Olá

833kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Estranha Natureza

Brasil

Foi identificado um misterioso híbrido no Brasil

Ladrava como um cão, mas comia como uma raposa-das-pampas. A fêmea tinha sido atropelada e foi tratada num centro de recuperação de animais selvagens. É o primeiro híbrido conhecido destas espécies.
Estranha Natureza

Toupeiras fêmeas têm testículos e musculatura

A equipa da Universidade de Granada estuda toupeiras há mais de 30 anos. A genitália peculiar destas mães eficientes faz crer que "não existe uma forma única de ser feminina entre os mamíferos".
Estranha Natureza

E se baleia-azul não for o maior animal de sempre?

Perucetus colossus, uma baleia pré-histórica recém-descoberta, pode tornar-se o mais pesado animal que alguma vez existiu na Terra: só o esqueleto pesaria 2-3 vezes mais que o da baleia-azul.
Estranha Natureza

Encontrou a cozinha cheia de moscas-da-fruta?

Se tem frutas ou legumes na cozinha isso é apenas normal. O calor que se fez sentir desde a primavera também podem contribuir para a perceção de que este ano tenha tido mais insetos destes pela casa.
Estranha Natureza

Corrida de espermatozoides afinal é jogo de equipa

Tal como num pelotão de ciclistas, os espermatozoides de touro (e talvez do homem) agrupam-se para enfrentar as correntes e vão trocando de posições para os líderes do grupo irem descansando.
Estranha Natureza

Aguenta treinar durante 10 dias sem parar?

Não se preocupe, não se conhece nenhum ser humano capaz de o fazer. O recorde é de uma pequena ave de penas ruivas que se alimenta no lodo — vai do Alasca à Nova Zelândia à procura de bom tempo.
Ciência

Patos, sorte e gelados nos prémios Ig Nobel

Os prémios Ig Nobel destacam investigação que primeiro faz rir e depois faz pensar. Entre os premiados está a melhor estratégia dos mexericos, a obstipação dos escorpiões e os clisteres maias.
Estranha Natureza

Pica-pau tem cabeça de martelo, não de amortecedor

A ideia de que o pica-pau tinha um sistema amortecedor entre o bico e o crânio tem cerca de 50 anos. Agora um grupo de investigadores diz que o cérebro pequeno é a melhor proteção contra traumatismos.
Estranha Natureza

Ácaros que fazem sexo na nossa cara em perigo

Os ácaros perderam um grande número de genes que lhes permitiriam viver em condições mais adversas porque encontraram proteção nos nossos poros, mas isso pode determinar o seu fim.
Estranha Natureza

Gene de cães pequenos existia em lobos antigos

Durante as glaciações, os lobos tornaram-se maiores. Mas a seleção artificial pelo homem fez com que a forma ancestral do gene originasse cães mais pequenos.
Estranha Natureza

Fêmeas de golfinho podem sentir prazer sexual

Os encontros sexuais nos golfinhos não servem apenas para a reprodução, mas para fortalecer laços sociais, mesmo entre fêmeas. Estas têm um clítoris que pode ser erétil e sensível como nas mulheres.
Estranha Natureza

O que têm o cérebro e os testículos em comum?

As proteínas. Mais do que entre quaisquer outros dois tecidos do organismo. Isto pode ter tido um papel na evolução do homem ou até no desenvolvimento de doenças em ambos os órgãos.
Estranha Natureza

Animais ressuscitados ao fim de 24 mil anos

Os rotíferos bdeloídeos estiveram congelados durante cerca de 24 mil anos na Sibéria, mas uma vez descongelados conseguiram voltar a alimentar-se e a reproduzir-se.
Estranha Natureza

EUA. Fungo coloca as cigarras num frenesim sexual

Milhões de cigarras estão a emergir ao fim de 17 anos e um fungo aguardava a oportunidade de as infetar. Com recurso a uma anfetamina, torna-as zombies sexuais e facilita a disseminação dos esporos.
Estranha Natureza

Como pode o besouro-diabólico ajudar a engenharia?

O escaravelho aguenta a pressão de cerca de 39 mil vezes o seu peso, que é qualquer coisa como um humano de 90 quilos conseguir aguentar com o peso de 280 autocarros de dois andares.
Estranha Natureza

Veneno dos mamíferos: comer, defender e atacar

A capacidade de produzir veneno é mais comum nos répteis e peixes, mas também existe em quatro grupos de mamíferos. As origens e funções são completamente distintas.
Estranha Natureza

Pénis em fêmeas apareceram mais do que uma vez

Ter pénis em fêmeas não é caso único, mas é no mínimo invulgar. Mas mais invulgar é que, em duas espécies de insetos aparentadas, os órgãos surgiram duas vezes de forma independente.
Estranha Natureza

Peixes grávidos não resistem a fêmea mais sexy

Se não se lembra do filme "A Mulher de Vermelho", de Gene Wilder, vale a pena rever. Nesta história, é o macho de um peixe que abdica da prole depois de ver uma fêmea mais apelativa.
Estranha Natureza

Lagartos suportam sangue verde tóxico

Os lagartos de sangue verde têm níveis de bílis verde 40 vezes mais altos que a concentração letal para os humanos. Para estes animais, o sangue verde até parece trazer vantagens.
Estranha Natureza

Como os pénis grandes levaram à extinção

Pénis maiores podem deixar mais descendência, mas a longo prazo podem levar à extinção das espécies. Pelo menos num grupo de crustáceos microscópicos. Uma investigadora portuguesa explica.
Estranha Natureza

A vida sexual dos peixes-diabo filmada nos Açores

As fêmeas do peixe-diabo são dez vezes maiores do que os machos, mas os exploradores de águas profundas, Kirsten e Joachim Jakobsen, foram os primeiros a filmar o insólito casal ao largo dos Açores.
Genética

Já não existem cavalos selvagens no planeta

Os cavalos de Przewalski eram considerados os últimos cavalos verdadeiramente selvagens do planeta, mas a análise do seu genoma acabou de pôr a sua história em causa.
Ambiente

O estranho peso da maternidade

Ainda há quem se queixe de ter de levar os filhos às costas durante muito tempo. A fêmea do gambá leva entre 9 e 15 filhotes em equilíbrio perfeito e ainda tem de fugir dos predadores ao mesmo tempo.
Estranha Natureza

E se pudesse ver um dragão a pôr ovos?

Os dragões existem, embora não sejam exatamente como aqueles que conhecemos das histórias de fantasia. Mas na terra onde os dragões são venerados, existem alguns prestes a sair do ovo.
Estranha Natureza

Rato-das-neves visto pela primeira vez em Portugal

Com uma distribuição nos países mediterrânicos, o rato-das-neves já existia na Península Ibérica, mas agora também foi encontrado em Portugal.
Estranha Natureza

Tem riscas, mas não é zebra. Então o que é?

Para que servem essas riscas? Para me esconder melhor. Para que servem essas orelhas tão grandes? Para te ouvir melhor. E para que serve essa língua tão grande? Para conseguir limpar os olhos.
Estranha Natureza

Macaco-uivador: voz forte ou testículos grandes

Ou cantam alto ou tem os testículos grandes. Quanto maiores os testículos, maior a quantidade de esperma produzido. Então qual é a vantagem de cantar bem, mas ter testículos pequenos?
Estranha Natureza

Enguias. Descarga elétrica localiza e atordoa

As descargas de alta-voltagem das enguias-elétricas servem, não só para atordoar as presas, mas também para as localizar. Estas descargas são normalmente desencadeadas pelos movimentos das presas.
Estranha Natureza

Posso comer a sopa depois de cair uma mosca?

Se tem um estômago sensível é melhor não comer... desculpe, ver este artigo. Ou então atreva-se e comprove que o seu intestino aguenta muito mais do que imaginava.
Estranha Natureza

Vantagem da automedicação... no mundo das formigas

As formigas infetadas com um fungo procuram substâncias que à partida seriam nocivas. Isto porque estas substâncias também são nefastas para o fungo e ajudam a controlar a infeção.
Estranha Natureza

Será este o elo perdido entre cobras e lagartos?

Corpo alongado, dezenas de costelas, uma cauda relativamente curta e... quatro patas. Poderá este ser o elo evolutivo entre lagartos e serpentes?
Estranha Natureza

Um verme que injeta o esperma na própria cabeça

É a lei da sobrevivência do mais apto. Fecundar-se a si próprio não é a opção perfeita, mas é melhor do que não se reproduzir de todo. E no que toca a deixar descendência, vale tudo.
Estranha Natureza

O segredo que os figos escondem

Debaixo da doçura de um figo há um ciclo de vida algo temível para quem aprecia estes frutos. Leia o artigo e descubra-o. Uma pista? Envolve vespas. Muitas vespas.
Estranha Natureza

Os benefícios de uma gravidez psicológica

Os desequilíbrios hormonais podem fazer com que as fêmeas dos mamíferos tenham gestações falsas, apesar de apresentarem todos os sinais normais de uma gravidez.
Estranha Natureza

Escaravelho mais branco do que uma folha de papel

As escamas que compõem as asas rígidas dos escaravelhos Cyphochilus e Lepidiota stigma são finas e refletem a luz numa única direção, tornando-os mais brancos que as folhas de papel de impressora.
Estranha Natureza

Como é que as osgas ficam presas no teto?

Entre as patas das osgas e a superfície criam-se forças que permitem que o animal fique bem seguro, mas de um momento para o outro as forças “desligam-se” e a osga corre a toda a velocidade.
Estranha Natureza

Tem 19 cm e é primo dos elefantes

Encontrar espécies novas de mamíferos é um fenómeno relativamente raro. Esse é dos motivos porque a descoberta de Macroscelides micus é tão especial. O outro é por ser primo dos elefantes.
Estranha Natureza

Há um vampiro entre os tentilhões de Darwin

Os tentilhões espalhados pelas várias ilhas do arquipélago das Galápagos têm bicos diferentes consoante o tipo de alimentos que ingerem. Uma dessas aves é especialista em beber sangue.
Estranha Natureza

O que é aquilo no braço de James Rodriguez?

Quando abre as asas, o gafanhoto gigante que pousou no braço de James Rodriguez pode medir mais de um palmo, mas a mariposa-imperador é ainda maior. Qual será o inseto mais longo? E o mais pesado?
Estranha Natureza

Pais extremosos na natureza

Um dos grandes objetivos de vida nos animais é deixar descendência. Nalguns deles deixar os machos a tomar conta das crias dá às fêmeas a possibilidade de acasalar com mais machos e aumentar a prole.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Verão 2024.  
Assine um ano por 79,20€ 44€
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Este verão, mergulhe no jornalismo independente com uma oferta especial Assine um ano por 79,20€ 44€
Ver ofertas Oferta limitada