Em atualização

Um grupo de militantes da organização terrorista Al Shabaab, que está ligada à Al Qaeda, capturou um helicóptero da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo aconteceu esta quarta-feira, quando a aeronave, que transportava dois somalis e vários estrangeiros, teve de fazer uma aterragem de emergência numa controlada pelo grupo islâmico.

Quem são os Al-Shabab?

De acordo com a Reuters, que cita Hassan Ali, autarca de Beledweyne, os pilotos do helicóptero detetaram uma anomalia na aeronave pouco depois de terem descolado desta cidade no centro da Somália. Acabaram por aterrar em Hindhere, na fronteira com a região de Galguduud.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo o The Washington Post, que consultou uma autoridade do Ocidente, os terroristas incendiaram o helicóptero e prenderam os tripulantes. Outra fonte acrescentou que um membro da tripulação foi morto, outro membro foi levado para cativeiro e outros dois estão desaparecidos, existindo a possibilidade de terem conseguido escapar.

Ali disse ainda que a bordo estavam “dois homens somalis e vários estrangeiros”, bem como “material médico”. A aeronave devia “transportar soldados feridos da região de Galguduud”. Outras fontes ligadas à ONU acrescentaram à Reuters que o helicóptero pertence à Missão de Assistência das Nações Unidas na Somália (UNSOM) e transportava cinco estrangeiros, num total de oito passageiros. Até ao momento não são conhecidas as identidades e nacionalidades dos ocupantes.

Nos últimos anos, o grupo Al Shabaab tem travado várias batalhas contra o governo da Somália, procurando estabelecer o seu próprio sistema baseado numa interpretação estrita da lei islâmica Sharia. A organização controla, atualmente, vários territórios no sul e centro da Somália, onde continua a desenvolver ataques.

Exército da Somália diz ter matado 150 militantes do grupo extremista Al Shabab