456kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Juiz Carlos Alexandre

E o vencedor é...

Portugal, o país das instituições de papel

Mecanismo anticorrupção entrou em vigor mas autoridade fiscalizadora não existe. Faltam pessoas no Banco de Fomento e psicólogos no SNS. O espelho da "degradação e incompetência" que há no nosso país.
Operação Marquês

Sócrates perde batalha contra Carlos Alexandre

O ex-primeiro ministro atirou ao juiz que o mandou prender na Operação Marquês. Primeiro, perdeu com o Ministério Público, agora com a Relação. As armas estão apontadas ao Supremo.
Operação Marquês

Carlos Alexandre não vai ser julgado

Carlos Alexandre e Maria Teresa Santos foram constituídos arguidos por crimes abuso de poder, falsificação por funcionário e denegação de justiça.
Operação Marquês

Irregularidades. Carlos Alexandre atira a Ivo Rosa

Carlos Alexandre assumiu, no processo em que é arguido, que, até 2016, nem ele nem o juiz Ivo Rosa assistiram à distribuição de processos. E não poupou a funcionária de quem se dizia ser próximo.
Operação Marquês

A cartada de Sócrates para derrubar o caso Marquês

O ex-primeiro-ministro acusa o juiz Carlos Alexandre de ter combinado com uma funcionária judicial da sua confiança a atribuição do processo Marquês a ele próprio só por causa do mediatismo do caso.
Juiz Carlos Alexandre

Sócrates leva Carlos Alexandre a tribunal

Juiz Carlos Alexandre e escrivã são arguidos em processo por suspeitas em sorteio manual que lhe atribuiu a investigação da Operação Marquês. MP pede que não seja acusado.
Justiça

CSM atento a infração grave imputada a Ivo Rosa

Em causa está a anulação de uma decisão do juiz Carlos Alexandre de arresto de uma conta bancária no valor de 700 mil euros titulada pela mulher do ex-banqueiro Ricardo Salgado.
Operação Marquês

Debate com Carlos Alexandre novamente adiado

O Tribunal da Relação de Lisboa comunicou a intenção de suspender o debate instrutório marcado para esta sexta-feira, depois de o procurador Joaquim Moreira da Silva ter tido um teste positivo.
Operação Marquês

Debate com Carlos Alexandre marcado para dia 25

O Tribunal da Relação de Lisboa comunicou a intenção de suspender o debate instrutório marcado para esta sexta-feira, depois de o procurador Joaquim Moreira da Silva ter tido um teste positivo.
Operação Marquês

Debate instrutório com Carlos Alexandre adiado

O Tribunal da Relação de Lisboa comunicou a intenção de suspender o debate instrutório marcado para esta sexta-feira, depois de o procurador Joaquim Moreira da Silva ter tido um teste positivo.
Caso José Sócrates

Sócrates não abandonou o edifício

Como um Elvis balofo a arrastar-se no palco vestido com um macacão de lantejoulas, Sócrates é uma caricatura do que já foi. A música é repetitiva, a voz esganiça, mas o artista ainda tem carisma.
EDP

Processo EDP de novo nas mãos de Carlos Alexandre

O juiz Carlos Alexandre volta a ser o responsável pelo futuro do processo EDP, que envolve António Mexia, João Manso Neto e Manuel Pinho.
Noticiário

19h. Carlos Alexandre pode ficar sem processo EDP

Neste jornal, o sorteio de processos de Ivo Rosa vai mesmo avançar, sendo que, nesse caso, Carlos Alexandre pode ficar sem o processo EDP. E Jerónimo de Sousa é operado de urgência na quinta-feira.
Tribunais

Sorteio de processos de Ivo Rosa vai mesmo avançar

Chumbada por unanimidade impugnação do sorteio dos processos que Ivo Rosa deixou por estar em exclusividade no caso BES. Queixa de Ivo Rosa contra Carlos Alexandre foi arquivada.
Justiça

Plenário do CSM analisa dia 11 queixa de Ivo Rosa

A queixa de Ivo Rosa já terá sido analisada por uma vogal do CSM, que no parecer que elaborou terá destacado o elevado número de despachos produzidos por Carlos Alexandre enquanto substituiu Ivo Rosa.
Comentário

Impugnação? "Carlos Alexandre segue no caso EDP"

Juízes do Tribunal Central de Instrução Criminal impugnam sorteio. "Em causa distribuição de processos de Ivo Rosa depois da exclusividade com o BES", explica Luís Rosa, redator principal.
Tribunais

A intervenção do Conselho Superior de Magistratura

Esta decisão do Conselho Superior de Magistratura foi tomada após um despacho controverso e mediático do juiz Carlos Alexandre, a ordem de prisão domiciliária do ex-ministro Manuel Pinho.
Juiz Carlos Alexandre

Carlos Alexandre: Manuel Pinho é "incongruente"

Num despacho com mais de 300 páginas, Carlos Alexandre corroborou a posição do MP quanto aos indícios de "perigo de fuga/subtração à ação da justiça".
Noticiário

12h. Manuel Pinho foi detido após interrogatório

Ricardo Sá Fernandes, advogado de defesa, acusa juiz Carlos Alexandre de "abuso de poder". Lembra também que Manuel Pinho compareceu em tribunal "todas as vezes em que foi chamado".
Noticiário

9h. Miríade. Medidas de coação conhecidas hoje 

Interrogatório dos 11 arguidos retoma hoje. São suspeitos de tráfico de drogas e diamantes na República Centro Africana. E ainda, Francisco Rodrigues dos Santos garante "não ter medo" de Nuno Melo.
Tribunal Da Relação De Lisboa

"Ilegalidade". Relação censura decisão de Ivo Rosa

Mais uma decisão do juiz de instrução foi revogada por um tribunal superior. Em causa está a anulação de um despacho do colega Carlos Alexandre — acto que é duramente censurado pelos desembargadores.
Justiça

Carlos Alexandre rejeita recurso de Vieira

A defesa terá considerado que com as férias judiciais o prazo de recurso fora interrompido, mas para o MP esse entendimento não faz sentido. Defesa diz que avançará com reclamação para Relação.
Caso BES

Juiz recusa devolução de cauções a Salgado

O pedido para levantamento das cauções e devolução do dinheiro e bens apreendidos, feito pelos advogados de Ricardo Salgado, foi rejeitado pelo juiz Carlos Alexandre.
Crime Organizado

Julgamento do processo Hell's Angels adiado

O julgamento do grupo motard Hell's Angels foi adiado devido à realização de obras no espaço onde as audiências iriam decorrer. A primeira sessão, marcada para 13 de setembro, fica sem efeito.
Justiça

Caução. Tribunal aceita proposta de Joe Berardo

Ao que o Observador apurou, a avaliação dos imóveis propostos como garantia supera inclusivamente os cinco milhões exigidos pelo juiz Carlos Alexandre — deverá apontar para próximo dos oito milhões.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo propôs pagar caução com imóveis de amigos

Na proposta feita pelo empresário ao tribunal não constará qualquer ação, obra de arte, jóia ou valor em dinheiro como garantia da caução de cinco milhões de euros imposta pelo juiz Carlos Alexandre.
Caixa Geral de Depósitos

Defesa de Berardo vai impugnar medidas de coação

A defesa considera que as medidas não preenchem os requisitos legais exigíveis, como a existência de perigo de fuga ou subtração à ação da Justiça, pois o empresário só tem cidadania portuguesa.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo apresenta proposta para pagar 5 milhões

Berardo apresentou, nos termos do despacho judicial, uma proposta para pagamento e/ou garantia da caução de 5 milhões de euros decidida pelo tribunal. Será paga após ser aceite por Carlos Alexandre.
Justiça

A mulher de César e o presidente do Benfica

Preferia que Luís Filipe Vieira saísse pelo seu pé, mas sei que, como qualquer “dependente”, não o fará. E por isso exorto os sócios a fazerem o que é correcto, que é exigirem novas eleições.
Noticiário

10h. Interrogatório a Vieira pode não acabar hoje

Presidente do Benfica chegou ao tribunal antes das 9 da manhã para ser ouvido pelo juiz Carlos Alexandre. Advogado "nada preocupado" com indícios. Neste jornal, ainda avisos para calor de 40º.
Explicador

"Pessoas à volta de Vieira foram coniventes"

Antigo 'vice' e candidato às eleições dos encarnados fala em "aproveitamento" que mostra que "o problema não é só Luís Filipe Vieira". Antigo vice-presidente Gaspar Ramos quer demissão e eleições
Noticiário

7h. Luís Filipe Vieira arrisca prisão preventiva 

Comunicado do DCIAP refere possibilidade de medidas cautelares “diferentes do termo de identidade e residência". Rui Costa surge como número um na lista de possíveis interinos
Caixa Geral de Depósitos

Berardo não fala. MP promove medidas de coação 6.ª

O primeiro a ser inquirido foi o advogado André Luiz Gomes. Já o interrogatório de Joe Berardo começou pelas 18h30 e terminou às 19h15. MP promove medidas de coação na sexta-feira.
Caso BES

Alexandre avança para a instrução do caso BES

Juiz definiu prazo de 50 dias para Ricardo Salgado e outros arguidos apresentarem contestação à acusação. Arguidos queriam mais tempo mas Relação de Lisboa tem dado razão a Carlos Alexandre.
Operação Marquês

Sorteio do Marquês. Ivo Rosa aponta três nomes

Nas 65 páginas em que reconstitui a atribuição da Operação Marquês a Carlos Alexandre, Ivo Rosa identifica três pessoas que tiveram contacto com o processo. Mas nada conclui sobre quem deu a ordem.
Justiça

Presidente do Santa Clara investigado pela justiça

Rui Melo Cordeiro, que vai a votos no sábado, é um dos suspeitos numa investigação sobre crimes de corrupção ou branqueamento de capitais. SAD do clube açoriano está penhorada pelo Santander.
Operação Marquês

Distribuição investigada pelo DIAP de Lisboa

PGR confirma abertura de inquérito à distribuição do processo Operação Marquês ao juiz Carlos Alexandre, após extração de certidão determinada por Ivo Rosa. Inquérito está a cargo do DIAP de Lisboa.
Justiça

Rejeitado recurso de ex-patrão de Sócrates

Depois de no final do ano passado a Relação de Lisboa ter rejeitado o incidente para tirar o magistrado do processo, agora foi o Constitucional a tomar uma decisão desfavorável a Lalanda e Castro.
BES

BES. Recurso de Salgado para conseguir mais tempo

Antigo presidente do BES interpôs uma reclamação, que entretanto já subiu à Relação, na qual se queixa que Carlos Alexandre não dá o tempo justo à defesa: 1 ano e dois meses. Juiz diz que é a lei.
Isabel dos Santos

Isabel dos Santos. Arresto vale até 5 mil milhões

Juiz Carlos Alexandre alargou arresto a pedido das autoridades angolanas para incluir a indemnização pela nacionalização da Efacec e a venda das participações da Efacec e da Nos.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.