A Scotland Yard está de novo no Algarve para acompanhar vários interrogatórios e inquirições no âmbito do caso Madeleine McCann. A pedido das autoridades britânicas, 12 pessoas deverão ser ouvidas, quatro na qualidade de arguidos, as outras como testemunhas. Os interrogatórios decorrem a partir desta terça-feira na sede da Polícia Judiciária de Faro, e devem prolongar-se pelo menos até sexta.

Trata-se de três portugueses e um cidadão de nacionalidade russa, que são agora formalmente arguidos no âmbito da investigação britânica relativa ao desaparecimento de Maddie na Praia da Luz, no Algarve, a 3 de maio de 2007.

Os suspeitos, que moram próximo de um dos terrenos onde a Scotland Yard acreditava que Maddie estaria enterrada, terão sido constituídos arguidos na sequência da análise feita às comunicações telefónicas efectuadas na noite em que a criança desapareceu.

Um deles, o cidadão de nacionalidade russa, já é repetente na investigação. O seu nome apareceu ligado ao caso pela primeira vez em 2007, durante a primeira fase da investigação portuguesa, tendo sido constituído arguido e alvo de buscas domiciliárias que, no entanto, não revelaram nada. O cidadão é agora novamente arguido, no seguimento da recente revisão do processo levada a cabo pela Metropolitan Police no Algarve.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As diligências, avança a SIC Notícias, dizem exclusivamente respeito à parte inglesa da investigação, tendo as autoridades portuguesas apenas cumprido o pedido feito pela Scotland Yard de constituir os quatro cidadãos arguidos.

No início do mês teve início uma nova fase do processo, com as autoridades britânicas e portuguesas a levarem a cabo intensas buscas no terreno circundante ao resort da Praia da Luz. Foram as buscas mais significativas feitas desde o desaparecimento da criança, mas não foram encontradas quaisquer provas relacionadas com o caso.

Na altura, a Scotland Yard disse que estava a ser planeada “mais actividade” com a polícia portuguesa, sendo que as buscas aos terrenos faziam parte de uma primeira fase de uma investigação maior.