“Durante longas décadas, o Espírito Santo foi desterrado do nosso país. Tenho a honra de presenciar o momento em que o seu solo é beijado pelo apóstolo da espiritualidade. Seja bem-vindo à Checoslováquia, Santidade!”. Foi com estas palavras que Václav Havel, o primeiro presidente democrata da Checoslováquia, recebeu em Praga, em 1990, São João Paulo II. A revolução democrática que derrubou o comunismo no Leste europeu começa a 9 de Novembro de 1989, com a queda do muro de Berlim, e termina sete semanas depois, com a eleição de Václav Havel, o primeiro presidente democrata da Checoslováquia.
Karol Wojtyla foi, segundo a CBC News, uma das mais influentes personalidades do século XX, o grande protagonista da libertação dos países do Leste, como o próprio Gorbachev reconheceu. Mas, nestes trinta anos da queda do muro de Berlim, poucos foram os que o referiram. Mais uma vez, a história foi objecto de um revisionismo que, por conveniências laicistas, higienicamente retirou desta efeméride o seu principal artífice. Esta subtil censura recorda o despudor com que, à medida em que alguns caíam na desgraça do regime soviético, eram também apagados das fotografias oficiais.
Há já alguns anos, uns pais de uma estudante liceal de Lisboa contaram-me que uma sua professora tinha pedido aos alunos que escolhessem uma personalidade que se tivesse destacado pela sua defesa dos direitos humanos, que a estudassem e expusessem na aula. A filha optou por São João Paulo II, cuja vida e obra expôs. A apresentação foi impecável, mas a docente deu-lhe uma má nota, com a desculpa de que a personagem escolhida nada tinha a ver com os direitos humanos! Os pais, chocados com a ignorância, ou má-fé, da dita professora, recorreram para as autoridades académicas do liceu, que corroboraram o parecer, obviamente mais ideológico do que científico, da mestra.
Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.