Norte:

Por Neopop entenda-se festival de música eletrónica, o maior do seu género realizado no país e que existe há nove anos. O evento acontece em Viana do Castelo entre 14 e 16 de agosto. Se na primeira noite atuam os DJs John Digweed e Laurent Garnier, além do duo germânico Pan-Pot, o segundo dia tem Jeff Mills enquanto cabeça de cartaz — ao fim de 30 anos de carreira, Mills continua a fascinar diferentes gerações, figurando nos maiores festivais de música eletrónica a uma escala global. Carl Cox marca presença no sábado, bem como Nina Kraviz. O passe de três dias pode ser adquirido por 85 euros, sendo que o bilhete diário fica entre 45 e 50 euros.

Três concertos com um elemento em comum: o piano. A iniciativa Caminha ao Piano começa esta quinta-feira e prolonga-se até 16 de agosto. As atuações acontecem no Largo Calouste Gulbenkian e cabe aos Fado em Trio a abertura. O trio, liderado pela voz da cantora e atriz Flora Miranda, vai revisitar um reportório que inclui clássicos como “Casa da Mariquinhas” ou “Barco Negro”. No dia seguinte, é a vez de o pianista e compositor Júlio Resende dar o ar de sua graça — é o português mais jovem, diz a organização, a gravar um primeiro disco para a conceituada editora de jazz Clean Feed. As últimas notas musicais cabem a Rita Guerra que, a 16 de agosto, vai proporcionar uma hora e meia de concerto. Existem bilhetes diários (3, 4 e 5 euros, respetivamente), mas também passe para os três dias (10 euros).

Centro:

Diz-se o único evento em Portugal capaz de juntar, num só espaço, música, arte, desporto e gastronomia. De 14 a 16 de agosto, o Fusing Culture Experience regressa à Figueira da Foz, depois de no ano passado ter recebido cerca de 20 mil pessoas — número que, segundo as expetativas da organização, vai mais do que duplicar em 2014. O evento conta com dois palcos no recinto, sendo que são esperados cerca de 30 artistas musicais, do rock à eletrónica, ao longo dos três dias da programação — desde Capitão Fausto e Peixe: Avião, na sexta-feira, a Dead Combo e Orlando Santos, no sábado. Mas há ainda workshops gastronómicos, competições entre chefs, aulas de surf, boydboard e kayak, bem como conversas com artistas vários. O Fusing quer ir ainda mais longe e expande-se para lá do recinto principal, através da promoção de várias atividades e intervenções a acontecer um pouco por toda a cidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Castro Daire recebe a 11º edição do Festival Altitudes, que leva vários espetáculos de teatro e música à aldeia de Campo Benfeito, em Gosende. A Serra de Montemuro volta a ser, mais uma vez, o palco da iniciativa cultural de 9 a 16 de agosto. O programa de 2014 é composto, na maioria, por peças portuguesas. O passe custa 25 euros e dá acesso a todos os espetáculos do festival (o bilhete diário custa 5 euros). Pode consultar a programação completa aqui.

A organização chama-lhe o maior festival de música nacional. O Bons Sons acontece a cada dois anos, na aldeia de Cem Soldos, em Tomar. Em 2014, as datas estão afixadas — de 14 a 17 de agosto é tempo de ouvir cantar em português. A reunião de vários géneros musicais é uma realidade, desde jazz a folk, blues e tango, mas também reggae e, claro, fado. Durante quatro dias há espaço e tempo para 55 projetos que se vão dividir pelos oito palcos existentes. Entre os nomes musicais que vão marcar presença, destaque para Gaiteiros de Lisboa, Sérgio Godinho, Memória de Peixe, Noiserv e Gisela João. Há ainda sessões de músicas para crianças, entre outras surpresas.

Sul:

Concertos diários e gratuitos, em Cascais. As Festas do Mar têm regresso marcado para esta sexta-feira (prolongam-se até dia 24 de agosto). A abrir as atuações, que começam pelas 20h30 e ocupam a Baía, estão os Ala dos Namorados, com a voz inconfundível de Nuno Guerreiro. No dia 16 André Sardet é cabeça de cartaz, sendo que no domingo é a vez de Mikkel Solnado atrair atenções. Além da música, há atividades e atrações instaladas na Baía, no Jardim Visconde da Luz e no Largo Cidade Vitória, com exposições de produtos e restauração, entre outros serviços.

O Parque Urbano da Costa da Caparica vai receber O Sol da Caparica, um festival que começa esta quinta-feira, bem a jeito do feriado, e com data marcada para acabar no próximo domingo, dia 17. Ao todo, são mais de 30 bandas, artistas e DJs, o que resulta, explica a organização, em mais de 10 horas de música por dia — coisa pouca… Do programa fazem parte nomes como António Zambujo, Buraka Som Sistema, Expensive Soul, Frankie Chavez e até Gabriel o Pensador. E porque o destino o permite, vai poder experimentar fazer surf, windsurf ou kitesurf, além de haver arte urbana para apreciar e também zonas lounge onde descansar.

Um evento de cultura árabe que vai ocupar, até dia 17 de agosto, o Largo São Pedro de Penaferrim, em Sintra. A proposta Arabian Days traz um super souk (um mercado tradicional árabe) a Portugal, sendo que todos os dias a promessa repete-se e é possível ver encantadores de serpentes, dança do ventre, tatuadores com hena e até cuspidores de fogo. Destaque para os sons árabes que sobem ao palco a partir das 22h00. Mas a “viagem” não se fica por aqui — há ainda animais para admirar, desde póneis a falcões, compras a fazer (artesanato, bijutaria e tapetes, a título de exemplo) e comida típica para saborear. No feriado e fim-de-semana as portas abrem às 13h00 e só fecham às 01h00.

A segunda edição do Marisco no Largo, que integra o calendário deste verão dos festivais Super Gastronómicos, tem data marcada para arrancar nesta quinta-feira. Restaurantes com propostas de mariscos, sessões de cozinha e música ao vivo vão completar o evento, que acontece no Largo José Afonso, em Setúbal. Ao todo, são 11 dias para poder degustar ostras ao natural ou gratinadas, camarão, lavagante, lagostas, perceves, navalheiras… Contam-se quase uma centena de sugestões gastronómicas. O festival decorre das 18h00 às 24h00. Alguns chefs vão apresentar receitas de autor, como Luís Barradas, do Sea Me, e Filipa Gomes, apresentadora do programa “Prato do Dia”, no canal 24 Kitchen.

Se gosta de tomates, este é o evento para si. O Turismo do Alentejo e Ribatejo (TAR) promove a Semana Gastronómica do Gaspacho e da Tomatada. Desde dia 11 de agosto, e até à próxima segunda-feira, quase 100 restaurantes, espalhados por vários concelhos alentejanos e ribatejanos, vão acrescentar às ementas pratos preparados à base do referido produto. O que diz de um frango de tomatada com migas de coentros, de bochechas de porco de tomatada com arroz amarelo ou de um simples gaspacho alentejano? Se lhe parecer bem, consulte a lista completa aqui. Vai ter muito por onde escolher.