820kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

D. Manuel Clemente

D. Manuel Clemente

Ponte D. Manuel Clemente ou… Pont’-a-Pé?!

Uma autarquia que se deixasse intimidar por uma minoria de fanáticos anticlericais, contrariando a vontade de um milhão e meio de crentes, não seria apenas cobarde, mas também populista e antidemocrát
Noticiário

5h. Rui Valério vai presidir a missa nos Jerónimos

Rui Valério, que trabalhou durante vários anos como padre no Patriarcado, sucede a Manuel Clemente, que pediu a resignação por limite de idade como novo patriarca de Lisboa.
D. Manuel Clemente

O Cónego Jeremias a Bispo, já!

As religiosas querem converter-se em padres, os padres querem converter-se em bispos, os bispos querem converter-se em cardeais e os cardeais no Papa!
as pequenas coisas

Toda a água debaixo da ponte

Dar nome a pontes ciclopedonais sobre rios com um passado de esgoto, devia, na verdade, contar como pena. Uma nova modalidade de punição e reinserção social alternativa às prisões sobrelotadas.
Emprego

Vá para fora que não há trabalho cá dentro

Emigram médicos portugueses, chegam os cubanos. É uma boa solução. Porque depois de uma queda após um banho checo, ao tentar chegar à toalha turca, nada como ser atendido por um ortopedista cubano.
JMJ 2023

Moedas recusa falar da polémica da ponte da JMJ

Moedas evitou falar sobre a nomeação da ponte em homenagem ao cardeal patriarca cessante, destacando o sucesso da JMJ: tudo o que for à parte disso é "diluir o sucesso de umas grandes jornadas".
Explicador

Ponte Tejo-Trancão. 9 respostas sobre a polémica

Dias após ter agradecido à CML, Manuel Clemente rejeitou dar nome a ponte. Petições contestam homenagem e oposição acusa Moedas de não cumprir regras. Quais são elas ao certo? E que ponte é esta?
Resposta Pronta

"Dom Manuel Clemente teve bom senso"

O Padre João Basto considera que o espaço deve ser recordado como um símbolo de unidade, e não "um motivo de divisão". Relembra que a decisão partiu da Câmara Municipal de Lisboa e não do Patriarcado.
Noticiário

14h. D. Manuel Clemente rejeita nome em ponte

O Patriarca de Lisboa refere que não quer ser motivo de divisão, nem ofender ninguém, e por isso não quer o seu nome na travessia que une Lisboa a Loures no Parque Tejo.
Noticiário

12h. Mais 28% de passageiros nos aeroportos

Números referentes ao primeiro semestre, que representam 31 milhões de viajantes. Ainda, circulam quatro petições a propósito da travessia do Trancão, futuramente "Ponte Dom Manuel Clemente".
Explicador

Ponte pedonal. CML deve encontrar outro nome?

José Ribeiro e Castro, antigo Presidente do CDS, afirma que a decisão do nome da ponte está na mão dos dois municípios (Lisboa e Loures) e que D. Manuel Clemente é "uma grande figura portuguesa". 
Noticiário

21h. Arrancou oficialmente a JMJ

O evento iniciou-se com a missa de abertura. O Cardeal Patriarca de Lisboa alertou os jovens para os riscos que correm ao trocarem o mundo real pelo virtual.
JMJ 2023

Geração da JMJ "marcará necessariamente" o futuro

Manuel Clemente disse que a "geração 2023", composta por dezenas de milhares de jovens, trabalhou durante três anos para organizar a JMJ. E reafirmou o empenho total da Igreja no combate aos abusos.
Noticiário

14h. Américo Aguiar ficou surpreso com nomeação

Américo Aguiar, que preside à organização da Jornada Mundial da Juventude, vai assim juntar-se aos atuais 3 cardeais portugueses: Manuel Clemente, Tolentino de Mendonça e António Marto.
O Bom, o Mau e o Vilão

O PCP defende a paz com flores e passarinhos

Os médicos de Lisboa e Vale do Tejo (que fazem avisos), D. Manuel Clemente (que é dos últimos a agir) e o PCP (que condena ajudas à Ucrânia) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Abusos na Igreja

Patriarca rejeita suspensão de padres sem provas

Manuel Clemente diz que a "suspensão é uma pena muito grave, que só pode ser dada pela Santa Sé depois de um processo canónico".
D. Manuel Clemente

Demissão de D. Manuel Clemente decidida brevemente

Papa vai decidir sobre saída de D. Manuel Clemente nos próximos dois meses, aproveitando o consistório para deliberar. Cardeal de Lisboa terá demonstrado disponibilidade para sair na reunião em Roma.
André Ventura

Chega pede audiência a D. Manuel Clemente

Depois das declarações da presidente da Obra Católica para as Migrações sobre o partido, André Ventura quer reunir-se com o cardeal patriarca de Lisboa.
Abusos na Igreja

“Simão, filho de João, amas-Me tu mais do que este

Partilho com muitos o incómodo e o sentimento de injustiça da tentativa de linchamento público que se está a fazer a Dom Manuel Clemente que toda a sua vida só procurou servir Jesus e a sua Igreja.
Noticiário

11h. D. Manuel Clemente pôs lugar à disposição

Cardeal-Patriarca de Lisboa esteve reunido com o Papa na sexta-feira, para discutir os casos de abuso sexual. Ainda, no Reino Unido, as máquinas de suporte de vida de Archie já devem estar desligadas.
Abusos na Igreja

Marcelo: "É preciso investigar abusos até ao fim"

"É assim num Estado de direito, é assim que deve ser", afirmou Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa disse ainda que "o medo de apurar a verdade" é o que "mata as instituições".
Noticiário

14h. Patriarca de Lisboa escreve carta aberta

D. Manuel Clemente publica carta aberta três dias após a notícia do Observador. Patriarca de Lisboa justifica omissão do crime dizendo que caso estava resolvido desde 1999 com o afastamento do padre.
Resposta Pronta

D. Manuel Clemente "já devia ter sido demitido"

Ana Gomes, antiga eurodeputada, afirma que omissão de abusos sexuais na igreja por parte do cardeal-patriarca de Lisboa é "imperdoável", e acusa a instituição de ineficácia. 
Noticiário

15h. D. Manuel Clemente mantém-se em funções

Reação da Conferência Episcopal à noticia que revela que o Cardeal omitiu das autoridades uma denúncia de alegados abusos sexuais na igreja. Ainda neste jornal, a suspensão da equipa W52/FC Porto.
Noticiário

13h. W52/FC Porto suspensa de todas as provas

Com esta decisão, a equipa que tem dominado o ciclismo nacional vê-se impedida de participar na Volta a Portugal. Ainda neste jornal, Ana Gomes defende a demissão do Cardeal Patriarca de Lisboa.
Aborto

Lei do aborto ou o aborto de uma lei?

O Cardeal-Patriarca de Lisboa relançou a questão do aborto e pediu aos políticos que pensem duas vezes antes de legalizarem a eutanásia em Portugal.
Noticiário

20h. Abusos. Cardeal defende análise "caso a caso"

A reação de D. Manuel Clemente à investigação sobre os abusos sexuais na Igreja Católica. Ainda neste jornal, Fernanda Montenegro deixa uma mensagem de evocação a Eunice Muñoz.
Universidade Católica

Manuel Clemente destaca conjugação Igreja e Estado

O cardeal patriarca de Lisboa destacou o papel da Igreja Católica, em colaboração com o Estado Português, na criação do conceito de "Estudos Gerais" em Portugal, desde a Idade Média.
D. Manuel Clemente

Cardeal Patriarca manifesta tristeza por Pemba

O Cardeal-Patriarca de Lisboa manifestou "muita tristeza" pelo conflito e crise humana em Pemba. "É um problema trágico, que dura há tanto tempo e não tem nenhuma razão de ser", afirmou.
Abusos na Igreja

Plenário dos bispos arranca sem falar de abusos

D. Manuel Clemente discursou esta segunda-feira na abertura da reunião plenária dos bispos portugueses. O tema central são os abusos sexuais — mas o patriarca evitou-o no discurso de arranque.
Abusos na Igreja

Abusos. Novas medidas em Portugal até abril

"É possível" que haja divulgação de estatísticas e normas reforçadas sobre denúncia às autoridades, mas sem ultrapassar vítimas. D. Manuel Clemente leva para Portugal as ideias do Papa contra abusos.
Abusos na Igreja

Cardeal admite reforçar Igreja com meios e pessoas

D. Manuel Clemente, que representa Portugal na cimeira no Vaticano sobre os abusos sexuais na Igreja, diz que o encontro está "a correr bem" e já leva sugestões para implementar em Portugal.
Abusos na Igreja

Cardeal-patriarca encontrou-se com vítima de abuso

"Se fomos parte do problema, agora temos de ser parte da solução", considera D. Manuel Clemente, que esta semana vai representar Portugal na cimeira de líderes católicos sobre abusos sexuais.
Atualidade

JMJ. Marcelo revela detalhes da escolha de Lisboa

Lisboa será o palco da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2022. O Presidente da República revelou o argumento decisivo que levou o Vaticano a escolher a cidade portuguesa.
Papa Francisco

Divorciados. Papa agradece a D. Manuel Clemente

O Papa Francisco agradeceu a D. Manuel Clemente o documento do cardeal patriarca de Lisboa sobre os divorciados recasados, que se tornou polémico por propor a abstinência sexual a estes casais.
Eutanásia

Eutanásia. Cardeal pede "não" dos deputados

Manuel Clemente, cardeal patriarca de Lisboa, pediu aos deputados para terem em conta "o que a sociedade tem manifestado" relativamente à despenalização da morte assistida.
Eutanásia

Há muito a fazer antes da eutanásia, diz Igreja

D. Manuel Clemente disse que a Igreja quer que a sociedade reflita melhor sobre a eutanásia. O cardeal patriarca afirmou que há coisas "mais humanas" a fazer antes de avançar para a eutanásia.
Igreja Católica

Abstinência. Cardeal diz que foi mal interpretado

O cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, diz em entrevista ao Expresso, ter sido mal interpretado na polémica sobre recomendação de abstinência sexual aos divorciados que tornaram a casar.
Catolicismo

«Delírio em las Vedras!»

A abstinência sexual exigida pela lei de Cristo, não pode ser vista como uma mera proibição, mas como afirmação de um amor maior.
Igreja Católica

O sexo e a Igreja

O pior mesmo é a ferocidade unanimista que aposta na ilegitimidade das crenças dos outros. A Igreja que converse consigo do que lhe interessa. Mal não nos vem a nós, e talvez algum bem lhe venha a ela

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

FLASH SALE - Assine o Observador
a partir de 0,12€/ dia
FLASH SALE Assine o Observador
a partir de 0,12€/ dia
*exclusiva para novos assinantes