Doze distritos de Portugal continental – entre os quais, Porto, Guarda, Bragança, Viseu, Vila Real, Viana do Castelo, Castelo Branco, Aveiro e Braga – vão estar sob aviso laranja na segunda-feira devido à previsão de chuva persistente e, por vezes, forte e agitação marítima, anunciou, este domingo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso do IMPA para estes distritos é válido entre as 6h00 e as 18h00, à exceção do distrito de Castelo Branco onde o aviso laranja vigorará entre as 12h00 e as 18h00.

Também a forte agitação marítima prevista para o dia de amanhã levou o IPMA a colocar sob aviso laranja os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Aveiro, Coimbra e Braga.

Em Lisboa e Leiria, o aviso vigora entre as 12h00 e as 18h00 e nos restantes distritos entre as 9h00 e as 15h00, devido à previsão de ondas de noroeste com 5 a 5,5 metros, podendo atingir 8 a 10 metros de altura máxima.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para segunda-feira, o IPMA prevê céu muito nublado, com períodos de chuva, por vezes forte e persistente nas regiões norte e centro e alto Alentejo, passando gradualmente aregime de aguaceiros a partir do início da tarde.

Existe ainda possibilidade de ocorrência de trovoada e queda de neve nas regiões norte e centro acima de 1200/1400 metros a partir da tarde, descendo gradualmente a cota para 800/1000 metros.

O vento soprará moderado (20 a 30 km/h) de sudoeste, soprando moderado a forte (30 a 40 km/h) temporariamente com rajadas até 85 km/h, no litoral a norte do cabo Mondego. Será forte a muito forte (40 a 60 km/h) com rajadas até 110 km/h nas terras altas, rodando gradualmente para noroeste e diminuindo de intensidade, refere o IPMA na sua página da internet.

Hoje estão sob aviso laranja os distritos do Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Braga devido à previsão de chuva forte e persistente.