D. Manuel Clemente
Abusos na Igreja

Plenário dos bispos arranca sem falar de abusos

263
D. Manuel Clemente discursou esta segunda-feira na abertura da reunião plenária dos bispos portugueses. O tema central são os abusos sexuais — mas o patriarca evitou-o no discurso de arranque.
Abusos na Igreja

Abusos. Novas medidas em Portugal até abril

200
"É possível" que haja divulgação de estatísticas e normas reforçadas sobre denúncia às autoridades, mas sem ultrapassar vítimas. D. Manuel Clemente leva para Portugal as ideias do Papa contra abusos.
Abusos na Igreja

Cardeal admite reforçar Igreja com meios e pessoas

100
D. Manuel Clemente, que representa Portugal na cimeira no Vaticano sobre os abusos sexuais na Igreja, diz que o encontro está "a correr bem" e já leva sugestões para implementar em Portugal.
Abusos na Igreja

Cardeal-patriarca encontrou-se com vítima de abuso

"Se fomos parte do problema, agora temos de ser parte da solução", considera D. Manuel Clemente, que esta semana vai representar Portugal na cimeira de líderes católicos sobre abusos sexuais.
Religião

JMJ. Marcelo revela detalhes da escolha de Lisboa

Lisboa será o palco da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2022. O Presidente da República revelou o argumento decisivo que levou o Vaticano a escolher a cidade portuguesa.
Papa Francisco

Divorciados. Papa agradece a D. Manuel Clemente

176
O Papa Francisco agradeceu a D. Manuel Clemente o documento do cardeal patriarca de Lisboa sobre os divorciados recasados, que se tornou polémico por propor a abstinência sexual a estes casais.
Eutanásia

Eutanásia. Cardeal pede "não" dos deputados

308
Manuel Clemente, cardeal patriarca de Lisboa, pediu aos deputados para terem em conta "o que a sociedade tem manifestado" relativamente à despenalização da morte assistida.
Eutanásia

Há muito a fazer antes da eutanásia, diz Igreja

D. Manuel Clemente disse que a Igreja quer que a sociedade reflita melhor sobre a eutanásia. O cardeal patriarca afirmou que há coisas "mais humanas" a fazer antes de avançar para a eutanásia.
Igreja Católica

Abstinência. Cardeal diz que foi mal interpretado

502
O cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, diz em entrevista ao Expresso, ter sido mal interpretado na polémica sobre recomendação de abstinência sexual aos divorciados que tornaram a casar.
Catolicismo

«Delírio em las Vedras!»

687
A abstinência sexual exigida pela lei de Cristo, não pode ser vista como uma mera proibição, mas como afirmação de um amor maior.
Igreja Católica

O sexo e a Igreja

O pior mesmo é a ferocidade unanimista que aposta na ilegitimidade das crenças dos outros. A Igreja que converse consigo do que lhe interessa. Mal não nos vem a nós, e talvez algum bem lhe venha a ela
Igreja Católica

Sexo é bom, senhor Cardeal

674
Esta crónica sem moral se calhar até é imoral. Mas é a minha forma de dizer que sexo faz bem. Faz bem ao corpo e ao espírito. Não fazer sexo faz mal.
Igreja Católica

Divórcio, abstinência e Igreja. 8 grandes dúvidas

812
Explicador. A intervenção de D. Manuel Clemente tornou-se polémica. A Igreja propõe a abstinência sexual a divorciados que voltam a casar? E como os recebe? Lemos os documentos e temos 8 respostas.
D. Manuel Clemente

"Não é D. Manuel que aconselha, é João Paulo II"

1314
Para o diretor do serviço de pastoral familiar do patriarcado de Lisboa, padre Rui Pedro Carvalho, é "redutor" dizer que D. Manuel Clemente aconselha a abstinência sexual aos divorciados recasados.
Incêndios

Incêndios. Cardeal-Patriarca solidário com vítimas

Para além das vítimas dos incêndios deste ano, os promotores desta cerimónia religiosa também pretenderam homenagear os bombeiros e restantes forças vocacionadas para combater os fogos.
D. Manuel Clemente

P. Giselo deve estar "disponível para o celibato"

629
O cardeal admite que o padre Giselo, do Funchal, se mantenha na vida sacerdotal, "fiel ao celibato", sem esquecer as responsabilidades que tem como pai, e defendeu a manutenção do celibato na Igreja.
D. Manuel Clemente

D. Manuel Clemente propõe "oração pela chuva"

3516
O líder religioso está ciente dos problemas causados pela seca que assola o País e propõe uma oração especial como forma de ajuda.
Páscoa

Patriarca de Lisboa exorta fiéis ao acolhimento

Durante a Eucaristia Pascal, celebrada na Sé de Lisboa, Manuel Clemente afirmou que Jesus Cristo se "esvaziou de si em função dos outros" e morreu "para que os outros possam ser".
D. Manuel Clemente

D. Manuel Clemente surpreendido com governo PS

O cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, admitiu, em entrevista à RR, que a solução governativa do PS, com o apoio do PCP, BE e PEV, tem tido "alguns resultados" surpreendentes.
Religião

Cardeal-patriarca defende "sociedade paliativa" 

D. Manuel Clemente disse que a sociedade tem que se tornar uma "sociedade paliativa" para aliviar quem sofre, estando presente e próxima, reiterando que a Igreja Católica está contra a eutanásia.
D. Manuel Clemente

Patriarca de Lisboa apresenta pensamento de A a Z

O novo livro de D. Manuel Clemente é uma compilação de textos organizados por conceitos cristãos de A a Z. A obra foi apresentada esta segunda-feira.
Igreja Católica

"Há dois mil anos, os intelectuais nem deram por Jesus"

1703
Maria João Avillez conversou com o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, sobre a Igreja, a história, o país e os portugueses. E sobre Fátima, claro: "A mensagem é fortíssima!".
Igreja Católica

Cartaz do Bloco representa uma mentira

D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa, diz que o cartaz dos bloquistas representa uma mentira "que desqualifica quem a propaga".
Religião

Francisco e o lenço branco pendurado na macieira

2179
Tão impressionante como a inquebrantável força anímica do Papa Francisco é a sua lucidez, coragem e ternura, o seu sentido de humor. Tão importante é o que diz e faz, como a forma como o diz e o faz.
Natal

Patriarca lembra: Jesus também foi refugiado

Na mensagem de Natal partilhada esta noite, D. Manuel Clemente pede "solidariedade" para um "problema estrutural": a crise dos refugiados. E lembra que Jesus também foi refugiado.
Emigração

Patriarca de Lisboa contra "guetos culturais"

D. Manuel Clemente, defendeu a "enorme urgência" de as cidades europeias e de todo o mundo praticarem o interculturalismo, afirmando que Portugal e Lisboa podem ser um exemplo.
Conversas

A meias com Deus

126
Fiquei curiosa: que impressão digital deixara Deus nestas portas onde bati, de gente que oficia com responsabilidade na arte, no desporto, no empresariado, no pensamento, na politica, no jornalismo?
País

Cardeal-Patriarca escreve sobre refugiados

O Cardeal-Patriarca de Lisboa escreveu sobre os refugiados e as eleições numa carta aos diocesanos. O cardeal apela a uma resposta “mais humana e capaz” face ao vivido nas últimas semanas.
Vaticano

D. Manuel Clemente na Congregação do Clero

O papa Francisco nomeou o cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, para a Congregação do Clero e como membro do Conselho para as Comunicações Sociais.
D. Manuel Clemente

Patriarca de Lisboa lembra cristãos perseguidos

O Cardeal Patriarca de Lisboa recordou hoje os cristãos que um pouco por todo o mundo "sofrem grandes perseguições" mas não esquecem a importância de ajudar os mais pobres e de serem misericordiosos.
Igreja Católica

Missa no Vaticano recorda cristão perseguidos

O Papa Francisco preside hoje na Basílica de São Pedro à primeira Missa com os novos cardeais, em várias línguas, como o português, que vai recordar cristãos perseguidos no mundo.
Religião

"Pastores com o cheiro das ovelhas" no Vaticano

As escolhas do papa Francisco estão a permitir um descentralização do colégio cardinalício - tradicionalmente eurocêntrico - para as "periferias" de Ásia, África e América Latina.
D. Manuel Clemente

A púrpura e a pobreza

409
Numa Igreja pobre e para os pobres, ainda se justificam os cardeais?
Atentados de Paris

"Liberdade é direito irrenunciável"

D. Manuel Clemente saudou as manifestações em França, considerando ser "importante que a sociedade se manifeste e se insurja contra algo que é intolerável".
Religião

D. Manuel Clemente reage à nomeação do Papa

"Será um gosto colaborar ainda mais diretamente com o Papa”, disse D. Manuel Clemente, que se tornará cardeal a 14 de fevereiro, numa cerimónia a realizar no Vaticano.
D. Manuel Clemente

PM felicita Patriarca por nomeação para cardeal 

Pedro Passos Coelho felicitou o Patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente pela sua nomeação para cardeal, considerando que se trata de "um gesto com elevado significado" para Portugal.
D. Manuel Clemente

O perfil do novo cardeal português

245
Entrou com 24 anos para o seminário e, aos 31, foi ordenado padre. Em 2007 tornou-se Bispo do Porto e, em março de 2013, chegou a Patriarca de Lisboa, por ordem do anterior Papa.
Religião

D. Manuel Clemente será Cardeal em fevereiro

1379
O Patriarca de Lisboa será, em fevereiro, Cardeal. O Papa Francisco nomeou D. Manuel Clemente este domingo e o Vaticano anunciou que o português vai ser oficializado no cargo a 14 ou 15 de fevereiro.
D. Manuel Clemente

Como é trabalhar com o Papa Francisco?

349
Numa entrevista onde se fala do recente Sínodo dos Bispos, da política de família da Igreja e de Portugal em 2015, D. Manuel Clemente conta-nos também porque acha que "este Papa é um homem encantador"
D. Manuel Clemente

Igreja não deve ser uma "morgue" de casamentos

Num texto publicado na página oficial do Patriarcado de Lisboa, D. Manuel Clemente deixou o alerta: a Igreja não se deve tornar a "morgue em que se multiplicam as autópsias de matrimónios defuntos".
Igreja Católica

Patriarca destaca importância do celibato

D. Manuel Clemente citou o Papa Francisco para dizer que o celibato alarga o horizonte e o coração e não se reduz a uma mera questão disciplinar.
A página está a demorar muito tempo.