Duas explosões atingiram um cruzamento na capital da Somália, Mogadíscio, perto de escritórios-chave do Governo, causando “dezenas de baixas civis”, anunciou este sábado a polícia nacional do país.

A Agência Nacional de Notícias da Somália citou o porta-voz da polícia nacional, Sadiq Dodishe, que deu conta da explosão de dois carros-bomba.

Um jornalista da Associated Press (AP) no local viu “muitos” corpos e disse que pareciam ser civis que viajavam em transportes públicos. O mesmo repórter referiu que a segunda explosão ocorreu em frente a um restaurante movimentado. A mesma agência cita um funcionário hospitalar, que diz ter contado pelo menos 30 mortos.

O diretor do serviço de ambulâncias Aamin disse à AP que tinham recolhido muitos feridos ou mortos. Uma das ambulâncias que respondeu foi destruída na segunda explosão, indicou Abdulkadir Adan num tweet.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não foi registada qualquer reivindicação imediata de responsabilidade, numa cidade frequentemente visada pelo grupo extremista al-Shabab.

O ataque ocorreu num dia em que o Presidente, o primeiro-ministro e outros altos funcionários se reuniam para discutir o combate ao extremismo violento.

O novo ataque ocorreu no cruzamento de Zobe, que foi o cenário de uma explosão maciça de al-Shabab em 2017, que matou mais de 500 pessoas.

O governo da Somália está envolvido numa nova ofensiva contra o grupo extremista, que os Estados Unidos descreveram como uma das organizações mais mortíferas da Al Qaeda.