454kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Pedro Santana Lopes

Coimbra

Santana Lopes confirma polo da UC na Figueira

No final da sessão de Câmara realizada esta quarta-feira, Pedro Santana Lopes confirmou que o polo de ensino superior da Universidade de Coimbra na cidade vai ficar sediado na Quinta das Olaias.
Figueira da Foz

Figueira da Foz com estacionamento subterrâneo

No início de dezembro de 2021, o presidente do município salientou que a construção de um parque de estacionamento junto ao mercado municipal seria "uma obra prioritária".
Noticiário

17h. Santana de surpresa a apoiar Rio no Chiado

"Não sou de disfarces", diz Santana Lopes à Rádio Observador, em plena arruada. Quer puxar pela campanha do PSD, já que "as sondagens estão um bocadinho atrás". Partidos queimam últimos cartuchos.
Figueira da Foz

Figueira da Foz, Coimbra, 19 dez 2021 (Lusa) -- O PS viabilizou hoje o Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2022 do município da Figueira da Foz, presidido pelo independente Pedro Santana Lopes, eleito pelo movimento Figueira a Primeira, que governa sem maioria absoluta.
Figueira da Foz

Figueira da Foz mantém festas e fogo de artifício

Pedro Santana Lopes referiu que, para já, se mantém o programa do 'réveillon', com a atuação do cantor Matias Damásio a ser transferida para o Coliseu Figueirense.
Pedro Santana Lopes

Santana Lopes convida PM a visitar Figueira da Foz

Santana Lopes não quer que "as coisas aconteçam, o tempo ande e nada se resolva", pelo que considera "essencial" que o primeiro-ministro "conheça os assuntos da Figueira da Foz".
Naufrágios

Problema "gravíssimo" de assoreamento na barra

"É bom que as autoridades do país tenham a noção do gravíssimo problema que há aqui", enfatiza Santana Lopes, lamentando o "balanço trágico" do naufrágio na Figueira da Foz.
Noticiário

11h. Naufrágio. "Havia nevoeiro", diz Santana

Presidente da câmara da Figueira da Foz explica que um dos cinco tripulantes conseguiu chegar a terra para dar o alerta para o naufrágio. Quatro dos cinco tripulantes morreram.
Figueira da Foz

Figueira da Foz quer sistema de videovigilância

Santana Lopes esclareceu que o caderno de encargos "não está ainda pronto" e que, quando estiver, será presente à reunião camarária para abertura de concurso público.
Autárquicas 2021

Mar e ensino superior são prioridades de Santana

Pedro Santana Lopes tomou posse como presidente da Câmara da Figueira da Foz, eleito como independente nas últimas autárquicas.
Autárquicas 2021

PS justifica derrota com "fenómeno" Santana Lopes

O candidato do PS à Câmara da Figueira da Foz assumiu na noite de domingo a derrota nas eleições autárquicas para o executivo municipal, atribuindo-a ao "fenómeno" de Santana Lopes.
Emissão Especial

Santana Lopes. "Caí e levantei"

Da "Supercalifragilisticexpialidoce" de Mary Poppins à "proeza nas eleições", Pedro Santana Lopes avança que já esperava vitória na Câmara Municipal da Figueira da Foz. 
Autárquicas 2021

Figueira. Santana quer deslocalizar investimentos

Se for eleito, Santana Lopes vai descentralizar o investimento nas freguesias da Figueira da Foz por constatar que há zonas do concelho "abandonadas". Salientou falta de reflorestação após incêndios.
Autárquicas 2021

Santana Lopes quer ensino artístico em escolas

Santana Lopes defende o ensino artístico nas escolas da Figueira da Foz e alertou para a falta de pessoal, salientando ainda o incentivo na educação para o mar, área em que a cidade quer dominar.
Autárquicas 2021

Bandeira de Santana em estátua motiva queixa do PS

Uma bandeira do movimento de Santana Lopes, colocada no monumento de Manuel Fernandes Tomás, motiva queixa à PSP do autarca do PS. Presidente da Associação 24 de Agosto diz ser "ato de vandalismo".
Autárquicas 2021

Figueira. O bailarico de Santana e outras músicas

Candidato à Figueira da Foz, Santana levou Quim Barreiros ao Paião e crê na maioria. O "senhor presidente", do PS, está na rua em busca da vitória. E o PSD está em posição invulgar: contra o voto útil
Autárquicas 2021

Constitucional valida candidatura de Santana

O Tribunal Constitucional validou a candidatura de Santa Lopes à Câmara da Figueira da Foz, apesar do provimento de recurso do PSD, que acusava a candidatura independente de "irregularidades".
Autárquicas 2021

Sondagem dá Santana perto da maioria na Figueira

O antigo primeiro-ministro tem 47% das intenções de voto e pode estar perto de atingir uma maioria absoluta histórica. Rui Rio, que recusou apoio a Santana, arrisca desastre eleitoral na Figueira.
PSD

Tribunal rejeita nova reclamação contra Santana

O Tribunal da Figueira da Foz decidiu "julgar improcedente, por falta de fundamento" a reclamação apresentada pelo PSD contra Santana Lopes. PSD vai recorrer para o Tribunal Constitucional.
Autárquicas 2021

Santana acusa PSD e PS de pacto contra candidatura

"Como é que têm coragem de se apresentar a eleições, quando estiveram em funções nos últimos anos e fizeram pouco ou nada pela Figueira", questionou, criticando os adversários de "terem hibernado".
Autárquicas 2021

Sondagem dá vitória a Santana Lopes na Figueira

Antigo primeiro-ministro surge bem posicionado para repetir o feito de 1997. Soma 38% das intenções de voto contra os 34,3% dos socialistas. PSD, que recusou apoiar Santana, arrisca desastre eleitoral
Autárquicas 2021

Tribunal rejeita impugnação de Santana Lopes 

Candidatura do PSD tinha tentado impugnar candidatura de Santana à Figueira, mas tribunal deu razão ao antigo primeiro-ministro. Movimento não poderá usar designação com nome de Santana Lopes.
Autárquicas 2021

Santana Lopes diz que PSD quer "protagonismo"

"A tentativa de impugnação da candidatura do Movimento Figueira a Primeira-FAP não passa de uma intenção do PSD de procurar protagonismo", afirma o movimento independente.
Noticiário

5h. PSD tenta anular candidatura de Santana Lopes

A candidatura social democrata à Figueira da Foz entregou ao tribunal, esta terça feira, o pedido para anular a candidatura independente de Santana Lopes por alegada violação da lei autárquica.
E o vencedor é...

Medina "à caça das migalhas" pela CM Lisboa

Rui Tavares, do Livre, integra lista de Medina à capital. Será esta uma "forma de conquistar eleitorado"? Ano autárquico e "lá aparece Santana Lopes" outra vez. Terá sete vidas? "Não, tem mais".
Autárquicas 2021

Santana quer ficar três mandatos na Figueira

Pedro Santana Lopes, que foi presidente da autarquia em 1997 e 2001, considera agora necessitar de mais tempo para tornar a FIgueira num município "liderante".
Aliança

Aliança. Sem "figura de proa" e sem dinheiro

Em 2018 Santana Lopes regressou à política com tudo, criou um partido e não se coibiu de dizer ao que vinha, sem medir o dia seguinte. Menos de três anos depois, a Aliança é um partido bem diferente.
Fact Check

Estudo de opinião com vitória de Santana é válido?

Página associada à candidatura de Santana Lopes publicou um “estudo de opinião” em que se sugere que ex-autarca da Figueira da Foz é o preferido para vencer as eleições para o poder local
Autárquicas 2021

Santana Lopes será candidato à Figueira da Foz

“Cá estou. É uma decisão de enorme responsabilidade, num tempo difícil", disse o ex-primeiro-ministro, exatamente 24 anos depois de ter sido candidato pela Figueira da Foz pela primeira vez.
Autárquicas 2021

Santana não será candidato do PSD à Figueira

A direção do PSD não vai apostar em Pedro Santana Lopes na corrida à Figueira da Foz. Distrital de Coimbra também não compra a candidatura, apesar dos apoios que o ex-PM recebeu nos últimos dias.
Política

Santana despede-se da Aliança. Leia aqui a carta

O fundador deixa o partido por entender que a sua continuidade seria prejudicial à sobrevivência da Aliança. Ao Observador, Santana Lopes mantém tabu sobre o futuro e diz que não está a ponderar nada.
Pedro Santana Lopes

Santana Lopes sai do Aliança, partido que fundou

O fundador e ex-presidente da Aliança, Pedro Santana Lopes, desfiliou-se do partido que fundou em 2018, justificando que "chegou o momento" de sair, anunciou aquela força política.
Eleições

Rangel sondado para o Porto. Santana mantém tabu

O eurodeputado sabe que terá lugar na corrida à Câmara do Porto se assim o quiser. Tema foi abordado e não há decisões tomadas. Santana Lopes não será candidato a Lisboa, mas há outras hipóteses.
Política

O regresso de Santana e Portas

Se Santana e Portas querem desempenhar um papel relevante no futuro da direita terão que ser candidatos autárquicos. Se não o forem, não estarão irremediavelmente afastados, mas o caminho será difícil
Sob Escuta

O essencial da entrevista a Pedro Santana Lopes

Saiu da liderança do Aliança, diz que não conta regressar ao PSD, mas não esconde o brilho quando fala das Presidenciais de 2026. Pedro Santana Lopes em entrevista à Rádio Observador.
Pedro Santana Lopes

"Nada me impede de ser candidato em 2026"

Na semana em que saiu da liderança do Aliança, Santana Lopes avisa que não desiste da vida política e há um cargo que ainda não ocupou: o de Presidente. Diz ainda que não conta voltar ao PSD.
Pedro Santana Lopes

"Isto está mais para partidos dos extremos"

Santana Lopes diz que saída do Aliança não é o fim da carreira política, mas recusa regresso ao PSD. Admite ligações à direita, mas mas diz que não pertenceria à família política de Ventura.
Pedro Santana Lopes

Santana marca diferença entre Aliança e Chega

Santana Lopes diz que Aliança não se pode confundir com o "circo e a bandalheira" de outros partidos "não democráticos", numa alusão ao Chega de André Ventura.
Aliança

Aliança elege novo presidente este fim-de-semana

O antigo primeiro-ministro e até então presidente da Aliança, Pedro Santana Lopes, suspendeu as funções executivas em junho não se vai recandidatar, pelo que deixa a liderança do partido que fundou.
Pedro Santana Lopes

Santana Lopes abandona liderança da Aliança

O antigo primeiro-ministro e atual presidente da Aliança vai deixar a liderança do partido fundado há dois anos. Santana Lopes "já tinha suspendido as funções executivas em junho".
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.