Pedro Santana Lopes

Pedro Santana Lopes

Santana quer "arejamento" na política

252
Santana não saiu do PSD nem fundou partido nenhum, mas foi orador-convidado de um novo movimento que junta personalidades da direita. Vai aderir a este? "Nem pensei nisso". Quer é "arejamento".
Pedro Santana Lopes

Não se riam de Santana Lopes (ainda) /premium

130
Santana percebeu que existe um flagrante vazio na política portuguesa: não há um partido que represente, com convicção e gosto, um eleitorado conservador nos costumes. E que queira ser o anti-BE.
Pedro Santana Lopes

Santana Lopes: "Relação com o PPD/PSD acabou"

121
Santana Lopes falou pela primeira vez, no espaço de comentário na SIC, depois da entrevista a anunciar que iria deixar PSD. E confirmou: a relação "acabou".
Pedro Santana Lopes

Santana Lopes deixa o PSD e prepara novo partido

3.402
Antigo primeiro-ministro, recentemente derrotado à liderança dos sociais-democratas, estará a preparar o lançamento de uma nova força política. "A minha intervenção política no PSD acabou", diz.
Sporting

Santana convidado para voltar a gerir o Sporting

180
Santana Lopes foi convidado para presidir à comissão de gestão do Sporting na quarta-feira à tarde. Pensou, refletiu, mas deu nega a Marta Soares, apurou o Observador. Insistência durou todo o dia.
PSD

Santana fica em Lisboa, mas elogia Rio

Santana não foi ao Conselho Nacional ao Porto, mas elogiou o facto de Rui Rio cortar com o funcionamento tradicional a partir de Lisboa. Comparou o presidente do PSD a Cavaco Silva e lembrou série.
PSD

Santana revela telefonema e contraria Rio

530
Santana diz ao Observador que Rui Rio é que lhe telefonou a dizer que concordava com uma parte do seu comentário crítico na SIC: "Não falei em oposição interna. Deve ter havido uma má interpretação".
Pedro Santana Lopes

"Está na hora de Rio inaugurar a liderança do PSD"

348
No seu novo espaço de comentário da SIC Notícias, Santana Lopes sublinhou a necessidade de os ânimos acalmarem no partido: o rival de Rio espera que o "alerta laranja" passe no PSD.
Pedro Santana Lopes

Santana. Caso Feliciano é um “embaraço”

Santana disse na SIC querer ver o caso “esclarecido o mais depressa possível”. Sugeriu que Barreiras Duarte fizesse um “pedido de desculpas” por se ter apresentado com um estatuto que nunca exercera.
PSD

Santana na RTP: "Os militantes estão expectantes"

133
O candidato derrotado por Rio diz que a sua atitude de união segurou o congresso: "Se não tivesse tido a postura que tive no congresso todo, não sei…" E admitiu que o PSD não está "entusiasmado".
Congresso do PSD

Palmómetro/PSD: o top 10 dos aplausos no Congresso

Quem recebeu mais palmas no Congresso do PSD? E, além de Elina Fraga, a nova vice que foi vaiada, que outros notáveis ficaram fora do top 10? Este vídeo mostra.
Congresso do PSD

As 37 frases do 37º Congresso do PSD

Críticas ao Bloco Central, promessas de que o PSD vai a jogo para vencer as legislativas, críticas à 'geringonça' e ajustes de contas. São (algumas das) frases que marcam a chegada de Rio à liderança.
Congresso do PSD

Santana defende Rio contra o "chico-espertismo"

Pedro Santana Lopes aproveitou o Congresso do PSD para apelar à união do partido. E deu o exemplo, centrando o discurso na crítica ao "chico-espertismo" dos que tentam "condicionar" sem ir a votos.
Congresso do PSD

"Agora o PSD tem Santana Lopes, paz e amor"

O discurso de Pedro Santana Lopes no congresso e a acusação de "traição" feita por Paula Teixeira da Cruz a Rui Rio. O comentário de Miguel Pinheiro e Vítor Matos no fim do 2º. do congresso do PSD.
PSD

Direção de Rio sem nº2. Elina Fraga é surpresa

530
Rui deve optar por ter cinco vices e Feliciano Barreiras Duarte como secretário-geral. Ainda não são conhecidos os vogais da comissão política. Há mais velhos nomes do que renovação. E poucas mulheres
Congresso do PSD

Santana Lopes em paz, Luís Montenegro ao ataque - como aconteceu

149
No segundo dia, o PSD concluiu apresentação de propostas temáticas e também de alterações aos estatutos (remetidas para outras núpcias). Houve um militante excitado e mais uma boleia do Observador.
Congresso do PSD

Acordo Rio-Santana fechado às 3h57 no hotel Sana

119
Acordo entre Rui Rio e Santana Lopes foi fechado no hotel Sana após horas de maratona negocial, que incluíram longa discussão num contentor junto ao palco do Congresso.
PSD

Ainda não há acordo fechado entre Rio e Santana

Ainda não há acordo entre Rio e Santana Lopes para as listas conjuntas aos órgãos nacionais. Se Santana romper o acordo, Paulo Rangel, o número dois, pode vir a encabeçar a lista ao Conselho Nacional
Congresso do PSD

Keep cool. Onde não estiveste no congresso passado

O congresso do PSD que arranca esta sexta-feira começou há dois anos, no anterior. Rio não foi. E começou a preparar o caminho para vencer. Passos iniciou a queda. E o "Mr. Cool" regressou.
Congresso do PSD

Rio convida Santana para cabeça de lista

241
Rui Rio convidou Pedro Santana Lopes para ser cabeça de lista ao conselho nacional. Santana ainda não terá dado o ok final, mas tudo indica que vai aceitar.
PSD

Análise. Se perder, Rio não ajudará governação PS

Rio defende que o PSD deve viabilizar Governo do PS após as eleições. Mas se perder as legislativas terá diretas no partido poucos meses depois, mesmo que não se demita. Por Vìtor Matos
Pedro Santana Lopes

Santana, versão 2018: "Agora é mais por aqui"

191
Santana diz que "agora é mais por aqui" que vai andar. O que quer isso dizer? Não disse, mas garantiu o de sempre: que vai continuar por aí. Candidatura venceu em Lisboa, não chegou para travar Rio.
Pedro Santana Lopes

12 histórias que mostram como Santana geriu Lisboa

160
O Túnel do Marquês e o Parque Mayer foram duas das maiores polémicas. O aumento da dívida é um dos problemas da gestão de Santana em Lisboa, interrompida quando assumiu o cargo de primeiro-ministro.
PSD

"Santana abordou comigo a ideia de novo partido"

510
Henrique Chaves, que apoia Rui Rio e contribuiu para a queda do Governo de Santana, diz que o ex-líder também lhe falou da possibilidade da criação de um novo partido.
Pedro Santana Lopes

8 momentos decisivos da entrevista a Santana Lopes

A conversa com Pacheco Pereira, o passado, os impulsos de Rio, o financiamento da campanha e o seu discurso económico são alguns pontos marcantes da entrevista de Pedro Santana Lopes ao Observador.
PSD

Corpo a corpo: os gestos de Santana descodificados

104
O desvio do olhar, a boca tapada e a mão no peito. Os gestos de Santana Lopes nos debates e entrevistas, aqui descodificados em vídeo por Rui Mendes, especialista em linguagem corporal
Pedro Santana Lopes

Santana: "O pensamento é o pecado mais ligeiro"

O candidato à liderança do PSD começou a entrevista ao Observador a responder a Pacheco Pereira, sobre as ideias de fundar outro partido, e acabou a falar da Igreja.
Pedro Santana Lopes

Novo partido? “Às vezes podemos ter desabafos" 

272
Em entrevista, Santana diz ter estado com Pacheco Pereira, mas para falar de "um movimento". Quanto a um novo partido, admite ter "pecado em pensamento". Para vencer Costa, vai ser preciso "trabalho".
PSD

Santana: Costa vai acender uma "velinha" por Rio

244
Santana Lopes diz que o candidato preferido de António Costa é Rui Rio e diz que quer que Passos Coelho seja seu conselheiro. O candidato rejeita ser o "PS-B" ou o "PS-2". Prefere ser o "PSD 1".
PSD

A entrevista de Santana Lopes em 20 tweets

Candidato a líder do PSD falou de Pacheco Pereira, tentou evitar o seu passado e deu algumas ideias para o futuro. A entrevista completa chega ao fim do dia, mas pode ler parte dela em alguns tweets.
PSD

Só gravata distingue Rio e Santana, diz o Politico

O jornal europeu Politico analisa os Dupond e Dupont que estão na "luta pelo controlo da direita portuguesa" e escreve que pouco há que os distinga.
PSD

O PSD entre os erros de ontem e os erros de amanhã

261
O PSD tem de decidir qual é mais arriscado: se apostar nos que cometeram erros em 2004, ou se confiar nos que parecem preparar-se para cometer erros do mesmo tipo em 2019.
PSD

Pacheco diz que Santana quis fundar novo partido

1.068
Pacheco Pereira avança que Santana Lopes quis formar um novo partido, em 2011, para "disputar nas eleições com o PSD". Santana Lopes nega e acusa o comentador de o querer "denegrir".
PSD

Montenegro diz que ideia de Rio é "suicidária"

448
Ex-líder parlamentar do PSD diz que ideia de Rio de viabilizar um Governo minoritário do PS é "suicidária" e concorda com Relvas na ideia de que "o próximo presidente do PSD tem mandato de dois anos".
Fact Check

Fact check. As certezas e falhas no último duelo

O debate TSF/Antena 1 foi longo e com alguns argumentos repetidos em relação às televisões, mas houve novas garantias avançadas pelos candidatos ao PSD. Rio e Santana disseram sempre a verdade?
Pedro Santana Lopes

Santana Lopes vai ser entrevistado no Observador

Na véspera de uma das eleições internas mais disputadas no PSD, o candidato à liderança Pedro Santana Lopes vem ao Observador. Siga a entrevista em direto, esta sexta, a partir das 10h00.
PSD

Crónica. Os debates são "lutas de boxe"? Ainda bem

É bom que os debates entre candidatos sejam "combates de boxe". Tão importante como ter ideias é conseguir fazer algo com elas. Exercer o poder é entrar numa luta corpo a corpo. Por Miguel Pinheiro.
PSD

O último debate Rio-Santana: quem ganhou? Escolha

Os dois candidatos à liderança do PSD enfrentaram-se uma última vez aos microfones da Antena 1 e da TSF. Quem acha que ganhou neste último confronto? Vote aqui.
PSD

Rio contra as "lapas" e Santana cola-o a Costa - como aconteceu

Os dois candidatos dizem no debate conjunto da Antena 1 e TSF que admitem uma revisão constitucional. Para Santana não é prioridade. Para Rio decorre das suas ideias para o regime.
Fact Check

Fact check. Os factos alternativos do debate

O segundo debate televisivo entre os candidatos à liderança do PSD foi mais morno, mas nem por isso teve menos mentiras e meias-verdades. Rio e Santana alteraram factos?
PSD

E ao segundo debate, Rio cedeu aos "truques"

Rio cedeu aos "truques" dos recortes para confrontar Santana. Santana sugeriu acordo escrito com PS como condição para deixar governar o PS, se vencer. Renovação do mandato da PGR mostrou diferenças.
PSD

PGR. Santana quer renovar. "Não assunto", diz Rio - como aconteceu

115
Depois de um frente a frente em que Santana saiu vitorioso, Rio tem hoje nova oportunidade. O portuense desta vez entrou ao ataque com seis recortes de jornais. Discutem o passado. Siga aqui o debate.
PSD

Guerra do passado: Rio elogiou Santana em 2004

Nas redes sociais está a circular mais um vídeo de declarações antigas de um candidato do PSD, desta vez de Rui Rio que em 2004 elogiou as "medidas estruturais" de Santana tomadas "em tão pouco tempo.
Pedro Santana Lopes

Bach. Mais uma imprecisão musical de Santana

2.120
Depois da gaffe com os "violinos de Chopin", Santana Lopes disse que já aprendeu a tocar piano e até toca o "Wohltemperierte Preludium", de Bach. Pianista português explica o que Santana tentou dizer.
PSD

Os vídeos do passado que perseguem Santana

155
Em 2010 defendeu Rio. E em 2013 disse que não se recandidataria a PM, "nem que o vento mudasse dez vezes". Agora diz que houve "alterações climáticas". Recorde os recuos célebres de Marcelo e Portas
Política

O PSD

413
Quem como eu testemunhou “in loco” o melhor do país sentado no hemiciclo de S. Bento em 1975 não pode deixar de tropeçar hoje numa abissal diferença de almas e procedimentos.
PSD

Santana admite viabilizar Governo do PS, sem Costa

150
Santana Lopes reagiu a vídeo de 2013 onde aparece a dizer que "nem que o vento mudasse 10 vezes" teria condições para ser PM. Sobre viabilizar governos do PS, só se mudar de líder.
PSD

Aparece vídeo de Santana a dizer que nunca ganhará

572
Nem que o vento mudasse 10 vezes Santana ganharia eleições de novo. Quem o disse foi o próprio, em 2013. Vídeo começou a circular em páginas de apoio a Rio, mas diretor de campanha rejeita utilização.
Congresso do PSD

Rui Rio quer liderar um PS/B

931
Dito de um modo mais claro, no dia 13 os militantes do PSD vão decidir se querem que o seu partido seja uma alternativa de governo ao PS, ou se querem reduzi-lo a uma espécie de PS/B.
PSD

Rio admite apoiar Governo minoritário de Costa

3.731
Rio admite apoiar Costa se o PS falhar a maioria absoluta em 2019. Em entrevista, o social-democrata deixa críticas a Marcelo e avisa os sociais-democratas para as "fragilidades" de Santana.
Congresso do PSD

Duelo à chuva

A impressão que fica é que, tal como o governo foge das dificuldades reais do país como o diabo da cruz, também os candidatos à liderança do PSD ignoram os «fundamentais» da situação sócio-económica.
Pedro Santana Lopes

"Peço desculpa pelo discurso da incubadora..."

799
Na sua convenção, Santana defendeu que os ricos pagassem mais no Estado Social. Pediu desculpa (com ironia) pelas "trapalhadas" de 2004. E desafiou Costa para um debate.
PSD

Rui Rio pede a Santana para manter a elevação

313
O candidato a presidente do PSD Rui Rio pediu ao seu adversário, Pedro Santana Lopes, que mantenha a elevação que a campanha para a liderança do partido teve desde o início.
PSD

Convenção de Santana arranca sem Santana

Ouviu-se uma proposta de aumento da idade da reforma. E uma crítica ao Governo por ter criado um "ambiente hostil" às empresas. Mas Santana não esteve presente para ouvir os debates da sua convenção.
Montepio

Vieira liga Santana à ideia da Santa Casa na banca

166
O ministro do Trabalho afirmou ter sido ideia de Santana Lopes o envolvimento da Santa Casa na banca mas confirma que a hipótese do Montepio partiu do Governo.
PSD

Santana critica "ataques" ao seu passado

O candidato à liderança do PSD acusou Rui Rio de "privilegiar os palcos televisivos" à discussão com os militantes e criticou os "constantes ataques" feitos ao seu passado.
PSD

Sampaio disse que trapalhadas teve Santana?

Santana Lopes disse três vezes no debate com Rui Rio que Jorge Sampaio nunca tinha falado dos episódios que o tinham levado a dissolver o Parlamento em 2004. O ex-PM tem razão ou a frase é enganadora?
PSD

Rio não gostou do debate, mas sabe "fazer truques"

274
Rio, ao Público e à RR, disse que não gostou do debate e avisou que também sabe "fazer truques". Santana disse ao Expresso que acredita que vai ser primeiro-ministro com "mais condições" que em 2004.
PSD

A eleição no PSD passou a ter só um tema: a PGR

381
O debate na RTP entre Rio e Santana reduziu a sucessão de Passos no PSD a um único tema: pode esta eleição no PSD ajudar a criar ambiente para o fim de uma era na investigação criminal em Portugal?
Fact Check

Fact Check. Verdades e mentiras de Rio e Santana

173
Rio e Santana chegaram a desmentir-se um ao outro no debate sobre vários assuntos, que remetiam para o passado político de ambos. Afinal, quem tem razão? Os factos desempatam.
PSD

Trapalhadas e invenções: o debate nas entrelinhas

183
Trataram-se por "tu", como se fossem amigos; atacaram-se sem piedade, como se fossem inimigos. Leia a descodificação das insinuações e das recriminações do primeiro debate entre Rio e Santana.
PSD

Dupond esmaga Dupont. O debate em 7 pontos

576
Trataram-se por tu. Debate aqueceu em 2004. Santana podia ter perdido, mas esmagou Rio com as suas próprias trapalhadas. Concordaram no futuro: redução de IRC, descentralização e reforma do Estado.
PSD

"Dizes mal de mim" vs "Querias partido contra PSD" - como aconteceu

205
Foi o primeiro frente a frente entre os candidatos à liderança do PSD. Santana já disse que Rio só dizia mal dele. Rio acusou Santana de querer fazer um novo partido contra o PSD. Seguimos ao minuto.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)