775kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Álvaro Cunhal

Séries

"Homens de Honra": uma série entre Cunhal e Soares

O argumento é de Raquel Palermo e João Matos, a realização de Sérgio Graciano. Estivemos na rodagem da produção para a RTP que vai retratar regimes, sociedades e homens distintos num mesmo país.
Cinema Português

Terminou a rodagem de filme sobre Mário Soares

Sérgio Graciano terminou a rodagem do filme "Soares é fixe" e começou "Camarada Álvaro". Objetivo é "homenagear as pessoas importantes e marcantes da nossa História".
PCP

Gorbatchev. PCP ainda pensa como há 30 anos? 

Mikhail Gorbatchev morreu na passada terça-feira. PCP fez um comunicado onde critica o legado do antigo líder da União Soviética. Ligue 910024185 e participe no Contra-Corrente
Aborto

Cunhal e o ‘direito’ ao aborto

“O aborto é um mal. Nisto estão de acordo todos os escritores, desde os partidários da repressão feroz até aos defensores da legalização” (Álvaro Cunhal).
Cinema

“Atraiu-me o O’Neill e o Cunhal. Próximo? Salazar"

João Botelho tem dois novos filmes: um sobre o poeta, outro sobre o histórico comunista. Mote para uma conversa sobre cinema e política. Falou-se ainda de festas clandestinas e do que vem a seguir.
PCP

Bom dia, Lenine!

A interpretação comunista do regime é hoje a mais elucidativa de todas: este é um país onde mandam as famílias socialistas, e quem quer ter poder em Portugal tem de estar com essas famílias.
Política

Orgulhosamente pobres

Estado social não é ter aviões, mas proteger os desfavorecidos. É a percepção desta diferença que faz a Noruega rica. É a não realização desta diferença que nos torna orgulhosamente pobres.
PCP

Jerónimo: Ensinamentos de Cunhal estão atuais

TAP, CTT, Novo Banco, programas de estabilidade, opções orçamentais ou programa de recuperação foram alguns dos temas destacados por Jerónimo e que, diz, demonstram a ingerência europeia no país.
Entrevista

"Houve contradições a mais na gestão da pandemia"

Começou como uma conversa sobre o mais recente livro, "Salazar, Cunhal, Soares", terminou visitando toda a realidade de um país atordoado pela pandemia que ainda hesita entre a euforia e o pessimismo.
Álvaro Cunhal

Jerónimo. Fuga de Cunhal abriu fenda no fascismo

O secretario-geral do PCP visitou a Fortaleza de Peniche como forma de comemorar o 60º aniversário da fuga de Álvaro Cunhal desse sítio quando ainda era uma prisão, na época do Estado Novo
PCP

PCP. Legado de Cunhal é "instrumento importante"

Álvaro Cunhal faria este domingo 106 anos. Foi homenageado pelo líder do Partido Comunista Português que lembrou que as ideias que teve foram premonitórias sobre a situação do país.
Mário Soares (1924-2017)

As 3h 40m e 52s mais importantes da vida de Soares

Em 1975, na fase mais perigosa da revolução, Soares enfrentou Cunhal na RTP e denunciou as tentações totalitárias do PCP. Miguel Pinheiro lembra um debate inesquecível. "Olhe que não"? Olhe que sim.
História

Peniche. A fuga de Cunhal e o guarda que o ajudou

O autor do livro "Porta para a Liberdade", Pedro Prostes da Fonseca, descreve os detalhes da fuga que mais marcou o Forte de Peniche, agora em polémica. Como Cunhal fugiu. E como um guarda o ajudou.
Livros

Quem foi o último estalinista? Cunhal ou Carrillo?

Mais um volume da biografia de Cunhal e uma nova biografia de Carrillo dão-nos duas visões bem distintas desses ícones comunistas, a primeira mais simpática, a segunda mais cáustica. Leitura comparada
Óbito

Morreu Eugénia Cunhal

Morreu esta quinta-feira a irmã mais nova do histórico líder comunista, Álvaro Cunhal. Tinha 88 anos.
Pré-Publicação

Os dias de Cunhal em Moscovo

O novo volume da biografia de Álvaro Cunhal, por José Pacheco Pereira, chega agora às livrarias. Leia aqui um excerto onde se descreve a vida e as rotinas do líder do PCP na URSS.
25 de Novembro

O PCP? Não teve nada a ver com o 25 de novembro

O 25 de novembro é por vezes atribuído ao Partido Comunista. No entanto, essa ideia foi contrariada pelo partido, inclusive por Álvaro Cunhal. O golpe é visto como um processo contra-revolucionário.
Mundo

Quando Cunhal se zangou com Gorbatchov

Cunhal acusou Gorbatchov de “deslizar” para o oportunismo, o que obrigou a alterar o alinhamento do “Vremia” (Tempo), principal programa de informação na TV soviética, caso raro na História da URSS.
Maioria de Esquerda

A gargalhada de Álvaro Cunhal

Eis que, após quarenta anos, o PCP pode regressar ao poder com as ideias e os métodos de sempre. Se ouvirem por estes dias uma grande gargalhada, é de Álvaro Cunhal. Esta é a sua vitória póstuma.
Efeméride

O país despediu-se de Cunhal há dez anos

O histórico líder comunista morreu a 13 de junho de 2005, faz hoje precisamente dez anos. Um dos principais rostos da Revolução e um dos mais influentes políticos portugueses tinha 91 anos.
Álvaro Cunhal

Cunhal é "cimento para resistência" do PCP

Álvaro Cunhal, o carismático líder do PCP, ainda é uma influência para o partido uma década após a sua morte, diz um investigador.
Cristiano Ronaldo

O que defende Raquel Varela

A historiadora e comentadora da "Barca dos Infernos" envolveu-se em polémica por ter ridicularizado Dolores Aveiro. Mas ataca todos Passos, Cavaco e Cunhal. E sugeriu "guilhotinar" os traidores da UGT
Mário Soares (1924-2017)

As 10 grandes decisões políticas da vida de Soares

Numa vida preenchida de combates políticos, recorde as dez grandes decisões de Mário Soares.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine a partir
de 0,10€ /dia

Nesta Páscoa, torne-se
assinante e poupe 42€.

Assinar agora