D. Manuel Clemente

Eutanásia

Há muito a fazer antes da eutanásia, diz Igreja

D. Manuel Clemente disse que a Igreja quer que a sociedade reflita melhor sobre a eutanásia. O cardeal patriarca afirmou que há coisas "mais humanas" a fazer antes de avançar para a eutanásia.
Igreja Católica

Abstinência. Cardeal diz que foi mal interpretado

502
O cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, diz em entrevista ao Expresso, ter sido mal interpretado na polémica sobre recomendação de abstinência sexual aos divorciados que tornaram a casar.
Catolicismo

«Delírio em las Vedras!»

687
A abstinência sexual exigida pela lei de Cristo, não pode ser vista como uma mera proibição, mas como afirmação de um amor maior.
Igreja Católica

O sexo e a Igreja

O pior mesmo é a ferocidade unanimista que aposta na ilegitimidade das crenças dos outros. A Igreja que converse consigo do que lhe interessa. Mal não nos vem a nós, e talvez algum bem lhe venha a ela
Igreja Católica

Sexo é bom, senhor Cardeal

674
Esta crónica sem moral se calhar até é imoral. Mas é a minha forma de dizer que sexo faz bem. Faz bem ao corpo e ao espírito. Não fazer sexo faz mal.
Igreja Católica

Divórcio, abstinência e Igreja. 8 grandes dúvidas

812
Explicador. A intervenção de D. Manuel Clemente tornou-se polémica. A Igreja propõe a abstinência sexual a divorciados que voltam a casar? E como os recebe? Lemos os documentos e temos 8 respostas.
D. Manuel Clemente

"Não é D. Manuel que aconselha, é João Paulo II"

1.314
Para o diretor do serviço de pastoral familiar do patriarcado de Lisboa, padre Rui Pedro Carvalho, é "redutor" dizer que D. Manuel Clemente aconselha a abstinência sexual aos divorciados recasados.
Incêndios

Incêndios. Cardeal-Patriarca solidário com vítimas

Para além das vítimas dos incêndios deste ano, os promotores desta cerimónia religiosa também pretenderam homenagear os bombeiros e restantes forças vocacionadas para combater os fogos.
D. Manuel Clemente

P. Giselo deve estar "disponível para o celibato"

629
O cardeal admite que o padre Giselo, do Funchal, se mantenha na vida sacerdotal, "fiel ao celibato", sem esquecer as responsabilidades que tem como pai, e defendeu a manutenção do celibato na Igreja.
D. Manuel Clemente

D. Manuel Clemente propõe "oração pela chuva"

3.516
O líder religioso está ciente dos problemas causados pela seca que assola o País e propõe uma oração especial como forma de ajuda.
Páscoa

Patriarca de Lisboa exorta fiéis ao acolhimento

Durante a Eucaristia Pascal, celebrada na Sé de Lisboa, Manuel Clemente afirmou que Jesus Cristo se "esvaziou de si em função dos outros" e morreu "para que os outros possam ser".
D. Manuel Clemente

D. Manuel Clemente surpreendido com governo PS

O cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, admitiu, em entrevista à RR, que a solução governativa do PS, com o apoio do PCP, BE e PEV, tem tido "alguns resultados" surpreendentes.
Religião

Cardeal-patriarca defende "sociedade paliativa" 

D. Manuel Clemente disse que a sociedade tem que se tornar uma "sociedade paliativa" para aliviar quem sofre, estando presente e próxima, reiterando que a Igreja Católica está contra a eutanásia.
D. Manuel Clemente

Patriarca de Lisboa apresenta pensamento de A a Z

O novo livro de D. Manuel Clemente é uma compilação de textos organizados por conceitos cristãos de A a Z. A obra foi apresentada esta segunda-feira.
Igreja Católica

"Há dois mil anos, os intelectuais nem deram por Jesus"

1.710
Maria João Avillez conversou com o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, sobre a Igreja, a história, o país e os portugueses. E sobre Fátima, claro: "A mensagem é fortíssima!".
Igreja Católica

Cartaz do Bloco representa uma mentira

D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa, diz que o cartaz dos bloquistas representa uma mentira "que desqualifica quem a propaga".
Religião

Francisco e o lenço branco pendurado na macieira

2.191
Tão impressionante como a inquebrantável força anímica do Papa Francisco é a sua lucidez, coragem e ternura, o seu sentido de humor. Tão importante é o que diz e faz, como a forma como o diz e o faz.
Natal

Patriarca lembra: Jesus também foi refugiado

Na mensagem de Natal partilhada esta noite, D. Manuel Clemente pede "solidariedade" para um "problema estrutural": a crise dos refugiados. E lembra que Jesus também foi refugiado.
Emigração

Patriarca de Lisboa contra "guetos culturais"

D. Manuel Clemente, defendeu a "enorme urgência" de as cidades europeias e de todo o mundo praticarem o interculturalismo, afirmando que Portugal e Lisboa podem ser um exemplo.
Conversas

A meias com Deus

126
Fiquei curiosa: que impressão digital deixara Deus nestas portas onde bati, de gente que oficia com responsabilidade na arte, no desporto, no empresariado, no pensamento, na politica, no jornalismo?
País

Cardeal-Patriarca escreve sobre refugiados

O Cardeal-Patriarca de Lisboa escreveu sobre os refugiados e as eleições numa carta aos diocesanos. O cardeal apela a uma resposta “mais humana e capaz” face ao vivido nas últimas semanas.
Vaticano

D. Manuel Clemente na Congregação do Clero

O papa Francisco nomeou o cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, para a Congregação do Clero e como membro do Conselho para as Comunicações Sociais.
D. Manuel Clemente

Patriarca de Lisboa lembra cristãos perseguidos

O Cardeal Patriarca de Lisboa recordou hoje os cristãos que um pouco por todo o mundo "sofrem grandes perseguições" mas não esquecem a importância de ajudar os mais pobres e de serem misericordiosos.
Igreja Católica

Missa no Vaticano recorda cristão perseguidos

O Papa Francisco preside hoje na Basílica de São Pedro à primeira Missa com os novos cardeais, em várias línguas, como o português, que vai recordar cristãos perseguidos no mundo.
Religião

"Pastores com o cheiro das ovelhas" no Vaticano

As escolhas do papa Francisco estão a permitir um descentralização do colégio cardinalício - tradicionalmente eurocêntrico - para as "periferias" de Ásia, África e América Latina.
D. Manuel Clemente

A púrpura e a pobreza

411
Numa Igreja pobre e para os pobres, ainda se justificam os cardeais?
Atentados de Paris

"Liberdade é direito irrenunciável"

D. Manuel Clemente saudou as manifestações em França, considerando ser "importante que a sociedade se manifeste e se insurja contra algo que é intolerável".
Religião

D. Manuel Clemente reage à nomeação do Papa

"Será um gosto colaborar ainda mais diretamente com o Papa”, disse D. Manuel Clemente, que se tornará cardeal a 14 de fevereiro, numa cerimónia a realizar no Vaticano.
D. Manuel Clemente

PM felicita Patriarca por nomeação para cardeal 

Pedro Passos Coelho felicitou o Patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente pela sua nomeação para cardeal, considerando que se trata de "um gesto com elevado significado" para Portugal.
D. Manuel Clemente

O perfil do novo cardeal português

245
Entrou com 24 anos para o seminário e, aos 31, foi ordenado padre. Em 2007 tornou-se Bispo do Porto e, em março de 2013, chegou a Patriarca de Lisboa, por ordem do anterior Papa.
Religião

D. Manuel Clemente será Cardeal em fevereiro

1.379
O Patriarca de Lisboa será, em fevereiro, Cardeal. O Papa Francisco nomeou D. Manuel Clemente este domingo e o Vaticano anunciou que o português vai ser oficializado no cargo a 14 ou 15 de fevereiro.
D. Manuel Clemente

Como é trabalhar com o Papa Francisco?

352
Numa entrevista onde se fala do recente Sínodo dos Bispos, da política de família da Igreja e de Portugal em 2015, D. Manuel Clemente conta-nos também porque acha que "este Papa é um homem encantador"
D. Manuel Clemente

Igreja não deve ser uma "morgue" de casamentos

Num texto publicado na página oficial do Patriarcado de Lisboa, D. Manuel Clemente deixou o alerta: a Igreja não se deve tornar a "morgue em que se multiplicam as autópsias de matrimónios defuntos".
Igreja Católica

Patriarca destaca importância do celibato

D. Manuel Clemente citou o Papa Francisco para dizer que o celibato alarga o horizonte e o coração e não se reduz a uma mera questão disciplinar.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Assinatura - Aceda aos dados da sua assinatura
  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)