236kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Álvaro Cunhal

PCP

Bom dia, Lenine! /premium

548
A interpretação comunista do regime é hoje a mais elucidativa de todas: este é um país onde mandam as famílias socialistas, e quem quer ter poder em Portugal tem de estar com essas famílias.
Política

Orgulhosamente pobres /premium

348
Estado social não é ter aviões, mas proteger os desfavorecidos. É a percepção desta diferença que faz a Noruega rica. É a não realização desta diferença que nos torna orgulhosamente pobres.
PCP

Jerónimo: Ensinamentos de Cunhal estão atuais

TAP, CTT, Novo Banco, programas de estabilidade, opções orçamentais ou programa de recuperação foram alguns dos temas destacados por Jerónimo e que, diz, demonstram a ingerência europeia no país.
Entrevista

"Houve contradições a mais na gestão da pandemia" /premium

3100
Começou como uma conversa sobre o mais recente livro, "Salazar, Cunhal, Soares", terminou visitando toda a realidade de um país atordoado pela pandemia que ainda hesita entre a euforia e o pessimismo.
Álvaro Cunhal

Jerónimo. Fuga de Cunhal abriu fenda no fascismo

165
O secretario-geral do PCP visitou a Fortaleza de Peniche como forma de comemorar o 60º aniversário da fuga de Álvaro Cunhal desse sítio quando ainda era uma prisão, na época do Estado Novo
PCP

PCP. Legado de Cunhal é "instrumento importante"

218
Álvaro Cunhal faria este domingo 106 anos. Foi homenageado pelo líder do Partido Comunista Português que lembrou que as ideias que teve foram premonitórias sobre a situação do país.
Mário Soares (1924-2017)

As 3h 40m e 52s mais importantes da vida de Soares

829
Em 1975, na fase mais perigosa da revolução, Soares enfrentou Cunhal na RTP e denunciou as tentações totalitárias do PCP. Miguel Pinheiro lembra um debate inesquecível. "Olhe que não"? Olhe que sim.
História

Peniche. A fuga de Cunhal e o guarda que o ajudou

417
O autor do livro "Porta para a Liberdade", Pedro Prostes da Fonseca, descreve os detalhes da fuga que mais marcou o Forte de Peniche, agora em polémica. Como Cunhal fugiu. E como um guarda o ajudou.
Livros

Quem foi o último estalinista? Cunhal ou Carrillo?

221
Mais um volume da biografia de Cunhal e uma nova biografia de Carrillo dão-nos duas visões bem distintas desses ícones comunistas, a primeira mais simpática, a segunda mais cáustica. Leitura comparada
Óbito

Morreu Eugénia Cunhal

Morreu esta quinta-feira a irmã mais nova do histórico líder comunista, Álvaro Cunhal. Tinha 88 anos.
Pré-Publicação

Os dias de Cunhal em Moscovo

O novo volume da biografia de Álvaro Cunhal, por José Pacheco Pereira, chega agora às livrarias. Leia aqui um excerto onde se descreve a vida e as rotinas do líder do PCP na URSS.
25 de Novembro

O PCP? Não teve nada a ver com o 25 de novembro

217
O 25 de novembro é por vezes atribuído ao Partido Comunista. No entanto, essa ideia foi contrariada pelo partido, inclusive por Álvaro Cunhal. O golpe é visto como um processo contra-revolucionário.
Mundo

Quando Cunhal se zangou com Gorbatchov

269
Cunhal acusou Gorbatchov de “deslizar” para o oportunismo, o que obrigou a alterar o alinhamento do “Vremia” (Tempo), principal programa de informação na TV soviética, caso raro na História da URSS.
Maioria de Esquerda

A gargalhada de Álvaro Cunhal

1635
Eis que, após quarenta anos, o PCP pode regressar ao poder com as ideias e os métodos de sempre. Se ouvirem por estes dias uma grande gargalhada, é de Álvaro Cunhal. Esta é a sua vitória póstuma.
Efeméride

O país despediu-se de Cunhal há dez anos

756
O histórico líder comunista morreu a 13 de junho de 2005, faz hoje precisamente dez anos. Um dos principais rostos da Revolução e um dos mais influentes políticos portugueses tinha 91 anos.
Álvaro Cunhal

Cunhal é "cimento para resistência" do PCP

Álvaro Cunhal, o carismático líder do PCP, ainda é uma influência para o partido uma década após a sua morte, diz um investigador.
Cristiano Ronaldo

O que defende Raquel Varela

545
A historiadora e comentadora da "Barca dos Infernos" envolveu-se em polémica por ter ridicularizado Dolores Aveiro. Mas ataca todos Passos, Cavaco e Cunhal. E sugeriu "guilhotinar" os traidores da UGT
Mário Soares (1924-2017)

As 10 grandes decisões políticas da vida de Soares

831
Numa vida preenchida de combates políticos, recorde as dez grandes decisões de Mário Soares.
A página está a demorar muito tempo.