A Fora começou dentro. Miguel Barral e João Veiga, ambos com 25 anos, tropeçaram numa coleção de óculos vintage, um stock dos anos 80 guardado praticamente a sete chaves com pares de marcas conhecidas, muitos ainda em caixas por abrir. Formados na área de economia e de gestão hoteleira, com 20 anos e naquela fase de descobrirem o que queriam da vida, compraram tudo e fundaram a Stockglasses. “No fundo era uma marca de revenda”, diz Miguel, “para ir escoando o que tínhamos em armazém”. Os óculos não eram graduados, mas os dois amigos viram ao longe: “Muito cedo percebemos que o futuro passava por termos a nossa própria marca, até porque não aparecem stocks vintage todos os dias.”

Oficialmente, a Fora Sunglasses nasceu em julho de 2013, depois de umas quantas viagens dentro e fora do país. “Passaram-nos milhares de óculos pelas mãos, e como vendíamos diretamente aos clientes, sabíamos exatamente o que as pessoas queriam, não sabíamos era como se fazia o produto”, diz Miguel Barral.

Como uma pizza de queijo da ilha, os óculos escuros da Fora são o resultado de uma parceria mediterrânica: o acetato vem de Itália, os óculos são feitos em Portugal. “Nós cá não produzimos acetato. Aliás, toda a indústria dos óculos ainda trabalha como há 40 ou 50 anos”, explica Miguel. O que, no caso, até pode ser uma vantagem: “Os óculos dos nossos avós duram uma vida, e por isso é que ainda os usamos”, acrescenta João. “Queremos que a nossa marca tenha a mesma qualidade e por isso todos os pares são feitos à mão, numa fábrica no Norte do país.” Métodos antigos aplicados a um design moderno, como se vê pela gravação na haste — “handmade in Portugal” — e por este vídeo:

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Tudo somado, cada par demora três meses a ser feito. Sem pressas, como o próprio catálogo: “Tentamos ter óculos intemporais, dos mais tradicionais, com acetato em tartaruga, aos mais modernos, com lentes espelhadas.” Todos com finalidades próprias, seguindo os nomes dos dez modelos disponíveis, em várias cores: For a hero, for a dreamer, for a hipster, … “Não é para levar à letra”, brinca João, “mas são modelos com personalidade”.

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Nos preços não há grandes divas, e o intervalo vai dos 98 aos 128 euros, tirando a edição especial desenhada por Luís Carvalho e que foi apresentada na última Moda Lisboa.

O modelo desenhado por Luís Carvalho, na versão tartaruga. / © Bernardo Coelho

O modelo assinado pelo designer de moda Luís Carvalho, na versão tartaruga. / © Bernardo Coelho

“Parte da evolução da Fora passa por fazer parcerias com outros designers e marcas”, adianta João. Outra parte passa por alargar os pontos de venda — dois próprios e dois multimarca, para já — e até sonhar com a internacionalização.

Várias novidades estão entretanto a ser experimentadas, das lentes planas aos fios para andar com os óculos ao pescoço, passando pelos panos estampados como se fossem notas e onde se vê um Fernando Pessoa que trocou os óculos habituais por um modelo escuro da marca. “São pequenas formas de fazer a diferença, e nós queremos continuar a ser fora da caixa, fora do convencional.”

Nome: Fora Sunglasses
Data: Julho de 2013
Pontos de venda: Showroom (Avenida Álvares Cabral, 28A, Lisboa), EntreTanto (Rua da Escola Politécnica, 46, Lisboa), Óptica Bombarda (Porto), Dê Luso’s (Madeira)
Preços: 98€-160€

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