Pedro Santana Lopes

Pedro Santana Lopes

Santana quer Aliança entre "maiores partidos"

Pedro Santana Lopes entregou "mais de 12 mil assinaturas" no Tribunal Constitucional para formalizar o novo partido Aliança, que quer que esteja entre "os maiores partidos da política portuguesa".
Política

A noite que antecedeu o nascimento do Aliança /premium

535
O Observador acompanhou as últimas horas antes do nascimento do Aliança. Santana Lopes revela que o partido vai ter congressos eletivos e uma "Academia Política", em vez de juventude partidária.
Rui Rio

O “lugarzinho” do PSD que serve ao seu presidente

218
Se há alguém obcecado com o seu lugar é o presidente do PSD. Custe o que custar. Nem que, para isso, tenha de destruir a “marca” PSD.
Pedro Santana Lopes

Sair do PSD

206
Nunca acreditei em políticos que falam e falam sobre áreas sociais sem demonstrar primeiro como se aumenta a riqueza ou que falam em descentralização sem construir antes um modelo de desenvolvimento.
Pedro Santana Lopes

Santana: "Vim para ganhar a António Costa"

1.733
Santana Lopes fez várias críticas a Rui Rio, que acusa de aproximação a Costa. Não será candidato às europeias e não deseja ser deputado, pois prefere o Governo. Por isso, quer ganhar legislativas.
Assunção Cristas

Cristas não vê partido de Santana como "ameaça"

Em declarações aos jornalistas em Cascais a líder centrista disse que não "vê como ameaça" a criação da Aliança, o futuro partido que o ex-primeiro-ministro Pedro Santana Lopes pretende fundar.
Pedro Santana Lopes

Santana. Página promovia partido sem autorização

124
Uma página de Facebook que apoiava Santana no PSD foi usada para promover o novo partido e gerou indignação de ex-apoiantes. Ex-líder nega ligação à página e garante que não era uma conta oficial.
PSD

Santana Vs Santana. O que mudou do PSD à Aliança /premium

Em apenas sete meses, Santana mudou de partido, mas não mudou de ideias. É mais liberal, é certo, mas mantém uma coerência na ideologia. Veja as semelhanças entre o Santana-PSD e o Santana-Aliança.
Luís Marques Mendes

Marques Mendes: pensões sobem, imposto da luz cai

O comentador da SIC anunciou uma descida no IRS e no imposto sobre a eletricidade e uma subida nas pensões. Comentou ainda o novo partido de Santana (bom nome, más ideias). E criticou Paddy Cosgrave.
Pedro Santana Lopes

Iniciativa Liberal diz que Santana copiou ideias

189
O partido Iniciativa Liberal insinuou que Santana Lopes terá copiado temas do seu programa partidário. E diz que o novo partido de Santana visa apenas um "acerto de contas" com Rui Rio.
Pedro Santana Lopes

"Aliança"é o novo partido de Santana Lopes

867
A saída do ex-primeiro-ministro do PSD pôs a comunidade política nacional à espera daquilo que seria o anunciado "novo partido" que iria criar. Este sábado ficou a saber-se um pouco mais.
Pedro Santana Lopes

A propósito do chefe /premium

Por maior que seja a nossa admiração pelos seus feitos, o caudilho é uma lamentável pecha que herdámos.
PSD

PSD. A história e as lições da última grande cisão /premium

1.254
Quando foi eleito, Rio lembrou a última cisão no PSD, comparando-se a Sá Carneiro. Mas a História não foi bem assim. Agora que Santana sai, convém saber o que aconteceu. E porquê. Por Miguel Pinheiro.
PSD

Passos Coelho demitiu-se e não foi substituído /premium

332
O novo partido de Santana Lopes também não conseguirá ultrapassar o PSD. Competirá assim ao futuro líder do PSD unir as direitas e ser capaz de construir um programa reformista para o país.
Pedro Santana Lopes

Como Santana ficou isolado depois da saída do PSD /premium

198
Jantar há 15 dias juntou amigos da Santa Casa. De resto, não há santanistas que o sigam. Sentem-se "traídos". O seu ex-diretor de campanha "nem a uma chamada a dar uma satisfação" teve direito.
PSD

Não é a direita que está em crise, é o regime /premium

487
Sem uma direita democrática forte, o reformismo não terá promotores e o regime está condenado a afundar-se com um crescimento económico medíocre e um Estado social sem dinheiro.
Pedro Santana Lopes

A direita tem um problema e Santana não é solução /premium

A direita está em crise e tem de se renovar. Sim, um novo partido poderia ser útil nesse processo. Santana Lopes, contudo, só será solução para o problema chamado Rui Rio. Não é pouco, mas não chega.
PSD

Marques Mendes sobre Santana: "Vão todos perder"

O comentador criticou a decisão do ex-militante do PSD dizendo que o seu abandono irá prejudicar todos. A saída reforça a ideia de cisão interna e "nenhum partido ganha eleições dividido".
Presidente Marcelo

"Preocupa-me que oposição não se fragmente"

390
Marcelo preocupado com riscos e fragmentação da oposição, confrontado com saída de Santana Lopes do PSD e desafio de Pedro Duarte à liderança de Rio. Sobre Santana diz que "não se muda de família".
PSD

A carta do adeus de Santana ao PSD nas entrelinhas /premium

349
Pedro Santana Lopes disse definitivamente adeus ao PSD. Na longa carta aberta aos militantes, aqui descodificada, há despedida e análise política. Há pistas sobre o futuro e remorsos que não passaram.
Pedro Santana Lopes

A carta em que Santana se despede do PSD

1.222
Santana Lopes oficializa a sua saída do PSD e prepara a criação de um novo partido. Leia na íntegra a carta de despedida aos militantes em que explica a sua decisão.
PSD

É oficial: Santana deixa PSD e cria novo partido /premium

2.235
Santana Lopes vai sair do PSD e criar um novo partido. Já falou com Rui Rio e com José Silvano. O Observador teve acesso à carta aberta em que explica a decisão aos militantes.
Pedro Santana Lopes

Santana distinguido pela Academia de História

261
O ex-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Pedro Santana Lopes foi eleito académico honorário da Academia Portuguesa da História, informou a sua presidente, Manuela Mendonça.
Pedro Santana Lopes

Santana quer "arejamento" na política

252
Santana não saiu do PSD nem fundou partido nenhum, mas foi orador-convidado de um novo movimento que junta personalidades da direita. Vai aderir a este? "Nem pensei nisso". Quer é "arejamento".
Pedro Santana Lopes

Não se riam de Santana Lopes (ainda) /premium

130
Santana percebeu que existe um flagrante vazio na política portuguesa: não há um partido que represente, com convicção e gosto, um eleitorado conservador nos costumes. E que queira ser o anti-BE.
Pedro Santana Lopes

Santana Lopes: "Relação com o PPD/PSD acabou"

121
Santana Lopes falou pela primeira vez, no espaço de comentário na SIC, depois da entrevista a anunciar que iria deixar PSD. E confirmou: a relação "acabou".
Pedro Santana Lopes

Santana Lopes deixa o PSD e prepara novo partido

3.402
Antigo primeiro-ministro, recentemente derrotado à liderança dos sociais-democratas, estará a preparar o lançamento de uma nova força política. "A minha intervenção política no PSD acabou", diz.
Sporting

Santana convidado para voltar a gerir o Sporting

180
Santana Lopes foi convidado para presidir à comissão de gestão do Sporting na quarta-feira à tarde. Pensou, refletiu, mas deu nega a Marta Soares, apurou o Observador. Insistência durou todo o dia.
PSD

Santana fica em Lisboa, mas elogia Rio

Santana não foi ao Conselho Nacional ao Porto, mas elogiou o facto de Rui Rio cortar com o funcionamento tradicional a partir de Lisboa. Comparou o presidente do PSD a Cavaco Silva e lembrou série.
PSD

Santana revela telefonema e contraria Rio

530
Santana diz ao Observador que Rui Rio é que lhe telefonou a dizer que concordava com uma parte do seu comentário crítico na SIC: "Não falei em oposição interna. Deve ter havido uma má interpretação".
Pedro Santana Lopes

"Está na hora de Rio inaugurar a liderança do PSD"

348
No seu novo espaço de comentário da SIC Notícias, Santana Lopes sublinhou a necessidade de os ânimos acalmarem no partido: o rival de Rio espera que o "alerta laranja" passe no PSD.
Pedro Santana Lopes

Santana. Caso Feliciano é um “embaraço”

Santana disse na SIC querer ver o caso “esclarecido o mais depressa possível”. Sugeriu que Barreiras Duarte fizesse um “pedido de desculpas” por se ter apresentado com um estatuto que nunca exercera.
PSD

Santana na RTP: "Os militantes estão expectantes"

133
O candidato derrotado por Rio diz que a sua atitude de união segurou o congresso: "Se não tivesse tido a postura que tive no congresso todo, não sei…" E admitiu que o PSD não está "entusiasmado".
Congresso do PSD

Palmómetro/PSD: o top 10 dos aplausos no Congresso

Quem recebeu mais palmas no Congresso do PSD? E, além de Elina Fraga, a nova vice que foi vaiada, que outros notáveis ficaram fora do top 10? Este vídeo mostra.
Congresso do PSD

As 37 frases do 37º Congresso do PSD

Críticas ao Bloco Central, promessas de que o PSD vai a jogo para vencer as legislativas, críticas à 'geringonça' e ajustes de contas. São (algumas das) frases que marcam a chegada de Rio à liderança.
Congresso do PSD

Santana defende Rio contra o "chico-espertismo"

Pedro Santana Lopes aproveitou o Congresso do PSD para apelar à união do partido. E deu o exemplo, centrando o discurso na crítica ao "chico-espertismo" dos que tentam "condicionar" sem ir a votos.
Congresso do PSD

"Agora o PSD tem Santana Lopes, paz e amor"

O discurso de Pedro Santana Lopes no congresso e a acusação de "traição" feita por Paula Teixeira da Cruz a Rui Rio. O comentário de Miguel Pinheiro e Vítor Matos no fim do 2º. do congresso do PSD.
PSD

Direção de Rio sem nº2. Elina Fraga é surpresa

530
Rui deve optar por ter cinco vices e Feliciano Barreiras Duarte como secretário-geral. Ainda não são conhecidos os vogais da comissão política. Há mais velhos nomes do que renovação. E poucas mulheres
Congresso do PSD

Santana Lopes em paz, Luís Montenegro ao ataque - como aconteceu

149
No segundo dia, o PSD concluiu apresentação de propostas temáticas e também de alterações aos estatutos (remetidas para outras núpcias). Houve um militante excitado e mais uma boleia do Observador.
Congresso do PSD

Acordo Rio-Santana fechado às 3h57 no hotel Sana

119
Acordo entre Rui Rio e Santana Lopes foi fechado no hotel Sana após horas de maratona negocial, que incluíram longa discussão num contentor junto ao palco do Congresso.
PSD

Ainda não há acordo fechado entre Rio e Santana

Ainda não há acordo entre Rio e Santana Lopes para as listas conjuntas aos órgãos nacionais. Se Santana romper o acordo, Paulo Rangel, o número dois, pode vir a encabeçar a lista ao Conselho Nacional
Congresso do PSD

Keep cool. Onde não estiveste no congresso passado

O congresso do PSD que arranca esta sexta-feira começou há dois anos, no anterior. Rio não foi. E começou a preparar o caminho para vencer. Passos iniciou a queda. E o "Mr. Cool" regressou.
Congresso do PSD

Rio convida Santana para cabeça de lista

241
Rui Rio convidou Pedro Santana Lopes para ser cabeça de lista ao conselho nacional. Santana ainda não terá dado o ok final, mas tudo indica que vai aceitar.
PSD

Análise. Se perder, Rio não ajudará governação PS

Rio defende que o PSD deve viabilizar Governo do PS após as eleições. Mas se perder as legislativas terá diretas no partido poucos meses depois, mesmo que não se demita. Por Vìtor Matos
Pedro Santana Lopes

Santana, versão 2018: "Agora é mais por aqui"

191
Santana diz que "agora é mais por aqui" que vai andar. O que quer isso dizer? Não disse, mas garantiu o de sempre: que vai continuar por aí. Candidatura venceu em Lisboa, não chegou para travar Rio.
Pedro Santana Lopes

12 histórias que mostram como Santana geriu Lisboa

160
O Túnel do Marquês e o Parque Mayer foram duas das maiores polémicas. O aumento da dívida é um dos problemas da gestão de Santana em Lisboa, interrompida quando assumiu o cargo de primeiro-ministro.
PSD

"Santana abordou comigo a ideia de novo partido"

510
Henrique Chaves, que apoia Rui Rio e contribuiu para a queda do Governo de Santana, diz que o ex-líder também lhe falou da possibilidade da criação de um novo partido.
Pedro Santana Lopes

8 momentos decisivos da entrevista a Santana Lopes

A conversa com Pacheco Pereira, o passado, os impulsos de Rio, o financiamento da campanha e o seu discurso económico são alguns pontos marcantes da entrevista de Pedro Santana Lopes ao Observador.
PSD

Corpo a corpo: os gestos de Santana descodificados

104
O desvio do olhar, a boca tapada e a mão no peito. Os gestos de Santana Lopes nos debates e entrevistas, aqui descodificados em vídeo por Rui Mendes, especialista em linguagem corporal
Pedro Santana Lopes

Santana: "O pensamento é o pecado mais ligeiro"

O candidato à liderança do PSD começou a entrevista ao Observador a responder a Pacheco Pereira, sobre as ideias de fundar outro partido, e acabou a falar da Igreja.
Pedro Santana Lopes

Novo partido? “Às vezes podemos ter desabafos" 

272
Em entrevista, Santana diz ter estado com Pacheco Pereira, mas para falar de "um movimento". Quanto a um novo partido, admite ter "pecado em pensamento". Para vencer Costa, vai ser preciso "trabalho".
PSD

Santana: Costa vai acender uma "velinha" por Rio

244
Santana Lopes diz que o candidato preferido de António Costa é Rui Rio e diz que quer que Passos Coelho seja seu conselheiro. O candidato rejeita ser o "PS-B" ou o "PS-2". Prefere ser o "PSD 1".
PSD

A entrevista de Santana Lopes em 20 tweets

Candidato a líder do PSD falou de Pacheco Pereira, tentou evitar o seu passado e deu algumas ideias para o futuro. A entrevista completa chega ao fim do dia, mas pode ler parte dela em alguns tweets.
PSD

Só gravata distingue Rio e Santana, diz o Politico

O jornal europeu Politico analisa os Dupond e Dupont que estão na "luta pelo controlo da direita portuguesa" e escreve que pouco há que os distinga.
PSD

O PSD entre os erros de ontem e os erros de amanhã

261
O PSD tem de decidir qual é mais arriscado: se apostar nos que cometeram erros em 2004, ou se confiar nos que parecem preparar-se para cometer erros do mesmo tipo em 2019.
PSD

Pacheco diz que Santana quis fundar novo partido

1.068
Pacheco Pereira avança que Santana Lopes quis formar um novo partido, em 2011, para "disputar nas eleições com o PSD". Santana Lopes nega e acusa o comentador de o querer "denegrir".
PSD

Montenegro diz que ideia de Rio é "suicidária"

448
Ex-líder parlamentar do PSD diz que ideia de Rio de viabilizar um Governo minoritário do PS é "suicidária" e concorda com Relvas na ideia de que "o próximo presidente do PSD tem mandato de dois anos".
Fact Check

Fact check. As certezas e falhas no último duelo

O debate TSF/Antena 1 foi longo e com alguns argumentos repetidos em relação às televisões, mas houve novas garantias avançadas pelos candidatos ao PSD. Rio e Santana disseram sempre a verdade?
Pedro Santana Lopes

Santana Lopes vai ser entrevistado no Observador

Na véspera de uma das eleições internas mais disputadas no PSD, o candidato à liderança Pedro Santana Lopes vem ao Observador. Siga a entrevista em direto, esta sexta, a partir das 10h00.
PSD

Crónica. Os debates são "lutas de boxe"? Ainda bem

É bom que os debates entre candidatos sejam "combates de boxe". Tão importante como ter ideias é conseguir fazer algo com elas. Exercer o poder é entrar numa luta corpo a corpo. Por Miguel Pinheiro.
PSD

O último debate Rio-Santana: quem ganhou? Escolha

Os dois candidatos à liderança do PSD enfrentaram-se uma última vez aos microfones da Antena 1 e da TSF. Quem acha que ganhou neste último confronto? Vote aqui.
PSD

Rio contra as "lapas" e Santana cola-o a Costa - como aconteceu

Os dois candidatos dizem no debate conjunto da Antena 1 e TSF que admitem uma revisão constitucional. Para Santana não é prioridade. Para Rio decorre das suas ideias para o regime.
Fact Check

Fact check. Os factos alternativos do debate

O segundo debate televisivo entre os candidatos à liderança do PSD foi mais morno, mas nem por isso teve menos mentiras e meias-verdades. Rio e Santana alteraram factos?

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)