Prisão de Guantánamo

Prisão de Guantánamo

Guantánamo. O preso e o guarda que ficaram amigos /premium

142
Mohamedou Salahi é um dos presos mais conhecidos de Guantánamo, onde esteve detido 14 anos. Steve Wood foi um dos seus guardas — e agora pode ser padrinho do filho do antigo prisioneiro.
Prisão de Guantánamo

10 reclusos de Guantánamo transferidos para Omã

Dez prisioneiros do centro de detenção da base militar norte-americana de Guantánamo foram transferidos para Omã, confirmou esta segunda-feira o Ministério dos Negócios Estrangeiros do sultanato.
Amnistia Internacional

Amnistia: "Não deixe Guantánamo para Trump"

A alguns dias de Trump tomar posse como presidente, a Amnistia Internacional reforçou os apelos para o encerramento daquela prisão e pediu a Obama para resolver a questão de Guantánamo antes de sair.
Prisão de Guantánamo

Iemenita transferido de Guantánamo para Cabo Verde

O iemenita Shawqi Awad Balzuhair foi transferido da prisão de Guantánamo, em Cuba, para Cabo Verde, anunciou o Departamento de Defesa norte-americano.
Terrorismo

Ex-prisioneiro de Guantánamo termina greve de fome

Um ex-prisioneiro de Guantánamo colocado no Uruguai em 2014, que iniciou uma greve de fome para pedir a transferência para outro país para se juntar à família, abandonou o protesto.
Prisão de Guantánamo

O diário (censurado) de um preso de Guantánamo

193
Foi libertado o prisioneiro mais famoso de Guantánamo. Esteve 14 anos preso sem acusação formal. Leia os primeiros capítulos do seu diário (censurado pelos EUA).
Cabo Verde

Cabo Verde acolhe prisioneiros de Guantanamo

Cabo Verde foi um dos países que aceitou receber prisioneiros transferidos da prisão de Guantanamo tendo, até agora recebido um. Barack Obama pretende encerrar a prisão até ao final do mandato.
Estados Unidos da América

Há um prisioneiro que não quer sair de Guantánamo

Um iemenita, de 35 anos, recusou-se esta quarta-feira a abandonar a prisão que Barack Obama há muito se esforça por encerrar. Porquê? Não ia ser transferido para um país onde tem familiares.
Mundo

Coisas que nunca mudam: as não notícias

2.052
As não notícias são tão importantes quanto as notícias. Às vezes ainda mais que as notícias. Porque as não notícias mostram como os jornalistas resistem a desfazer as suas ilusões.
Estados Unidos da América

Obama reafirma vontade de fechar Guantanamo

O Presidente dos EUA reafirmou que quer trabalhar com o Congresso para encerrar a prisão de Guantanamo, uma das principais promessas da sua primeira campanha eleitoral.
Estados Unidos da América

Guantánamo pode ser fechada até 2017

Responsável do Pentágono avançou que Barack Obama pode estar perto de cumprir a promessa que fez quando foi eleito em 2008: fechar a base de Guantanamo. Congresso tem de aprovar.
Prisão de Guantánamo

Casa Branca diz que vai fechar prisão de Guantanamo

361
John Earnest, porta-voz da Casa Branca, diz que a administração do país está a ultimar um plano para fechar a prisão de Guantanamo de "forma segura e responsável".
Estados Unidos da América

Omã recebe mais seis prisioneiros de Guantánamo

Os Estados Unidos transferiram seis prisioneiros da prisão de Guantánamo para Omã, informou hoje o Departamento de Defesa.
Nações Unidas

Ex-presos de Guantánamo assinam acordo com ACNUR

Cinco ex-reclusos de Guantánamo, acolhidos no Uruguai, assinam contrato de apoio económico com Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
Parlamento Europeu

Voos da CIA 'passaram' rápido por Portugal

Passados 13 anos do estabelecimento da primeira comissão de investigação aos voos da CIA, tema volta ao Parlamento Europeu. Em Portugal, inquérito foi arquivado por falta de provas.
Estados Unidos da América

Barack Obama: Guantánamo deve encerrar até 2016

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, garantiu que pretende encerrar definitivamente a prisão militar de Guantánamo, em Cuba, até ao final do seu mandato em 2016.
Prisão de Guantánamo

EUA repatriam quatro presos afegãos de Guantánamo

Ao longo deste ano, a administração Obama transferiu 23 dos detidos na prisão norte-americana que o Presidente norte-americano prometeu encerrar e onde ainda se encontram 132 prisioneiros.
Prisão de Guantánamo

Cinco presos foram transferidos de Guantánamo

Cinco presos do centro de detenção militar de Guantánamo, em Cuba, foram transferidos para a Geórgia e Eslováquia, a informação foi lançada pelo departamento de defesa dos EUA.
Estados Unidos da América

Será que Obama consegue encerrar Guantánamo?

O chefe da prisão de Guantánamo considera o fecho "irrealista". Há 148 reclusos na prisão localizada na ilha de Cuba. Alguns estão presos há mais de 13 anos sem julgamento.
Estados Unidos da América

Governo obrigado a mostrar vídeo de Guantánamo

Um juiz deu razão a várias organizações internacionais e obrigou o governo a mostrar um vídeo onde um recluso é obrigado a comer à força, mesmo estando em greve de fome.
Diplomacia

E os presos de Guantánamo que Portugal acolheu?

207
Há seis anos eram uma "alta" ameaça para os EUA. Há cinco foram acolhidos em Portugal com um registo criminal limpo. Quisemos saber onde estão e como são controlados. Autoridades não responderam.
Estados Unidos da América

Soldado capturado em 2009 foi libertado

Bowe Bergdahl esteve detido durante quase cinco anos. Quando se apercebeu que tinha sido resgatado, chorou convulsivamente.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)