Milhares de polícias foram mobilizados na região de Rangum, onde as autoridades birmanesas declararam alerta face às eleições do próximo domingo, informa a imprensa estatal.

O chefe da polícia, Thein Lwin, indicou ao jornal Global New Light of Myanmar que metade dos agentes da região – cerca de 3.000 efetivos -permanecerá em estado de alerta até ao dia 14 de novembro, seis dias depois da realização das eleições.

Também foram mobilizados aproximadamente 5.400 membros de uma força policial formada por civis recrutados pelo Governo que vão ser destacados para as assembleias de voto da região, onde são chamados a ir às urnas cerca de 4,9 milhões de eleitores.

As legislativas de domingo vão ser as primeiras organizadas por um governo civil após meio século de regimes militares. Em 2010, os militares convocaram eleições – criticadas pela falta de transparência e suposta fraude – e, no ano seguinte, cederam o poder a um governo civil formado por antigos generais.

As últimas eleições gerais realizadas sob um governo democrático foram em 1960, dois anos antes de o general Ne Win tomar o poder por via de um golpe de Estado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR