguir e forçar a aterragem", bem como a fadiga do piloto, que levou ao acidente com um avião da TAP.
Miguel Relvas

Mulher de Relvas ganhou exploração do Presidencial

2.985
Uma ideia de uma menina de 10 anos levou Marta Relvas e um sócio português a ganharam por ajuste directo a exploração de comboio no rio Douro. Mulher de ex-ministro já saiu da empresa.
Lifestyle

Arrumar para dar lugar

Se uma lição não faz a primavera, prepare-se para começar a contar: a Escola da Casa IKEA está de volta e traz-nos 4 novos episódios para guardar e dar lugar — à estação e à arrumação.
TAP

TAP mantém voo de sábado para a Venezuela

A 12 de março, o voo que a TAP tinha previsto fazer para a Venezuela foi cancelado por falta de condições operacionais no aeroporto de Maiquetía, o principal da Venezuela.
EDP

Embaixador dos EUA trava China na EDP no país

Em causa está a OPA feita à EDP pela China Three Gorges (CTG). George Glass diz que não deve haver uma "entidade estrangeira" a deter a "energia elétrica".
TAP

Neeleman reforçou na TAP ao comprar posição da HNA

O reforço "demonstra a confiança que os investidores privados têm no crescimento sustentado da TAP". O Governo diz que a posição do acionista chinês não afeta a ação do Estado português.
TAP

Frasquilho diz "não foi um bom ano" para a TAP

O presidente do Conselho de Administração da TAP, Miguel Frasquilho, afirmou que 2018 "não foi um bom ano" para a empresa, quer em termos financeiros como operacionais.
TAP

TA. Venda da posição da HNA não afeta Estado

A venda da posição que o conglomerado chinês HNA tinha na TAP, de 9%, "não afeta a posição estratégica do Estado português". Miguel Frasquilho admitiu que este não foi um bom ano para a companhia.
TAP

Chineses da HNA vendem participação na TAP

Conglomerado chinês HNA anunciou venda da participação de 9% que detinha na TAP através da Atlantic Gateway por 55 milhões de dólares norte-americanos (48,6 milhões de euros).
Economia

O professor como um gestor de recursos humanos /premium

451
O professor é, queira-se ou não, um gestor de recursos humanos. Mais: o professor é, e será sempre, o maior aprendiz em qualquer turma. Como o deve ser qualquer profissional de recursos humanos.
EDP

EDP desconhece investigação a venda de edifícios

João Galamba, o secretário de Estado da Energia, diz que a investigação está a decorrer depois do PCP ter questionado sobre venda de infraestrutura em Setúbal.
TAP

TAP cria "Brasil Stopover"

A transportadora anunciou a criação do programa na Bolsa de Turismo de Lisboa. O objetivo é aumentar rotas e incentivar os passageiros europeus que escolhem o Brasil a conhecerem mais cidades.
EDP Renováveis

Fundo da Blackstone interessado na EDP Renováveis

Fundo de infraestruturas do grupo Blackstone está interessado na compra de parte ou da totalidade da EDP Renováveis, em particular, no portfólio da empresa nos Estados Unidos, avança a Bloomberg.
EDP

Galamba admite ganho da EDP em Sines

Secretário de Estado da Energia admite que EDP terá obtido benefícios com licença sem prazo para a central de Sines, mas diz que capacidade negocial do Estado é reduzida. O país precisa de Sines.
Energia Renovável

É um erro achar que tarifa fixa é igual a subsídio

Secretário de Estado da Energia justifica leilões com preço fixo no solar com entraves no financiamento. João Galamba tem dúvidas legais sobre corte de 140 milhões às renováveis fixado por antecessor.
Empresas

Lucro da Altri mais do que duplica em 2018

A Altri registou, em 2018, 195 milhões de euros de lucro -- valor que compara com os 96 milhões de euros totalizados no ano anterior.
Exposições

Expansão da FIL triplica área gastando 150 milhões

A expansão da Feira Internacional de Lisboa prevê que "a área expositiva quase triplique", para cerca de 111.000 metros quadrados, nos próximos 10 anos com um investimento de 150 milhões de euros.
Galp

Adolfo Mesquita Nunes na administração da Galp

472
Dirigente do CDS-PP é um dos novos nomes propostos pela Amorim Energia para integrar o conselho de administração da petrolífera, a par de Sofia Tenreiro, Cristina Fonseca e Susana Quintana-Plaza.
Moçambique

Procurador-geral adjunto critica ajustes diretos

117
Taíbo Mucobora condenou o recurso abusivo ao ajuste direto na contratação de serviços e bens públicos, considerando que a prática é um meio para esconder a corrupção e defendendo a legalidade.
EDP

OPA chinesa. "É bom que a clarificação aconteça"

António Mexia defendeu que plano de negócio até 2022, com mais renováveis e Estados Unidos, é compatível com oferta da China Three Gorges, mas pede também uma clarificação sobre se a OPA avança.
TAP

TAP chega a 17 cidades africanas com nova rota

A TAP vai começar a voar entre Lisboa e Conacri em julho, com uma oferta de três voos por semana entre as duas capitais. Em 2018, as rotas africanas operadas pela TAP tiveram um aumento considerável.
EDP

EDP quer vender ativos em Portugal e Espanha

Elétrica vai vender algumas centrais em Portugal e Espanha, apesar de "nuvens regulatórias" já terem passado. Mexia afasta venda da EDP Brasil e espera pagar contribuição até 2022, mas mais baixa.
Venezuela

Venezuela. TAP cancela voo Lisboa-Caracas

Problemas de segurança no aeroporto de Caracas obrigam companhia aérea portuguesa a cancelar voo desta terça-feira. Os passageiros dos voos a partir da Venezuela podem alterar bilhetes.
EDP

Lucro da EDP cai 53% e tem prejuízos em Portugal 

955
Lucro consolidado da EDP caiu 53% para 519 milhões de euros em 2018. Elétrica tem prejuízos em Portugal, de 18 milhões de euros, pela primeira vez em mais de 20 anos, devido a medidas de regulação.
Comboios

CP tira cinco comboios de circulação por dia

754
Em 2017 e 2018 foram suprimidos 3322 comboios nas linhas do Oeste, Alentejo e Algarve. Só a falta de material parou 1789 comboios em 2018 entre a Linha do Oeste, do Alentejo e Algarve.
EDP

EDP confirma venda de ativos e mais renováveis

Elétrica confirma que atualização do plano estratégico até 2022 prevê a venda de ativos e um reforço do investimento nas renováveis. Nova estratégia é decidida esta segunda-feira.
Eleições Europeias

Costa contra a criação de campeões europeus

Líder do PS está contra os planos de grandes países europeus para criar campeões nos negócios, sacrificando a concorrência. E atacou protecionismo face a tecnologia de países terceiros como a China.
Empresas

67% das empresas podem competir internacionalmente

Um estudo realizado pela consultora QSP revela que 67% das empresas acreditam ter condições para competir a nível global e que a criatividade é uma das prioridades dos gestores.
CTT

Gaia. CTT resolvem atraso nas prestações em breve

Em causa está uma perturbação que fez com que reformas e outras prestações sociais só esta sexta-feira tenham começado a chegar aos destinatários.
TAP

TAP sobe para 53.º em pontualidade em fevereiro

Em fevereiro, a TAP registou 83,1% de chegadas pontuais e cancelamento de 0,5% em 9.100 voos, o que a faz subir ao 53.º lugar em pontualidade, face à 83.ª posição que ocupava no mesmo mês em 2018.
Empresas

Portuguesa dona da Toys 'R' Us compra Intertoys

O valor do negócio realizado pela empresa portuguesa Green Swan não foi divulgado, mas a empresa diz que com esta aquisição se torna o maior retalhista de brinquedos na Europa continental.
NOS

NOS afasta possibilidade de concorrer à TDT

O presidente da NOS afirmou que a empresa ainda não avaliou a possibilidade de concorrer à licença da TDT, não podendo "dar uma resposta definitiva", mas que essa opção é romota.
NOS

Lucro da NOS sobe para 141,4 milhões de euros

Em comunicado, a NOS referiu operadora de telecomunicações registou no ano passado "um sólido crescimento no número de serviços, reforçando a sua posição competitiva no mercado".
Empresas

Criação de empresas aumenta para quase 24% 

As novas empresas, no segundo mês deste ano, aumentaram de 3.769 em 2018 para 4.668. Até fevereiro, o número de insolvências denotou um aumento de 3,5%.
Transportes

Taxify muda de imagem e de nome: agora é Bolt

Empresa de transporte urbano muda de imagem e de nome, adaptando-os à realidade dos serviços oferecidos. Motoristas e utilizadores não precisarão de fazer de novo download da aplicação da plataforma.
EDP

"Tive a melhor das relações com a EDP"

127
Ex-secretário de Estado defende mais produtores porque um operador dominante em todas as áreas contribui para as rendas. Seguro Sanches diz que teve a melhor relação com a EDP, apesar do "barulho".
Autoeuropa

Autoeuropa já representa 1,6% do PIB

A Autoeuropa aumentou a produção em 106% em 2018, tendo sido produzidas mais 223.200 automóveis do que em 2017. A fábrica também registou um aumento de 67% na exportação de bens.
CP

CP: Problema da dívida está em vias de resolução

O presidente da CP lamenta a falta de investimento público na ferrovia nos últimos anos. No entanto, afirma que a empresa está a caminhar para resultados positivos "com a reestruturação financeira".
Sociedade

Queres ser o próximo Intrapreneur?

Arrancou a edição de 2019 do Programa Contacto. Criado há 33 anos, é uma escola dentro da Sonae. Este ano celebra o espírito empreendedor na génese do crescimento do grupo.
Economia

Venda da Comporta consumada em abril

O consórcio Amorim-Berda comprou a Herdade da Comporta por 158,2 milhões de euros. O negócio ficou fechado em novembro do ano passado mas a venda só deve ficar consumada em abril.
Altice

Tenor José Carreras atua em setembro em Lisboa

O tenor de 72 anos tem atuado com regularidade em Portugal e já partilhou o palco com a fadista Carminho em junho de 2012.
TAP

Voo da TAP obrigado a regressar a Lisboa

No aeroporto já se encontrava outro avião para transportar os 154 passageiros a bordo. Fonte da ANA confirma que espaço aéreo esteve encerrado para assistência ao voo que originou o alerta.
Festival Eurovisão da Canção

"Telemóveis" de Conan Osíris inspira jogo

148
Efeito Conan Osíris inspirou uma empresa de marketing de Coimbra a criar um jogo inspirado no tema "Telemóveis". O objetivo é partir o maior número de telemóveis em dez segundos.
Angola

Dívida do Estado a empresas não é matéria especial

O ministro das Relações Exteriores de Angola afirma que dívida entre Angola e Portugal "está a ter o seu tratamento normal" e assinalou a necessidade de ter em conta a regularização fiscal.
Energia

Energia. Aumento da temperatura faz recuar consumo

Em fevereiro, a produção renovável "abasteceu 48% do consumo nacional, a produção não renovável 36%, enquanto os restantes 17% foram abastecidos com recurso a energia importada", informou a REN.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)